BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

EM FAVOR DO PROJETO IMAGEM



Orson Peter Carrara

Deparei-me, entre surpreso e com certa dose de decepção, entre os e-mails diários, com a utilização indevida de cenas do Projeto Imagem, iniciativa surgida em São Paulo há vários anos com o objetivo de facilitar o trabalho de exposição espírita através de imagens. Antes, era Projeto Slide e agora, com a evolução da tecnologia, dispensou aquela conhecida modalidade para transformar-se em imagens virtuais.

Referida iniciativa transformou várias obras ou, em alguns casos, capítulos específicos de consagrados livros em conjunto de imagens que auxiliem as palestras, com o atrativo de desenhos coloridos, facilitando a compreensão dos ouvintes. Como se trata de desenhos profissionais, de alta qualidade, apresentam igualmente alto custo. Os desenhos são elaborados após síntese do capítulo ou obra, cena por cena, em primoroso trabalho que encanta pelo colorido, suavidade dos contornos em expressões artísticas que conseguem transmitir com segurança o texto inspirador e, claro, a sensibilidade do desenhista.

Cada título do Projeto Imagem, pois, é composto de várias cenas, em trabalho pronto para ser apresentado em palestras, vem acompanhado de resumo – cena por cena – para facilitar os expositores e abre a perspectiva da liberdade de uso pelo expositor, que pode usar sua criatividade e adaptar o texto e as imagens conforme sua conveniência.


Fazendo a diferença Betinho inspira comitê


JOSÉ ROBERTO V. BARBOZA

FOTO ISMAEL GOBBO

Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



O dia 9 de agosto assinalou os 12 anos de ausência de Herbert José de Sousa, o Betinho, sociólogo e ativista dos direitos humanos que teve uma trajetória memorável e inesquecível para todos os brasileiros e a humanidade. Sua grande marca foi o projeto Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida. Inspirados nessa figura singular e na sua iniciativa, funcionários do Banespa, que haviam fundado um comitê em 1993, com sua morte o nominaram Comitê Betinho dos Funcionários do Banespa (hoje Santander-Banespa). Um de seus fundadores e atual presidente, José Roberto Vieira Barboza, 56, bacharel em Direito e espírita de berço, fala, abaixo, sobre o trabalho que vem sendo realizado:

Folha Espírita – Quando e como surgiu o Comitê Betinho?

José Roberto Vieira Barboza – O comitê foi fundado em 1993 por funcionários do Banespa, inspirados na Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, idealizada por Herbert de Sousa, o Betinho. Quando ele faleceu, em 9 de agosto de 1997, o batizamos de Betinho.

FE – Quais as atividades desenvolvidas?

Barboza – Procuramos seguir a máxima de Confúcio: “Mais vale ensinar a pescar do que dar o peixe.” Repassamos recursos para entidades sociais montarem cursos profissionalizantes; construímos brinquedotecas em hospitais; investimos também em educação e saúde.

FE – Onde o comitê busca recursos?

Barboza – As receitas vêm da contribuição de funcionários do banco, aposentados e da ativa, das associações de funcionários e do Banco Santander. Não recebemos verbas públicas.

FE – Poderia relacionar alguns projetos realizados?

Barboza – Orgulhamo-nos de ser pioneiros, em São Paulo, no apoio à construção de cisternas, que são recipientes para coletar água das chuvas, no Nordeste. Junto com parceiros, fizemos 185 unidades. Atualmente, estamos construindo essas cisternas no Piauí. Temos o projeto de implantação de brinquedotecas em hospitais, postos de Saúde e entidades sociais, que ajudam na recuperação das crianças e facilitam a interação dos profissionais da Saúde com elas. Apoiamos ações que promovam a reinserção dos detentos, para que a prisão seja realmente um instrumento de recuperação de seres humanos que circunstancialmente cometeram algum equívoco de conduta. Para eles, montamos escolas de informática na capital e interior do Estado.

FE – As atividades são desenvolvidas sempre com parcerias?

Barboza – Sim. Com os funcionários primeiramente e com as associações de funcionários, Afabesp e Afubesp, sindicatos de bancários e do Banco Santander.

FE – Que retorno o trabalho no comitê traz?

