BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 17 de janeiro de 2010

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA ADILTON PUGLIESE


ADILTON PUGLIESE



Entrevista com Adilton Pugliese, residente em Salvador, BA, que nos fala sobre sua vida e sua atuação no Movimento Espírita, como escritor, orador e colaborador da Mansão do Caminhão, entidade fundada e dirigida por Divaldo Pereira Franco. Por: Ismael Gobbo igobi@uol.com.br



Adilton, poderia nos falar de suas origens?

Nasci em Salvador, Bahia, em 4 de março de 1944. Meus pais, já desencarnados, são Semiramis Santos Pugliese e Aimone Pugliese. Sou casado com Jucinara Souza Pugliese desde 3 de fevereiro de 1973 e tenho três filhos: Vanessa Souza Pugliese (34), Lívia Souza Pugliese (32) e Ramon Souza Pugliese (27). Email: santospugliese@hotmail.com



Desde quando e como se tornou espírita?

Desde 1975, estimulado pelo meu querido pai, Aimone Pugliese, a ler O Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. A partir daí, ingressei nas atividades do Centro Espírita Cristo Redentor, fundado em 1958, onde ocorreu a minha “iniciação” ao Espiritismo, sob orientação do irmão e amigo Juventino Ferreira de Souza.



Qual a sua formação acadêmica?

Sou técnico em contabilidade. Fiz cursos universitários não-concluídos de administração de empresas e ciências contábeis. Em decorrência de atividade bancária que exerci durante 30 anos especializei-me em administração de RH, com ênfase em T&D. Estou aposentado das atividades profissionais desde 1993.



De que forma tem atuado no Movimento Espírita?

Atuei mais diretamente quando exerci o cargo de presidente da FEEB/Federação Espírita do Estado da Bahia (1991 a 1994). No momento participo eventualmente de atividades federativas promovidas por aquele órgão (encontros, congressos, etc.), além de realizar palestras e seminários em casas espíritas de Salvador.

Escrevo artigos para Reformador (da FEB), RIE/Revista Internacional de Espiritismo e Revista Presença Espírita (do Centro Espírita Caminho da Redenção) e Revista Eletrônica O Consolador.



Sabemos que você é muito próximo do médium Divaldo Pereira Franco e da entidade Mansão do Caminho. Como isto aconteceu e quais as tarefas que desenvolve na casa?

Iniciei atividades no Centro Espírita Caminho da Redenção (Mansão do Caminho), como voluntário, a partir de 01 de agosto de 1994, ali sendo recebido, fraternalmente, pelas mãos generosas e abnegadas de Divaldo Franco e de Nilson Pereira, integrando-me, aos poucos, em suas amplas tarefas, seguindo a sábia liderança dos referidos queridos amigos. No momento, coordeno, juntamente com minha esposa, Ju, o Setor de Pessoal. Oriento, também, as tarefas do Departamento Doutrinário, que congrega as atividades: mediúnica, atendimento fraterno, programação doutrinaria e de grupos de estudo (vejam o site www.mansaodocaminho.com.br). Coordeno ainda a reunião Conversando sobre Espiritismo, que é realizada desde 11 de setembro de 1997, às quintas-feiras (20h), com a presença de Divaldo Franco, quando se encontra em Salvador. Em 2010, nessa reunião, estaremos estudando todos os livros da Série Evangélica do Espírito Amélia Rodrigues, psicografados pelo médium Divaldo Franco.



Poderia nos falar dos livros de sua autoria e do que tratam?

a) Publicados pela LEAL/Livraria Espírita Alvorada Editora, com Direitos autorais cedidos em benefício das obras sociais da Mansão do Caminho:

1 – A OBSESSÃO: INSTALAÇÃO E CURA: Compilação de textos sobre a temática, de autoria de Allan Kardec e de obras do Espírito Manoel Philomeno de Miranda, psicografadas pelo médium Divaldo Franco. Há também um capítulo sobre O Centro Espírita e a Desobsessão, de autoria da Equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda. Este livro está em sua 6ª. edição.

2 - OS ANJOS GUARDIÃES SEGUNDO O ESPIRITISMO – Textos envolvendo o tema, com base nas tradições religiosas e esotéricas e oferecendo o entendimento do Espiritismo acerca do assunto, com respaldo nos estudos realizados por Allan Kardec.

3 – REUNIÕES DOUTRINÁRIAS E MEDIÚNICAS NO CENTRO ESPÍRITA – Planejando e Organizando com Qualidade (escrito em conjunto com a Equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda) – Abordagem de cunho operacional, que visa oferecer às Casas Espíritas sugestão de procedimentos para obtenção de resultados positivos na divulgação do pensamento espírita e na realização das reuniões de intercâmbio.


4 – ALLAN KARDEC E O CENTRO ESPÍRITA – Apresenta informações sucintas sobre a Doutrina Espírita e, em especial, no que se refere à unidade fundamental do Movimento Espírita, tão cuidadosamente considerada pelo Codificador do Espiritismo, Allan Kardec.


5 – RECONHECIMENTO A ALLAN KARDEC – Em parceria com o confrade Álvaro Chrispino contém mensagens extraídas de obras psicografadas pelo médium Divaldo Franco, de autoria de Vianna de Carvalho e outros Espíritos, onde abordam temas em torno da vida do Codificador, Allan Kardec, e sobre O Livro dos Espíritos.


6 – O ESPÍRITO AZUL – Trata-se da primeira coletânea de artigos do autor, com 36 textos, que foram publicados em Reformador, na RIE e na Revista Presença Espírita. O título é uma referência à história de Léon Denis e do seu Espírito Protetor, conhecido como Espírito Azul, narrada no livro.

7 – O LIVRO DO DESTINO (no prelo) – Segunda coleção de crônicas espíritas, do autor, a publicar.


(b) - Publicação do autor:


1 – REFLEXÕES EVANGÉLICAS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA – Trinta e quatro textos de autoria do autor onde faz reflexões sobre passagens evangélicas à luz dos ensinos espíritas, contidos, sobretudo, em O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec.


Como são as atividades doutrinárias na Mansão do Caminho?

Palestras públicas às terças e sábados (20h) e domingos (16h). Reunião pública Conversando sobre Espiritismo, quintas-feiras, 20h, com co-participação do público através de perguntas escritas. Grupos de Estudos, às quartas-feiras, 19h. Evangelização Infantil, Juventude Espírita e Grupo de Pais, aos domingos pela manhã. Atendimento Fraterno, com pequenas palestras e passes, diariamente, pela manhã e pela tarde. Seminários e Workshops realizados pelo médium Divaldo Franco.



E as de Assistência e Promoção?

Social: através da Caravana Auta de Souza, atende mais de 300 famílias; Casa da Cordialidade, em parceria com o Lar Fabiano de Cristo atende a famílias carentes, incluindo crianças, adolescentes e adultos; Centro de Saúde J. Carneiro de Campos, com vários atendimentos especializados, inclusive através do Projeto Saúde Integral. Enxovais Meimei fornece cerca de 800 enxovais por ano. O Grupo de Ação Comunitária Lygia Banhos ajuda a diversos segmentos carentes da comunidade.

Educacional: Através da Escola Jesus Cristo, fundada em 1951 (1.100 alunos, distribuídos em 30 classes, da 1ª. à 8ª. série) e da Escola Allan Kardec, fundada em 1965 (380 alunos do ensino fundamental). Escola de Educação Infantil Alvorada Nova, fundada em 1957 (150 crianças de quatro a seis anos) e Creche A Manjedoura (150 crianças de dois meses a três anos). A Escola de Informática atende cerca de 580 alunos/ano.



Para os que queiram conhecer pessoalmente a Mansão do Caminho qual a orientação?

As visitas ocorrem de segunda a sexta-feira, pela manhã e pela tarde. Informações no site www.mansaodocaminho.com.br ou e-mail visita@mansaodocaminho.com.br



Como tem visto o movimento espírita da atualidade?

De forma positiva, observando o seu crescimento em volume, através de eventos, encontros, congressos, etc., bem como por meio de sua qualificação, graças aos esforços da FEB/Federação Espírita Brasileira e das demais federativas, ao possibilitar estímulo à capacitação dos trabalhadores espíritas, à qualidade editorial e doutrinária das obras espíritas. As ações do CEI/Conselho Espírita Internacional e o surgimento crescente de novas Casas Espíritas, no Brasil e no Mundo, graças, sobretudo, ao esforço estimulador do médium Divaldo Franco, demonstram a fase alvissareira do Movimento Espírita.



Algo mais que queira acrescentar?

Expressamos ao querido irmão Ismael Gobbo nossa gratidão pela oportunidade destes comentários, parabenizando-o pela iniciativa da criação do site Notícias do Movimento Espírita, que nos possibilita o acompanhamento dos diversos eventos espíritas nacionais e internacionais, além de instrutivas e ilustradas páginas de conteúdo doutrinário. Deus o abençoe, Ismael!












FOTOS: ADILTON PUGLIESE E DIVALDO PEREIRA FRANCO NA MANSÃO DO CAMINHO (2009); DIVALDO CUMPRIMENTA ADILTON E ESPOSA NO CONGRESSO ESPIRITA BRASILEIRO (BRASILIA 2007); ADILTON PUGLIESE E MARIO SERGIO EM SEMINÁRIO NA CIDADE DE SALVADOR (2009)E CAPAS DE ALGUNS DOS LIVROS DE ADILTON.

1 comentários:

Augusta Regina disse...

Admiro muito esta pessoa amável, educada e cordial pelo seu trabalho, pelas tarefas exercidas em favor do bem estar de muitos.Desejo que ele e toda sua família, continue sendo abençoado por Deus. Augusta Regina