BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Divaldo Franco em Roteiro Doutrinário no Rio Grande do SUL. NOVO HAMBURGO

No período de 17 a 20 de setembro de 2010, Divaldo Pereira Franco ministrou quatro minisseminários em solo gaúcho.

No dia 18, em Novo Hamburgo/RS, apresentou o tema Em Busca da Verdade, no Centro de Eventos da FENAC – Feiras e Empreendimentos Turísticos. Mais de seiscentos ávidos inscritos participaram do trabalho expositivo de Divaldo Franco.

Ao chegar ao Centro de Eventos, Divaldo foi entrevistado pela imprensa local e, como os interessados fossem em número expressivo, continuou atendendo aos diligentes representantes da imprensa durante os autógrafos costumeiros que concede.

O evento, promovido pela Sociedade Espírita Em Busca da Verdade e pela Horta Comunitária Joanna de Ângelis, ambas comemorando 50 e 20 anos de fundação, respectivamente, teve a presença, compondo a mesa diretiva, do Prefeito Tarcísio Zimmerman; da associada fundadora da S.E. Em Busca da Verdade, Marly Jaeger; da Presidente da Horta Comunitária Joanna de Ângelis, Laura Pruch, e de Nilton Stamm de Andrade, Presidente do Conselho Regional Espírita da 2ª Região/FERGS.

Na cerimônia de abertura houve a entrega de troféus às Instituições que comemoravam suas datas de fundação e, naturalmente, a Divaldo Franco, em agradecimento.

Apoiando-se no pensamento de Plotino, nobre filósofo da doutrina neoplatônica, que afirmava que a verdade pode ser encontrada, Divaldo Franco levou o público a refletir sobre essa temática, oferecendo a oportunidade de maior compreensão, quando discorreu sobre o trabalho e as conclusões que os pensadores, de todas as épocas, legaram à Humanidade.

O medo, a ira e o amor, segundo concepção de Emilio Mira y Lopes, sociólogo, médico psiquiatra e psicólogo, são as primeiras emoções da criatura humana, e dessas se derivam todas as demais, abordando Divaldo aspectos de cada uma delas.

Os pensamentos de Allan Kardec e de Carl Gustav Jung, entre outros, foram utilizados por Divaldo Franco para enriquecer sua explanação Em busca da verdade para que a criatura humana atinja o objetivo essencial da vida: a autoiluminação.

Aprofundando a temática, Divaldo Franco apresentou a estrutura bipolar do ser humano. E, nesta dualidade existencial do ego/self, do anima/animus, da sombra/luz, o bem/mal a criatura vai se estruturando para a plenitude, o amadurecimento psicológico.

Finalizada a primeira parte e, após breve intervalo, Divaldo retomou o assunto. Agora para apresentar, com o auxílio de slides em PowerPoint, a Parábola do Filho Pródigo. Nessa parábola, Divaldo trabalhou as questões do encontro e do autoencontro.

Elucidando, Divaldo Franco discorreu brevemente sobre o Código Penal da Vida Futura, composto de 33 artigos, constante na obra O Céu e o Inferno, detendo-se no art. 16, cujo espírito é arrependimento, expiação e reparação.

Baseando sua abordagem sobre a Parábola do Filho Pródigo, retratada na tela de Rembrandt, exposta no Museu Hermitage, em São Petesburgo, na Rússia, o orador informou que é um rico manancial de informações psicológicas, dissecando-a em seus significados e símbolos.

Analisou os significados da mão do pai, das vestes do filho, das sandálias, do contato da mão sobre a pele, do rosto do filho de encontro ao peito do pai, dos pés, das testemunhas, do rosto da mãe, do irmão mais velho que ficou em casa, etc. A Parábola do Filho Pródigo é todo um conjunto de lições psicoterapêuticas e filosóficas, de cunho moral e espiritual incomum.

Segundo Joanna de Ângelis, somente no amor está a felicidade, porque nele se haure vida e vida em abundância, facultando o encontro com a consciência de si, o autoencontro com o Self.

Finalizado o minisseminário, os aplausos irromperam espontânea e demoradamente. Foram os agradecimentos emocionados que o público de Novo Hamburgo e região prestaram a Divaldo Pereira Franco, que ainda se demorou no local atendendo pedidos de autógrafos e cumprimentos.








0 comentários: