BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ESPIRITISMO NA MIDIA

Chico Xavier: 100 anos de amor, caridade e dedicação agora também nos cinemas

A vida de personalidades espíritas e a realidade do mundo espiritual são temas que chegaram aos roteiros cinematográficos para ficar. Em 2010, ano da celebração do centenário de Francisco Cândido Xavier, serão lançados “Chico Xavier, o filme” e “Nosso Lar”, os dois com estréia prevista para o 3º Congresso Espírita Brasileiro, promovido pela Federação Espírita Brasileira, que será realizado em Brasília de 16 a 18 de abril de 2010.

A homenagem ao Centenário de Chico Xavier se deve ao papel dele como um grande impulsionador da divulgação da Doutrina Espírita. Ele deixou um legado de inspiração ao serviço de amor e caridade aos mais necessitados, apoiado na Doutrina Consoladora: o Espiritismo. Sua importância na vida nacional é considera inclusive por aqueles que não comungam dos ensinamentos espíritas.

“Chico Xavier, O Filme”, com produção da Globo Filmes, tem como foco principal apresentar a vida e obra de um dos maiores médiuns da Doutrina Espírita. O filme conta com a direção do diretor Daniel Filho, grande elenco e com a tarefa de representar o médium na fase adulta, o ator Nelson Xavier.

O filme “Nosso Lar”, que conta com o apoio da Federação Espírita Brasileira, é inspirado na obra psicografada por Chico Xavier e ditada pelo Espírito André Luiz. A obra é o primeiro livro da série “A Vida no Mundo Espiritual”, que já chegou a mais de dois milhões de edições vendidas. O livro aborda as observações e descobertas feitas por André Luiz no mundo espiritual, uma dimensão plena de vida e atividades e supervisionada por Espíritos Superiores.

O filme “Bezerra de Meneses”, estrelado por Carlos Vereza e exibido em 2008, inaugurou o a série de obras cinematográficas com temática espírita. A estreia em escala nacional foi tímida, mas o interesse da população em geral levou a expansão do número de salas a exibir a produção. Além do cinema, a TV também tem sido atraída pelos ensinamentos espíritas, novelas como “Alma Gêmea” atualmente reexibida nas tardes da Rede Globo e “A Viagem” e “O Profeta”, dois sucessos escritos por Ivani Ribeiro na década de 1970 com remakes inspirados e produzidos respectivamente nos anos de 1994 e de 2006. Outras mídias também tem sido atraídas pelos ensinamentos espíritas, vários jornais, revistas, séries e filmes discorrem sobre a Doutrina, não apenas no âmbito nacional, e despertam o mundo inteiro para a importância da caridade e da fraternidade






CHICO XAVIER E O IRMÃO ANDRÉ LUIZ, ESTE AINDA ENCARNADO. FOTO do ACERvO GERALDO LEÃO, PEDRO LEOPOLDO, MG

MENSAGENS ESPÍRITAS PARA DISTRIBUIÇÃO

A ALIANÇA ESPÍRITA DE PROPAGANDA E CARIDADE - RUA GINO AMADEI, 290 - BAIRRO PAULICÉIA - SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP - CEP 09690-030 ESTÁ OFERECENDO UMA BOA QUANTIDADE DE MENSAGENS ESPÍRITAS DE DIVERSOS TÍTULOS E TAMANHOS RECEBIDAS PELO MÉDIUM CHICO XAVIER.
SE FOR DO SEU INTERESSE EM QUERER RECEBER PARA DISTRIBUIR EM CENTROS ESPÍRITAS OU EM CAMPANHAS DE SUA CIDADE OU BAIRRO DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL , SÓ PEDIMOS SUA COLABORAÇÃO EM SELOS - 10 SELOS DE PRIMEIRO PORTE - JUNTAMENTE COM OS DADOS COMPLETOS.

AGRADECEMOS SUA COLABORAÇÃO E APOIO NA DIVULGAÇÃO DA OFERTA.

(Informação por Norberto e Fatima Zucas)

Reconhecimento? Não conte com isso!


FRANCISCO REBOUÇAS


Foi Jesus, com todo o seu conhecimento sobre o ser humano, quem nos afirmou categoricamente: “ninguém é profeta em sua terra”. Deixando, bem claro, que não deveríamos esperar reconhecimento por qualquer tipo de realização que por ventura fossemos capazes de empreender em nossa comunidade, seja ela, familiar, social, religiosa etc., pois, nem mesmo ele, como enviado do Pai, conseguiu a compreensão e o reconhecimento de sua sublime missão sequer em sua própria família consangüínea.

É, dessa forma, muito comum entre nós, espíritas, essa constatação; pois, por mais que alguém procure mostrar que de alguma forma está bem melhor do que anteriormente em relação ás suas atitudes para com seu semelhante, ou em relação ao seu nível de conhecimento dos postulados espíritas, ou em outro ponto de vista qualquer, ainda assim, não deve contar com o reconhecimento dos que os conhecem das suas vivências anteriores, pois, que o terão sempre por incapaz de qualquer realização de caráter superior.

Por mais que seja notório seu aprimoramento e crescimento no aspecto intelectual, moral, e particularmente no campo religioso, muito dificilmente logrará convencer aqueles de sua convivência mais íntima, no seio da família ou da sua comunidade, dos progressos que haja alcançado.

Não foi por outra razão, que Jesus nosso Modelo e Guia nos alertou para que não nos deixássemos levar por essa situação, e continuássemos a nos ocupar apenas com nosso progresso moral, sem preocupação com o reconhecimento alheio sobre nossa melhoria e crescimento, principalmente entre os nossos afeiçoados, conforme consta do seu evangelho e que transcrevemos a seguir:

“Tendo vindo à sua terra natal, instruía-os nas sinagogas, de sorte que, tomados de espanto, diziam: Donde lhe vieram essa sabedoria e esses milagres? – Não é o filho daquele carpinteiro? Não se chama Maria, sua mãe, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Suas irmãs não se acham todas entre nós? Donde então lhe vêm todas essas coisas? - E assim faziam dele objeto de escândalo. Mas, Jesus lhes disse: Um profeta só não é honrado em sua terra e na sua casa. - E não fez lá muitos milagres devido à incredulidade deles. (S. Mateus, cap. XIII, vv. 54-58)”. ¹

“(...) O princípio de tal verdade reside numa conseqüência natural da fraqueza humana e pode explicar-se deste modo:

O hábito de se verem desde a infância, em todas as circunstâncias ordinárias da vida, estabelece entre os homens uma espécie de igualdade material que, muitas vezes, faz que a maioria deles se negue a reconhecer superioridade moral num de quem foram companheiros ou comensais, que saiu do mesmo meio que eles e cujas primeiras fraquezas todos testemunharam. Sofre-lhes o orgulho com o terem de reconhecer o ascendente do outro. Quem quer que se eleve acima do nível comum está sempre em luta com o ciúme e a inveja. Os que se sentem incapazes de chegar à altura em que aquele se encontra esforçam-se para rebaixá-lo, por meio da difamação, da maledicência e da calúnia; tanto mais forte gritam, quanto menores se acham, crendo que se engrandecem e o eclipsam pelo arruído que promovem. Tal foi e será a História da Humanidade, enquanto os homens não houverem compreendido a sua natureza espiritual e alargado seu horizonte moral. Por aí se vê que semelhante preconceito é próprio dos espíritos acanhados e vulgares, que tomam suas personalidades por ponto de aferição de tudo (...)”. O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIV.) ²

Inúmeras, são, as situações em que comprovamos essa verdade anunciada por Jesus em nosso dia-a-dia, e verificamos que muito distantes ainda estamos do momento em que o reconhecimento da melhoria do nosso semelhante deixe de ser ignorada por nós, e dessa forma, não mais procurarmos enxergar somente a sua parte negativa, mas também, reconhecer a importância do seu esforço no trabalho por melhorar.

Ainda não conseguimos valorizamos os gestos nobres do nosso companheiro de caminhada, que através de denodado esforço busca seu crescimento, em luta constante contra suas más inclinações; mas, não deixamos de criticá-lo quando comete um deslize qualquer, como se tivéssemos moral para condená-lo por proferir essa ou aquela palavra ou por cometer esse ou aquele ato impensado que qualquer um de nós também pode realizar.

No entanto, ainda somos incapazes de elogiar os trabalhos bem executados em nossa casa espírita, principalmente se não fazemos parte dele, mas, não deixamos de proferir nossas observações contrárias quando não estamos de acordo com os mesmos; não temos uma palavra de incentivo para aquele que se dedica a esta ou àquela função de caridade em benefício nosso e do nosso próximo, mas, não deixamos de cobrá-lo se esquecer de executar qualquer de suas atribuições, não somos capaz de reconhecer os progressos realizados por esse ou aquele companheiro no entendimento e divulgação da mensagem espírita, mas, não perdoamos quando comete qualquer deslize doutrinário.

Assim sendo, está mais que na hora de revertermos essa situação, que, antes de tudo, demonstra o quanto ainda somos mesquinhos, invejosos, ciumentos, pequenos em termos de moralidade, conforme nos esclarece o evangelho no texto acima citado, e, procurarmos incentivar e seguir o exemplo de todos esses irmãos que mesmo a custa de grande sacrifício e esforço individual, estão conseguindo superar suas deficiências; e, em vez de fingirmos que não estamos notando seu progresso, procurar dentro de nossas possibilidades, seguir seus exemplos, e ainda, incentivar, e reconhecer a transformação que estão procedendo e alcançando.

Ouçamos, pois, o conselho do benfeitor Emmanuel que nos diz: “Esforcemo-nos por fazer o melhor ao nosso alcance, desde agora, e a perfeição ser-nos-á, um dia, preciosa fonte de bên­çãos, descortinando-nos luminoso porvir”. ³

Que o Mestre de Nazaré nos guarde em sua paz.

Bibliografia:

1) A Gênese, cap. XIII, vv. 54-58)”;

2) Kardec, Alan. O Evangelho segundo o Espiritismo – FEB 112ª edição – Cap. XVII;

3) Xavier, Francisco Cândido - livro: Nascer e Renascer, Cap. 16- ditado pelo Espírito Emmanuel.

(Texto enviado pelo CEHC, São Luis, MA)


RADIO RIO DE JANEIRO PROGRAMAÇÃO

Fundação Cristã-Espírita Cultural “Paulo de Tarso”


Estrada do Dendê, 659 – CEP 21.920-000 – Ilha do Governador – Rio de Janeiro – RJ – Tel/Fax.: (21) 3396-5252 – 3386-1400

operadora da


RÁDIO RIO DE JANEIRO – ZYJ 462 – 1400 KHz AM – 50 KW

Programa: “Falando De Espiritismo”
Coordenação: Martha Baptista

2ªS Feiras – 15 H – Ao Vivo

Direto Do Estúdio-Auditório Geraldo De Aquino Aberto Ao Público Em Geral


“12 Anos – Falando De Espiritismo”

23/06/1997 – 2009
Novembro/2009
02/11“Educação para a morte” Parte III

Expositor: André Luiz Parente
09/11 “As neurociências e a busca dafelicidade”
Expositora: Lúcia Moysés

16/11 “Os Transtornos obsessivo-compulsivos na visão espírita”

Expositora: Deise Puga

23/11 “Francisco de Assis – o amor em ação”

Expositor: Américo Domingos Nunes Filho

30/11 “Mediunidade e Espiritismo”

Expositor: Sergio Fernandes Aleixo

C/C. Srs. Martha Baptista, Gerson Simões Monteiro, Cristina (Jornalismo) Programa Mulher Brasileira/ Programa Manhã Na Rio, Informativo Espírita - Marcelo José, (Técnico) Sérgio Melo, (Programação) William, (Telefone) Sheiia, (Voluntárias) Moema E Dulcimere.


Divulgar Diariamente, Se Possível: Informativo Espírita, Programa Mulher Brasileira, Programa Manhã Na Rio.

(Informação recebida via email pela lista da ABRADE)

ENCONTRO DA USE REGIONAL DE SÃO PAULO DO BLOCO LESTE SÃO PAULO



SE REGIONAL SÃO PAULO

B L O C O L E S T E

S E M I N Á R I O S

SETOR

TEMA A SER DESENVOLVIDO

Administrativo

Administrando a Casa Espírita

Assistência Social

Assistência Social X Assistencialismo

Comunicação

Comunicação na Casa Espírita

Infância

Estruturando o Depto. de Infância Espírita

Livro

Como avaliar uma obra Espírita?

Mocidade

Estruturando o Depto. de Mocidade Espírita

Orientação Doutrinária

Kardec: base segura para o Espiritismo

DATA: 14 DE NOVEMBRO DE 2009 – 14 ÀS 18 HORAS

LOCAL: C.E. BEZERRA DE MENEZES

RUA CAMOMILA, 375- JARDIM HELENA/SÃO MIGUEL PAULISTA

Informações: (11) 2856-2772 ou (11)8074-9663 Rodrigo Prado

Realização: USEs Distritais São Miguel Paulista, Penha, e Tatuapé.

(Informação por email de Regina Bachega)

ENCONTRO SEMETRAL DE ESTUDOS DA DOUTRINA ESPÍRITA SÃO SEBASTIÃO DO PARAISO, MG

ENCONTRO SEMESTRAL DE ESTUDOS

DA DOUTRINA ESPÍRITA

Tema: Serviço de Atendimento Espiritual na Casa Espírita (SATES)

Data: 22 de novembro de 2009 - Domingo

Local: Escola Estadual “Clóvis Salgado”, na Av. Monsenhor Mancini, 435, em São Sebastião do Paraíso

Horário: das 8h30 às 15h30

Valor da Inscrição: R$ 10,00 (para cobrir despesas com alimentação).

Maiores informações:


André Bettoni – (35) 3552-6222 ou 9119-0091

Realização:

AME de São Sebastião do Paraíso e CRE Circuito do Café de Poços de Caldas.

(Informação por email de Andre Luis Bettoni)

PALESTRA NO SEARA ESPÍRITA JOANNA DE ÂNGELIS CAMPINAS, SP

Dia 15 de novembro de 2009 (domingo) – 10:00h

"Parábola do Filho Pródigo: Análise à Luz da Psicologia Transpessoal”

com exposição de

Francisco José Forti dos Santos

Dentista

Trabalhador da Seara Espírita Joanna de Ângelis, Campinas, SP

Local: Seara Espírita Joanna de Ângelis

Endereço: Rua Dr. João Keating, 107 – Botafogo

Campinas – SP

CEP 13070-230

Telefones: (19) 3213-0809 ou (19) 3213-7856

e-mail: searaespirita.angelis@bol.com.br