BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 12 de março de 2010

Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo, MG

Referência obrigatória para quem quer conhecer a obra do médium


Antônio Roberto Fontana


Foi inaugurada em 2 de abril de 2006, às 16h, na cidade de Pedro Leopoldo (MG), a Casa de Chico Xavier. Transformada pela Fundação Cultural Chico Xavier num dos principais pontos do roteiro Caminhos de Luz Chico Xavier, ela é referência obrigatória para quem quer conhecer a obra do médium mineiro, abrigando lembranças do período em que Chico permaneceu em sua cidade natal, onde viveu de 1910 a 1959.

A residência, reformada para abrigar o centro de referência, foi adquirida por Geraldo Lemos Neto, de Belo Horizonte (MG), que, durante mais de duas décadas, manteve estreita amizade com o médium. Contendo uma suite fotográfica, uma exposição dos quase 447 livros psicografados por Chico e dos quase 190 livros já editados sobre a sua vida e obra, ela abriga também objetos pessoais, cartas, anotações e documentos de quando o médium ali residiu, de 1948 a 1959.

O quarto de dormir de Chico encontra-se tal qual era. A reforma ampliou o espaço onde foram realizadas maravilhosas reuniões e recebidos pelo médium vários livros através da psicografia, transformando-o no auditório Zeca Machado, com capacidade para abrigar até 100 pessoas, além da sala de passes Neném Aluotto.

Embora toda reformada, ampliada em alguns pontos para poder receber a visitação do público, o imóvel mantém a mesma características originais, como era desejo do próprio Chico.


Evento

Representantes de várias entidades estiveram presentes à inauguração, entre eles Marta Antunes de Moura, diretora e representante da Federação Espírita Brasileira (FEB); Marlene Rossi Severino Nobre, presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil; Weimar Muniz de Oliveira, presidente da Federação Espírita do Estado de Goiás; Bady Raimundo Curi, presidente do Centro Espírita Luz, Amor e Caridade, e Ivanir Severino Silva, representante da Fraternidade Espírita Cristã Francisco de Assis, ambos de Belo Horizonte (MG); Célia Diniz, presidente do Centro Espírita Luiz Gonzaga; Jhon Harley Madureira Marques, presidente do Grupo Espírita Sheilla; e Cleiton Resende, presidente da Aliança Municipal Espírita; todos de Pedro Leopoldo (MG). Várias autoridades do município também participaram da inauguração, como o vereador Osmar Costa, presidente da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo.

Marta Antunes de Moura, diretora da FEB, abriu a reunião com uma prece de gratidão ao querido médium e, em seguida, falou como representante do presidente da FEB, Nestor João Masotti, expressando o carinho e a amizade dedicados ao estimado Chico Xavier. Geraldo Lemos Neto discorreu sobre o objetivo da iniciativa de manter sempre viva a memória sobre a vida e a obra do querido médium, considerado por todos como verdadeiro apóstolo de Jesus Cristo, nas tarefas do Consolador que lhE revive hoje os ensinamentos do Cristianismo primitivo pela Doutrina dos Espíritos.

Cidália Xavier de Carvalho, irmã de Chico Xavier, residente em Pedro Leopoldo (MG), falou com muita beleza e saudade sobre o inestimável irmão e seus exemplos de renúncia e abnegação em favor do próximo, momento de especial emoção. Wanda Amorim Joviano, filha de Rômulo Joviano, chefe de Chico na Fazenda Modelo, discorreu sobre a organização do Livro Sementeira de Luz, lançado na mesma tarde, contendo mensagens ainda inéditas recebidas pelo Chico do Espírito Neio Lúcio nas reuniões do Grupo Doméstico Arthur Joviano, realizadas no lar de seu pai, entre 1935 e 1949. Essas reuniões foram realizadas sempre às quartas-feiras, quando Arthur Joviano, seu avô paterno, desencarnado em 14 de dezembro de 1934, passou a se comunicar, identificando-se como sendo o espírito Cneius Lucius, personagem dos romances recebidos pelo querido amigo, como 50 Anos Depois e Renúncia. Essas mensagens permaneceram em seu poder, por recomendação do Chico, esclarecendo que somente deveriam ser publicadas oportunamente.

A reunião foi encerrada por Marlene Nobre, com sentida e vibrante prece, agradecendo a Jesus pela presença do querido e estimado amigo, Chico Xavier, no plano físico como autêntico missionário de Jesus e legítimo continuador da obra de Allan Kardec. Um grupo de amigos finalizou a reunião com alguns números musicais.


Sementeira de Luz

Após a inauguração, Wanda Joviano autografou o livro Sementeira de Luz, lançado pelo Vinha de Luz – Serviço Editorial da Fraternidade Espírita Cristã Francisco de Assis, de Belo Horizonte (MG), e cujos direitos autorais foram cedidos à manutenção das atividades filantrópicas e educativas do Lar Espírita André Luiz, de Petrópolis (RJ).Ele foi fundado em 3 de Janeiro de 1960, por Suzana Maia Mousinho, a pedido de Chico Xavier.


Visitação

A Casa de Chico Xavier está à disposição do público para visitas, de terça a domingo, das 10h às 13h e das 15h às 19h. Aos domingos, às 18h, sempre será realizada uma reunião destinada ao estudo do Evangelho de Jesus na ótica da Doutrina Espírita, ou seja, o Culto do Evangelho no Lar, com entrada franca.



* Antônio Roberto Fontana é diretor da União Espírita Mineira










TEXTO E FOTOS DA CASA DE CHICO XAVIER EM PEDRO LEOPOLDO, MG, ENVIADOS PELO COMPANHEIRO DE IDEAL HISTORIADOR E BIÓGRAFO DE FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, GERALDO LEMOS NETO, DE BELO HORIZONTE, MG

1 comentários:

Anônimo disse...

Moro em São Luís - MA. Em recente viagem que fizemos a uns dois países vizinhos, no mês de abril, havia na volta uma parada para irmos a B. horizonte. Quem traçou o roteiro foi me irmão e não me dei conta que dormiríamos em Pedro Leopoldo. Depois de ter ido a Montevideo e a Buenos Aires eu não poderia ter um presente mais relevante: Conhecer a cidade onde nasceu Xico. Fiquei simplesmente agradecido. Fui ao Memorial e a Casa do Xico. Fomos muitíssimo bem recebidos tanto em uma casa como na outra. Nem fui mais a B. Horizonte. Conheci um senhor que recepciona as pessoas na Casa do Xico. Quanta distinçao. Agora ando atrás do telefone da Casa para entrar em contato para agradecer a presteza. Se puderem me ajudar. De agora sou grato. e-mail: rlaune@yahoo.com