BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 21 de novembro de 2009

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA VANSAN



Breve entrevista com Vicente de Paulo Fernandes da Costa, 52 anos, orador espírita e músico nascido e residente na cidade de Mogi das Cruzes, SP. Por Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



Poderia nos fazer sua apresentação pessoal?

Sou Vicente de Paulo Fernandes da Costa, o Vansan, som de Vincent, que corresponde ao Vicente no francês. Ganhei o apelido da professora dessa matéria quando estudava no ginásio. Nasci em Mogi das Cruzes, SP, onde moro, aos 28 de agosto de 1957. Sou casado com Laine e tenho duas filhas: Taciane, de 17 anos e Giuliane de 16. Minha formação acadêmica é em Comunicação Social pela Universidade de Mogi das Cruzes, em Educação Artística pela mesma universidade na qual também fiz pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior.



Como e quando você conheceu o Espiritismo?

Sou espírita desde 1980, quando, por motivo de saúde, fui orientado pelo próprio médico a procurar uma Casa Espírita. Tendo recebido o precioso medicamento do Evangelho de Jesus, fui desenvolvendo o dom da mediunidade nos trabalhos práticos de desobsessão, de cura e nas obras assistências da casa como sopa, atendimento fraterno e trabalhos de evangelização realizado junto às favelas. Mais tarde fui orientado a cantar e tocar violão durante os trabalhos de cura contribuindo para a vibração.

Paralelamente já participava como músico nas aberturas musicais de renomados palestrantes espíritas e com a vibração da música nos trabalhos de grandes psicógrafos. Até que, por orientação espiritual dei início à tarefa de evangelizar através da música – a TERAPIA MUSICAL DO AMOR, trabalho que venho realizando há mais de sete anos e que me tem proporcionado grandes alegrias.

Participo também dos eventos da Aliança Espírita Evangélica RGA-

Reunião Geral da Aliança, encontro internacional que acontece em São Paulo, Brasil, durante o período de carnaval, como compositor do tema musical de cada encontro desde 2006 e na harmonização do mesmo.


Você é musico profissional?.

Sim, desde 1978, oficialmente.


Poderia fazer uma breve síntese dessa sua trajetória pela música?

Praticamente desde que nasci. Minha mãe sempre disse que antes de me trazer ao mundo pediu a Deus que lhe desse um filho músico. Sempre vivi cantando, fosse na igreja, na escola e em casa. Aos 8 anos de idade já tocava violão sem nunca ter estudado e, ainda menino, produzi diversas composições. Comecei a me apresentar em público na escola primária, participando dos festivais e ganhando vários prêmios. Isto se estendeu durante o curso secundário e também na universidade, sempre participando de festivais. Fiz parte de um conjunto profissional nos anos setenta. Lancei meu primeiro disco em 1986 e fui a vários programas de TV bastante conhecidos como: Viola Minha Viola, Festa Baile, Mulheres, Almoço com as Estrelas, Clarisse Amaral e outros.


As músicas que canta são de sua autoria?

Algumas são de minha autoria e outras tantas de diversos autores. Busco sempre músicas que tocam a Alma do público e que tragam mensagens de esperança e de renovação íntima, que é o objetivo do meu trabalho de divulgador espírita.


Quando começou suas palestras musicas no movimento espírita?

As palestras musicadas já venho realizando há mais ou menos oito anos e começou de forma inesperada na cidade de Votuporanga, SP. Na ocasião fui convidado pelo Divaldinho Mattos, daquela cidade, para apenas acompanhar um orador em roteiro de palestras organizado para aquela região. Acontece que o orador convidado não pôde comparecer. Como eu já falava um pouco no centro espírita que freqüentava em Mogi das Cruzes, o Divaldinho me incumbiu de fazer as duas coisas: cantar e falar do Evangelho. Como o desafio deu certo Divaldinho começou a me divulgar como orador e cantor e a noticia foi se espalhando a ponto de hoje eu realizar cerca de trezentas palestras musicadas ao ano.


Por onde já passou divulgando o trabalho?

No Estão de São Paulo, a capital, em diversas casas; Grande ABC; Vale do Paraíba; Bauru e região; Araçatuba e região; São José do Rio Pardo; Poços de Caldas e região; Campinas e região; Ribeirão Preto e região; Araraquara e região; São José do Rio Preto e região; Baixada Santista; Litoral Norte. Visitei outros estados como Paraná(Curitiba); Minas Gerais (Uberaba, Passos e região, São Sebastião do Paraíso, Divinópolis, Belo Horizonte, Juiz de Fora) Ceará (Fortaleza); Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Niterói, Campos dos Goytacazes, Região dos Lagos); Mato Grosso (Cuiabá); Mato Grosso do Sul; Goiás (Goiânia); Santa Catarina (Blumenau), dentre muitas outras cuja lista é bastante extensa. No exterior já me apresentei em alguns paises da Europa.


O produto da venda de CD' s é direcionado para alguma entidade espírita?

Eu e minha esposa damos assistência a diversas famílias na favela de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes. Estamos vinculados ao Centro Espírita Caminho da Luz, em Mogi das Cruzes, onde participamos de outros trabalhos assistenciais ao quais procuramos dar apoio.


Sabemos que tem sido convidado para apresentações no exterior. Quais os países que visitou e os agendados?

Já visitei Portugal, Espanha, França, Luxemburgo e Bélgica. Ainda este ano irei para os Estados Unidos na região de New Jersey e Nova York e depois Jackson Ville e Miami.


Algo mais que queira acrescentar.

Agradeço muito a oportunidade e por toda a divulgação que tem feito de minhas atividades músico-doutrinária-espiritas. Aproveito para parabenizá-lo pelo trabalho de divulgação que realiza dando importante contribuição para nossa Doutrina. Desejo a todos muita saúda e paz com o fraternal abraço.





2 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é Marcos,e tive o imenso prazer de assistir a palestra musical do Sr.Vansan e me emocionou muito,quem tiver a oportunidade assista que não vai se arrepender.Parabens Sr.Vansan.

CECILIA MESSIAS VIANA FARIA. disse...

DEUS ABENCOE O AMIGO ILUMINADO VANSAN!AMO CANTAR E TOCAR MAL TOCADO NO TECLADO E VIOLAO ARRANHO KKK MAS AMO TODAS MUSICAS DELE COMO.EVANGELIO DE LUX ALMA GEMEA EU TENHO UM AMIGO QUE ME AMA JESUS VEM JESUS MEIGO NAZARENO FICA UM POUCO DE PERFUME NAS MAOS DE QUEM OFERECE ROSAS!ETC... BJUS PARABENS MUITA LUZ VANSAN.