BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 29 de agosto de 2010

Focalizando o Trabalhador Espírita Giovana Campos


Giovana Campos



Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita



A entrevistada é nossa companheira de ideal Giovana Campos, residente na cidade de Santos-SP, é diretora de marketing da Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada (SBTVP) e colaboradora de diversos meios de comunicação espírita, entre os quais, Folha Espírita, revista Saúde da Alma e TV Mundo Maior. Como profunda conhecedora da língua inglesa Giovana tem participado de eventos espíritas importantes como aqueles organizados pela AME- Associação Médico Espírita do Brasil e pelas AME’s estaduais.





Giovana, por favor, faça-nos sua apresentação.

Bem nasci e moro em Santos-SP. Venho de família pequena, meus pais e uma irmã, que desencarnou ainda criança. Inicialmente, a base da família era o Catolicismo, mas com o ocorrido, ficou muito claro para nosso núcleo familiar que seria impossível tudo se resumir a uma só vida. Casei-me em 2003, com o médico psiquiatra Flávio Braun Fiorda, e como ele tem forte base espírita, veio a solidificar meu interesse pelo Espiritismo.



Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou formada em Comunicação Social – Jornalismo e em Letras. Com essas duas áreas trabalho no marketing da Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada (SBTVP), e na divulgação da Associação Médico Espírita de Santos (AME-Santos), da Associação Médico Espírita do Brasil (AME-Brasil), sou colaboradora do jornal Folha Espírita e apresento, junto com o dr. Décio Iandoli Jr., o programa Ciência e Espiritualidade, transmitido pela TV Mundo Maior. E também ministro aulas de inglês.



De que forma conheceu o Espiritismo e desde quando?

Conheci o Espiritismo ainda criança, mas só abracei a Doutrina após os 25 anos. Algumas passagens com ostensiva vidência me fizeram refletir com mais atenção para fenômenos que ultrapassavam os limites físicos. Resolvi estudar mais a fundo as obras básicas e assim, comecei a ter um entendimento mais amplo sobre as questões espirituais.



A que Casa Espírita está vinculada presentemente e os trabalhos que nela desenvolve?

Estou vinculada ao CEU – Companheiros Espíritas Unidos, casa que freqüento há quase dez anos e que tem sede em Santos-SP. Lá participo dos trabalhos de cura, passe e evangelização.



Poderia nos traçar sua trajetória pelo Movimento Espírita?

Bem, comecei fazendo o Boletim Informativo do Lar Espírita Mensageiros da Luz, em 2000. Na ocasião, conheci o maravilhoso trabalho desenvolvido pela instituição que abriga portadores de paralisia cerebral aqui em Santos. Comecei a ler mais livros, principalmente os romances espíritas. Meu marido já era membro da Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada e também participava das reuniões da Associação Médico-Espírita de Santos (AME-Santos) e eventualmente o acompanhava, o que levou a um grande interesse pela parte cientifica da Doutrina. Daí em 2002, em uma das reuniões da AME Santos surgiu a idéia de traduzir o livro “Espiritualidade no cuidado ao paciente”, de Harold Koenig, originalmente em inglês para o português. Passei a tarefa para uma colega tradutora que não conseguia tempo para fazê-lo. Assumi a responsabilidade de traduzi-lo e desde então me encontro ligada ao meio científico que busca levar um pouco mais de espiritualidade no contexto da saúde. Surgiu a oportunidade de realizar entrevistas para a Folha Espírita, onde há uma equipe maravilhosa de abnegados trabalhadores da divulgação do Espiritismo. Em 2006, com o surgimento da TV Mundo Maior, braço televisivo das Casas André Luiz, o dr. Décio Iandoli Jr, médico cirurgião que hoje é vice-presidente da AME Mato Grosso do Sul recebeu o convite para apresentar o programa Ciência e Espiritualidade. No início, acompanhava as entrevistas e elaborava as pautas e os roteiros dos programas e desde 2008 divido a apresentação, realizando entrevistas. Mais recentemente, em 2009, meu marido assumiu a coordenação de comunicação da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) e faço a parte ‘executiva’ da divulgação. E neste ano, 2010, fomos todos agraciados com a Revista Saúde da Alma, publicação lançada em comemoração aos 15 anos da AME-Brasil. Claro que tudo isto foi possível com a ajuda inestimável de amigos e familiares que compreendem o meu carinho e dedicação ao movimento.




O que nos diz do seu trabalho como divulgadora do Espiritismo?

Sinceramente, esta é a parte do jornalismo com que mais me identifiquei. A divulgação das idéias da Doutrina, a noção de espiritualidade e seus benefícios no campo da saúde, entre outras coisas que vamos aprendendo em nosso dia-a-dia. É trabalho com prazer e solidificação de grandes amizades que faço pelo caminho.



E sobre seus trabalhos de tradutora e interprete?

Acredito que seja de fundamental importância trazer para a língua portuguesa as novidades que acontecem lá fora, acerca dos estudos sobre a espiritualidade, bem como divulgar entre nossos irmãos de outras terras o que vamos conhecendo e estudando por aqui.



Algo mais que queira acrescentar?

Agradecer a oportunidade de divulgar e ao mesmo tempo aprender questões que considero fundamentais para nosso engrandecimento pessoal. O conhecimento da Doutrina Espírita, os amigos que faço neste caminho nos variados centros espíritas, através de entrevistas para os diferentes meios de comunicação, enfim, tudo e todos que procuram na seara espírita um pouco de conforto ou de respostas, soluções para suas dúvidas são tesouros que levamos no caminho de nossa evolução. E quando temos a chance de levar a palavra a alguém necessitado, é ainda mais gratificante!









Legenda fotos

Giovana na infância, a primeira da esquerda

Entrevista com Júlio Peres na TV Mundo Maior

Entrevistando Ney Prieto Peres

para o programa Ciência e Espiritualidade

Giovana, na extrema direita, com Amigos da AME-MG - Grazielle Serpa,
Roberto Lúcio e Andrei Moreira

Giovana com o marido Flávio Braun em congresso da SBTVP

Giovana e o marido Flávio Braun

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

0 comentários: