BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 11 de outubro de 2009

PROGRAMA TRANSIÇÃO



Programa exibido em 11/10/2009


Convidado André Luiz Ruiz
Tema A Transição do Planeta

Clique aqui para assistir o programa


REDE TV
Todos os Domingos às 15:15h
Cobertura das emissoras da Rede TV
Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Bahia e Pernambuco.

Todas as Parabólicas, TV a Cabo e SKY.
Outras localidades com horário diferenciado:
Santos: 10h30
Campinas: 10h30
Grande Goiânia: 13h30
Rio Grande do Norte: 14hs (Local)

ECO TV

Canal 96 da VIVAX e Canal 9 da NET
Domingos às 10:30hs na Grande ABC(SP) Reapresentação dos Programas anteriores.

TV LIBERTAS

Canal 03 - Segunda a Sexta: 00h00
Cidade de Pouso Alegre

TV MUNDO MAIOR
Parabólica Digital ou pela internet www.tvmundomaior.com.br
DOM - 11:00
- 13:00
- 08:30
- 19:30
- 19:00
SÁB - 19:45
DOM - 05:30



FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA ANTONIO CESAR PERRI DE CARVALHO



CÉSAR PERRI

EM RECENTE SEMINÁRIO EM ARAÇATUBA

Breve entrevista com Antônio César Perri de Carvalho, residente na cidade de Brasília,DF. César Perri é um dos destaques do Movimento de Unificação do Espiritismo no Brasil e no mundo.

Por: Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



Como se iniciou no Espiritismo?


Cesar Perri – O primeiro contato com o Espiritismo foi aos oito anos de idade acompanhando minha genitora (Bebé) que também levou seu irmão Rolandinho. Naquela época, voltávamos de São Paulo e conheci médiuns e dirigentes de Araçatuba, como Rosa Protetti, Irma Ragazzi Martins e, em seguida, Emília Santos, e o casal João e Linda de Almeida, de Biriguí.

E no Movimento de Unificação?

Cesar Perri – Como presidente da Mocidade Espírita Irma Ragazzi Martins (Instituição Nosso Lar) entusiasmei-me e compareci na I Concentração de Mocidades e Juventudes Espíritas do Brasil (Marília, abril de 1965). No mesmo ano fui designado representante da Instituição Nosso Lar junto ao Conselho da União Municipal Espírita de Araçatuba. Dois anos depois fui eleito secretário e, em 1971, presidente do órgão citado da USE. Em 1986 deixei a presidência deste órgão e passei a integrar a diretoria da USE-SP, onde fui presidente (1990/1994 e 1997/2000). Como presidente da USE-SP já integrava o Conselho Federativo Nacional da FEB. Fui eleito representante do CFN junto ao Conselho Superior da FEB e, em 2004, diretor da FEB, passando a exercer a função de Secretário Geral do CFN da FEB no mesmo. Desde o ano 2000 já era assessor do Conselho Espírita Internacional, tendo sido eleito membro da Comissão Executiva do CEI, em 2007. Portanto, são 44 anos de vinculação ao trabalho de unificação.

Poderia nos dar os conceitos de Doutrina Espírita e Movimento Espírita?

Cesar Perri – A Doutrina Espírita está fundamentada nos princípios definidos na obra do Codificador Allan Kardec. O Movimento Espírita é o conjunto de atividades planejadas e executadas com base nas obras básicas do Codificador Allan Kardec.

Na Introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo Kardec coloca que “o Espiritismo se nos depara por toda parte na antiguidade, e nas diferentes épocas da humanidade”. Não poderíamos enxergar o movimento de unificação nos primórdios do cristianismo com as fundações de núcleos, visitas e intercâmbios epistolares de Paulo de Tarso com as lideranças cristãs?

Cesar Perri – Sem dúvida. A propósito, recomendamos a leitura das mensagens de Emmanuel, psicografadas por Chico Xavier: “Em Nome do Evangelho” (1948), disponível em “Reformador” (outubro, 2009) e no livro “USE – 50 Anos de Unificação” (1997); “Mensagem destinada aos caravaneiros” (no livro de Leopoldo Machado, “A Caravana da Fraternidade”, 1954), e, “União Fraternal” (livro “Fonte Viva”).

Kardec desenvolveu ações tendentes à unificação dos espíritas?

Cesar Perri – Sim. Há registros de algumas ações iniciais e de projetos em “O Livro dos Médiuns”, “Viagem Espírita em 1862” e em “Obras Póstumas”. É oportuna, pelo menos uma transcrição: "Esses grupos, correspondendo-se entre si, visitando-se, permutando observações, podem, desde já, formar o núcleo da grande família espírita, que um dia consorciará todas as opiniões e unirá os homens por um único sentimento: o da fraternidade, trazendo o cunho da caridade cristã.” (Allan Kardec, O Livro dos Médiuns. 77. ed. FEB. 2006. Cap. XXIX, item 334).

O Pacto Áureo, cujos 60 anos comemoramos neste mês, pode ser considerado o grande marco da Unificação?

Cesar Perri – No dia 5 de outubro de 1949, foi assinado o “Pacto Áureo” na então sede da Federação Espírita Brasileira, no Rio de Janeiro. Este foi assim designado por representar a oportunidade de ouro para se promover a união e estimular o intercâmbio entre os espíritas. Foi um marco, sim; mas um desdobramento que se iniciou com os esforços de Bezerra de Menezes, como presidente da FEB no final do Século XIX; do Congresso que definiu as “Bases Federativas para o Movimento Espírita Brasileiro” (1904), e, do ideal que alimentou o I Congresso Brasileiro de Unificação Espírita (São Paulo, outubro de 1948).

Parece-nos que a atual expansão do Espiritismo pelo mundo todo tem raízes no movimento unificacionista espírita brasileiro. Porém boa parte dos dirigentes de casas espíritas nem sempre valorizam as ações dos órgãos de unificação atribuindo-lhes caráter meramente administrativo, burocrático, com pouco sentido prático. Isto é real? Como mudar a postura?

Cesar Perri - A experiência do trabalho coletivo e em equipe do Conselho Federativo Nacional da FEB contribuiu, como subsídio, para a fundação e funcionamento do Conselho Espírita Internacional, somando-se a experiência e propostas dos países que integram o CEI. Nossa sugestão é de fundamentarmos a união dos espíritas com base na unidade de princípios da Codificação Kardequiana e na fraternidade, e, de unificação do Movimento Espírita com base na união pelo trabalho e na solidariedade, visando-se sempre a ampliação da difusão do Espiritismo.

Quais os problemas que enxerga no nosso movimento espírita?

Cesar Perri – A necessidade básica de se estimular continuadamente o estudo e a difusão das obras do Codificador Allan Kardec. Tudo o mais é conseqüência!

Como estão os preparativos para o Centenário de Chico Xavier?

Cesar Perri – Há muito entusiasmo e expectativa favorável por aqueles que se afeiçoam ao valor doutrinário das obras psicográficas e dos exemplos de homem de bem que foi Chico Xavier. Inclusive junto às pessoas não espíritas e autoridades que têm conhecimento do citado Projeto. Em todo o Brasil há planejamentos em andamento, incluindo o 3º. Congresso Espírita Brasileiro que, aliás, foi incluído na programação oficial das comemorações do Cinqüentenário de Brasília, de responsabilidade do Governo do Distrito Federal.

Teria um balanço de inscrições de brasileiros e de espíritas do exterior?

Cesar Perri - Nos primeiros dias de outubro, já havia quase 2.100 inscritos! Nunca houve um congresso nacional ou mundial com esta quantidade de inscritos e faltando seis meses para o evento. É histórico! No momento há poucos inscritos do exterior, pelo fato do Congresso ser realizado no Brasil e também porque o CEI promoverá o 6º. Congresso Espírita Mundial, em outubro de 2010, em Valencia (Espanha), onde também haverá temas sobre a obra psicográfica de Chico Xavier.














FOTOS: CÉSAR COM A NAMORADA E FUTURA ESPOSA CÉLIA CARVALHO; SENTADO NA RECEPÇÃO DE MINI CURSO DE EVANGELIZADORES; CÉSAR E CÉLIA EM ENCONTRO DO CEI NA BÉLGICA; LANÇAMENTO DO CENTENÁRIO DE CHICO XAVIER EM BRASILIA.


MPF quer que bens de Chico Xavier sejam resguardados

Nacional // Interesse público


MPF quer que bens de Chico Xavier sejam resguardados


Publicado em 09.10.2009, às 22h26

O Ministério Público Federal (MPF) em Uberaba (MG) informou nesta sexta-feira que deu início a um processo para que os bens do médium Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, sejam declarados de interesse público.

LEIA A NOTICIA CLICANDO: http://jc.uol.com.br/canal/cotidiano/nacional/noticia/2009/10/09/mpf-quer-que-bens-de-chico-xavier-sejam-resguardados-202175.php

(Colaboração de Alexandre Caroli Rocha, Campinas, SP)

PALESTRA NO C.E. FÉ, AMOR E JUSTIÇA. GETULINA, SP


REGISTRO:

Estivemos na noite deste sábado 10/10/2009, na cidade de Getulina, SP, onde proferimos palestra no Centro Espírita “Fé, Amor e Justiça”, desenvolvendo o tema “Allan Kardec e seu tempo na história contemporânea”. Nosso profundo agradecimento pela excelente acolhida. (Ismael Gobbo)









Nas fotos o presidente Waldomiro Borges Bana; parte do público; Ismael falando; Cidinha, esposa de Ismael, no centro da foto, recebendo flores e grupo de trabalhadores da casa.





NOTA DA RÁDIO ESPÍRITA CAMPINAS

ADE - Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas

Rádio Espírita Campinas


www.radioespirita.org.br

Em virtude da participação da ADE CAMPINAS no XI Simpósio Brasileiro Pensamento Espírita, entre os dias 9 e 12 de outubro de 2009, na cidade de Santos, não haverá programação ao vivo nessa semana.

Nosso abraço,

Equipe Rádio e TV Espírita Campinas

(Informação recebida por email)

PALESTRAS COM RICHARD SIMONETTI SÃO BERNARDO DO CAMPO, SP



DIA: 18-10

GRUPO DE FRAT. JOÃO RAMALHO

RUA CARLOS MIELI N. 154

VILA OLGA

SÃO BERNARDO DO CAMPO

HORÁRIO: 19.00

DIA: 25-10

GRUPO F. DR. ADOLFO BEZERRA DE MENEZES

RUA BATUIRA N. 380

BAIRRO ASSUNÇÃO – SÃO BERNARDO DO CAMPO

HORÁRIO: 10.00

(Informações recebidas por email de Ademir Mendes)


PSYCHO MEDIZIN





CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR



CONGRESSO MÉDICO-ESPÍRITA BONN, ALEMANHA

Queridos amigas e amigos do ideal Espírita,

lembramos a todos que faltam apenas 3 semanas para o II Deutscher Kongress für Psychomedizin 2009 da Associacao Médico-Espírita - AME, liderada por Dra. Marlene Nobre.

O Congresso terá lugar em 31 de Outubro / 1. de Novembro 2009 na Andreas Hermes Akademie, em Bonn, com 6 conferencistas brasileiros e 5 alemaes, e gostaríamos muito de poder contar com sua presenca e seu apoio valioso para o evento.

Receber nossos queridos companheiros brasileiros, médicos da Associacao Médico Espírita - AME, é para nós uma grande felicidade, pois estamos consciente da importância de seu trabalho no que diz respeito à divulgacao do Espiritismo em todo nosso Planeta, uma vez que viajam pelo mundo contribuindo valiosamente para a conscientizacao da realidade do Espírito.

Pedimos a todos a gentileza de passarem adiante esse eMail, a fim de promovermos o evento, cujo objetivo é abrir caminho entre os médicos alemaes para um trabalho cooperativo com os métodos de tratamento espirituais, como já temos no Brasil em vários Hospitais Psiquiátricos Espíritas.

Todos que quiserem cooperar ativamente com o Congresso, escrevam-nos por favor. Podemos enviar Flyers e Posters para os que desejarem ajudar na divulgacao do evento. Os Grupos que desejarem se engajar na divulgacao ou em outra área onde ajuda se faz necessária, avisem-nos por favor, a fim de que possamos colocar os nomes dos mesmos entre os "Mitwirkende Gruppen".

Informacoes em nosso Website: www.kongress.psychomedizin.com

Lembramos a todos que temos um contingente limitado de quartos na Andreas Hermes Akademie,e quando esse contingente se esgotar, será necessário pernoitar em hotéis nas proximidades.

Colocamos-nos à inteira disposicao para qualquer esclarecimento necessário através desse eMail e do telefone 05551 409 40 83.

Um grande abraco fraterno a todos e que Jesus nos abencoe e envolva em sua Luz e em seu Amor,

Fernanda Marinho-Göbel

DESENCARNOU JOSÉ DA SILVA BUENO NETO 1945- 2009



José da Silva Bueno Neto seguiu para a pátria espiritual no dia 01 de outubro de 2009. Dr. Bueno ou Bueno, como o chamávamos, foi um baluarte do movimento de unificação dos espíritas. Como presidente da Liga Espírita do Estado de São Paulo, sempre se fez presente na importante tarefa da união das entidades espíritas. Entre outros cargos, foi diretor jurídico da USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

Bueno foi um destes companheiros admiráveis que tivemos o privilégio de conhecer. Sempre ativo na USE-Centro e no Conselho Deliberativo Estadual da USE nas questões doutrinárias e administrativas. Buscou a fraternidade e o cumprimento dos princípios da Doutrina Espírita. Foi um competente profissional. Não teve filhos, e construiu com sua esposa, nossa querida Cleusa, um lar harmônico, base para muitas ações na divulgação do Espiritismo.

Professor de Matemática, cursou também Pedagogia e mais tarde tornou-se advogado militante. Fez vários cursos de extensão universitária e de atualização pedagógica e didática, destacando-se sua participação no Projeto Escola do Futuro, desenvolvido pelo CEDEP da USP, introduzindo o uso do microcomputador no ensino de física, subvencionado pela FUNDEP, sob a supervisão da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Nós, do movimento espírita, agradecemos ao companheiro de ideal toda sua dedicação à causa da unificação e à divulgação do Doutrina Espírita.

Clodoaldo de Lima Leite

Presidente da USE Regional Centro