Barboza – O trabalho que fazemos no comitê é voluntário. E é muito gratificante conhecer pessoas com vocação para o bem comum e que se entregam de corpo e alma para melhorar a vida de seus semelhantes. São pessoas que estão fazendo a diferença, ajudando a humanidade a crescer. Tudo isso gera um grande ganho emocional e espiritual para a gente. Às vezes, ao visitarmos um projeto, voltamos para casa entusiasmados e de bem com a vida. É uma energia muito boa. Comparo com o bem que um passe nos faz, com o que sente um católico quando faz uma visita a Aparecida do Norte, um muçulmano a Meca. Essa situação lembra uma música do Jorge Ben: “Se malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem...”, pois quando realmente descobrirmos que os grandes beneficiados somos nós, quando supostamente fazemos “caridade”, a faremos por atacado e não aos pingadinhos. Chegaremos lá. Estamos no caminho.

FE – Trabalhos como o de vocês acabam substituindo o do Estado, não?

Barboza – O trabalho do Comitê Betinho e dos milhares de organizações não- governamentais não podem, jamais, pensar em substituir o Estado. A este cabe a responsabilidade de criar políticas públicas para enfrentar as mazelas sociais que o Brasil possui. A atuação das ONGs é subsidiária e tem como escopo, acima de tudo, fazer um trabalho de promover a solidariedade e a fraternidade entre as pessoas.

Quem quiser conhecer mais o trabalho do Comitê Betinho acesse o site www.comitebetinho.org.br








FOTOS: CISTERNAS (COMITÊ BETINHO), SALA DE INFORMÁTICA NO CR DE ARAÇATUBA, ARMÁRIOS DOADOS PARA A CASA DA CARIDADE, ARAÇATUBA (ISMAEL GOBBO)




FOTO DE QUADRO DE BETINHO. COMITÊ BETINHO


ENTREVISTA PUBLICADA NA FOLHA ESPÍRITA, SÃO PAULO



CONFERÊNCIA COM DIVALDO PEREIRA FRANCO AMPARO, SP



DIA 28/11/09 (SÁBADO) - HORÁRIO 20h00

LOCAL: CENTRO ESPORTIVO SEPI

RUA DEP. NARCISO PIERONI, 565

(ENTRADA PELO NÚCLEO EDUCACIONAL SEPI)

PRÓXIMO AO FLORESTA ATLÉTICO CLUBE

AMPARO - SP

(Informação por email de Ezio Amaral)


TONELADAS DE MENSAGENS ESPÍRITAS DISTRIBUIDAS NO “DIA DE FINADOS”

Em nome da Aliança Espírita de Propaganda e Caridade, agradecemos aos amigos que nos ajudaram a distribuir em alguns cemitérios de SP/ABCD/BAIXADA SANTISTA/RIO DE JANEIRO/MINAS GERAIS/PARANÁ , 6 toneladas de material espírita (mensagens de diversos títulos e assuntos, livros(mensagens de desencarnados recebidas pelo médium Chico Xavier, Evangelho Segundo o Espiritsmo, O que é o Espiritismo de Allan Kardec), jornais (Folha Espírita, O Sol Nascente, O Imortal, Jornal Espírita, Correio Fraterno do ABC) , revistas(Informação,Harmonia, RIE, Revista Espírita, O Médium, Reformador, etc), panfletos( O que é o espiritismo, A morte não é o fim, Como fazer o Evangelho no Lar, etc..). A distribuição ocorreu entre os dias 30/31 de outubro e 01/02 e 03 de novembro de 2009. Estivemos (eu e minha esposa Fátima) nos cemitérios de Vila Formosa, Araça, Congonhas, Vila Paulicéia, Vila Euclides e Consolação.


Agradecemos,também, aos amigos que nos enviaram boa parte do material para distribuição - TOTALMENTE GRATUITA -

(Informação por email de Norberto e Fátima Zucas)





ESPIRITA EXEMPLO

O GRANDE DIVULGADOR CAIRBAR SCHUTEL, FUNDADOR DE O CLARIM, NÃO ESCOLHIA LUGAR PARA DIVULGAR A DOUTRINA ESPÍRITA. AQUI AO LADO DE COLABORADORES ELE DISTRIBUI MENSAGENS E JORNAIS DENTRO DO CEMITÉRIO DE MATÃO NO “DIA DE FINADOS” DO ANO DE 1913. FOTO “O CLARIM”.


CHÁ BAZAR BENEFICENTE DA A.E. VARAS DA VIDEIRA, ARAÇATUBA, SP



(Informação por email de Maderlene de Almeida Yamada)

ABAIXO FOTOS DO CHÁ-BAZAR DE 2008







SEMINÁRIO SOBRE PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA CASA ESPÍRITA. COTIA, SP


SEMINÁRIO MUSICAL BENEFICENTE EM SOROCABA, COM PAULA ZAMP E ALLAN VILCHES



Olá,

informamos que já estão disponíveis os convites para o Seminário Musical com Paula Zamp, Allan Vilches e a equipe do programa "Entre amigos" da Rádio Boa Nova.

Os convites custam apenas R$ 5,00!

É importante acrescentar que a procura é grande e para garantir seus convites é necessário entrar em contato urgente conosco para garantir sua participação nesse grandioso evento.

São apenas 800 convites! Garanta o seu!

O Seminário ocorrerá no dia 29 de Novembro de 2009 as 15:00
Local: R. Laura Maiello Kook, 970 / Ipanema das Pedras / Sorocaba-SP

Para adquirir os convites, entre em contato nos telefones:

(15) - 3227.7382 (André ou Edna) ou 3227.4631 (Mônica ou Marcos)

Aguardamos seu contato!

www.batuiranet.com.br / contato@batuiranet.com.br

(Informação repassada pela USE/SP)


MARA SUCENA NO G.E. JOANNA DE ÂNGELIS DE SANTO ANDRÉ, SP



PROJETO IMAGEM

CONVIDAMOS A TODOS PARA PALESTRA COM

MARA SUCENA

DIA: 12/NOVEMBRO/2009 – QUINTA FEIRA AS 14 e 30 e às 20 e 30

TEMAS: A TARDE - NOSSO LAR

A NOITE - NOS BASTIDORES DE UMA REUNIÃO ESPÍRITA

PARTE MUSICAL: JOSÉ ROBERTO

LOCAL: RuA cEL. PM Celestino Henrique Fernandes, 420 - Jardim do Sol

Onibus B21 - Campestre- Cid. São Jorge

Informação por email de Ademir Mendes)


RODOVIA NA DIVISA DE SÃO PAULO E MINAS GERAIS GANHA NOME DE CHICO XAVIER

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 12.065, DE 29 DE OUTUBRO DE 2009.

Denomina Chico Xavier o trecho da rodovia BR-050, entre a divisa dos Estados de São Paulo e Minas Gerais e a divisa dos Municípios de Uberaba com Uberlândia, em Minas Gerais.

O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o É denominado Chico Xavier o trecho da rodovia BR-050, entre a divisa dos Estados de São Paulo e Minas Gerais e a divisa dos Municípios de Uberaba com Uberlândia, no Estado de Minas Gerais.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 29 de outubro de 2009; 188o da Independência e 121o da República.

JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
Alfredo Nascimento

Este texto não substitui o publicado no DOU de 30.10.2009

(Colaboração de Marilia de Castro)

BOLETIM ELETRÔNIO DA FEB. BRASILIA, DF

Reunião do CFN da FEB

Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, a FEB realiza, em sua sede em Brasília, a Reunião Ordinária do Conselho Federativo Nacional. A Reunião do CFN da FEB é reservada para os representantes das 27 Entidades Federativas Estaduais.

Na pauta serão analisados temas como: Atividades Federativas - Análise do anteprojeto de “Orientação aos Órgãos de Unificação”, e Comissões Regionais; Atividade Editorial; Projeto Centenário de Chico Xavier e 3º Congresso Espírita Brasileiro; Comemorações: Sesquicentenário do livro “O Que é o Espiritismo” e 60 Anos do “Pacto Áureo”; Campanhas “Família, Vida e Paz”, além de outros projetos e assuntos.

A elaboração do documento “Orientação aos Órgãos de Unificação”, ao longo do ano e com estudos durante as Reuniões das Comissões Regionais do CFN, é uma comemoração em ação do “Pacto Áureo”.

Criado a partir do “Pacto Áureo”, no dia 1º de janeiro, o CFN completará 60 anos de instalação. Informações: www.febnet.org.br; e-mail: cfn@febnet.org.br


Centenário de Chico Xavier

Restam poucas vagas para o 3º Congresso Espírita Brasileiro que será realizado nos salões e auditórios do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Mais de 2.800 pessoas já se inscreveram para participar do projeto que contará com apresentações de grandes palestras, mostras de arte e músicos com o intuito de celebrar a vida e a obra de Chico Xavier.

O auditório principal já está lotado, não havendo mais possibilidade de inscrição. Porém, os demais auditórios, com 2.700 assentos juntos e somente com telões, ainda estão com vagas.

O Congresso ocorre no mesmo ano das comemorações dos 50 anos de Brasília e faz parte da programação oficial deste grande evento. Lembramos, com isso, que é importante que sejam feitas reservas em hotéis e em voos com atencedência, devido ao grande número de visitantes à cidade.

As inscrições no Congresso podem ser feitas pelo site www.100anoschicoxavier.com.br


Espiritismo na TV Globo

Dentro da programação da série "Sagrado" que a TV Globo tem levado ao ar (2a. a 6a. feira às 6h05, e, domingo às 6h50), a participação do Espiritismo, nesta quinzena, ocorre nos dias 5 e 8 (domingo). Como desdobramento desta série, o programa "Mais Você", da apresentadora Ana Maria Braga, tem feito entrevistas com os apresentadores de cada religião.

No dia 6 de novembro - 6a. feira, a partir das 8h30,- será a vez de focalizar o Espiritismo com a participação do ator Carlos Vereza e entrevista com o diretor da FEB Cesar Perri. Confira alguns vídeos no portal da FEB, no Canal Assessoria de Imprensa, Espiritismo na Mídia. Informações: www.sagrado.org.br, www.febnet.org.br


Concentração na Reunião Mediúnica

O Departamento de Atendimento Espiritual da Federação Espírita Amazonense realizará no dia 8 de novembro, das 15h às 18h, na sua sede no centro, o Seminário sobre Concentração na Reunião Mediúnica.

O objetivo é oferecer, aos trabalhadores de Reunião Mediúnica, subsídios para uma prática mediúnica com mais qualidade.

Esse seminário é destinado aos trabalhadores da área de Atendimento Espiritual da Casa Espírita. Não haverá inscrição prévia, basta comparecer no horário definido. Informações: www.feamazonas.org.br


"TVCEI na SKY e na NET"

Espíritas de todo o Brasil se organizaram e, mobilizados, lançaram a campanha "Eu quero a TVCEI na SKY e na NET". Jã são mais de 6 mil assinaturas. Concretizando-se, o fato beneficiaria milhões de pessoas, levando a mensagem espírita para um número ainda maior de lares. Para apoiar a campanha acesse: www.tvcei.euajudo.com


Seminário em Rondônia

A Federação Espírita de Rondônia promove, nos dias 14 e 15 de novembro, em sua sede em Porto Velho, o Seminário sobre Liderança Espírita, com atuação de Roberto Fuina Versiani e Edmar Cabral Júnior, ambos da equipe da Secretaria-Geral do CFN da FEB. Informações: www.fero.org.br


Atendimento Fraterno na Casa Espírita

A Federação Espírita Piauiense, por meio do Departamento de Atendimento Espiritual, realizará junto aos Trabalhadores e Dirigentes dos centros espíritas, o “Curso de Atendimento Fraterno e Recepção na Casa Espírita”, no dia 31 de outubro, em sua sede; A FEPI está localizada à Rua Olavo Bilac nº 1394, centro. O evento inicia-se às 14h30. Para confirmar a presença, ligar para (86) 3221-2500.


Agenda Chico 2010

A FEB editou uma bela e útil agenda para 2010 homenageando Chico Xavier em seu centenário de nascimento. Em forma de espiral com capa dura a agenda traz a cada mês informações sucintas sobre a vida e a obra do grande médium mineiro.A agenda será brinde para quem adquirir coleções de livros da FEB como: coleções de Emmanuel, André Luiz e Revista Espírita. Acesse www.feblivraria.com.br e confira.


Reunião de Entidades Nacionais Especializadas

A reunião ordinária das Entidades Nacionais Especializadas que atuam como assessoras do CFN da FEB está agendada para o dia 5 de novembro, às 14h30, na sede da FEB. Informações: diretoria@febnet.org.br




Estudando o Evangelho



Autor: Martins Peralva

Estudo substancial sobre a necessidade da vivência dos ensinos evangélicos nos atuais momentos da vida humana, assinalados pelas importantes modificações por que passa a sociedade planetária. Conceitos e frases do Novo Testamento recebem comentários e interpretações à luz da Doutrina Espírita, adquirindo beleza e ação multiplicada. Em 58 capítulos, são desenvolvidos temas como: mocidade e trabalho; reencarnação e Evangelho; livre-arbítrio e perdão. Não há quem não retire ensinamentos confortadores e edificantes das lições que o autor nos oferece visando, sobretudo, a transformá-los em diretrizes para as nossas almas.