BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 27 de fevereiro de 2010

JESUS E A MORAL ESTRANHA

Ary Brasil Marques

O Evangelho Segundo o Espiritismo nos ajuda a entender os ensinamentos de Jesus, esclarecendo as possíveis dúvidas em relação ao emprego de palavras que teriam sido pronunciadas pelo Mestre e que aparentemente contradizem os seus preceitos de amor incondicional ao próximo.

No Capítulo XXIII denominado Moral Estranha, Jesus nos transmite uma mensagem conclamando seus seguidores a odiar o pai, a mãe, a mulher, os filhos, os irmãos e as irmãs e mesmo a própria vida como condição indispensável para ser seu discípulo.

Essa afirmação contraria fundamentalmente a todos os ensinos que nos deu Jesus, que sempre deu como base maior a regra do amai-vos uns aos outros, e que em toda sua luminosa trajetória cultuou e exemplificou esse amor.

No Capítulo em questão, os espíritos esclareceram a Kardec e a todos nós com referência a essa aparente contradição. Eles nos mostram que os Evangelhos foram escritos muitos anos depois da partida do Mestre, e que suas palavras sofreram as naturais deformações pela sua tradição oral e pelas diferenças de idiomas da época, depois de sucessivas traduções.

As palavras non odit em latim, e Kai ou misei em grego, não significavam odiar, mas amar menos.

Jesus, com sua palavra, jamais mandou alguém odiar aos pais e irmãos, mas simplesmente aproveitou a oportunidade para estabelecer como mais importante que o amor terreno era o amor a Deus e a busca do caminho de luz, seguindo-o.

O mesmo ocorre quando ele disse para deixar aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos. Jesus quis comparar os cuidados materiais necessários ao cuidado de enterrar os mortos, com um procedimento muito mais importante que é o de buscar o caminho da verdade e de Deus.

Em várias ocasiões, a tradução de palavras ao pé da letra deram a impressão de contradição de Jesus, o que jamais ocorreu.

A célebre frase de nosso Mestre de que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus é outro erro decorrente do uso inadequado de palavras. Camelo no idioma da época era significação de Cabo, e não do animal Camelo.

Ora, Jesus quis mostrar que passar um cabo pelo fundo de uma agulha era muito difícil, em razão da grossura do cabo, e comparou essa dificuldade com a dos ricos em razão dos perigos a que tinham para vencer o egoísmo e o orgulho a que eram induzidos pelo poder e pelo dinheiro.

Procurando analisar com cuidado os ensinamentos de Jesus poderemos entender sua grande missão de nos mostrar o caminho da perfeição.

SBC, 25/02/2010.



0 comentários: