BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 17 de outubro de 2009

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA Fernanda Marinho-Göbel


FERNANDA MARINHO-GOBEL

Entrevista com a brasileira Fernanda Marinho-Göbel, residente na cidade de Northeim, Alemanha, nos contando sua bela e emocionante trajetória pelo movimento espírita brasileiro e alemão.

Por: Ismael Gobbo igobi@uol.com.br




Pode nos fazer sua apresentação?

Pois não. Meu nome é Fernanda Marinho-Göbel, brasileira nascida na capital de São Paulo. Tenho 56 anos e sou casada em segundas núpcias (meu primeiro esposo é desencarnado) com Dagobert Göbel, que é alemão. Tenho duas filhas do meu primeiro casamento: Julia, 34 anos e, Raphaela, 30 anos. Estudei Comunicações Visuais e Artes na Universidade Mackenzie, e, mais tarde, fiz o Curso de Instrumentação Cirúrgica no Hospital das Clínicas de São Paulo. Essa é a profissão que exerci durante anos no Brasil e que também exerço desde que mudei-me para a Alemanha.

Qual a sua vivência espírita no Brasil?

Meus pais, Carmen Sylvia Marinho e Jarbas Marinho, tornaram-se espíritas quando eu tinha 10 anos de idade, passando a freqüentar primeiramente os tratamentos e palestras, e depois as Escolas de Médiuns e de Aprendizes do Evangelho da Federação Espírita do Estado de São Paulo, na época sob a direção do nosso saudoso Comandante Edgard Armond.

Meus pais trabalharam na Federação até o fim de suas existências terrenas, onde papai foi professor durante anos na Escola de Médiuns. Tive a alegria de ser sua aluna. Eu trabalhei também nos Grupos Espíritas “Casa do Caminho”, “Seara Bendita” e “Grupo Noel” durante muitos anos, até mudar-me para a Alemanha.

No Grupo Seara Bendita tive a oportunidade de freqüentar vários cursos de aperfeiçoamento sob a direção do saudoso Renato Coutinho, entre eles: “O Dirigente de trabalhos Espíritas“, “O Dirigente da Casa Espírita”, “Trabalhos de Orientação”, “Orador Espírita”, dentre outros, que muito me ajudariam anos depois aqui na Alemanha, quando da fundação de nosso Grupo ALKASTAR - Grupo de Estudos e Trabalhos Allan Kardec, Sociedade Registrada de Utilidade Pública ( www.alkastar.de) .

No Grupo Casa do Caminho tivemos a oportunidade, meus pais e eu, de conhecermos nosso tão querido e saudoso Dr. Hernani Guimarães Andrade, fundador e diretor do IBPP - Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas. Passamos então a trabalhar ativamente em seu Instituto, onde tivemos a oportunidade de conhecer o lado científico do Espiritismo, que tem sido para mim de valor inestimável aqui na Alemanha. Até hoje mantemos estreito contato com o IBPP através de nossa querida amiga de tantos anos, a professora Suzuko Hashizume, que muito nos auxilia enviando-nos precioso material informativo do IBPP.

E na Alemanha como tem atuado no movimento espírita?

Desde que cheguei na Alemanha há 15 anos, fundamos o Grupo ALKASTAR onde atuo como médium de psicofonia nos trabalhos de desobsessão e médium passista nos trabalhos de passes, dividindo com meu marido a responsabilidade da direção do Grupo. Fundamos também uma pequena Editora, a “Lichttropfen” (Gotas de Luz), para podermos recolocar no mercado as Obras Espíritas desaparecidas durante as duas Grandes Guerras, e, também, as nossas novas traduções. Para as traduções temos contado com o auxilio precioso de minha cunhada Sra. Vanadis Koch, professora de inglês e francês, que traduziu várias obras de Kardec do original francês para o alemão. Já editamos “O Evangelho Segundo o Espiritismo“, “O Céu e o Inferno“ e „A Gênese“ de Allan Kardec, todos traduzidos por ela, entre outros livros de Kardec, como “O Espiritismo em sua Expressao mais simples“, “O que é o Espiritismo”, etc.

Acabamos de lançar no mercado alemão o livro de Dr. Hernani Guimarães Andrade, “Renasceu por Amor”, traduzido por uma companheira de ideal alemã residente no Brasil, a sra. Rita Uthmann. De Dr. Hernani temos também a Monografia “Jacira e Ronaldo - Um caso sugestivo de Reencarnação” em alemão ( www. lichttropfen-verlag.de). Todos os livros editados pela Lichttropfen recebem um número de ISBN alemão, podendo ser encontrados em qualquer livraria européia.

Em que cidade mora e como chegou na Alemanha?

Moro em Northeim, no norte da Alemanha. Vim para a Alemanha após conhecer meu atual marido em um seminário de meus pais (Meus pais vieram para a Alemanha durante mais de 20 anos fazendo seminários sobre Espiritismo e Mediunidade). Dagobert era o tradutor, pois meus pais nunca aprenderam o alemão, fazendo os seminários em inglês. Nos apaixonamos e nos casamos. Uma história muito bonita. Dagobert é meu braco direito e esquerdo no que diz respeito ao trabalho espiritual e, sem ele, nosso Grupo jamais teria nascido.

Como é o movimento espírita na alemanha?

O Movimento Espírita desenvolve-se na Alemanha com bastante dificuldades, pois os alemães tornaram-se bastante materialistas após as duas Grandes Guerras, afastando-se também das religiões Católica e Protestante. Em tempo de guerra não há lugar para a filosofia ...

Antes disso, na época de Kardec, houve um grande movimento Espírita aqui, que chegou a contar com cerca de um milhão de adeptos. As raízes do Espiritismo estão, como todos sabemos, aqui na Europa, mas com as guerras os livros sumiram do mercado, e com isso o Espiritismo não desapareceu, mas eclipsou-se... Hoje em dia os livros só são encontrados em antiquários a preços exorbitantes. Por isso fundamos nossa editora, que tem como objetivo colocar novamente a literatura Espírita no mercado.

Agora é o momento de ajudar o Espiritismo a renascer, colocando os livros Espíritas novamente à disposição, não somente dos Espíritas como também do público leigo. Isto é muito necessário, pois a quantidade de pessoas que devido a problemas carmáticos, padecem sob a mediunidade torturada é imenso. Como a realidade do espírito é desconhecida, essas pessoas são fechadas em hospitais psiquiátricos e tratadas como loucas. O quadro é muito doloroso...

E como esse quadro pode mudar?

Considerando a urgência organizamos já no ano passado o 1o. Congresso Médico Espírita da AME-Internacional (1. Deutschen Kongress für Psychomedizin), sob direção de nossa querida Dra. Marlene Nobre, a fim de que os médicos brasileiros Espíritas possam trazer sua valiosa experiência para os colegas alemães, visando aliviar o sofrimento do paciente psiquiátrico. Esse ano repetiremos o evento, que terá lugar no período de 31 de outubro a 1 de novembro, em Bonn (www.kongress.psychomedizin.com). Esperamos poder contar esse ano com um número maior de médicos, psiquiatras e psicoterapeutas, a fim de que nossos queridos palestrantes da AME possam passar a eles a mensagem da realidade da vida após a morte.

Há grupos fundados originariamente por alemães ou surgiram com a participação de imigrantes?

Nosso Grupo foi fundado por alemães. Eu sou a única fundadora brasileira. Hoje em dia já contamos com mais 3 brasileiras entre nossos companheiros de trabalho, mas a maioria é alemã. Os demais Grupos Espíritas que conheço foram fundados por brasileiros e já contam também com vários trabalhadores alemães.

Quais outros eventos vocês tem realizado?

Esse ano tivemos entre nós a Médium pintora Maria Gertrudes Coelho, de Ituiutaba. Nós organizamos tournées para ela já há alguns anos, apoiando seu trabalho e da Fundação Jerônimo Mendonça. Ela apresentou-se em 8 cidades alemãs e 2 holandesas. Mais detalhes encontram-se no website alemão: www.maria-gertrudes.de.

Fora isso temos sempre nossos Seminários nos últimos domingos do mês, onde exercitamos a mediunidade e damos aulas sobre os livros da Codificação e sobre a obra de André Luiz, preparando melhor nossos companheiros de trabalho para as tarefas do Grupo. No momento damos aulas também sobre as doenças psíquicas, baseando-nos nos livros dos médicos da AME e nos livros de Divaldo Pereira Franco, a fim de melhor compreendermos e ajudar convenientemente aos necessitados que recorrem ao nosso Grupo.

Participamos também de Congressos diversos da área de saúde e também esotéricos, onde fazemos palestras sobre nosso trabalho espiritual, buscando chamar a atenção sobre o Espiritismo, usando a abordagem científica de Dr. Hernani G. Andrade. No fim de semana que vem estaremos participando de uma feira de saúde em Saarbrücken (www.grenzenlos.net), onde faremos um workshop e uma palestra, tendo também um stand para promover o Congresso da AME.

No que diz respeito ao trabalho prático, nosso Grupo oferece o tratamento de Passes (aberto para o público) na segunda e na quarta quartas-feiras do mês, e o trabalho de Desobsessão (fechado ao público) na primeira e na terceira quartas feiras do mês. Realizamos duas vezes ao mês aulas para os trabalhadores sobre os livros de André Luiz; todas as 2as. Feiras à noite temos trabalho de orientação ao telefone durante 3 horas e promovemos seminários de desenvolvimento mediúnico, visando preparar trabalhadores para o Grupo.

Algo mais que queira acrescentar

Gostaria de enfatizar que na Alemanha a abordagem Espírita deve começar pelo aspecto científico da Doutrina. O povo alemão é muito traumatizado em relação à religião, pois sofreu a Inquisição e o período da “caça às bruxas”. Muitos temem profundamente tudo o que tem a ver com espíritos ou fenômenos sobrenaturais.

Porém uma vez constatado e explicado o fenômeno à luz da Ciência, interessam-se pelo assunto e vão fundo na coisa, abrem os corações para a parte religiosa da Doutrina, e tornam-se trabalhadores excelentes, disciplinados e dedicados.

Devido a esse aspecto cultural do povo alemão, os livros de Dr. Hernani G. Andrade encontram aqui uma ressonância imensa, facilitando muito nosso trabalho de divulgação, que sempre iniciamos pela parte científica da Doutrina, introduzindo então lentamente as partes filosóficas e científicas da mesma. Essa tem sido nossa experiência pessoal em nosso Grupo de trabalho e estudos durante os últimos 15 anos. Agradeço de coração a você Ismael pela oportunidade oferecida de podermos relatar um pouco sobre a realidade alemã em relação ao Espiritismo.











FOTOS: FERNANDA E DABOBERT; IAN STEVENSON, DR. ALBERTO LYRA; JARBAS MARINHO, CARMEN SYLVIA MARINHO, HERNANI GUIMARÃES ANDRADE; FERNANDA, DAGOBERT, Suzuko Hashizume, Hernani Guimarães andrade; FERNANDA, DRA MARLENE NOBRE E ELSA ROSSI EM CONGRESSO NA ALEMANHA


0 comentários: