BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA ISABEL GONZáLEs


iSABEL

Entrevista com Isabel Porras Gonzáles, residente na pequena cidade de Jimena de la Frontera, região de Cádiz, Espanha, que nos fala um pouco de sua atuação no Movimento Espírita espanhol. Por: Ismael Gobbo igobi@uol.com.br]



Isabel, poderia fazer-nos sua apresentação pessoal?

Meu nome é Isabel Porras González, vivo no sul da Espanha, num povoado de 9.000 habitantes. Sou divorciada, tenho 4 filhas e 2 netos, Marta e Aidan. Sempre vivi em cidades. Viver num povoado tem seus encantos, mas também tem seus problemas. Aqui não há Centro Espírita, nem possibilidade de tê-lo. Há muita ignorância, superstição e um catolicismo de fachada predominando na maioria de seus habitantes

Desde quando é Espírita?

Em novembro do 1992 por circunstâncias muito dolorosas conheci o Espiritismo. Eu havia sido por 20 anos, agnóstica. Mas conhecer o Espiritismo foi-me muito familiar. Em seguida quis saber mais, indagar sobre a Doutrina. Em breve entendi que devia realizar uma série de compromissos que havia assumido na Espiritualidade. Minha vida mudou tanto, que a dor não existia mais. Em pouco tempo duas pessoas e eu fundamos um Centro, criamos uma Editora, um Boletim, e campanhas em favor da Vida. A mediunidade que sempre havia me acompanhado, sem que eu soubesse exatamente como e porque ocorria, teve uma eclosão impressionante.

Como tem atuado no Movimento Espírita espanhol?

Eu fui presidenta do Centro de Estudo Espírita Allan Kardec, em Málaga, cidade do sul, com 1.000.000 de habitantes e a 140 km daqui. Proferi conferências, seminários, dentro e fora do Centro e da cidade. Por dois anos fui Vice-presidenta da FEE- Federação Espírita Espanhola. Visitei duas vezes o Brasil, experiência maravilhosa que jamais esquecerei. Encontrei muito empenho e disciplina nos espíritas e nos Centros. A dedicação no terreno das atividades existenciais me impressionou muito. Visitei muitas cidades e pude estar no primeiro Congresso Mundial, em Brasília. Estive por duas vezes em Cuba para conhecer o Movimento daquele país, e minha surpresa foi enorme pois há muitos grupos e centros espíritas. Apesar de estar proibido o espiritismo e de não ter quase literatura, é notório o desejo veemente de aprender, de progredir, de superar todas as adversidades que ali se vivenciam. Deveríamos orar por eles, porque não há liberdade de expressão, nem de sociedades de âmbito religioso ou espiritual. Foi um presente de Deus conhecer a tantos espíritas empenhados e assumindo suas duras provas.

Sabemos que você tem feito muitos trabalhos de tradução e versão de textos em Português e Espanhol . Como se iniciou nesse trabalho?

Esta pergunta traz-me lembranças de minha primeira estadia na FEB, quando me presentearam com um livro em português e pude lê-lo quase todo. De repente resultava-me fácil ler em português e isto me maravilhou. Na minha volta a Málaga, segui lendo em português e, em breve, comecei a traduzir mais por inspiração que propriamente por conhecimento do idioma, até o dia de hoje. E já se vai 15 anos nesse labor. Atualmente, minha principal atividade é a divulgação do Espiritismo, através das traduções, colaborando com amigos queridos do Brasil, que atendem 26 paises de fala hispânica. Também divulgo a Doutrina enviando os textos em espanhol para muitas outras pessoas. E posso dizer que esta atividade me faz muito feliz e me alimenta a alma. Faço o ESDE, O Livro dos Espíritos, o Evangelho no Lar, faço parte de um Grupo de estudo pela Internet com áudio, em minha casa, e tenho a disciplina de estudo. Embora materialmente esteja sozinha, sei que a Espiritualidade me acompanha.

Quantas Casas Espírita há na Espanha?

Centros ou Grupos legalizados e pertencentes à Federação totalizam 27, não federados mais ou menos 8 a 10. Nossa sociedade é muito materialista, sem interesse em saber o que é realmente o Espiritismo. Enxergam, sim, o fenômeno, que é procurado com curiosidade. Vige apenas o desejo de contatar com parentes e as buscas das previsões do futuro, nada mais que isso.

Os Centros Espíritas foram fundados por espanhóis ou por imigrantes?

Alguns centros espíritas ou grupos de estudo foram fundados por brasileiros que estiveram na Espanha por algum tempo. O Brasil é a fonte que nos dá de beber e por isso somos muito agradecidos a todos que aqui semearam a Doutrina. Onde vai um brasileiro espírita, se cria um grupo espírita, com certeza.

Fale-nos um pouco da época em que o Espiritismo foi proibido na Espanha.

Pelo que contam os mais velhos, foram tempos muito duros, de grande sofrimento, pois a Espanha viveu 40 anos de ditadura. E o grande Movimento Espírita que existia antes da ditadura, foi desaparecendo. Muitos dos que se lançaram à tarefa foram fuzilados, encarcerados ou exilados. Em detrimento de toda perseguição muitos espíritas corajosamente arriscaram suas vidas para estudar e difundir o Espiritismo.

E depois dessa época o Movimento retomou a marcha?

A ditadura terminou no ano 1975 e, a partir daí, começou, pouco a pouco, uma época de democracia. Foi nos anos de 1980 que D. Rafael González Molina, já desencarnado, que veio do Brasil para a Espanha, sua terra natal, fundou um Centro Espírita, que ainda esta funcionando e a Federação Espírita Espanhola. Devemos muito a esse homem trabalhador que facilitou o caminho para todos os demais. Divaldo Pereira Franco que tem visitado a Espanha há muitos anos foi e é personalidade importante nesse processo da retomada. Graças a Deus temos contado com sua presença maravilhosa todos os anos assim como de outros queridos oradores espíritas brasileiros.

Quais as perspectivas para o Congresso de Valência?

Muito boas. Está se organizando tudo para que o Congresso Mundial não desaponte a ninguém, e que muitos possam conhecer o Espiritismo tal qual ele é. Nosso Presidente, Salvador Martin, é um trabalhador incansável e dedicado que luta para que toda a organização seja um sucesso. Esperamos que muitos irmãos de outros paises nos visitem e contamos desde já com a vinda de muitos brasileiros.

Algo mais que queira acrescentar?

Gostaríamos que conhecessem o movimento espírita espanhol aqueles que estão fora de nossas fronteiras. Que outros confrades nos visitem, como, por exemplo, já o fez no ano 2007, João Cabral, visitando Centros e proferindo palestras e seminários. Também agradecer todo o esforço dos espíritas brasileiros que viveram e vivem na Espanha, dando-nos seu exemplo de dedicação e solidariedade. É muito o que o Brasil nos tem ensinado e é nosso exemplo a seguir, tanto nas atividades de estudo, como nas sociais, especialmente em momentos difíceis como por que passa a Espanha no aspecto econômico, visto que muitas pessoas precisam de comida, casa e principalmente de respostas para suas dores. E, por último, agradecer a oportunidade de poder expressar-me por este meio e animar aos nossos irmãos do Brasil para superar as dificuldades próprias de um país tão imenso e com muitos necessitados de ajuda material e espiritual. Ao amigo e irmão Ismael o meu muito obrigada.






FOTOS: DR. LUIS DE ALMEIDA (PORTUGAL), ISABEL P. GONZÁLES E JOÃO CABRAL;

SALVADOR MARTIN; CASA DE ISABEL

CRÉDITOS:

JOÃO CABRAL,

http://www.ameporto.org/img/XVCongresso/Salvador%20Martin.JPG

ACERVO PARTICULAR ISABEL P. GONZÁLES




JIMENA VISTA A PARTIR DO CASTELO. FOTO:
http://es.wikipedia.org/wiki/Archivo:JimenaDesdeCastillo.jpg

FEIRA BENEFICENTE DOS ARTESÃOS ESPÍRITAS BRASILIA, DF

Prezados(as) confrades/confreiras,

A Diretoria de Promoção Social da Comunhão os convida para a Feira dos Artesãos Espíritas no próximo dia 07-11-09, no térreo do bloco A, de 14h30 às 20h.

Os produtos são o resultado dos trabalhos dos voluntários e dos membros dos cursos profissionalizantes oferecidos às famílias assistidas pela nossa Casa.

Convite Em anexo.

Abs fraternos,


Rita Luna Perrone
Secretaria Geral
Comunhão Espírita de Brasília
tel/fax 3225-2563

(Informação recebida por email de ddd@fedf.org.br)

FUNDAÇÃO DA ABRAPE DE SOROCABA COM PALESTRA SOROCABA, SP

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PSICÓLOGOS ESPÍRITAS

CONVITE

SOLENIDADE DE FUNDAÇÃO DA

ABRAPE – SOROCABA

14 DE NOVEMBRO DE 2009 ÀS 14H.

O QUE É A ABRAPE - PSIC. ERCILIA ZILLI – PRESIDENTE BR

ABRAPE–SOROCABA - PSIC. PRISCILLA COLELLA – PRESIDENTE

PALESTRA

PSICOLOGIA E ESPIRITISMO –

UMA ABORDAGEM INTEGRAL

ERCILIA ZILLI

LOCAL: EDUCANDÁRIO BEZERRA DE MENEZES -

RUA OTÍLIA WEY PEREIRA, 82

ALTO DA BOA VISTA – SOROCABA –SP

CONFIRMAR PRESENÇA PELO E-MAIL: abrape.sorocaba@hotmail.com

ABRAPE – BR – FONE: (11) 3081-1464 – FONE/FAX: (11) 3898-2139

(Informação por email de Elizeth Corona)

ELEITA NOVA DIRETORIA DA CEPA BRASIL





Em Assembleia realizada no dia 11 de Outubro na sede do Instituto Cultural Kardecista de Santos – ICKS onde se realizava o XI Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita a médica paulista Alcione Moreno (foto) foi eleita presidenta da CEPA Brasil, nova sigla da Associação Brasileira dos Delegados e Amigos da Confederação Espírita Pan-Americana – http://cepabrasil.blogspot.com - a partir da alteração no Estatuto aprovada na mesma Assembleia.

DIRETORIA DA CEPA-BRASIL PARA O BIÊNIO 2009/2011

Presidenta: Alcione Moreno
Vice- Presidente: Salomão J. Benchaya
Secretaria - Ricardo de Morais Nunes
Tesouraria - Maria Luísa Rossi

Conselho Fiscal - Titulares
Jailson Lima de Mendonça,
Paulo Guilherme Muniz,
Margarida da Silva Nunes

Conselho Fiscal - Suplentes
Delma Crotti,
Denize de Assis Ribeiro,
Eva Gonçalves de Almeida.

(Informação por email de Salomão J. Benchaya)

PINTURA MEDIÚNICA COM ORLANDO PADOVAN GUARARAPES, SP


clique na imagem para ampliar
(Informação por email de Angélica Grassi)

II SEMANA ESPÍRITA DO PLANO PILOTO BRASILIA, DF

Prezados Amigos,

Segue a programação da II Semana Espírita o Plano Piloto. Contamos com seu auxílio na divulgação, bem como procurando prestigiar o evento, que busca a união das casas.

Abraços Fraternos,

Ricardo Tavares Baraviera

Secretário do 1º CRD

DATA

HORÁRIO

LOCAL

EVENTO

24.10

SÁBADO

19h

COMUNHÃO ESPÍRITA DE BRASÍLIA

SGAS AV. L-2 SUL – Q-604, LOTE 27

Peça: “Nem Sempre foi assim – sinais da eclosão da mediunidade”, com a Divisão Teatro Vida

25.10

DOMINGO

19h

GRÊMIO ESPÍRITA ATUALPA BARBOSA LIMA

SGAS - Q-610, CONJ.D, LOTE 71 - ASA SUL

Música: Banda Nova Juventude & convidados (Maycon Leal, Nova Luz e outros)

26.10

SEGUNDA

20h

CENTRO ESPÍRITA PAULO DE TARSO

CA-02, LOTE 01 - LAGO NORTE (atrás do DECK NORTE)

Palestra: "Doutrina Espírita - filosofia de vida para um novo mundo", por Norberto Pásqua

28.10

QUARTA

20h

GRUPO EDUCACIONAL E ASSISTENCIAL ESPÍRITA FRATERNIDADE

SGAS - Q-909, LOTE 29

Palestra: Sacudir o Pó (baseada no livro Pão Nosso), por Armando Reis

29.10

QUINTA

20h

CENTRO ESPÍRITA CAMINHEIROS DA LUZ - CELUZ

AV.JK NR.12 – ACAMP RABELO – VILA PLANALTO

Palestra e abertura musical: Alexandre Paredes

30.10

SEXTA

20h

CENTRO ESPÍRITA “O CONSOLADOR” – CASA DE ISMAEL

SGAN-913 conjunto G – W5 NORTE 70.760-000

Palestra: 150 anos do livro “O que é o Espiritismo”, por Regina Souza

Fraternalmente,

Assessoria de Com. Social Esp. - FEDF
Federação Espírita do Distrito Federal
SWQM 5 / Esquina com o Habib's da 301 do Sudoeste - Brasília/DF
(61) 3344-8237

Endereços das casas espíritas do DF por bairro/região, horários das nossas atividades, calendário de eventos e o e-mail e fones das diversas diretorias em:
www.fedf.org.br

(Informação recebida por email de ddd@fedf.org.br)

PALESTRA E SEMINÁRIO COM ISMAEL BATISTA SANTO ANTONIO DO ARACANGUÁ, SP



ENTRADA GRATUITA
ENDEREÇO: RUA FERREIRINHA, 120

(Divulgação José Aparecido dos Santos)