BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Hora do Testemunho

Ary Brasil Marques



Religiosos dos mais diferentes credos, expositores espíritas, pastores protestantes, padres católicos e um número infinito de líderes dos diversos ramos de pensamento, divulgam suas idéias e procuram levar as outras pessoas a seguir os ensinamentos que por certo levarão os mesmos à salvação.

O trabalho desses líderes é muito louvável pois todos eles têm a intenção de ajudar os outros lhes passando conceitos que para cada um deles são a pura verdade e isso servirá de instrumento capaz de proporcionar ao semelhante um futuro melhor. A verdade muda a medida que evoluímos e todos possuem uma parcela dela.

Divulgar o que é bom só traz aos seus autores bem estar, embora nem todos que praticam isso o fazem sinceramente, e dentro de toda essa situação há pessoas que se aproveitam para tirar proveito próprio.

Um dia todos nós iremos nos defrontar com a hora do testemunho. Falar é fácil, o difícil é aplicar o que falamos no momento difícil, na hora da dor, quando somos chamados a provar nossa fé e a verdade de tudo aquilo que dissemos aos outros.

A hora do testemunho é semelhante às provas e exames que os estudantes fazem ao final de cada ano letivo. Só passarão os alunos que estiverem em condições de conhecimento e de experiência de toda a matéria escolar que lhes foi ministrada no ano letivo.

Aqueles que utilizam a palavra para ensinar têm uma grande responsabilidade, pois centenas de pessoas seguiram os seus ensinamentos e os têm como exemplos de vida. A maneira com que procederem na hora do testemunho vai trazer a prova de que os conceitos passados a outrem são verdadeiros.

Na hora do testemunho temos que mostrar ao mundo que somos filhos de Deus, que Ele é o nosso pai amantíssimo e que criou a todos nós destinados à felicidade e à plenitude, que somos imortais e que nossa passagem na Terra é efêmera. Temos que agir como ensinamos nosso semelhante, com confiança, com firmeza, com a certeza de que tudo na vida passa e que o importante é a bagagem espiritual que preparamos para quando partirmos para outra etapa de nossas vidas.

Até aqui conduzimos, agora deveremos ser conduzidos. Vamos por em prática aquilo que aprendemos. Ergamos nossa cabeça, vamos em frente, firmes, confiantes, sem medo. A vida continua, com ou sem a nossa presença. O futuro será radioso, pois não há morte. Essa certeza nos dará recursos para vencer todos os obstáculos, inclusive as doenças do corpo físico. Vamos testemunhar nossa fé.

SBC, 25/09/2010.

Sobre a indicação do filme “Lula – O Filho do Brasil” para concorrer a vaga ao Oscar.



Texto de Joana Abranches, Vitória, ES





Joana Abranches

Do blog Amigo Espírita







Queridos companheiros espíritas,



Diante do e-mail recebido (abaixo) onde se questiona os motivos pelos quais o filme "NOSSO LAR" foi preterido, em detrimento da indicação do filme "Lula - O Filho do Brasil", para representar o Brasil na concorrência ao Oscar de melhor filme estrangeiro, me senti no dever de me manifestar no sentido de, acima de qualquer coisa, refletirmos lucidamente sobre o assunto antes de, enquanto representantes do movimento espírita, assumirmos atitudes impulsivas e precipitadas.



Creio que devemos ver esse fato sem fanatismo, nem religioso, nem político, ou seja, de forma neutra e sensata, como veria Kardec.



A nossa "praia" é Espiritismo, e não cinema. Não somos críticos, nem especialistas para julgar se o critério utilizado foi político ou se foram levados em conta não os custos e sucesso de bilheteria, mas as possibilidades de se ganhar a estatueta como melhor filme estrangeiro pelo interesse (lá fora), em termos culturais, do tema abordado. Vamos a algumas ponderações:



1 - Sejamos honestos. A expressiva votação de Nosso Lar, através da enquete que lhe conferiu o primeiro lugar na preferência popular, se deu porque nós espíritas nos mobilizamos através de uma campanha por e-mail, se não fosse por isso, com certeza tal fato não teria acontecido



2 - Amor à Doutrina e alegria por ela estar na mídia à parte... Adoramos NOSSO LAR!!! Produção muito bem cuidada... um ótimo instrumento para divulgação do pensamento espírita e tal... mas como tema, não tem representatividade e nem despertaria interesse maior, em nível internacional, que um filme como "Lula - O Filho do Brasil", que é quase um documentário sobre um lider operário que se tornou um dos ícones políticos da America Latina, com projeção e respeito internacional. Portanto, é preciso entender que se para nós, espíritas, o filme tem um peso muito grande, já para o mundo materialista, não. Para os que atuam na área da cinematografia, o filme do Lula tem o mesmo peso de filmes como "Fidel", "Ghandi", etc... que são personagens importantes na história do mundo e que despertam interesse, pela forte carga ideológica que carregam. Já os filmes de caráter religioso, a não ser épicos muitíssimo bem feitos e pra lá de milionários em produção, como Bem-Hur, O Gladiador e outros (que são excessão), não tem a mesma força de penetração numa sociedade materialista que quer, culturalmente, discutir a dinâmica do mundo atual em si, e não "divagar" pelo extrafísico ( a não ser pelos caminhos da ficção científica).

3 - Em vista disso, tentando ver com o olhar comercial dos homens que entendem de cinema, verificaremos que as chances que o filme sobre o Lula tem de ganhar o Oscar de melhor filme estrangeiro são muito maiores do que as que teria "NOSSO LAR", pois inclusive o próprio Lula e o Brasil estão num bom momento lá fora... e o filme é pura história, baseada em fatos materialmente reais e com um apelo social muito forte. Já o "NOSSO LAR", em termos competitivos, receberia o carimbo de sectário e, apesar de forte aqui no Brasil, teria resistências em um mundo global onde ninguém sabe direito ainda o que é Espiritismo e onde religião e política se misturam.... Um exemplo disso é que os filmes brasileiros que chegaram mais perto do Oscar (Central do Brasil e Cidade de Deus), tinham uma temática social, mais Terra a Terra, que é a língua que eles ainda entendem e valorizam lá fora (e aqui também, ainda) em termos de arte. A verdade é que estamos dando ainda os primeiros passos para mudar essa cultura materialista, isto é, para que se valorize a espiritualização da arte. E, fica óbvio, a qualquer observador mais atento, que há todo um projeto, toda uma mobilização espiritual para que não paremos por aí. É imperioso, portanto, abandonar o ôba ôba, a utopia de que as coisas funcionam como num passe de mágica, e pisarmos no chão da realidade com um pouco menos de imediatismo... e um pouco mais de humildade.

4 - Como o objetivo da cinematografia nacional não é divulgar o Espiritismo (este é o nosso objetivo e não o deles) e sim ganhar o prêmio (visão materialista), possivelmente escolheram o que julgaram ter mais chance de vencer, mesmo porque a enquete era só pesquisa de opinião e não condição "sine qua non" para a indicação. Em momento nenhum da enquete tinha alguma informação de que o mais votado seria o escolhido. Então não fomos ludibriados.

Isto posto, fica aqui o nosso apelo à reflexão de todos, para que não transformemos isso numa "guerra santa", para que não saiamos por aí divulgando suposições regidas pela nossa frustração, sem nenhuma comprovação de que sejam ou não verdadeiras; para que não comprometamos a reputação da Doutrina Espírita através de comportamentos mesquinhos que se igualam aos que qualquer materialista ou fanático de outras denominações teriam.

Pelo contrário, alegremo-nos pelo êxito do filme, irrefutável sob o aspecto espiritual. Através dele, milhares e milhares de criaturas foram beneficiadas com a divulgação do pensamento espírita.

Por fim, conclamamos os companheiros a lembrar Jesus, lá no nosso velho conhecido e tão estudado Evangelho, para que seus ensinamentos saiam dos nossos numerosos grupos de estudo para a verdadeira prática, ou seja, a consciência de que aqueles que cumprem os deveres cristãos que lhe competem aqui na Terra, não têm necessidade de receber nenhum outro "galardão".

Afinal, como espíritas, qual é o galardão que realmente almejamos? Qual o galardão que realmente nos importa?

Pensemos nisto!!!

Meu carinho a todos,

Joana Abranches

Vitória/ES



(Recebido em email de Nuno Emanuel)



Evento Beneficente Santo André, SP

Trata-se de um evento para arrecadar alimentos

para a tribo de índios KARIRI CHOCO, DO ESTADO DE

Alagoas que perderam tudo com as enchentes que

aconteceram na região .

(Informações em email de Ademir Mendes)





A influência das novelas da Globo

Leia a matéria de O Consolador aqui: http://www.oconsolador.com.br/ano4/177/cartaaoleitor.html



(Colaboração Nuno Emanuel)

Curso de Espiritismo online


Curso de Espiritismo online

www.cpdocespirita.com.br/moodle



Atendendo a pedidos, com uma programação de atividades mais "light", demos início à semana 3 do Módulo 7 - Mediunidade,

cujo tema central é o Animismo e o Espiritismo

Tutor: Ademar Arthur Chioro dos Reis

Ainda dá tempo de participar.



O webcurso visa o aprendizado do espiritismo com o uso da internet, sua participação é importante: mantenha as tarefas em dia e, sempre utilize o fórum para expor suas idéias e questionamentos.



Programe-se para participar efetivamente!!!



Qualquer dificuldade, entre em contato!

Mauro Spinola: contato.cpdocespirita.com.br



Para confirmar sua participação no módulo 7 acesse: www.cpdocespirita.com.br/moodle

Aparecerá à direita, entre parenteses, a palavra Acesso. Clique e em seguida coloque seu nome de usuário e a senha.

O nome de usuário corresponde à parte inicial do seu email, por ex. email: menus@terra.com.br, então o meu nome de usuário é menus

Atenção, se o seu email possui caracteres especiais, como em jo_fac, eles deverão ser eliminados. Nesse exemplo o nome de usuário seria: jofac.

A senha inicial é 123456, você deve trocá-la imediatamente por outra de sua preferência.



visite a nossa página

http://www.cpdocespirita.com.br



(Informação em email de Arthur Chioro arthur@iron.com.br)

Curso de Gestão de Centro Espírita Nova Andradina, MS



Fundada em 31 de março de 1979



UNIÃO REGIONAL ESPÍRITA DE NOVA ANDRADINA

Nova Andradina, 05 de Agosto de 2010.

Caro Confrade,

No dia 24 de Outubro do presente exercício, daremos continuação e enceramento do Curso de Gestão de Centro Espírita, destinado a todos os trabalhadores dos centros. O curso será administrado por Maria Madalena com enfoque nas apostilas da FEB Gestão Centro Espírita, unidades IV e V tratando os temas O dirigente espírita e os colaboradores e O dirigente espírita e seu processo de trabalho.

Local do curso Sociedade Espírita Amor Verdade e Justiça, sito a Rua Luiz Antonio da Silva nº 1542, Nova Andradina - MS

9h – Abertura e apresentação do conteúdo

10h30 – Intervalo

10h45 – Participação dos centros

12h00 – Encerramento

Certo de podermos contar com a presença de todos para a união e o fortalecimento do trabalho na Seara do Mestre.





Fraternalmente

Altair Flores

Coordenadora



(Informação da URE Nova Andradina)


Jornada 2010 da AME-SP São Paulo


(Informação em email da AME-SP)

Palestras no Grupo de Fraternidade Espírita “Irmão Tobias” Santo Antonio do Jardim, SP

Caros irmãos encaminho programação de palestras que serão efetuadas em nosso Grupo de Fraternidade Espírita "Irmão Tobias em Santo Antonio do Jardim -SP:



Data 16/10/10 SABADO

Horário às 20:00

Tema:" AMBIENTE ESPIRITUALIZANTE"

PALESTRANTE : DR. LUIZ EDUARDO DOS SANTOS MATTOS

MÉDICO CLINICO HOMEOPATA DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA







DATA : 11/12/10 SABADO

HORÁRIO: ÁS 20:00

TEMA:"CHICO XAVIER, ONTEM, HOJE E SEMPRE"

PALESTRANTE: DR. VLADIMIR JOSÉ MASSARO

MM. JUIZ DE DIREITO DE CACONDE





FICAREMOS MUITOS FELIZES COM A PRESENÇAS DOS QUERIDOS IRMÃOS (AS), SOLICITO A POSSIBILIDADE DE DIVULGAREM AS PALESTRAS.



(Informações em email de Elaine Menato)

Seminário da AJE “O exercício da autoridade com humildade” Osasco, SP

(Informação recebida em email de Eventos - USE Municipal de Osasco eventos@use-osasco.com.br)


Palestras com Agnaldo Paviani Outubro 2010



DIA: 1

GRUPO FRATERNAL FRANCISCO DE ASSIS

Estrada Galvão Bueno N. 5.143

Bairro Batistine

São Bernardo do Campo

Horário: 20.00

DIA: 2

GRUPO ASSISTENCIAL SEM FRONTEIRAS

Rua Frei Durão N. 579

Ipiranga

SEMINÁRIO: RELACIONAMENTO NA CASA ESPÍRITA

Horário: 9.00 às 12.00

E



CENTRO ESPÍRITA FRATERNIDADE DE LUZ

Rua Dr Almeida Abbade N. 18

Cangaiba

SEMINÁRIO: O CENTRO ESPÍRITA E AS NOVAS METODOLOGIAS

Horário: 15.00 às 18.00

DIA: 3

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE BENÇÃO DE PAZ

Rua Lutécia N. 679

Vila Carrão

Horário: 11.00

DIA: 4

FRATERNIDADE ESPÍRITA IRMÃO PEDRO

Rua João Escudeiro N. 115

Vila Euclides

São Bernardo do Campo

Horário: 20.00

DIA: 14

CENTRO ESPÍRITA SEARA DE LUZ

Rua Benedito C. Filho N. 65

Jardim Beatriz

São Bernardo do Campo

Horário: 20.00

DIA: 15

COMUNHÃO ESP. C. AUTA DE SOUZA

Rua Guaramembé N. 71

Jardim Umarizal

Campo Limpo

Horário: 20.00

DIA: 16

II ENCONTRO ESPÍRITA

CENTRO ESP. BENÇÃO DE PAZ

Rua Lutécia N. 679

Vila Carrão

Horário: 11.00

E

CENTRO ESPÍRITA FORÇA E LUZ

Rua Poços N. 207

Belém

SEMINÁRIO: MÉDIUNS: COMO ESTÃO? PARA ONDE VÃO?

Horário: 15.00 às 18.00

DIA: 17

I HUMANIZAR DE GUARULHOS

CENTRO MUNICIPAL ED. ADAMASTOR

Auditório: 4

Av. Monteiro Lobato N. 734 Macedo

Guarulhos

Horário: 9.00 e 13.30



PROGRAMA RÁDIO BOA NOVA: FALANDO FRANCAMENTE

SEXTA-FEIRA 16.00 Hs

www.agnaldopaviani.com.br

ENTREMÉDIUNS – 22-23 e 24-10 de 2010

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO www.editorasintonia.com.br



(Informações em email de Regina Bachega)


Palestra com José Maria Medeiros na AEVV Araçatuba, SP


Inauguração das Novas Instalações do Hospital do Pênfigo Uberaba, MG

CONVITE

A Direção, Funcionários do Hospital do Pênfigo e AVLARCA (Associação de Voluntários do Lar da Caridade) têm o prazer de convidar para:

Inauguração das Novas Instalações do Hospital do Pênfigo; Lançamento do Selo dos Correios e Telégrafos em Homenagem à Dona Aparecida.

Dia 30 de setembro de 2010 às 19horas

Local: Rua João Alfredo, 437 – B. Abadia. Uberaba-MG

“Que esta data marque o exemplo maior de nossa querida Dona Aparecida frente aos trabalhos desta Instituição.”

Atenciosamente,

Ivone Aparecida Vieira da Silva

Presidente do Lar da Caridade/Hospital do Pênfigo



(Informação recebida em emails de Elizeth Corona, Otávio Cunha e Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC)







Leia sobre dona Aparecida acessando:

http://www.universoespirita.org.br/entrevistas/benedita_ismael_gobi_v2.htm

Seminário sobre Mediunidade com Clayton Levy São Paulo



(Informação recebida em email de Eventos - USE Municipal de Osasco eventos@use-osasco.com.br)

IV Encontro Espírita de Taboão da Serra e Região


(Informação em emails de Regina Bachega e Mauro Santos)

Palestras públicas na Casa da Caridade Araçatuba, SP




IV Fórum do Livre Pensar Espírita João Pessoa, PB



(Informação em email de cepabrasil@grupos.com.br; em nome de; neventon@gmail.com)

IV Encontro Espírita de Taboão da Serra, SP




Queridos amigos e irmãos,

Com muita alegria iniciamos a divulgação do IV Encontro Espírita de Taboão da Serra e Região, que ocorrerá no próximo dia 24/10/2010. Sua presença e participação é muito importante por isto esperamos você lá. Este ano o tema é: Mediunidade, vida e você onde os expositores José Maria Medeiros e Valdomiro Vieira, tratarão deste assunto com muito conhecimento e alegria mostrando que a mediunidade está em toda parte e é um atributo natural do ser humano. No local haverá lanchonete e venda de livros pela Distribuidora Sinal Verde. Para alegrar e emocionar a todos o Allan Vilches comandará a parte artística.

Segue o cartaz para a divulgação. Até lá!

Fraternalmente,

Mauro A. Santos
Comissão Organizadora / U.S.E. Distrital Pinheiros

Nosso Lar" lidera as bilheterias no Brasil mais uma vez



Leia a noticia aqui:

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/804991-nosso-lar-lidera-as-bilheterias-no-brasil-mais-uma-vez.shtml

Divaldo Franco em Roteiro Doutrinário no Rio Grande do SUL. NOVO HAMBURGO

No período de 17 a 20 de setembro de 2010, Divaldo Pereira Franco ministrou quatro minisseminários em solo gaúcho.

No dia 18, em Novo Hamburgo/RS, apresentou o tema Em Busca da Verdade, no Centro de Eventos da FENAC – Feiras e Empreendimentos Turísticos. Mais de seiscentos ávidos inscritos participaram do trabalho expositivo de Divaldo Franco.

Ao chegar ao Centro de Eventos, Divaldo foi entrevistado pela imprensa local e, como os interessados fossem em número expressivo, continuou atendendo aos diligentes representantes da imprensa durante os autógrafos costumeiros que concede.

O evento, promovido pela Sociedade Espírita Em Busca da Verdade e pela Horta Comunitária Joanna de Ângelis, ambas comemorando 50 e 20 anos de fundação, respectivamente, teve a presença, compondo a mesa diretiva, do Prefeito Tarcísio Zimmerman; da associada fundadora da S.E. Em Busca da Verdade, Marly Jaeger; da Presidente da Horta Comunitária Joanna de Ângelis, Laura Pruch, e de Nilton Stamm de Andrade, Presidente do Conselho Regional Espírita da 2ª Região/FERGS.

Na cerimônia de abertura houve a entrega de troféus às Instituições que comemoravam suas datas de fundação e, naturalmente, a Divaldo Franco, em agradecimento.

Apoiando-se no pensamento de Plotino, nobre filósofo da doutrina neoplatônica, que afirmava que a verdade pode ser encontrada, Divaldo Franco levou o público a refletir sobre essa temática, oferecendo a oportunidade de maior compreensão, quando discorreu sobre o trabalho e as conclusões que os pensadores, de todas as épocas, legaram à Humanidade.

O medo, a ira e o amor, segundo concepção de Emilio Mira y Lopes, sociólogo, médico psiquiatra e psicólogo, são as primeiras emoções da criatura humana, e dessas se derivam todas as demais, abordando Divaldo aspectos de cada uma delas.

Os pensamentos de Allan Kardec e de Carl Gustav Jung, entre outros, foram utilizados por Divaldo Franco para enriquecer sua explanação Em busca da verdade para que a criatura humana atinja o objetivo essencial da vida: a autoiluminação.

Aprofundando a temática, Divaldo Franco apresentou a estrutura bipolar do ser humano. E, nesta dualidade existencial do ego/self, do anima/animus, da sombra/luz, o bem/mal a criatura vai se estruturando para a plenitude, o amadurecimento psicológico.

Finalizada a primeira parte e, após breve intervalo, Divaldo retomou o assunto. Agora para apresentar, com o auxílio de slides em PowerPoint, a Parábola do Filho Pródigo. Nessa parábola, Divaldo trabalhou as questões do encontro e do autoencontro.

Elucidando, Divaldo Franco discorreu brevemente sobre o Código Penal da Vida Futura, composto de 33 artigos, constante na obra O Céu e o Inferno, detendo-se no art. 16, cujo espírito é arrependimento, expiação e reparação.

Baseando sua abordagem sobre a Parábola do Filho Pródigo, retratada na tela de Rembrandt, exposta no Museu Hermitage, em São Petesburgo, na Rússia, o orador informou que é um rico manancial de informações psicológicas, dissecando-a em seus significados e símbolos.

Analisou os significados da mão do pai, das vestes do filho, das sandálias, do contato da mão sobre a pele, do rosto do filho de encontro ao peito do pai, dos pés, das testemunhas, do rosto da mãe, do irmão mais velho que ficou em casa, etc. A Parábola do Filho Pródigo é todo um conjunto de lições psicoterapêuticas e filosóficas, de cunho moral e espiritual incomum.

Segundo Joanna de Ângelis, somente no amor está a felicidade, porque nele se haure vida e vida em abundância, facultando o encontro com a consciência de si, o autoencontro com o Self.

Finalizado o minisseminário, os aplausos irromperam espontânea e demoradamente. Foram os agradecimentos emocionados que o público de Novo Hamburgo e região prestaram a Divaldo Pereira Franco, que ainda se demorou no local atendendo pedidos de autógrafos e cumprimentos.








Curso para Monitores do ESDE Araçatuba, SP


(Informação em email de Sirlei Nogueira)

Encontro de Divulgação Homenageia Chico Rio de Janeiro, RJ

O Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro realizou o “IV Encontro de Divulgadores Espíritas do Estado do Rio de Janeiro”, na cidade do Rio de Janeiro, durante todo o dia 26 de setembro, tendo por tema “Divulgação: de Chico Xavier aos nossos dias”. O evento ocorreu na Faculdade São José, em Realengo, contando com palestra de abertura proferida pelo secretário geral do Conselho Federativo Nacional da FEB Antonio Cesar Perri de Carvalho, atuações de Maria Helena Marcon, José Passini e vários companheiros do CEERJ como Humberto Portugal, Yasmin Madeira e Fábio Lustosa, coordenando centros de interesse sobre temas da área de comunicação. Ao final, houve uma mesa redonda com os citados e apresentação de corais da região. Foram transmitidas informações sobre o filme "Nosso Lar" pelo representante da FEB. O evento contou com cerca de 250 participantes. Informações: www.ceerj.org.br





Legenda

APRESENTAÇÃO ARTISTICA NO INICIO

MESA REDONDA DE ENCERRAMENTO COM CÉSAR PERRI FALANDO


APRESENTAÇÃO DOS CORAIS DA REGIÃO AO FINAL


2ª. Semana Espírita Olimpiense Olímpia, SP


(Informações em email de Cidinha Furlaneto)

Noticias da Marília Espírita






Bom dia, amigos.



Paz, com Jesus.



Vamos todos participar desse importante e tradicional evento regional.
Procure o dirigente de sua casa.


Outras informações acesse: www.mariliaespirita.jor.br





Donizete



(Informação em email de Donizete Pinheiro)

Palestras Públicas na Aliança Espírita “Varas da Videira” Araçatuba, SP



ALIANÇA ESPÍRITA “VARAS DA VIDEIRA”

RUA BERNARDINO DE CAMPOS, 363, CENTRO, ARAÇATUBA, SP



ESE- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Divaldo Franco em Roteiro Doutrinário no Rio Grande do Sul Torres, RS

Informações e fotos de Jorge Moehlecke

No período de 17 a 20 de setembro de 2010, Divaldo Pereira Franco ministrou quatro minisseminários em terras gaúchas.

No dia 17, esteve em Torres/RS, onde apresentou o tema Saúde Integral – Vitória sobre a Depressão no Ginásio da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil). Cerca de duas mil pessoas, com muita atenção, participaram vivamente da exposição do tribuno baiano.

Recebido com grande alegria e após uma bela apresentação musical, que a todos encantou, e a execução do Hino Rio-grandense em homenagem à Semana Farroupilha, que ora se comemora em todos os rincões do Rio Grande do Sul, o evento teve início.

Divaldo Franco informou que, ao longo do minisseminário, apresentaria a problemática depressiva à luz de sua gênese psicológica e fisiológica. Segundo a Organização Mundial de Saúde, atualmente, o número de depressivos no mundo está na ordem de 340 milhões de pessoas e, até o ano de 2015, serão 400 milhões de indivíduos afetados por essa problemática, asseveram os psiquiatras.

Segundo Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, a depressão ocorre quando a vida perde o sentido, o seu significado. Historiando a ocorrência depressiva desde priscas épocas, passando pelos pesquisadores e suas soluções apresentadas para essa problemática, bem como as causas endógenas e exógenas, Divaldo elucidou que o medo, a ansiedade, a solidão e a culpa, se não forem bem administrados pelos seus portadores, podem levar à depressão.

No aspecto fisiológico, a diminuição da produção neuronal da dopamina, da serotonina e da noradrenalina, segundo estudos sérios, podem desencadear ocorrências depressivas mas, mediante a administração de substâncias químicas, prescritas pelos psiquiatras, é possível se alcançar o equilíbrio desejado.

Divaldo Franco informou que a depressão pode ocorrer nas fases infantil, juvenil, adulta e senil e derivada de episódios diversos, tais como, pré e pós-parto, sazonal, por perdas psicoafetivas, unipolar, bipolar, etc.

A psicogênese da depressão, à luz da Doutrina Espírita, foi amplamente abordada pelo Professor Divaldo Franco. Apoiou-se no capítulo XXIII de O Livro do Médiuns, na Lei de Causa e Efeito, comentou sobre os graus da obsessão, enriquecendo seus argumentos com fatos ilustrativos.

Elucidou que, na maioria dos transtornos depressivos, a causa é de natureza espiritual, ou que, após desencadeada pelos fenômenos orgânicos – psicológicos ou fisiológicos – torna-se mais complexa, tendo em vista a influência perniciosa de personalidades desencarnadas.

Nos casos depressivos, além do uso dos recursos medicamentosos prescritos pelos profissionais da área da saúde, é muito importante desenvolver o hábito da oração, com intenção e eivada de sentimentos nobres, a leitura de obras edificantes, o desenvolvimento da paciência, da autoconfiança, a reposição bioenergética através dos passes, o uso da água magnetizada, mas sobretudo prevalecerá o desejo ardente de o depressivo querer libertar-se – ter vontade - desse quadro angustiante tanto para si, quando para sua família.

Nas palavras sábias de Divaldo, ficou patente que o mal que nos faz mal é o mal que fazemos e que, em estando radicados neste Planeta que ora nos acolhe, é preponderante saber que todos temos inimigos, mas isto não é importante, o importante é não sermos inimigos de ninguém.

Avançando sua linha expositiva, Divaldo discorreu sobre vários conceitos, tais como, os relativos à energia, à visualização mental, o hábito da oração, o jejum de nossos vícios, a transformação íntima para mudar o exterior, o pensamento conectado aos aspectos positivos e belos da vida, tudo isso para que a criatura alcance a saúde integral, isto é, o equilíbrio entre o material, o espiritual e o psicológico.

Finalizado seu trabalho, o nobre tribuno baiano foi efusivamente aplaudido e procurado para inumeráveis autógrafos e cumprimentos, como também para rapidíssimos diálogos confortadores.

Nota de Desencarnação Alcides Alberto Chessa. Araçatuba, SP




Desencarnou em Araçatuba, SP, aos 57 anos de idade, Alcides Alberto Chessa, filho de Alcides Chessa (desencarnado) e Joana Gobi. A família de longa data freqüenta e trabalha nas instituições Nosso Lar, Casa da Sopa Emilia Santos e Centro Espírita Luz e Fraternidade. Aos familiares e amigos nossos profundos sentimentos. (Ismael Gobbo)

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

22ª. Feira do Livro Espírita de Volta Redonda, RJ


(Informação em email de Mara Freitas)


(Informação em email de Mara Freitas)


domingo, 26 de setembro de 2010

Focalizando o Trabalhador Espírita Nilza Teresa Rotter Pelá


Nilza Teresa Rotter Pelá



Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita



A entrevistada Nilza Teresa Rotter Pelá, reside na cidade de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Nasceu em Araçatuba, SP, cidade onde concluiu curso colegial. Em 1959 mudou-se para Ribeirão Preto, onde reside até hoje, para cursar enfermagem, curso que concluiu em 1963. Fez carreira universitária na USP onde se doutorou e se aposentou como professora titular. Casada, tem dois filhos e um neto. Espírita desde a infância milita no movimento espírita como oradora, articulista e orientadora.





Nilza faça-nos, por favor, sua apresentação.

Nasci em Araçatuba, SP, em 30 de outubro de 1941, filha de Augusto Rotter e Carolina Corinto Rotter. Na década de 40 e durante a década de 50 tínhamos um Bar e Sorveteria Rotter localizado na Rua Oswaldo Cruz; o sorvete feito pela minha mãe era famoso por ser artesanal. Minha mãe era conhecida como D. Lila. Tenho duas irmãs que ainda residem em Araçatuba, Dalva Rotter e Neuza Rotter Montibeller. Atualmente resido em Ribeirão Preto. Sou casada desde 1968 com Adriano Roberto Pelá, tenho dois filhos: Carolina Maria Rotter Pelá, psicóloga e Adriano Roberto Rotter Pelá, arquiteto. Há dois anos Deus nos presenteou com um netinho. Conclui o científico em Araçatuba no ano de 1959 e vim para Ribeirão Preto para cursar enfermagem tendo graduado em 1963.




Qual sua formação acadêmica e profissional?

Sou enfermeira com especialização em Enfermagem Obstétrica e me dediquei à docência na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP onde fiz carreira universitária. Doutorei-me em 1973, fiz concurso de livre docente em 1980 e 1985 submeti-me as provas para obter o título de professor titular,e aposentei-me em 1995. Após a aposentadoria trabalhei na docência em uma escola privada por 6 anos, onde implantei o programa de Iniciação Científica.



Tem algum livro escrito?

Sim na minha área acadêmica: Pesquisa e Pesquisadores em Enfermagem -volumes I,II,III; Glete de Alcântara – Vida e Obra; Apresentação Escrita de Trabalhos Científicos. Cogito de escrever um livro analisando O Evangelho Segundo o Espiritismo e a sua constituição.



Desde quando e como se tornou espírita?

Minha família sempre teve laços de amizade com dona Emília Santos que frequentemente ia até nossa casa e nos transmitia passes. Dona Emília tinha um grupo de crianças que reunia uma vez por semana para ensinar doutrina espírita e assim foi meu primeiro contato com a Doutrina. Freqüentava a mesma escola que a Sônia e a Ivone filhas de dona Irma e Sr Francisco Martins e freqüentava a casa desse casal bem como minha mãe nos levava com freqüência para receber passes transmitidos por dona Irma. Nesse tempo foi fundado o Varas da Videira e eu passei a freqüentar a Evangelização. Envolvida nesse clima de Doutrina Espírita recusei-me a fazer primeira comunhão, argumentado que era espírita . Daí fui para a Mocidade Espírita e partilhei com as Dall’Oca as lidas e estudos da mocidade do Varas da Videira e do Bezerra de Menezes.



Poderia nos traçar sua trajetória pelo movimento espírita?

Sempre participei de atividades ligadas às casas espíritas que freqüentava e também participava da campanha da Fraternidade tanto em Araçatuba como em Ribeirão Preto. Tomei parte em Encontros de Mocidades Espíritas em Araçatuba e região. Quando cheguei em Ribeirão Preto comecei minhas atividades de palestras e na década de 80 fui convidada a participar do grupo de oradores da USE Ribeirão onde permaneço até hoje. Na década de 90 ,sob coordenação da Adalgiza Balieiro, ministrei aulas em vários cursos de Pedagogia Espírita. Em 1995 estive no Japão participando de um Congresso de minha área de atividade profissional e conheci o então único(hoje há várias casa espíritas em diferentes localidades) Centro Espírita de Tóquio sob presidência de Sônia Sumi uma brasileira que lá mora. Foi emocionante ver o esforço da família e de alguns companheiros para manter a instituição.



Como foi sua infância e mocidade em Araçatuba?

Alegre e feliz. Nossa diversão era o cinema de domingo, as brincadeiras de rua que eram possíveis naquele tempo. Alguns domingos íamos a piscina do Safiotti. Outros passávamos à tarde de domingo em uma fazenda administrada por um tio. Encarávamos os estudos com muita responsabilidade e dedicação.

A freqüência ao centro e o estudo doutrinário eram partes importantes.Certa feita o grupo da mocidade foi, em um domingo, ajudar a descarregar um caminhão de tijolos que havia sido doado para a construção do Lar de crianças, em meio a muita alegria e brincadeiras até que o pó de mico do que era feito o tijolo começou a agir. Passamos a semana inteira nos lembrando do tijolo, entretanto isso não nos desanimou.



Quais os lances e pessoas que mais lhe trazem recordações?

O casal dona Irmã e Sr Francisco Martins Filho, dona Emília, Sálvio Costa, as Dall’Oca, Rolandinho, dona Bebé, Doralice Gomes Feitosa, Aurélio Junqueira Bastos.

Uma das coisas que mais tenho gravada em minha memória é a dedicação que o Sr Francisco e o Sálvio tinham ao estudo da doutrina. Lembro-me com saudades os estudos de domingo de manhã no Varas da Videira e do início da construção Lar de crianças.

Uma das coisas que mais marcou minha infância foi presenciar dona Benedita Fernandes levar as crianças e os doentes mentais de seu asilo para passear na cidade. Algumas vezes minha família agraciava as crianças com uma casquinha de sorvete, pois tínhamos uma sorveteria na Rua Osvaldo Cruz.



A que Casa Espírita está vinculada presentemente?

Amor e Caridade Jesus e Maria em Ribeirão Preto



Quais suas últimas atuações no movimento espírita e as que estão em andamento?

Atualmente faço parte do Grupo de expositores da USE RP que mensalmente visitam 48 casas espíritas de Ribeirão Preto e região proferindo palestra tema do mês. Para preparo destas palestras nos reunimos uma vez por mês. Escrevo para a coluna educação do Jornal “Verdade e Luz” e já colaborei com o jornal “O Dirigente Espírita”. Colaboro com alguns sites de casas espíritas. Mensalmente faço palestras a convite de casas espíritas de Ribeirão e região fora do programa de USE . Desenvolvia um trabalho junto a gestantes e mães que tive que interromper por problemas de saúde na minha família.

Atualmente também faço parte de “Associação Caminhos para o Espiritismo” que já realizou dois encontros e três fóruns envolvendo as cidades de Ribeirão Preto, Araraquara e Matão. Pertenço a um Grupo de Pesquisadores Espíritas que mantém um grupo de discussão pela internet.



Algo mais que queira acrescentar?

Olhando o passado me considero uma privilegiada por uma vida tão rica e pela convivência com pessoas tão maravilhosas com quem muito aprendi. Tenho uma preocupação com a literatura espírita que se encontra disponível, pois considero que temos tido muita quantidade que nem sempre traduz qualidade. Particularmente prefiro os clássicos que vieram depois de Kardec com destaque para Léon Denis e Gabriel Delanne. Penso que o estudo das obras de Kardec tem sido negligenciado entre os que estão entrando agora na doutrina. Conheço muitas pessoas, inclusive em minha casa espírita, que lêem avidamente os lançamentos e não conhecem O Céu e o Inferno , A Gênese e Obras Póstumas. Tenho uma grande aspiração, mais sei que vai demorar muito, um dia escrever como Emmanuel e Joana de Angelis pois penso que a divulgação da Doutrina merece ser feita com elegância e adequacidade características de muitos autores espirituais, mas que no meu ponto de vista Emmanuel e Joana de Ângelis são imbatíveis. Um lema que procuro seguir a risca: escrever sim, mas escrever bem e doutrinariamente tendo como faróis Cristo e Kardec.











Legendas: Nilza na equipe de Handball em Araçatuba- é a primeira agachada à
esquerda; casamento onde o orador Sálvio Costa foi convidado para proferir
uma prece; Nilza com o marido Adriano (Vô) em festa de confraternização de
fim de ano no Jesus e Maria; Carolina, filha de Nilza, acolitando o sobrinho
Adriano, netinho de Nilza; Adriano, filho de Nilza; Nilza, no centro, com
Sônia Sumi e o marido desta, no Japão; palestra na comemoração dos 60 anos
da Aliança Espírita Varas da Videira, em Araçatuba; d. Benedita Fernandes
(1883- 1947) com suas crianças visitando a antiga AEVV no dia 27-6-1943.

“Lula, o filho do Brasil” indicado para concorrer a uma vaga do Oscar

Leia a notícia: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/09/23/lula-filho-do-brasil-o-indicado-brasileiro-para-concorrer-uma-vaga-no-oscar-921059478.asp

Caminhada Sim à Vida. Convite da Federação Espírita Pernambucana Recife, PE

De: Ednar Santos
Assunto: Caminhada Sim à Vida! - A Federação Espírita Pernambucana convida.
Para:
Data: Sexta-feira, 24 de Setembro de 2010, 9:10

Amigos e Irmãos,
A Federação Espírita Pernambucana os convida a participar da Caminhada Ecumênica Sim à Vida, nesse domingo, dia 26 de setembro de 2010, a partir das 09h saindo do Castelinho e seguindo até o 2º Jardim de Boa Viagem. A previsão de término é às 13h. A concentração será às 08h30 na Praça de Boa Viagem.

Esse grande evento da Família Cristã de Pernambuco está composto, pela primeira vez, de Espíritas, Católicos e Evangélicos e reforçará a Campanha do Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida - Brasil Sem Aborto que nesse dia realiza sua 2ª participação na Caminhada Sim à Vida.

Nos primeiros 60 minutos de caminhada a Mídia cobrirá o evento, pois o que mais chama a atenção deles é o fato de estarem três denominações religiosas juntas na luta em Defesa da Vida. Deveremos aproveita esse momento tão especial, para dizermos ao Mundo inteiros que a pedido de Nosso Mestre Jesus Cristo somos pela Vida.

Como será organizada a Caminhada - atentem para essas orientações:



- A Caminhada Sim à Vida será acompanhada de 05(cinco) trios elétricos com bandas Católicas e com as presenças dos artistas Israel Filho, Silvério Pessoa e Nando Cordel.



- A saída será em frente ao Castelinho, Av. Boa Viagem, às 09h, onde será feita, por parte do Arcebispo Dom Fernando Saburido, a acolhida aos representantes cristãos de outras denominações religiosas.



- No início da Caminhada todas as faixas Espíritas e Evangélicas devem estar na frente do primeiro carro, junto com as faixas Católicas e a faixa de abertura do Sim à Vida.



- Cada instituição espírita presente indicará 02(duas) pessoas e levar uma faixa para a praça de Boa Viagem (ponto de encontro dos que irão fazer a caminhada na areia). É interessante que a faixa faça referância à instituição e ao aborto (exemplo: instituição tal diz não ao aborto).



- Cada instituição presente indicará mais duas pessoas para a praça de Boa Viagem, onde ajudarão na panfletagem junto aos banhistas.



- As instituições espíritas devem apresentar-se ao coordenador do Comitê Pernambucano da Cidadania Pela Vida - Brasil Sem Aborto - Iraponan Arruda, para que os oriente na organização do trabalho de divulgação sem gerar problemas aos banhistas.



- A concentração do grupo que atuará na areia da praia será na pracinha de Boa Viagem às 08h30, de onde sairão os grupos, em fila indiana, com faixas, juntamente com o grupo que irá fazer a panfletagem junto aos banhistas.



- As demais pessoas seguirão o 5º(quinto) trio, para prestigiar a banda Católica e os cantores convidados (Israel, Nando e Silvério).



- As pessoas que comporão a fila indiana e a panfletagem e que não adquiriram a camiseta da Caminhada, receberão um adesivo SIM À VIDA para usar durante o evento. Nesse caso, a sugestão é que ponham uma camiseta,branca lisa.



- Todos devem procurar se alimentar bem, beber bastante água, usar protetor solar e boné, pois enfrentaremos o Sol das 09 às 13h. Mesmo os que farão a caminhada na areia da praia sugerimos usar tênis ou outro tipo de calçado que considere confortável.

Que Deus abençoe nossos melhores propósitos e que Jesus, nosso Mestre e Senhor esteja conosco o tempo inteiro, nos fortalecendo nesses momentos decisivos de nossas vidas. Aguardamos todos vocês para que façamos a nossa parte nesse bom combate.


Abraços Fraternos e votos de Muita Paz.
Ednar Santos



(Informação repassada em email por eventosespiritas@grupos.com.br em nome de; Alexandra awtorres@hotmail.com)

Palestra com Almir Salve na Casa Espírita Nhá Chica Itapira, SP

P A L E S T R A

02 DE OUTUBRO - SÁBADO



ÀS 19:30 HORAS



ALMIR SALVE, da cidade de Socorro-SP

LOCAL: CASA ESPÍRITA “NHÁ CHICA”

Rua Teresa Lera Paoletti, 348, Jd. Bela Vista - Itapira-SP

TEMA: “HISTÓRIA DA VIDA DE ZAQUEU”



Otávio Cunha 38635682-92760247

(Informação em email de Otávio Cunha)

Palestra com Marco Maiuri no Lar Espírita Luz e Amor Diadema, SP


(Recebido em email de Divulgação Luz e Amor divulgacaoluzeamor@terra.com.br)

Eventos programados pela Use Intermunicipal de Lins Outubro 2010

UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

INTERMUNICIPAL DE LINS

Balbinos - Cafelândia – Getulina – Guaiçara – Guaimbê - Guarantã – Lins – Pongaí – Sabino

DIRETORIA

Presidente: Décio Bressanin (Sabino)

Vice – Presidente : Flavio Natal Pereira (Lins)

1º tesoureiro: Diogo do Nascimento Cáceres (Sabino)

2º tesoureiro: Paulo Bueno Lanza (Cafelândia)

1ª Secretaria: Leny Lima Botelho (Lins)

2ª Secretaria: Jose Bastos (Lins)

Diretor de Patrimônio: Romeu Gobato Junior (Lins)

DEPARTAMENTOS:

ARTES: Antonieta Nazaré Lima Coqueiro (Lins/SP)

COMUNICAÇÃO: Reinaldo Trombini Junior (Getulina/SP)

CASAS ESPÍRITAS: Elide Craveiro Salvio (Lins/SP)

LIVRO ESPÍRITA: José Bastos (Lins)

MOCIDADE: Isabelle Fernanda Bredariol (Lins)

ORIENTAÇÃO ADMINISTRATIVIA E JURÍDICA: Dra. Ieda Claudia Craveiro Salvio (Lins)

AÇÕES DOUTRINÁRIAS: Flavio Natal Pereira (Lins/SP)

RELAÇÕES PÚBLICAS: Paulo Bueno Lanza (Lins)

AÇÃO SOCIAL: Marilda Budóia (Cafelândia)

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARQUIVO: Miriam Abdu (Lins)

ASSISTENCIA E PROMOÇÃO SOCIAL: Marlene Felix Lanza (Cafelândia)

PROGRAMAÇÃO

18º MÊS DE CONFRATERNIZAÇÃO ESPÍRITA

1º A 31 OUTUBRO DE 2010

INFORMAÇÕESE INSCRIÇÕES



Decio Bressanin – Sabino/SP

(14) 3546 1022 / (14) 9744 0347

deciobressanin@yahoo.com.br

Flavio Natal Pereira – Lins/SP

(14) 3523 1916 / (14) 9676 6266

José Bastos – Lins/SP

(14) 3523 5959

jose-bastos@hotmail.com

Site:

www2.uselinssp.com.br


Paulo Bueno Lanza – Cafelândia/SP

(14) 3554 1508

paulobuenolanza@yahoo.com.br

Reinaldo Trombini Junior

(14) 3552 2021

inibmort@gmail.com

endereço correspondência

Rua Marechal Deodoro, 481 – Jardim Imperial

CEP.: 16440 – 000 – Sabino/SP





TEMA: “MUITOS OS CHAMADOS E POUCOS ESCOLHIDOS” – CO. XVIII DO ESE

CICLO DE PALESTRAS

DATA/CASA/PALESTRANTE

1º - CE Irmãos Aprendizes (Lins/SP)

Luis C. Akira Suehara (Lins/SP)

1º - CE Dr. A. Bezerra de Menezes (Pongaí)

Dr. Julio Nascimento Junior (Lins/SP)

5 – AE Joana D’arc (Lins)

Marlene Felix Lanza (Cafelândia/SP)

6 – SUE Allan Kardec (Cafelândia/SP)

João Cremonesi (Lins/SP)

7 – GAE e CC Bezerra de Menezes (Promissão/SP)

Reinaldo Trombini Junior (Getulina/SP)

8 – União Espírita de Promissão (Promissão/SP)

Patrícia P.N.P. Bompean (Cafelândia/SP)

13 – CE Fé, Amor e Caridade (Promissão/SP)

Antonieta Nazaré Lima Coqueiro (Lins/SP)

13 – CE Francisco de Assis (Avanhandava/SP)

Edgar Feres Filho (Getulina/SP)



C0NTINUA…….


14 – Comunidade Espírita de Guaimbê (Guaimbê/SP)

Leny Lima Botelho (Lins/SP)

15 – CE Dr. A. Bezerra de Menezes (Lins/SP)

José Werneck de Castro (Lins/SP)

18 – CE Fé, Amor e Justiça (Getulina/SP)

Ieda Claudia Craveiro Salvio (Lins/SP)

20 – CE Aprendizes do Evangelho (Sabino/SP)

Fernanda Golmia (Lins/SP)

21 – GE Humberto de Campos (Lins/SP)

Telma Regina P. Rebolo (Lins/SP)

22 – Casa dos Espíritas (Lins/SP)

Diogo do Nascimento Cáceres (Sabino/SP)

25 – Núcleo Espírita Chico Xavier (Promissão/SP)

Leudmila R. Tempest (Getulina/SP)

27 – ILDEB (Lins/SP)

Adriana Rodrigues (Lins/SP)

28 – CE Irmã Terezinha (Lins/SP)

Dalva Shueire Parreira (Promissão/SP)

29 – CE Amor e Caridade (Getulina/SP)

Sonia Paz (Lins/SP)

30 – CE Amor e Caridade (Cafelândia/SP)

Maria Margarete Brumati (Lins/SP)

Obs.: início das palestras: 20 horas

Exceção dia 7: 19:45 hs




PROGRAMAÇÃO COMPLEMENTAR

PALESTRAS

DIA 2/OUTUBRO – 19:30 HORAS - ABERTURA

LOCAL: CE AMOR E CARIDADE

CAFELÂNDIA/SP

HARMONIZAÇÃO MUSICAL

CORAL KARDECANTA (BIRIGUI/SP)

- PALESTRANTE:

DITINHA CALIXTO (JOSÉ BONIFÁCIO/SP)

TEMA: “TRABALHO: CONDUÇÃO PARA FELICIDADE”



DIA 9/OUTUBRO – 20 HORAS

LOCAL: CE DR. A. BEZERRA DE MENEZES

PONGAÍ/SP

PALESTRANTE

FLAVIO SOARES (TRÊS LAGOAS/MS)

TEMA: “AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO”





‘UNIR PARA CUMPRIR”


DIA 16/OUTUBRO – 20 HORAS

LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL

GUAIÇARA/SP

PALESTRANTE

LUIZ AGUSTO MACEDO (GUARARAPES/SP)

TEMA: “O EVANGELHO E O ESFORÇO”

DIA 23/OUTUBRO – 20 HORAS

LOCAL: COMUNIDADE ESPÍRITA

GIUAIMBÊ/SP

PALESTRANTE

DR. CELSO VITAL (BIRIGUI/SP)

TEMA: LIVRE

DIA 30/OUTUBRO – 19:30 HORAS - ENCERRAMENTO

LOCAL: CE DR. A. BEZERRA DE MENEZES

LINS/SP

- MOMENTOS DA POESIA ESPÍRITA

- HARMONIZAÇÃO MUSICAL (a confirmar)

CORAL CAMPO DE LUZ (PENÁPOLIS/SP)

PALESTRANTE

- ADEMAR MODENA (PENÁPOLIS

TEMA: “TRISTEZA”



2º CONFRATERNIZAR

14/novembro - 8 as 12 horas

Local: Centro de Reuniões

Praia de Sabino/SP

PROGRAMAÇÃO:

Recepção (café) – Palestra: Aylton Paiva (“Unificação”) – Intervalo – Tribuna Livre – Harmonização Musical: Cantora Evelyn Spinola (Araçatuba/SP -a confirmar) – almoço (restaurante Verona)




OBSERVAÇÕES:

- confirmação da presença: até 08/novembro

(junto à Casa que freqüenta ou endereços citados)

- Sem limite de idade

- Colaboração: R$ 17,00

(incluso o almoço e auxilio nas despesas do

Mês Espírita)

- Inscrição para Tribuna Livre: no local

- Tempo para Tribuna Livre: 10 minutos



FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA



9/OUTUBRO – 8 AS 12 HORAS



LOCAL: CALÇADÃO DE LINS/SP

(a confirmar)



MESA DA BIBLIOTROCA: NA COMPRA DE LIVRO(S) TERÁ DIREITO, TAMBÉM, DE TROCAR LIVRO(S) JÁ LIDO(S) PELO(S) QUE

ESTÁ(ÃO) NA MESA.


Alguns links

Evelyn Spinola

http://www.youtube.com/watch?v=c9TRlGnng_g

Luiz Augusto Macedo

http://www.youtube.com/watch?v=8vgfjo7jbEk

Ademar Modena

http://www.youtube.com/watch?v=n95qKkwSrpQ

Benedita Calixto

http://www.youtube.com/watch?v=C5Du-Of2Iu0



ENCONTRO DA POESIA ESPÍRITA

DIA 30 DE OUTUBRO DE 2010

(NO ENCERRAMENTO DO MÊS ESPÍRITA)

CE DR. A. BEZERRA DE MENEZES

LINS/SP

DECLAMAÇÕES

SELEÇÃO DAS POESIAS INSCRITAS

(na ausência do autor a poesia será declamada por convidado)

...ESPERAMOS SUA POESIA!


INSCREVA-SE

TEMA: espírita OBJETIVO: estimulação JUSTIFICATIVA: espaço aos que gostam da Arte

PARTICIPAÇÃO: POESIA INÉDITA – SEM LIMITE

PRAZO DE ENTREGA: até 20 de outubro de 2010

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

ENDEREÇOS CITADOS – EMAIL OU VIA CORRE

INFORME-SE! CONVIDE! PARTICIPE!

Programações do NEOVE Carapicuíba, SP



(Informações em email do NEOVE)