BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 21 de novembro de 2009

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA ANDRÉ CABRAL


ANDRÉ CABRAL



Breve entrevista com André Cabral, 52 anos, residente na cidade de Iselin, em New Jersey, nos Estados Unidos.
Por: Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



André poderia nos fazer sua apresentação pessoal?

Meu nome é André Luiz Freire Cabral, inspirado no consagrado autor do livro Nosso Lar, que minha mãe lia enquanto eu ainda estava às voltas com o processo reencarnatório, em seu ventre, há 52 anos atrás, em Governador Valadares, MG.Formei-me em Administração de Empresa em Goiânia, cidade que adotei como lar em 1978, quando deixei o berço Mineiro. Atualmente, ainda nesse caos econômico do qual os Estados Unidos começa a sair, estou iniciando uma nova atividade autônoma na área de representação de serviços: de viagem como benefício a empregados na folha de pagamento das empresas e também de empréstimos para financiamentos e refinanciamentos.

Viemos para os Estados Unidos na década de 80 e nos naturalizamos no ano de 2000. Sou divorciado e tenho duas filhas Carolina, 28 anos, formada em Medicina no ano passado e que faz residência no Hospital da Universidade de Nova York, e Andréa, 20 anos, que está cursando o 3º ano de Engenharia Biomédica, na Universidade de Columbia, também em Nova York.



Como conheceu o Espiritismo?

Conheci a nossa Doutrina ainda no berço, herança de meu pai Arruda Cabral, saudoso e querido amigo de toda a comunidade Espírita da nossa cidade, por seu trabalho dedicado, suas parodias e poesias.


Fale-nos de sua participação no movimento espírita brasileiro e americano

Quando adolescente, participava dos grupos de jovens e da “Campanha do Quilo” no Grupo Espírita Marta Figner, na minha terra natal, mas só fui me interessar seriamente pelos estudos mais tarde, quando já aqui nos Estados Unidos, no ano de 1986. Para se ter uma idéia, naquele ano não conhecíamos qualquer Centro nessa área, e eu tinha como única alternativa estudar em casa. Em 1993 tomamos conhecimento de uma casa ainda em formação, onde nos achegamos e começamos a trabalhar. Como “em terra de cegos quem tem um olho é rei” o pouco que sabia foi muito útil para aquela Casa, que contava com pouquíssimos trabalhadores, o que nos motivou a crescer em estudos e em serviços. Fazíamos palestras doutrinárias, coordenávamos o Estudo Sistematizado e os trabalhos Mediúnicos e chegamos mesmo a ocupar a presidência da Casa interinamente.

Em 1995 recriamos o grupo musical O Espírito da Arte, reproduzindo aqui o trabalho do grupo de mesmo nome, de Goiânia, criado pelo querido amigo e irmão Pedrinho Dimas, do qual participávamos tocando teclados, aproveitando algum dom artístico-musical nato. O grupo se desfez por volta de 1998. Nessa terra todos trabalhamos muito e sobra pouco tempo para as tarefas voluntárias.

Atualmente servimos no Grupo Espírita Caminho da Luz, em Long Branch-NJ http://www.caminhodaluznj.com , no litoral centro-leste do estado de New Jersey, a 32 milhas (51 km) ao sul de Nova York, que conhecemos em 2004, e foi “amor à primeira vista”. Ao lado do grande companheiro e presidente Marcos Miranda, coordenamos os trabalhos Mediúnicos e o Estudo Sistematizado da Doutrina em Inglês. Também proferimos palestras e outras tarefas incidentes, quando necessário, respondendo, formalmente, pela vice-presidência da Casa. Colaboramos também na parte musical da nossa e de outras Casas Espíritas da região, por ocasião dos jantares dançantes e outros eventos beneficentes.


Quantas Centros Espíritas há nos Estados Unidos?

O país conta hoje com um conselho a nível nacional http://www.spiritist.us; federação estadual da Flórida www.spiritistfederation.us ; federação estadual da Geórgia www.ksfga.org e uma aliança no Norte da Califórnia www.northcalspiritism.us . Há cerca de 86 entidades no país, entre as Casas e os Grupos de Estudo.


Há núcleos espíritas fundados por adeptos locais ou o são por influência de estrangeiros radicados nos Estados Unidos?

Não temos conhecimento de algum que haja sido fundado por Americanos natos. A maioria é de origem brasileira e alguns outros de origem hispânica.


Faça-nos por favor um apanhado das atividades desenvolvidas pelo Movimento Espírita americano.

Vários eventos de grande porte são realizados anualmente, como o Simpósio Espírita e o Encontro da Família, conduzidos em Inglês; a Semana Espírita de Nova York, a cada dois anos, que agora conta com a participação das Casas de New Jersey e Connecticut, para o público brasileiro, com tradução simultânea para o Inglês; a Conferência Espírita de Atlanta, outros na região de Boston, etc. Há vários outros eventos locais e regionais dos quais, infelizmente, não nos é possível participar.

No entanto, não podemos deixar de destacar o trabalho magnífico que a Sociedade Espírita de Baltimore www.ssbaltimore.org vem realizando, desde a tradução das obras Espíritas até a criação de novos métodos e programas didáticos da Doutrina em Inglês, sob a direção dos queridos companheiros Vanessa Anseloni e Daniel Santos.

Podemos ainda classificar como “grandes eventos” a presença regular de alguns ícones vindos do Brasil, autores consagrados, como Divaldo Franco, Raul Teixeira, Heloísa Pires, Richard Simonetti, Sueli Caldas Schubert e outros grandes colaboradores da Doutrina. Seria mesmo

imprudência tentar listá-los todos e nos esquecermos de algum.

A propósito, no último dia 26 tivemos, em Long Branch-NJ, a primeira reunião dos dirigentes das Casas do chamado “Tri-state area”, região formada pelos estados de New Jersey, New York e Connecticut, com a finalidade de discutir a criação de uma aliança dessas Casas com o objetivo de intensificar o intercâmbio de informações e apoio entre seus integrantes. Compareceram representantes de 15 instituições.

A cada dia cresce o número de adeptos à Doutrina no país e esse crescimento é resultado do trabalho sério dos grupos que também têm, aos poucos, se multiplicado no horizonte do Espiritismo Americano.

Disse-nos Divaldo, certa vez, que nós plantamos as sementes trazidas do Brasil. Nossos filhos, nascidos ou criados em solo Americano e educados na Doutrina, darão continuidade à obra de seus pais pioneiros na sociedade Americana.







FOTOS: MARCOS MIRANDA; GRUPO COM RICHARD SIMONETTI; MARCIO, MARCOS, VANESSA E ANDRÉ; PALESTRA COM RAUL TEIXEIRA.

0 comentários: