BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Focalizando o Trabalhador Espírita Américo Luis Sucena de Almeida


Américo Sucena



Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita



O entrevistado, conhecido no Movimento Espírita por Américo Sucena, nasceu e reside na cidade de São Paulo. É orador espírita, trabalha em programas de rádio voltados à difusão do Espiritismo e desenvolve o interessante Projeto Imagem, onde são produzidas histórias ilustradas a partir de obras espíritas. O material é comercializado em CD com um arquivo PowerPoint com a seqüência das imagens e com o resumo em Word.



Américo fale-nos de suas origens e da sua família

Nasci em São Paulo no dia 6 de abril de 1949, e o meu nome de registro é Américo Luís Sucena de Almeida, mas o nome que uso no movimento espírita é Américo Sucena. Meus pais são Bernardino Arantes de Almeida (já desencarnado) e Nisa Sucena Fontes Arantes de Almeida. Tive uma infância feliz entre jogos de bola, andar de bicicleta, jogar botão entre outros. Morei em Araraquara e com a morte de papai em 1958, minha mãe, minha irmã e eu voltamos a São Paulo para morar com meus avós maternos. Estudei no Grupo Antonio J. de Carvalho em Araraquara e no Colégio Paes Leme em São Paulo. Sou engenheiro pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI e trabalhei na CESP de 1973 até 1996, quando me aposentei. Casei-me em 1974 com Mara Marques Sucena de Almeida e tivemos três filhas, pela ordem de nascimento: Renata, Paula e Cláudia.



Você é espírita de berço?

Conheci a Doutrina Espírita em 1965 através do amigo, Luciano Infante Vieira, quando fazíamos o último ano de ginásio juntos. E a partir de novembro de 1966 passei a freqüentar o Centro de Preparação Cristã, na época sob a direção da família Andriolo, no bairro de Santa Terezinha, na zona Norte de São Paulo.



Como tem sido sua trajetória pelo Movimento Espírita?

Só passei a trabalhar no Movimento Espírita em 1996, logo após a minha aposentadoria. A participação no Movimento se limita às palestras, seminários e à participação em programas da Rádio Boa Nova



E a atuação no rádio, TV e imprensa escrita?

A convite do amigo Ivan Franzolim, passamos a colaborar com a Associação dos Divulgadores do Espiritismo de São Paulo – ADE-SP a partir de 1996, onde trabalhamos como Secretário e Vice-Presidente. Nesse ano, a convite de Éder Fávaro, na época responsável pela programação espírita da Rádio Boa Nova, passamos a fazer parte da equipe que conduz até hoje o programa Ação 2000 – A Visão Espírita da Notícia (sábados das 8h às 9h). Em seguida recebemos do mesmo Éder, convite para participar do Conversa Amiga com Você, Mensagem para um Novo Tempo e também para participar de Diálogos Espíritas (domingos das 9h às 10h). Com o desencarne do colega Amilcar Del Chiaro Filho, passamos a integrar a equipe como membro efetivo de Diálogos Espíritas, até hoje.

Na televisão e na imprensa, tivemos contribuições esparsas na forma de entrevistas.



O que nos diz do Projeto Imagem, sua origem e as perspectivas?

O Projeto Imagem teve origem numa grande frustração, no início dos anos 70 tivemos contato com um folheto da Sociedade Espírita Leopoldo Machado, com sede em Santo Antonio da Platina no Paraná. Em 1964, Aldrovando Góes Ribeiro (PR) e Mizael Garbin (Mairinque-SP) se uniram para criar slides ou diapositivos com histórias infantis e palestras. Mizael desenhava e Aldrovando elaborava roteiros e gravava fitas k-7 com as referidas histórias. Fiquei fascinado com a iniciativa de ambos. Na época não tinha recursos para comprar os trabalhos, mas em 1973, já formado, fiz o pedido de todas as histórias de uma vez. Mas não tive resposta, o projeto não deve ter tido sustentação e desapareceu.

Só em 25 abril de 2009 é que tive oportunidade de ter às mãos tal material por iniciativa de André Luiz Andrade Ruiz de Campinas que conseguiu o material com o José Eurípedes. Foi uma grande emoção ter esse material à mão. Cheguei a chorar quase meia hora sem parar.

Nascia (em 1973) então a idéia de um dia fazer imagens para palestras com foco nas obras de André Luiz e Emmanuel. Como eu não tenho habilidades com desenho, a frustração durou (20 anos) até 1993 quando por contribuição de Roque Jacintho, tivemos o contato com o desenhista Rodival Matias, que havia ilustrado a bico de pena, as páginas iniciais de alguns dos livros do escritor.

No ano seguinte lançávamos a primeira história do Projeto Imagem, o Libertação de André Luiz.

Ao longo dos 15 anos do Projeto Imagem contamos com outros três desenhistas: Dina Vargas, Rogério Soud e Mozart Couto. Tivemos também como roteiristas: Celso Ortiz, Mara Sucena e Aglaê Silveira.



Como é composto o material do Projeto Imagem e sua disponibilidade?

O material do Projeto Imagem já foi fornecido em slides e transparências acompanhados de um texto em papel, com o resumo do livro ou dos capítulos ou da história.

Mas atualmente fornecemos o material em CD com um arquivo PowerPoint com a seqüência das imagens e com o resumo em Word.

Acrescentamos a recomendação de que as imagens não sejam divulgadas pela internet, a não ser as poucas que já estão no Site do Projeto Imagem www.projetoimagem.com.br. Por sinal outra iniciativa do André Luiz Ruiz e a contribuição do webdesigner Rafael Stein.

O trabalho começa com uma leitura detalhada do livro que será ilustrado. Uma segunda leitura é feita enquanto começamos a resumir os capítulos e a descrever as cenas que serão levadas a desenho.

Quando o resumo está pronto este e as descrições das cenas são encaminhadas ao desenhista para a elaboração de esboços em preto e branco.

Ao recebermos os esboços, fazemos observações e aprovamos ou não o desenho final. Nessa fase o desenhista faz a coloração em computador (atualmente) e acrescenta também pequenos efeitos como sombras, luzes, auras, fluidos, etc.

Concluído o trabalho ele é encaminhado à Editora que detém os direitos autorais do livro para aprovação.



As Casas Espíritas precisam se adequar com relação a aparelhagem de som e equipamentos de projeção?

Seria interessante que as casas que adquirem ou que convidam palestrantes para falar das obras já ilustradas pelo Projeto Imagem, tomassem certas providências nesse sentido. Deixarem a parede de fundo branca ou comprarem uma tela. A parede é mais interessante por que não têm necessidade de grandes manutenções a não ser uma pintura a cada 5 anos e por ser maior que a tela. A parede também precisa estar livre de quadros, arandelas, interruptores, etc. A maioria dos projetores conseguem projetar até 7m. de diagonal, mas 2m de diagonal já dá uma boa imagem. A partir de 60 pessoas na sala, o som também passa a ser importante, microfones, caixas acústicas e amplificadores precisam ser escolhidos com o cuidado de um profissional da área. Em tempos de cinema, com os títulos já disponíveis Minha Vida na Outra Vida, Bezerra de Menezes, Chico Xavier e em breve Nosso Lar, a casa espírita pode e deve oferecer a apresentação de filmes e precisa estar preparada para isso.



Quais os temas de suas palestras e seminários mais requisitados?

A Reencarnação de Segismundo (episódio do Missionários da Luz – cap 12, 13 e 14) – 1h

Desencarnação (episódios do Obreiros da Vida Eterna – capítulo 11 a 20) – 1h

Nosso Lar – 1h

Entre a Terra e o Céu – 1h

Falando com os Espíritos (seminário em 5 módulos) – 9h



Achamos interessante o “Falando com os Espíritos” onde você aborda a forma de contatar os desencarnados nas reuniões mediúnicas. Poderia nos fazer uma síntese?

O livro conta um pouco da experiência pessoal ao longo de 40 anos em atividades de atendimento a espíritos necessitados. O livro divide o atendimento em fases(1): recepção, histórico, proposta e encaminhamento além de examinar quatro alternativas de necessidades: espíritos minimamente necessitados(2), espíritos em crise(3), espíritos que não conseguem falar (4) e espíritos agressivos e perseguidores(5).

São apresentados também vários casos para estudos e comentários do atendimento.

Foram criados também alguns personagens ilustrados pelo desenhista Rogério Soud, para falarmos de conveniências e inconveniências que podem ocorrer numa reunião mediúnica.



Qual a postura adequada do médium nos trabalhos mediúnicos?

Há várias posturas que são adequadas e outras que não são. No livro falamos delas utilizando personagens bem humorados para não ferir os trabalhadores, subentendendo as atitudes de devem e que não devem ser tomadas. Relacionamos (hoje) mais de 120 personagens para ilustrar tais dificuldades a serem superadas pelos grupos.

Por exemplo, há um personagem com o nome de Atuino Portuno (ato inoportuno) que tem o hábito de fazer comentários fora do centro após a reunião. O trabalhador que assim procede, está fazendo uma autêntica evocação e corre o risco de ir “dormir acompanhado” pelo espírito sobre o qual fez a referência. Podemos e devemos comentar sobre os atendimentos em nossas reuniões tomando os cuidados necessários. Mas fazer isso no ambiente de trabalho, logo após a reunião, depois disso é altamente recomendável silenciar.



Qual a análise que faz do Movimento Espirita na atualidade?

Tenho pouca vivência no Movimento Espírito. Estou restrito ao movimento do Estado de São Paulo, mas imagino que o movimento segue o rumo que lhe dão os espíritas conforme seu entendimento. O entendimento da Doutrina contempla muitas diferenças e não poderia ser de outra forma, é um fenômeno natural e nem Jesus tem como resolver isso por que é obra do tempo.

Mas existem áreas de excelência, regiões em que a Doutrina é pujante, realizam muitos trabalhos e outras nem tanto. Como é natural em qualquer planeta de expiação e provas, temos muito a fazer e corrigir em procedimentos e conduta, e isso é trabalho de muitos anos.



Que mensagem deixaria consignada aos leitores?


Temos aprendido com as obras de Chico Xavier, que nossa maior alegria deve ser a de servir ao semelhante. Seria bom que todos nós estivéssemos em serviço ativo na seara do bem, como nos recomenda o Evangelho.








Fotos: No Programa Diálogos Espíritas na rádio RBN: Éder Fávaro, Milton Felipeli e Américo Sucena; Seminário no CEBEM, Araçatuba; Palestra na AE Varas da Videira, Araçatuba, Capa de Livre.

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

0 comentários: