BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 27 de fevereiro de 2010

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA ARY BRASIL MARQUES

ARY BRASIL MARQUES



Entrevista com Ary Brasil Marques arybrasilmarques@uol.com.br, que nos fala sobre sua vida em família, sua atuação na Casa Espírita, no Movimento Espírita, na oratória e como escritor. Por Ismael Gobbo igobi@uol.com.br


Ismael Gobbo: Poderia nos fazer sua auto-apresentação?

Sou Ary Brasil Marques. Nasci em 7 de setembro de 1928 na localidade de Movimento, pertencente à cidade de Areado, Estado de Minas Gerais. Sou filho de Edmundo Marques e de Maria da Conceição Maciel Marques. Meu pai foi ferroviário na Rede Mineira de Viação, e também trabalhei como telegrafista na mesma empresa ferroviária, em minha mocidade. Vim para São Paulo em 1950, e meu trabalho em diversas empresas foi o de contador. Tive um escritório de contabilidade chamado Escritório Contábil ABM e um outro chamado Equipe Organizações Reunidas S/C, na cidade de Santo André. Sou casado com Maria José Cezarini Marques há mais de 54 anos. Nosso casamento ocorreu em 4 de dezembro de 1954. Tivemos 4 filhos: Alfredo, Paulo César, Eliana e Ailton. Nosso filho Alfredo foi chamado ao plano espiritual bem cedo, com 45 anos. Deixou-nos dois netos adoráveis, Rodolfo Henrique e Juliana, agora moços e bem encaminhados. Paulo César é casado com Alessandra Rossi, e tem uma filha já moça, Ana Paula. Eliana é separada e vive conosco com uma filha maravilhosa, Ana Elisa, ingressando agora na Faculdade. Ailton também separado, tem dois filhos maravilhosos, Victor e Gabriela, ambos mocinhos. Com 81 anos, continuo ativo, embora aposentado.



Como conheceu o Espiritismo e desde quando?

Conheci o Espiritismo na década de 40, através de minha tia Lourdes, irmã de minha mãe. Tia Lourdes, por insistência de minha avó Umbelina, levou-a a um centro espírita na Capital Paulista para tomar um passe. Não conhecia ninguém lá, mas presenciou um fenômeno de um desenho de meu avô feito por um médium desconhecido, desenho esse dado de presente à minha tia, que na época não acreditava e tinha medo. O desenho, comparado a fotografias de meu avô, pai de tia Lourdes, de nome João Noronha Maciel, era de uma semelhança absoluta. Tal fato levou minha tia a estudar a doutrina, e por meio dela toda a família acabou espírita.



Descreva-nos a sua trajetória no Movimento Espírita.

Participei ativamente da União da Mocidade Espírita de Santo André, como secretário, como expositor, como organizador. Sou fundador da casa que freqüento, Grupo Espírita Joanna de Angelis, de Santo André. Fui presidente da casa por duas vezes. Participei de reuniões práticas, sou expositor na casa e em várias casas de toda a região do ABC. Fiz parte da USE de Santo André, desde a sua fundação. Participei ativamente da Instituição Assistencial Nosso Lar, abrigo de velhos de Santo André, como conselheiro.



Quais as atividades no Joanna de Angelis?

Sou dirigente do Grupo Espírita Joanna de Angelis, de Santo André.

Atualmente faço apenas palestras eventuais e dou aulas nas escolas da casa. No passado, trabalhei lá como entrevistador de pessoas carentes, fui secretário e presidente da casa.



Como andam as palestras e os artigos que escreve?

Continuo fazendo palestras nos centros da região, como também na cidade de Fortaleza onde costumo ir, pois meu filho Paulo César mora lá.

Escrevo um texto por semana, texto esse distribuído na Internet por amigos.



Quais as lembranças mais marcantes de sua vida espírita?

Como espírita, já participei de reuniões pelo país inteiro. Tive oportunidade de participar de reuniões de efeitos físicos, com materializações e voz direta dos espíritos. Tenho em casa um presente recebido dos espíritos, um disco enrolado. O disco antigo, de vinil, guarda suas estrias e o nome da música. Esse fenômeno e outros servem para convencer incrédulos, embora em minha opinião os espíritos hoje não precisam nos provar nada, e o importante é a mensagem de ajuda que eles nos dão para nos levar ao caminho do amor.



Acha que vai bem o Movimento Espírita? O que destacaria de positivo ou negativo?

O movimento espírita tem muita coisa boa, mas infelizmente ainda precisa caminhar muito para atingir a unificação dos corações e o respeito aos companheiros. Somos humanos, espíritos em evolução e não temos todos o mesmo grau de conhecimentos. É natural que haja divergência de opiniões, segundo a posição evolutiva de cada um de nós. Respeitar e amar o semelhante fará com que o movimento espírita aumente sua influência junto a população e ajudará a construção de uma nova sociedade, a civilização do terceiro milênio. Será o início do planeta de regeneração que virá e que todos almejamos alcançar.



Ismael Gobbo: Algo mais que queira acrescentar.

Ary Brasil Marques: Desejo a todos os leitores um estado de espírito cheio de paz, de esperança, de tranqüilidade e de amor aplicado. Somos todos filhos de Deus e responsáveis por um mundo novo. Que o Pai de Amor e de Bondade ilumine a todos.



Os textos de Ary Brasil Marques podem ser acessados em

WWW.larbomrepouso.com.br



Livros: Movimento Espírita do Grande ABC

Em busca da verdade (a venda no Grupo Espírita Joanna de Angelis, de Santo André)

Bibliografia por Assunto

Galeria dos Espíritas do Grande ABC

Caso você achar oportuno, dar o meu email

arybrasilmarques@uol.com.br

Grato, um abraço








FOTOS: ARY EM PALESTRA; FALANDO NO C.E. JOANNA DE ANGELIS com a esposa Maria José sentada e Regina Mendes; ESCREVENDO; DIRIGINDO REUNIAO Lions Club Santo André Parque; COM A ESPOSA; ARY com Jurandir, fundadores, na festa de comemoração dos 50 anos do Abrigo Nosso Lar, de Santo André; com a familia na rua VERA CRUZ

0 comentários: