BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 1 de agosto de 2010

Suicídio: Uma outra análise


Osvaldo Magro Filho



(Artigo escrito por Osvaldo Magro Filho e Publicado na Folha da Região, no dia 28 de julho de 2010, Araçatuba)



Duas histórias, com resultados diferentes, me levou a escrever os próximos parágrafos. Durante uma consulta odontológica, ao parabenizarmos nossa cliente pelo dia das mães, comemorado em maio de 2010, percebemos as lágrimas daquela senhora e o desabafo foi inevitável:

- Sabe doutor, foi horrível! Minha filha tentou o suicídio e quase conseguiu! Após ingerir muitos comprimidos narcóticos, ela foi parar na UTI e permaneceu desenganada por 3 dias! O senhor imagina minha angústia? Agora ela está bem, internada em uma clínica de recuperação, com acompanhamento psiquiátrico. Ela andava deprimida depois que trocou de emprego, há 2 anos, seguindo as promessas daquele homem, que lhe garantiu sucesso profissional e, na verdade, queria outra “coisa”. Ela não suportou e pediu contas. Depois disso, nunca mais foi a mesma. Foi diagnosticado o hipotireoidismo há 2 meses e iniciado o tratamento endócrino e, mesmo assim tentou o suicídio. Agora que está lúcida, minha filha diz que não se lembra do ocorrido e, de fato, acha que foi “outra” pessoa quem assumiu o comando da situação e a obrigou a tomar os “calmantes”!

Lembrei-me, no mesmo instante, de uma psicografia de Chico Xavier, realizada em Los Angeles no ano de 1966. Nela, Marilyn Monroe(Figura 1), depois de morta, se encontra com Humberto de Campos (Figura 1) (espírito) no “Memorial Park Cemetery” (Figura 2) e relata que de forma semelhante chegou ao suicídio: tomou uma dose letal de sedativos. Como um espírito suicida, ela conta que, de fato, na hora de ingerir a medicação, estava muito influenciada por espíritos infelizes o que atenuava seu sentimento de culpa. Ainda não estava totalmente equilibrada e necessitava de assistência espiritual contínua. Ela mandou o seguinte recado: “não se iludam a respeito da beleza e fortuna, emancipação e sucesso... Isso dá popularidade e a popularidade é um trapézio no qual raras criaturas conseguem dar espetáculos de grandeza moral no circo do cotidiano...”



Figura 1 – Marilyn Monroe, à esquerda, foto divulgada na mídia. Humberto de Campus à direita, óleo sobre tela (Memorial do Luiz Gonzaga – Pedro Leopoldo, Minas Gerais)




Figura 2 – Cemitério de Los Ângelis ( “Memorial Park Cemetery) onde aconteceu o encontro dos espíritos citados na psicografia de Chico Xavier



Quando a paciente foi embora, ao comentar com minha secretária o episódio ela acrescentou:

___ Você não sabe do caso da garota que se matou na loja de R$ 1.99? Foi a semana passada! Primeiro, ela tentou se suicidar através do atropelamento e não conseguiu! Depois ela foi para a loja e, ao visitar a estante de produtos de cozinha, pegou uma faca do mostruário e passou no pescoço! Ela Morreu! A dona da loja está traumatizada!

A tentativa de suicídio frustrada por alguma interferência, pode ser vista como uma grande intervenção divina tentando conter o pior. Hoje, há esforços por todos os lados, tentando de maneira preventiva ajudar aqueles que estão vivendo este drama. Vale a pena recapitular a história do Reverendo Chad Varah que, após o término da 2ª Guerra Mundial, ficou impressionado com a estatística de suicídio na Inglaterra e resolveu instituir um serviço que pudesse dar apoio moral e humano às pessoas desesperadas. Foi ali que o número 9000 ficou instituído como o primeiro serviço telefônico de prevenção ao suicídio e ninguém pode se gabar que desconhece o maravilhoso apoio prestado pelo CVV Samaritanos ao povo brasileiro.

A humanidade tem muito a agradecer aos avanços das ciências médicas e das religiões que buscam compreender de fato este tema tão preocupante. Chico Xavier já dizia: “lágrimas não substituem o suor!”, portanto é nosso papel saber conjugar todos estes aspectos para positivamente auxiliar na prevenção deste mal que assola este milênio.



(as fotos de Marilyn Monroe e do Cemitério de Los Ângelis colocadas no presente artigo são de acesso livre na internet)

0 comentários: