BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 27 de maio de 2010

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA ZELINA POINSIGNON


ZELINA POINSIGNON



ENTREVISTA POR CLÁUDIA WERDINE, MADRID, ESPANHA,

PARA NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA


A entrevistada Zelina Poinsignon é uma brasileira nascida no estado de Tocantins e que vive na Europa desde o ano de 1992. Reside presentemente em Luxembourg onde é presidente do Grupo Espírita Allan Kardec naquele país. Iniciou-se no movimento espírita em Luxembourg, no ano de 2002, quando conheceu o médium Divaldo Pereira Franco que, inspirado por Joanna de Angelis, a incentivou a fundar um núcleo espírita no país.


Prezada Zelina, poderia nos fazer sua apresentação pessoal?

Sou brasileira, nasci no Estado do Tocantins, mas morei em Goiânia dos 12 aos 21 anos, quando vim para a Europa. Atualmente moro em Luxembourg na cidade de Esch/Alzette. Sou casada com um Luxembourgeois, Jacques Poinsignon, e tenho dois filhos amados, Reyna e Kim Poinsignon. Trabalhei desde os meus 14 anos de idade e aos 16 anos estagiei na LBA/GO – Fundação Legião Brasileira de Assistência. Aos 16 anos na EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária através de um concurso público. Estudei um ano e meio na Universidade Católica de Goiás freqüentando o curso de FONOAUDIOLOGIA. Meu sonho é trabalhar com crianças deficientes mentais. Atualmente estou sem trabalhar, mais sempre exerci a profissão de empregada doméstica aqui em Luxemboug.


Como e quando conheceu o Espiritismo?

Conheci o Espiritismo no ano de 2000 quando um cunhado veio para Luxembourg e pediu-me que encontrasse um grupo espírita para ele continuar trabalhando, uma vez que era espírita no Brasil. Até então eu nunca ouvira falar na tal doutrina, não conhecia nem de nome Allan Kardec, Divaldo Franco, etc.. Nessa procura, encontramos no ano de 2001 em Liège –Bélgica, a União Espirita Belga. Fomos então e Liège e participamos de uma conferencia realizada por Divaldo Franco. Esse foi o meu primeiro contato com a Doutrina Espírita. Em seguida não consegui tirar da memória a pessoa de Divaldo, embora, naquela ocasião, eu não houvesse gostado nem um pouco dele!

Em 2002, Divaldo me telefona e pede-me para recebê-lo em Luxembourg, o que eu aceitei com imensa alegria, mas com muita preocupação, pois não havia ainda nenhum grupo espírita no país. Reuni então membros da minha família, alguns amigos e fizemos juntamente com Divaldo Franco, Tio Nilson e Claudia Bonmartin, o Evangelho no Lar no salão da minha casa. Esse foi um dia inesquecível. No dia seguinte, Divaldo informa-me que Joanna de Ângelis havia enviado-lhe e que eu deveria começar um grupo espírita no país. O restante vocês devem imaginar.


Poderia nos falar de sua trajetória pelo Movimento Espírita no Brasil e no exterior?

No Brasil não tive a oportunidade de participar de nenhuma tarefa especifica, já que descobri o Espiritismo aqui em Luxembourg. No entanto, desde que começamos um grupo espirita familiar em minha casa no ano de 2002, eu venho me dedicando ao Espiritismo com amor. Integrei-me no movimento espirita da Europa através do apoio que recebi da parte do JEAN PAUL – Presidente da União Espirita Belga e Elsa Rossi – Secretaria do CEI.- Conselho Espirita Internacional.


Quais as atividades que desenvolve no Movimento Espírita?

Todo inicio de trabalho é muito difícil, ainda mais quando temos que fazer a teoria e a prática ao mesmo, como é o meu caso. Desde o inicio começamos a estudar as obras de Allan Kardec e fomos aumentando nossas atividades com o trabalho mediúnico e, atualmente, também com Evangelização Infantil. Nosso querido Divaldo Franco, desde 2002, nos visita anualmente, nos brindando com oportunas conferencias. Ao longo destes anos, também recebemos a visita da Dra. Marlene Nobre, Raul Teixeira, Joselma Coelho, Sergio Thiesen, dentre outros. Em 2005 tivemos a grata satisfação de sediarmos a reunião do Conselho Espirita Internacional.


Quando e porque mudou-se para o exterior?

Como a maioria dos jovens brasileiros, tinha a ilusão de que ir para o exterior era uma grande idéia. Eu tive essa oportunidade em 1992 com a vinda de uma amiga para Amsterdam – Holanda. Meus objetivos eram continuar a minha universidade, o que não foi possível devido à língua e ajudar meus familiares financeiramente.


Conte-nos um pouco sobre o Grupo Espírita Allan Kardec de Luxembourg, sua criação, eventos já promovidos e a serem realizados em 2010.

É importante destacar que o trabalho do Grupo Espirita Allan Kardec de Luxembourg é extremamente voltado ao estudo e vivencia da Codificação. Conforme já contei, o Grupo nasceu em minha casa, com a visita do Divaldo Franco. Tivemos a grande oportunidade de começarmos com o valioso apoio do Divaldo, Jean Paul Evrard e em particular, Elsa Rossi e Nestor Masotti. Este apoio favoreceu sobremaneira à qualidade dos estudos e das atividades desenvolvidas. Baseado nisso podemos dizer que o nosso grupo está caminhando devagar mas seguro, confiantes que poderemos com esforço realizar um bom trabalho no país de Luxembourg e possibilitar a entrada de Jesus nos corações da população Luxembourgeoise, na qual nos consideramos integrados física e emocionalmente. Os Eventos realizados foram os que citamos anteriormente.

Somos bastante ambiciosos, embora não tenhamos pressa e acreditamos que o futuro definirá os rumos, mas, desejamos poder continuar organizando os eventos já realizados e abranger com seminários internacionais, Congresso Medicina e Espiritualidade e quem sabe, bem no futuro, um Congresso Mundial. Por que não sonhar? O nosso objetivo é continuar crescendo e avançando, como instrumentos de Jesus, para que Ele possa fazer da Terra um mundo regenerador através do trabalho de todos nós.


Em sua opinião, qual a importância da Evangelização Espírita Infanto Juvenil e o quais as dificuldades para a implementação desta atividade nos países europeus?

Pessoalmente, tendo recebido uma educação altamente moral e observando o quanto essa educação me salvou, me guiou, me orientou, me sustentou em vários momentos de decisão em minha vida, considero a Evangelização Infantil de extrema importância. Direi mesmo que ela é tão importante quanto à assistência médica e escolar, pois é a base, o alicerce de toda a vida moral e intelectual do ser humano. Começamos a Evangelização Infantil em Luxembourg em setembro de 2007. E desde o inicio tivemos o apoio da Claudia Werdine e Marileia Conde, apoio que agradecemos a Deus, pois sem essas irmãs jamais teríamos colhido os frutos que conseguimos. A maior dificuldade em Luxembourg é a falta de conscientização dos pais em dar prioridade à Educação Moral de seus filhos, ou seja, não se disponibilizam à levá-los ao Grupo Espirita. Temos crianças que choram de vontade de ir à Evangelização, mas a mãe ou o pai não as levam por negligência e por priorizarem ir ao Supermercado, à limpeza da casa, a festa de aniversario da amiga, ou outra, enfim. Como ainda não temos no grupo trabalhadores qualificados para as atividades voltadas à família, fica difícil o trabalho com a criança, pois deveríamos trabalhar com a família também. O País de Luxembourg é um país extremamente democrático, temos o direito a seguirmos qualquer religião, mesmo tendo no país a predominância do catolicismo. Graças à isso, nunca tivemos nenhum obstáculo à realização de nossas atividades, seja com a criança ou o adulto.


Os espíritas radicados no exterior, especialmente em países do primeiro mundo, dizem que a Doutrina Espírita é mais bem aceita a partir das explicações cientificas. Em sua opinião, porque esta preferência pela parte científica do Espiritismo?

Em Luxembourg existe uma coisa curiosa... Eles utilizam a ciência para se permitirem descobrir o Espiritismo, mais no fundo, no fundo, eles estão atrás de consolo, de ajuda.. Eu observo isso sempre que a Dra. Marlene Nobre, Dr. Sergio Thiesen, Divaldo Franco, Raul Teixeira, dentre outros, em suas palestras apresentam as duas partes, científica e religiosa, mas é exatamente na exposição religiosa, moral... o interesse e a emotividade tomam conta do público. Observamos também na qualidade das perguntas que são quase sempre direcionadas a assuntos de ordem moral. Então eu diria que, em Luxembourg, a ciência é apenas o meio pelo qual o cidadão Luxembourgeois, incluindo as nações estrangeiros que vivem aqui, utilizam para descobrir os princípios divinos ou leis morais.


Mas sabemos que é importante estudarmos todos os três aspectos da Doutrina Espírita, o científico, o filosófico e o religioso. Quais as principais dificuldades para abordarmos o aspecto filosófico e religioso no exterior, particularmente em Luxemobourg onde você vive?

A dificuldade que temos em introduzir o aspecto filosófico ou religioso está apenas na forma de apresentação. Temos que tirar a religiosidade e substituir por espiritualidade.


Seus comentários finais.

Agradecemos à oportunidade dessa entrevista e rogamos as bênçãos de Deus para que possamos juntos com todos os irmãos espíritas continuarmos executando a nossa tarefa modesta, aonde fomos chamados a plantar, no momento aqui no país de Luxembourg.










LEGENDA DAS FOTOS: Zelina Poinsignon, Maria Gekeler, Elsa Rossi e Claudia Werdine, na reunião do CEI, em Liege, Béliga, no ano de 2009; irene audi (tradutora); dR: sERGIO tHIESEN; zELINA POINSIGNON – PALESTRA EM LUXEMBOURG 2006; juselma coelho e zelina poinsignon – palestra em luxembourg “ 2010; ZELINA POINSIGNON E JEAN PAUL EVRARD – palestra em luxembourg 2006; junior ( LUXEMBOURG) , cesar perri , victor feria, nestor mazotti, roger perez e charles kempt: vISTA DA SALA ; SEMINARIO EM DENICÉ – FRANCA 2008

0 comentários: