BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 19 de junho de 2010

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPÍRITA NEIVA PAGGIOLI DE CARVALHO



NEIVA PAGGIOLI DE CARVALHO

Foto Ismael Gobbo

ENTREVISTA PARA ISMAEL GOBBO AO NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA


A entrevistada Neiva Paggioli de Carvalho reside na cidade de Ilha Solteira, SP, onde desenvolve trabalho no Centro Espírita Cairbar Schutel, atuando na área de Evangelização da infância e mocidade e em reuniões mediúnicas. Participa do grupo de canto Roda Viva que se apresenta em eventos beneficentes e do movimento espírita.


Neiva faça-nos sua apresentação.

Sou natural de Monte Alto-SP, meu pai Jayme Paggioli é de descendência Italiana e minha mãe Ermelinda Palisser Paggioli, de Minas Gerais. Numa família de seis filhos eu sou a 4ª. Sou casada há 27 anos com Sérgio Luis de Carvalho natural de Bebedouro-SP. Temos três filhos: Larissa com 25 anos, Denisar com 24 e Vinícius com 18 anos.



Desde quando é Espírita e como conheceu o Espiritismo?

Bem, eu era de família tradicionalmente Católica até conhecer o Sérgio, que é de família Espírita desde seus avós maternos. A medida em que o namoro foi se firmando, ele “sutilmente” foi me emprestando romances espíritas e o primeiro que li foi Lídia. Amei, e fui me interessando aos poucos, pois, eu realmente praticava o catolicismo. Aprendi e continuo aprendendo muito com ele e sua família maravilhosa que me acolheu muito bem.


E nova família espírita se formou

Nos casamos em janeiro de 1983 e desde então freqüentamos sempre juntos o Centro Espírita. Vieram os filhos muito queridos que desde bebês cresceram freqüentando o Centro, a Evangelização, Mocidade, participam de campanhas e eventos diversos oferecidos pela Casa. Frequentamos em Brasília a Federação Espírita Brasileira de 1983 a 1985 e em Campinas freqüentamos o Centro Espírita Allan Kardec, onde fizemos parte do grupo de evangelizadores.



E na Ilha Solteira?

Nos fixamos em Ilha Solteira onde atuo no Centro Espírita Cairbar Schutel , fundado em 1976. Há 23 anos eu e minha família freqüentamos esta Casa, passando por diversas atividades. Atualmente faço parte da Diretoria sendo vice-presidente. Participo da reunião de desobsessão como dialogadora, esta atividade me proporciona muito aprendizado com nossos irmãos comunicantes. Faço parte do grupo de Evangelizadores, trabalhando com adolescentes de 12 a 15 anos. Adoro estar com eles, nos reunimos também em minha casa assistindo filmes de temática Espírita e depois discutimos tirando as dúvidas. No momento estamos estudando o livro Nosso Lar e construindo a maquete da Colônia. Antes da estréia do filme em setembro ela já estará pronta! Sempre que possível os envolvo em atividades sociais, visita a asilos etc. Coordeno o Departamento de Promoções e Eventos do Cairbar, sendo realizada anualmente a Feira de Orquídeas Beneficente e 4 promoções de pizzas ao ano . Além de angariar fundos para a Casa, estas atividades reúnem um grande número de voluntários. E também nos confraternizamos 2 vezes ao ano: um a no começo de julho onde realizamos a tradicional festa julhina com direito a dançar Quadrilha Junto com a Mocidade Cáritas, e no final do ano na deliciosa Noite de Massas. São momentos importantes de descontração em que aproveitamos para nos conhecer melhor.



Numa escala de relevância como situaria as atividades na casa espírita?

Ismael entendo que a Evangelização Infanto-Juvenil é a atividade mais importante da Casa Espírita, pois, que é medida profilática contra desvios do caminho na adolescência, mais harmonia no lar, e os evangelizandos de hoje serão os dirigentes de amanhã, preparados para serem exemplos a ser seguidos implantando o bem onde estiverem. O atendimento fraterno é importantíssima tarefa, recepcionando os irmãos que estão chegando à Casa muitas vezes como última tentativa em amenizar as suas aflições. Toda Casa Espírita deve se preparar para essa atividade necessária. As reuniões de Palestras Evangélicas e passes, os cursos como o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, o Curso de Orientação da Mediunidade não podem faltar! Todo Centro Espírita deve desenvolver trabalho na área social, onde temos a oportunidade de praticar o que aprendemos em teoria, exercitando a humildade, desprendimento e cooperação.



Como está enxergando o movimento espírita?

Todos observamos o aumento do número de freqüentadores das casas espíritas, com a ajuda da televisão com novelas de temática espírita e recentemente o filme sobre nosso querido Chico Xavier. Pessoas de todas as religiões assistiram ao filme e gostaram muito. O nobre Chico é altamente respeitado. Observamos também que idéias novas surgem e que não estão de acordo com a Doutrina dos Espíritos tão cuidadosamente estudada e codificada por Allan Kardec. Os dirigentes devem ficar vigilantes e zelar para que não seja permitida a inclusão dessas idéias estranhas à Doutrina Espírita. É muito importante a interação entre as casas da mesma cidade e de outras cidades também, aumentando o intercâmbio e as trocas de experiências que são muito salutares para o crescimento coletivo.



E na região de Ilha Solteira particularmente?

Em Ilha Solteira temos três casas espíritas ligadas a Federação. A sede da Use Regional de Ilha Solteira está instalada no Cairbar, que é presidida pelo Aparecido Augusto de Carvalho, o Sérgio e o Carlos que não medem esforços para integrar as cidades da Regional através de encontros, cursos e escala de palestrantes em que há um revezamento dos oradores nos Centros Espíritas das cidades que compõem a entidade.



Sabemos que você e outros companheiros de Ilha Solteira valorizam muito a música. Fale-nos dessa vocação para a música e sobre o Grupo Roda Viva do qual você também participa.

Em minha família todos tocam algum instrumento musical por hobby, com exceção da minha filha Larissa que escolheu a música como profissão e o piano como seu instrumento. Atualmente ela e o esposo que também é músico (violinista), estão cursando Mestrado em Performance no estado de Wyoming (USA). O Grupo Roda Viva tem cerca de 5 anos, idealizado pelo Sr. João Batista e o Sérgio, preocupa-se com a divulgação da boa música. É um grupo muito alegre, ensaiamos uma vez por semana e cantamos música popular brasileira de qualidade. Nos apresentamos em eventos beneficentes, encontros asilos etc..



Qual a mensagem que deixa aos nossos leitores?

Queridos irmãos de ideal, Deus nos colocou no local em que precisamos estar para o nosso crescimento e cada um pode e deve colaborar com as causas nobres, com a comunidade fazendo o bem sem esperar recompensas, não importando o tamanho da tarefa a ser realizada, mas realizá-la com responsabilidade, com disciplina.



Algo mais que queira acrescentar?

Ismael, penso que o movimento espírita precisa de pessoas entusiasmadas e dinâmicas. Pois a Doutrina Espírita é o próprio motivo a nos entusiasmar, doutrina que esclarece de onde viemos, para aonde vamos e porque estamos aqui, realmente é muito motivadora. Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de conhecer a Doutrina Espírita que me proporcionou elementos necessários para me tornar uma pessoa melhor. Muito obrigada. Gostaria de deixar meu e-mail para futuros contatos de confrades para troca de experiência de atividades realizadas nas casas espíritas. neivapaggioli@yahoo.com.br







LEGENDA DAS FOTOS: FOTO DE NEIVA COM O ESPOSO SÉRGIO E OS FILHOS (ACERVO PARTICULAR); NA CONEAN 2008, EM GUARARAPES (fOTO ISMAEL GOBBO); TRABALHANDO COM EVANGELIZANDOS (FOTOS: ACERVO PARTICULAR); CANTANDO NO RODA VIVA NA ÚLTIMA CONRESPU 06/2010 (FOTO: ISMAEL GOBBO)

OBS: AS FOTOS DO ACERVO PARTICULAR DE NEIVA PAGGIOLI DE CARVALHO SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA Da MESMA

0 comentários: