BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA ORSON PETER CARRARA


ORSON PETER CARRARA



Entrevista com Orson Peter Carrara, residente em Matão, SP, que nos fala sobre sua vida e sua atuação no Movimento Espírita, como escritor e orador. Por: Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



Orson, faça-nos sua apresentação por favor

Sou natural de Mineiros do Tietê, na região de Bauru, no interior de São Paulo, onde nasci no dia 10 de março de 1960, sendo filho de Roberto Pasqual Carrara e Genoefa Altemari Carrara. Casado com Neuza Marana há 27 anos, sou pai de três filhos: Cíntia (24), e os gêmeos Cássio e Alexandre (21). De família espírita, desde criança estive envolvido com o Centro Espírita Francisco Xavier dos Santos (fundado em 1923 e com vários deptos de atuação em atividade), que presidi por três gestões. Presidi também o Lar Espírita José Gonçalves (internato para idosos e depto. do referido Centro Espírita) e a USE REGIONAL JAU, com ampla atividade de integração. Há dez anos resido em Matão, no interior paulista, dedicando-me com afinco como escritor e palestrante espírita.



Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Não concluí o curso superior. Cursei dois anos de Economia na Instituição Toledo de Ensino, de Bauru, mas não concluí. Profissionalmente, após bom período de aprendizado na área contábil e administrativa, durante 8 anos da adolescência e início da juventude, ingressei na carreira administrativa do Banco do Brasil, onde permaneci por 19 anos. Saí do quadro do Banco em 2000 e assumi as funções de Assessor de Imprensa da Casa Editora O Clarim, onde atuei por quase 6 anos, até meados de 2006. Em seguida, passei pequeno período pela Candeia Distribuidora, em Catanduva e, atualmente, atuo profissionalmente como editor da Mythos Books, de São Paulo, trabalhando exclusivamente pela internet, responsabilizando-me pelo selo espírita da citada editora, atualmente (dezembro de 2009) com mais de 50 títulos já publicados.



Como se iniciou no Espiritismo e como tem atuado no Movimento Espírita?

Nasci em família espírita, pois meu avô já era espírita. Além da influência de meus pais, atuantes no movimento espírita, recebi grande influência de meu tio Pedro Carrara que, guardadas todas as devidas proporções, pode ser considerado o Kardec da região, face à sua atuação dinâmica e consciente de verdadeiro espírita. Motivado pelo exemplo de meus pais, sempre envolvidos com a divulgação espírita, e pela coerência doutrinária do tio Pedro, passei a atuar no movimento de jovens. Isso ocorreu a partir de 1974, quando eu estava na faixa dos 14 anos e uma alegria imensa tomou conta de mim, como se eu tivesse me encontrado. Não parei mais. A experiência nas atividades da juventude levou-me à atuação madura e consciente na idade adulta. Foi na juventude que estudei toda a série André Luiz e as obras da Codificação, que, aliás, continuo estudando, face ao caráter inesgotável de seus ensinos. Entusiasmado com o conhecimento que ia adquirindo, iniciei a elaboração de artigos e a proferir palestras e não parei mais. Publiquei livros e atuo também na organização de jornadas de palestras para outros palestrantes, na integração das casas, algo que muito me alegra.



O que acha do Movimento Espírita na atualidade?

Dinâmico, atuante. Considero, porém, que é preciso libertar o movimento de atitudes e posturas que condicionam o público e mesmo muitas instituições. Observa-se muito trabalho por toda parte, mas também iniciativas místicas que podem ser dispensadas. Em muitos lugares o passe tem prioridade sobre o conhecimento, o que é um equívoco.

Não é o passe que liberta, mas sim o conhecimento e este precisa ser transmitido com firmeza, segurança e ter prioridade justamente para formar o espírita consciente. Nada contra o passe, mas o que quero dizer é que a transmissão do conhecimento tem prioridade nas atividades e, infelizmente, vemos muito o contrário acontecer.


Quais os livros que escreveu?

São oito até o momento:

1) CAUSA E CASA ESPÍRITA, de 1999 (esgotado);

2) ESPÍRITOS – QUEM SÃO? O QUE FAZEM? ONDE ESTÃO? POR QUE NOS PROCURAM? (2007);

3) MÉDIUNS – QUEM SÃO? ONDE ESTÃO? COMO ATUAM? POR QUE POSSUEM A FACULDADE MEDIÚNICA? (2008);

4) ONTEM E HOJE COM KARDEC: SEMPRE ATUAL, em parceria com Rogério Coelho e em homenagem aos 150 anos da REVISTA ESPÍRITA, de 2008 (esgotado);

5) REENCARNAÇÃO – O QUE É? COMO OCORRE? PARA QUE SERVE? SERIA CASTIGO, RESGATE OU OPORTUNIDADE? (2009);

6) ARENA DE CONFLITOS, em parceria com Wellington Balbo (2009);

7) POR QUE ADOECEMOS? (livreto), previsto para janeiro de 2010;

8) A ALMA DO ESPIRITISMO, no prelo.



Como tem atuado na tribuna espírita?

Gosto muito de falar em público, de interagir com a platéia. É algo que muito me agrada e tenho procurado desenvolver os temas que elaboro, sempre à luz do pensamento espírita, para apresentá-los com entusiasmo, alegria e firmeza. Procuro sempre transmitir esperança ao público ouvinte. Para isso utilizo o tempo das palestras, intercalando-o com recursos áudio-visuais, além da fala propriamente dita, e da integração com as pessoas. Isso tem trazido bons resultados.



E quais os temas preferidos?

Procuro apresentar temas que atinjam o coração do ouvinte, de forma a levar-lhe alegria e esperança, além das abordagens que igualmente levem ao raciocínio de fatos do cotidiano analisados à luz do pensamento espírita, justamente para contribuir na assimilação dos princípios espíritas.



E você tem viajado muito? Em quais estados e países já esteve?

Sim, tenho viajado muito. Já estive nos estados do RIO DE JANEIRO, BAHIA, PARANA, RIO GRANDE DO SUL, MINAS GERAIS, PERNAMBUCO, MATO GROSSO DO SUL, além de praticamente todo o estado de São Paulo. Estive também em três países africanos: Moçambique, Angola e África do Sul. O fato de trabalhar em casa tem facilitado os constantes deslocamentos.


E o trabalho de organização de jornadas de palestras?

Esse trabalho é muito rico, face aos intercâmbios com amigos de todos os lugares. Organizamos sequências planejadas de palestras para alguns amigos do movimento espírita. Tal organização dilui os custos de viagem e proporciona que bons palestrantes visitem muitos lugares.



O trabalho de editor traz-lhe alguma experiência em especial?

Traz a principal delas: selecionar obras com conteúdo genuinamente espírita e que, portanto, não agridam os princípios espíritas. Isso tem me trazido muitas alegrias porque a leitura prévia dos originais, onde o trabalho pede muitas vezes alteração, inclusão ou exclusão de trechos do texto, capacita-me para divulgá-las amplamente posteriormente, depois de editadas. Aliás, divulgar obras de várias editoras é outro trabalho que gosto muito de fazer. O público nem sempre tem acesso a verdadeiras jóias da literatura espírita e temos procurado motivar a divulgação de obras, de diferentes editoras, para o público em geral, face ao conteúdo que apresentam.



Nessa abordagem tem alguma sugestão ao leitor?

Várias sugestões. Dentre elas, tenho procurado divulgar bastante a obra magistral de Yvonne do Amaral Pereira, incomparável sob todos os aspectos. Dentre as obras cujos originais tive a oportunidade de ler os originais antes da publicação, não posso deixar de sugerir aos leitores que conheçam notáveis obras recém lançadas pela Mythos:

a) Música para evolução do Espírito, de Gutemberg Paschoal da Silva = trata-se de profundo trabalho de pesquisa sobre a arte musical, com depoimentos, entrevistas, informações históricas e científicas sobre a música, além dos excelentes destaques doutrinários. Trata-se de uma obra preciosa;

b) Respostas que a vida traz, de Ângela Morais = trata-se de uma obra de contos compactos, uma para cada capítulo de O Evangelho Segundo o Espiritismo, na mesma ordem dos capítulos do citado livro. Uma obra encantadora;

c) Experiências no mundo espiritual, de Alaor Borges e ditado pelo Espírito Kelvin Van Dine. O conhecido autor espiritual que, há mais de 30 anos, trouxe o inesquecível livro Técnica de Viver pelo médium Waldo Vieira, retorna agora com o excelente livro. Através de pequenos contos de situações do cotidiano, apresenta reflexões de profundidade ao leitor, agradando pelo impacto da conclusão. Muito recomendado para palestrantes e coordenadores de estudos.

São lançamentos recentes e gostaria de deixar indicados ao leitor, justamente pela qualidade das obras.



Você tem site e email para contato?

Sim, por gentileza de amigos, está a disposição o site: www.orsoncarrara.rg3.net , o blog http://orsonpetercarrara.blogspot.com/. O e-mail para contato é orsonpeter@yahoo.com.br



O que você diria aos amigos do Movimento Espírita?

Que prossigam, que prossigamos, trabalhando! É preciso continuar. Todos temos recebido muito da grandeza da Doutrina Espírita. Por mais que façamos isto ainda será pouco diante do tanto que recebemos em bênçãos de conhecimento, convivência e aprendizados. A grandeza da literatura espírita, as alegrias do movimento espírita e as bênçãos dos aprendizados devem nos motivar a todos a essa continuidade de atuação para que o conhecimento leve ânimo, coragem, alegria, esperança por toda parte. Minha gratidão aos amigos em toda parte.







FOTOS: Orson com a esposa Neuza; autografando um de seus livros; em palestra na cidade de Araçatuba interagindo com o público; entrevista para Nelson Custódio, na Rádio Bandeirantes AM, Araçatuba. Abaixo capas de alguns de seus livros.


0 comentários: