BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 22 de agosto de 2010

Focalizando o Trabalhador Espírita Heigorina Cunha


Heigorina Cunha



Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita



A entrevistada é nossa companheira de ideal Heigorina Cunha, residente em Sacramento, MG. É filha de Ataliba José da Cunha e de Eurídice Miltan da Cunha, conhecida por “Sinhazinha”, irmã do grande vulto do Espiritismo Eurípedes Barsanulfo. Heigorina reside em Sacramento onde dirige o Recanto da Prece e também a Casa "Bezerra de Menezes", na Fazenda Santa Maria.



D. Heigorina, pode nos fazer a sua auto apresentação?

Heigorina Cunha, filha de Ataliba José da Cunha e Eurídice Miltan da Cunha, neta de D. Meca e Mogico, nomes familiares de meus avós, pais de tio Eurípedes.



Qual a sensação de ser sobrinha de Eurípedes Barsanulfo?

É uma alegria muito grande em ser sobrinha de Eurípedes Barsanulfo quanto a parentela material, porque a espiritual ainda não mereço. Todas as pessoas que se aportam a nossa Sacramento eu lhes falo que são elas que pertencem a família dele, pois possuem uma fé inabalável, ao chegar na sua terra Natal, o berço do apóstolo de Jesus!


Embora Eurípedes tenha desencarnado antes de seu nascimento a senhora conviveu com muitas pessoas que trabalharam ao lado do grande apóstolo sacramentano. Que resumo faria do que ouviu desses contemporâneos do seu tio?

Das inúmeras pessoas que trabalharam com Tio Eurípedes, eu convivi com muitas delas, inclusive a minha mãe que é irmã dele. Trabalhando doze anos com ele, ela teve uma renúncia muito grande, pois nem pensava em assumir um compromisso de matrimônio, sua dedicação era total, até a vinda do jovem Ataliba José da Cunha, sendo primo da família. Foi um reencontro espiritual entre o casal.



Poderia nos contar algum episódio, algum caso do tio Eurípedes que mais a marcou?

Um caso marcante em minha vida é o nascimento da primeira Heigorina que faleceu com pouco mais de um ano. O Tio Eurípedes assistiu minha mãe no parto e é seu padrinho, foi quem lhe deu este nome “Heigorina”. Após o desencarne da menina, papai e mamãe ficaram muito desolados. A pequena Heigorina deu uma comunicação através do Tio Eurípedes, dizendo que ela tinha vindo para um período muito curto na terra e já estava na escola hábil de São Vicente de Paula, ajudando o padrinho. A pequena menina partiu para se efetuar nossa presente reencarnação, pois é um espírito de muita luz e trabalha sempre com a equipe do Tio Eurípedes. Eu sou um machadinho sem cabo, jogando na água vai para o fundo do mar...



Como foi a sua infância e a convivência com a paralisia infantil?

Quanto à paralisia infantil, tivemos a informação, através da Tia Amália, secretária de Tio Eurípedes, nos afirmando que eu pedi esta prova, e me sinto feliz por nascer em um lar Espírita e ter os meus pais que souberam me libertar desta paralisia, pois psicologicamente ela nunca me traumatizou, a mamãe sempre me ajudou a superar as dificuldades; foi e é um anjo maternal de minha vida na Terra e no céu.



O Espiritismo a ajudou na superação das limitações físicas?
Totalmente.


Poderia nos sintetizar sua trajetória pelo movimento Espírita?

Quanto a minha trajetória, iniciou aos sete anos, com minha mãe dando-me o dever de confeccionar roupinhas “pagãozinhos” dos recém-nascidos (costura era feita na mão). Com o tempo foram aumentando as atividades, que permanecem até a presente data na confecção de enxovais para as gestantes.

Minha paralisia apareceu com pouco mais de 1 ano de idade e a minha recuperação começou em 1946 após as grandes cirurgias recomendadas pelo Dr. Bezerra de Menezes. As cirurgias foram feitas no Hospital Matarazzo em São Paulo e o êxito foi total, graças a orientação e a presença espiritual desse Benfeitor Celeste.

Regressando ao meu lar em Sacramento, após o culto diário das nove horas, estava eu junto com mamãe, Dr. Bezerra fazia-se presente indicando os exercícios para minha recuperação, o que mais tarde gerou o livro “Força da Mente”.

Observe que humildade e bondade de nosso Dr. Bezerra:

NOTA DE AMIGO

Diante deste livro,

cuja formação acompanhamos,

agradecemos aos nossos amigos da Vida Maior

a oportunidade de trabalho que nos conferiram

e recordamos as palavras de Jesus:

"Todo o bem que realizais em favor dos pequeninos é a mim que o fazeis."

BEZERRA DE MENEZES

(Página recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier, em reunião da noite de 12-1-88, em Uberaba-MG).



Mediante esta manifestação do nosso querido Dr. Bezerra de Menezes, nada ainda fizemos para recompensá-Lo deste carinho e abnegação. Quando Ele me recuperou o físico, aos 23 anos, com os exercícios indicados fiquei perfeita; obedecendo horários para recuperar os movimentos e libertar da paralisia; pois tudo tem que obedecer a disciplina do plano espiritual e material.

Após todo este trabalho, me sinto com o dever de passar aos meus irmãos em prova, os exercícios que ele nos deixou. Estes exercícios podem ser feitos nos próprios lares com a cobertura espiritual de nosso Divino Mentor do Plano Maior, que irá obter o mesmo resultado que eu obtive, nunca se esquecendo de Jesus - “Pedis e Obtereis” com fé.

Assim, estamos mais tranquilos em deixar para todos estes irmãos o que nós recebemos do nosso querido e amado protetor de tantas horas, Dr. Bezerra de Menezes. Estes exercícios constam do livro “A Força da Mente”.

OBS. Este livro não só liberta nosso físico da enfermidade, como também, auxilia as pessoas portadoras de problemas físicos ou mentais, libertarem-se na frase de Jesus, “ Vai que a tua fé te curou”.

Todo o trabalho do nosso anjo maternal, mãe Sinhazinha, não foi interrompido. A tarefa dos enxovais permanece desde os meus 7 anos. Juntamente a este trabalho, iniciamos em nosso lar a tarefa de recuperação das crianças mediante um surto de Paralisia Infantil que afetara nossas crianças de Sacramento. Este trabalho baseava-se no trabalho de Dr. Bezerra de Menezes.

Mais tarde, após o desencarne de mamãe, os atendimentos das crianças foram transferidos para o Recanto da Prece, na Chácara Triângulo, onde há até hoje a Sala Bezerra de Menezes.

Hoje, definitivamente estes atendimentos são feitos na Fazenda Santa Maria onde foi possível trazer do Plano Maior a planta da CASA ASSISTENCIAL DR. BEZERRA DE MENEZES para as crianças de Jesus de 0 a 14 anos com deficiência físicas ou mentais.


Neste ano comemoramos o centenário de nascimento de Chico Xavier. Qual sua apreciação sobre a vida e a obra do grande medianeiro?

Na nossa pequenez não temos capacidade de apreciar a grandeza da obra de Jesus que ele nos deixou...


No momento está sendo rodado o filme “Nosso Lar” a partir da obra ditada por André Luiz e psicografada por Chico Xavier. Sabemos que a senhora mediunicamente recebeu informações e elaborou imagens daquela cidade do espaço.

Na realidade eu trouxe a planta da Cidade Nosso Lar após um desdobramento......


Chico Xavier fez alguma apreciação do material que a senhora recebeu?

Sim. Observar que o livro “Cidades no Além” está redigido por Chico Xavier e Heigorina Cunha sob cooperação espiritual de André Luis.


Como estão as reuniões na casa Dr. Bezerra de Menezes que a senhora dirige? Muitos visitantes?

Na Casa Assistencial Bezerra de Menezes, não há acesso aos visitantes, por causa da disciplina dos exercícios mentais com as crianças que requerem muita concentração mental e principalmente espiritual.



Algo mais que queira acrescentar?

Os meus eternos agradecimentos ao Alto e que Jesus continue iluminando todos estas crianças, cumprindo com os dizeres do Mestre quando disse “deixai vir a mim os pequeninos”.

Nossos agradecimentos para os cooperadores da Seara de Jesus que trabalham conosco na Casa Assistencial Dr. Bezerra de Menezes e todos os irmãos que colaboram direta ou indiretamente, no anonimato, para a manutenção da Casa e nas tarefas que nos foram confiadas; tão pequeninas diante de tanto que tenho recebido dos dois planos da vida. Que o Mestre dos Mestres, nosso Senhor Jesus Cristo continue nos abençoando hoje e na eternidade.

Fraternalmente a menor das menores irmãs em Jesus.

Heigorina Cunha.



Fotos abaixo do acervo de Heigorina Cunha e Ismael Gobbo














Legenda das fotos

Busto de Eurípedes Barsanulfo no Colégio Allan Kardec, Sacramento, MG. Foto Ismael Gobbo

Dona Meca, mãe de Eurípedes e avó de Heigorina

Eurídice Miltan Cunha, “Sinhazinha”, irmã de Eurípedes Barsanulfo e mãe de Heigorina Cunha

Chico Xavier entre Sinhazinha e Ataliba Cunha,mãe e pai de Heigorina Cunha

Heigorina aos 22 anos na formatura do curso Normal

Com uma das crianças curadas de Poliomielite

Chico Xavier entre as irmãs Nizinha e Heigorina

Dra. Marlene Nobre, que fez a palestra da manhã, e

Heigorina no Grupo da Prece (Foto Ismael Gobbo)

Casa Assistencial Dr. Bezerra de Menezes


Crianças comemorando o “Dia das Mães” 2010


Sr. Armilon, primo de Heigorina e doador do terreno onde foi construída a Casa Assistencial Bezerra de Menezes; Dr. Gamaliel (clínico pediatra da Casa), Ombretta Sacco (com uma das crianças - Manuela, atendida pela casa); Carlos, Etienne, Ana Márcia, Abadia, Elisângela (funcionários e terapêutas da Casa). Ao lado de Heigorina a menina Jaqueline e na cadeira de rodas está Brendon, crianças também atendidas pela casa



OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

0 comentários: