BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 14 de novembro de 2009

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA LUIS SALAZAR


Luis Salazar

Entrevista com Luis Salazar, residente na cidade de Miami, na Flórida, Estados Unidos, que nos fala de sua atuação junto ao Movimento Espírita daquela importante cidade americana.

Por: Ismael Gobbo igobi@uol.com.br


Salazar poderia nos falar um pouco de você?

Querido Ismael, agradeço muito a oportunidade desse contato ampliando o trabalho de divulgação espírita que temos feito e nos tem aproximado. De minha vida pessoal não tenho muito a dizer de relevante. Nasci em Caracas, na Venezuela, no ano de 1972. Sou graduado como Assistente Bancario e Contabilidade; trabalhei no Banco Consolidado por algum tempo e logo me dediquei a bens imoveis até que emigrei para os EUA no incio dos anos de 1990 com minha esposa. Temos um filho de 15 anos que é nosso orgulho. De resto a nossa familia se compõe de dois cachorros, uma gata, duas tartarugas e dois coelhos.


Desde quando é Espírita e desde quando conheceu o Espiritismo?

Foi no ano de 1990 que me reencontrei com quem logo seria minha esposa e que me colocou nas mãos o livro Missionários da Luz, de André Luiz, psicografado por Chico Xavier. A partir dai eram constantes nosssas conversações sobre a Doutrina Espírita que, embora aceitasse, ainda me deixavam algumas duvidas posteriormente resolvidas através do estudo. Fui “levado” ao Congresso Espirita (CEPA) em Caracas, no ano de 1990, onde dentre outras apresentações esteve Jose Medrado, que realizou pintura mediúnica. Somente anos mais tarde pude entender que aquele homem não era um pintor mas simplesmente um médium, comprovando os ensinos de Kardec que nos asseverou ser necessário o estudo teórico para em seguida se compreender convenientemente o fenômeno.


E sua atuação no Movimento Espírita?

Em 1999 foi diagnosticado um câncer em mim, o que me levou a refletir sobre a possibilidade de morrer. Após os exames e posteriores tratamentos médicos, incluindo cirurgia, as coisas foram transcorrendo em clima de esperança e sem duvida sob a atenção dos benfeitores espirituais que, em algumas oportunidades, me deixaram claras as suas presenças. Nessas alturas o Espiritismo não era mais uma teoria, os Espíritos já não me eram apenas instrutores mas, tambem, enfermeiros e consoladores, fazendo parte integrante do grupo de entes queridos que desejavam o meu bem estar. Esse processo de reflexão continuaria após os acontecimentos do 11 de setembro de Nova York, quando, por conta de uma experiência pessoal, me foi indicado visitar um Centro Espírita. Fiz uma busca pela Internet e encontrei mais de dez centros. Pedi para minha esposa fazer algumas ligações e nos foi recomendado o Bezerra de Menezes. Assim pouco a pouco com a ajuda dos dirigentes e trabalhadores começamos a participar de grupos de estudo, seminários para trabalhadores, sendo o tema Passe o que mais atraiu a minha atenção e me direcionou para trabalhar nessa área. A partir dai fomos sendo convocados a atuar em outros setores como da assistência e divulgação na Casa Espírita. O trabalho exige bastante de nós, sobretudo o preparo emocional e espiritual a fim de resistirmos aos obstaculos que surgem, porquanto a deficiência nesses dois pontos é o que faz com que a tarefa se torne mais pesada e tem feito com que muitos abandonem a lida na Seara do Cristo. E sabemos que o trabalhador alcança esse amadurecimento e estabilidade enquanto trabalha, ou seja, não há outra forma de preparo a não ser trabalhando e sentindo o peso da responsabilidade. E é isso que temos procurado fazer.


Como o Espiritismo é encarado por não espíritas aí nos Estados Unidos?

Sendo a sociedade americana altamente heterogênea, qualquer opinião levaria a uma generalização injusta, porém em nossa experiência, podemos dizer que o Espiritismo é pela maioria desconhecido ou mal entendido ainda que já tenha percorrido um largo caminho. Hoje podemos encontrar Centros Espíritas em 19 dos 50 estados americanos e um no Hawai. A disponibilidade de livros espíritas em inglês e a Revista Espírita editada na lingua inglesa, são grandes ferramentas para divulgação. Ha interesse na mensagem espirita porem nós divulgadores ainda temos que trabalhar na adaptação da mensagem para uma sociedade de consumo, onde o tempo de atenção é curto e está sempre requisitando inovação constante para ser mantido o adequado nivel de interesse. Se estima em 60% o número de norte americanos que dizem crer na Reencarnação e, os filmes sobre fenômenos ditos paranormais são êxitos de bilheteria. Estes são os pontos de encontro entre o interesse popular e o Espiritismo.

Como surgiu a Casa Espírita Bezerra de Menezes?

Em 1985, Benjamin Rodrigues formalizou o registro da Casa Espirita Kardequiana Bezerra de Menezes na cidade de Miami, como uma instituição educativa e de assistencia espirita sem fins lucrativos. Benjamin, imigrou com sua esposa para os Estados Unidos vindo da Colombia e alguns anos depois, através de seu irmão da Colombia recebeu o Livro dos Espíritos de Allan Kardec, o qual começou a ler com muito interesse e dedicação. Posteriormente Benjamin teve contato com o Lic (Licenciado) Luis Guerrero Ovalle, que havia imigrado de Cuba em 1961, onde foi fundador do centro de assistência espírita de nome “La Clinica de las Almas”. O Lic. fazia reuniões semanais em sua casa, as quais Benjamin, sua esposa Haydee e seus filhos assistiam. O Lic. Luis Guerrero Ovalle foi o fundador da primeira Casa Espírita no estado da Flórida, localizado em Miami que ainda hoje funciona sob a direção do Sr. Gualberto Plaza, a Ciência Espiritista Kardeciana. A história de esforço e amor ao proximo do Dr. Bezerra de Menezes cativou a Benjamin Rodrigues que adotou o nome do benfeitor para seu Centro Espírita. Depois de 24 anos desde sua fundação o Bezerra de Menezes é uma dinamica comunidade espirita que conta com cerca de 200 membros, dos quais ao redor de 40 são trabalhadores voluntários. Atualmente a direção da instituição está composta pelos seguintes membros: Marlene Alencar, Presidente; Margarita Rodriguez, Vice-presidente; Jeanete Essu, Secretária; Kenia Del Salto, Tesoureira; Samanta Paulino, Segunda-tesoureira e eu como Segundo-secretario. Outros companheiros são membros do Conselho Deliberativo e Fiscal que também colaboram com a administração da instituição.


Quais as atividades que desenvolvem?

O Bezerra de Menezes conta com uma equipe de colaboradores que permitem à instituição ter atividades públicas durante cinco dias da semana, além do dia reservado para reunião mediúnica e o sabado que é o dia de manutenção e limpeza do local. Na área doutrinária dispomos de classes em Inglês, estudo das obras básicas de Kardec, ESDE, Estudo Sistematizado do Evangelho. Temos palestras públicas com temas do Evangelho Segundo o Espiritismo, estudos online e conferências com temáticas variadas à luz do Espiritismo. Possuimos livraria com titulos em português, espanhol e inglês; CDs; DVDs de palestras e biblioteca para empréstimo de livros aos nossos membros.

Anualmente o Bezerra de Menezes participa da Feira Internacional do Livro que se realiza em Miami, sob os auspicios do Miami Dade College.

Na área de assistencia espiritual temos tratamentos de Fluidoterapia, Atendimento Fraterno e o Estudo do Evangelho na Casa Espírita, assim como um grupo de implantação do Culto do Evangelho no Lar.

No tocante à Assistencia Social, temos a Caravana do Amor que desde 1998 realiza visitas semanais aos lares de anciãos, levando música e afeto através de suas companhias. Dispomos de um programa de distribuição de alimentos, o Bezerra de Menezes Food Pantry, semanalmente, que atende as famílias necessitadas. Outro trabalho de importância é a Evangelização Infantil e Juvenil, que cobre desde os 4 até os 25 anos. Realizamos um tradicional almoço aos Domingos depois das atividades que propiciam a oportunidade dos membros e visitantes de nosso centro se confraternizarem como numa familia.

A missão do Bezerra de Menezes-Miami é facilitar a divulgação do Espiritismo baseado nas obras de Kardec, atender aqueles que precisam e solicitam assistência espirital e/ou material, e propiciar a oportunidade do trabalho voluntários.


Os oradores são de que nacionalidade?

O Bezerra de Menezes dispõe de uma equipe de palestrantes (hispânicos e brasileiros) onde a linguagem das reuniões públicas são geralmente em espanhol, porém, o assunto de idioma não se constitui em barreira para nós. Pode ocorrer o caso de reuniões onde alguns falam em português e outros respondem em espanhol, o chamado “portunhol” recurso importante que alivia um pouco as diferenças de linguagem. As atividades em inglês estão reservadas para um dia, embora as vezes existe a necessidade de se fazer atendimentos também em inglês. Miami e o Bezerra de Menezes hão sido aquinhoados pelo fato de muitos palestrantes internacionais transitarem por nossa cidade. Assim temos a visita de Divaldo anualmente desde 1974, José Raul Teixeira, Heloisa Pires, Jacob Melo; Dr. Alirio Cerqueira, Adenauer Novaes, Djalma Argollo, José Medrado, Maria Gertrudes Coelho, estes que são alguns dos visitantes que regularmente visitam a nossa cidade e a nossa casa. Com relação ao movimento espirita internacional sob a direção do CEI, nos vinculamos a eles através da Federação Espírita da Flórida da qual o Bezerra de Menezes é membro fundador, que por sua vez esta afiliada ao Conselho Espírita Americano, que represneta os Estados Unidos perante o CEI-Conselho Espírita Internacional. Podemos mencionar, por exemplo, o Seminário para Dirigentes Espíritas apresentado por Antonio César Perri de Carvalho; Seminário Sobre Mediunidade, desenvolvido por Jorge Berrio Bustillos, e Formação de Grupo do ESDE, desenvolvido por Carlos Campetti, todos sob os auspicios do CEI dentre outras de suas atividades levadas a efeito ao longo dos anos.


Os frequentadores são americanos ou imigrantes?

Nossos frequentadores são compostos de 70% de brasileiros e o restante por pessoas de origem hispânica e alguns americanos vinculados sentimentalmente a outros grupos. Na realidade não podemos dizer que contamos com a presença de nativos americanos, exceto pelos filhos de hispânicos e brasileiros nascidos aqui. Em face da estarmos localizados em Miami, onde temos cerca de 65% da população de hispânicos e cuja maioria são imigrantes, tem lógica a composição de nossos membros como mencionamos. Centros localizados em outras áreas podem apresentar composição diferente da nossa no que tange ao perfil dos membros tendo em vista as peculiaridades locais.


Há intercâmbio entre as Casas Espíritas?

Sim, na Flórida há a única Federação Espírita Estadual nos Estados Unidos. Se está envidando esforços através do Conselho Espírita Americano para criar outras nos demais estados. A Federação Espírita da Flórida, fundada em 1987, reune mais de 15 Centros, distribuidos pelo estado da Flórida. Mensalmente se realiza uma reunião dos Diretores, alguns membros assistem pessoalmente e outros o fazem por teleconferência devido às grandes distâncias entre as cidades. O intercâmbio formal entre as Casas ocorre através da Federação, porém tem havido intercâmbio ainda maior e mais dinâmico que é o de frequentadores e trabalhadores voluntários que em muitos casos colaboram em mais de um Centro. Esses vinculos crescem à medida que intercambiamos palestrantes e assistimos a alguns eventos confraternizativos como o Dia no Parque, Ceia de Natal, Semanas Espiritas e Aniversários das instituições. Nos últimos anos se tem incrementado o contato entre os grupos de diferentes partes do país, graças a algumas iniciativas como o Simpósio Espirita, organizado pela Sociedade Espirita de Baltimore, que começou com o de Baltimore em 2006, o segundo em Boston, no ano de 2008 e o terceiro que será realizado na Flórida em 2010. O Conselho Espírita Americano com nova direção eleita no início de 2009 também está traçando estratégias de unificação. Espaços na Internet como o Facebook, Orkut, Yahoo, tem sido meios importantissimas para aproximar a comunidade espírita dos Estados Unidos.


Voce conhece o movimento espírita brasileiro?

Não tive nesta existência a oportunidade de visitar o Brasil, porém somos agraciados em poder viver em uma cidade como Miami onde podemos encontrarmos pessoas de todas as partes do mundo. Com isso temos tido a oportunidade de convivência com companheiros que participaram do movimento espírita brasileiro, na Federação Espírita do Estado de São Paulo, em Fortaleza e, também, um bom amigo de Porto Alegre que desempenhou cargos de direção. Assim vão surgido muitos contatos e trocas de experiencias que permitem traçar uma espécie de radiografia, que no final das contas são coincidentes em relação aos problemas que envolve o Espiritismo e as Casas Espíritas. Assim, temos podido compartilhar os problemas e encontrar as respectivas soluções.


Algo mais que queira acrescentar?

Para finalizar gostaria de mais uma vez agradecer a sua gentileza de proporcionar este dialogo aberto tão necessario para consolidar os lacos de fraternidade. Momentos como este nos fortelecem para levar avante o trabalho espírita, alimentando a perseverança e a confiaça de estarmos no caminho correto. Com muita satisfacao nos colocamos às suas ordens na Bezerra de Menezes, Miami, localizado no 6450 N.W. 77th Ct. Miami Fl 33166, Tel: 305.477.4148. Nosso web site www.spiritist.com






FOTOS: SALAZAR E MEDRADO; BENJAMIN E HAIDEE, SALAZAR COM COMPANHEIROS DA DIRETORIA, AO LADO DO ORADOR JACOB MELO, O GRUPO COM MARIA GERTRUDES

0 comentários: