BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Focalizando o Trabalhador Espírita Ismael Batista da Silva




Ismael Batista da Silva



Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita



O entrevistado, nosso companheiro de ideal espírita, Ismael Batista da Silva reside na cidade de Guaxupé, MG, onde nasceu. Nascido em família espírita freqüentou a evangelização, a mocidade e depois nas outras atividades do Centro Espírita em São José do Rio Pardo e Guaxupé. Escreveu três livros e é muito requisitado para palestras pelo Brasil. Ismael tem um jeito descontraído e bem humorado de proferir suas palestras. Diz-nos que é por conta de Cornélio Pires, um espírito que acredita lhe inspirar.




Ismael poderia nos fazer sua apresentação?

Nasci em Guaxupé, uma belíssima cidade no Sul de Minas Gerais, no dia 14 de Novembro de 1955. Sou filho de Noel Batista da Silva e Francisca Silveira da Silva, duas pessoas muito simples originárias da zona rural. Tive seis irmãs: Noêmia, Nair, Joana D’arc, Marli, já desencarnada, Helena e Marlene. Tenho dois filhos, André Luis e Ismael Junior, o neto Luis André e, estou ansiosamente esperando a chegada de uma netinha para Outubro.



Qual sua formação acadêmica e atividade profissional?

Tenho segundo grau e alguns cursos técnicos. Trabalhei por muitos anos em vendas e como assistente de direção em escola particular. Tinha também linha de transporte de escolares. Hoje estou aposentado, me dedicando somente à causa espírita.



Como conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Nasci em uma família espírita. Pelo lado materno, a começar pela minha bisavó, a vovó Chiquinha, todos foram ou são espíritas. Tive, portanto, contato com o Espiritismo desde tenra idade e tenho, por isso, maiores responsabilidades.



Poderia nos descrever sua trajetória pelo Movimento Espírita?

Comecei na evangelização infantil depois fiz pré-mocidade e mocidade no Centro Espírita Nova Era de Guaxupé. Após fazer o serviço militar fui para São Paulo e Mogi Mirim na tentativa de me realizar profissionalmente. Nesse período fiquei completamente fora do movimento tendo em vista que o meu interesse era exclusivamente me encaixar na vida profissional. Não deu certo e, então, fui tentar em São José do Rio Pardo e lá fiquei por trinta e três anos. Constitui família, tive os meus dois filhos, voltei para o movimento espírita. Depois de alguns anos de trabalho como médium de desobsessão e evangelizador, a pedido de companheiros, assumi a direção da Sociedade Espírita Beneficente Paulo de Tarso, mantenedora do Centro Espírita André Luiz, Asilo lar de Jesus e Albergue Noturno Paulo de Tarso, por dez anos.

Fui procurado, na época, pelos dirigentes da USE Estadual e acabei fundando junto com outros companheiros, as Uses intermunicipal de São José do Rio Pardo, a municipal de Mococa e Tambaú e reativamos a USE regional de São João da Boa Vista.

Na época fizemos grandes encontros doutrinários e levamos para a região os principais palestrantes espíritas do movimento brasileiro.

Conversando, certo dia, com a Dona Aparecida do Hospital do “Fogo Selvagem” de Uberaba, esta me revelou que Dr. Bezerra de Menezes conversara com ela pedindo para me comunicar que ele esperava de mim a iniciativa de fundar uma instituição educacional em uma ampla região de casas populares de Rio Pardo. Com muito carinho, eu, familiares e amigos fundamos a Fundação Espírita Dr. Bezerra de Menezes que funciona como um centro de promoção educacional, espiritual e social, atendendo inúmeras famílias carentes, hoje dirigida por valorosos companheiros daquela cidade. Depois de me aposentar era meu sonho retornar a minha terra natal e dedicar-me ao Centro Espírita em que fui criado, sonho este que está sendo realizado.



Tem livros escritos?

Tenho três livros escritos. Positivando o dia-a-dia, Vencendo Dificuldades de Relacionamento e o romance Um Perfume Inesquecível, este psicografado, de autoria do espírito Otília.



A que Casa Espírita está vinculado presentemente e quais as atividades que nela desenvolve?

Como disse anteriormente, estou me dedicando, como sonhei ao me aposentar, ao Centro Espírita Nova Era, de Guaxupé. Na segunda-feira implantamos um trabalho de Atendimento Fraterno e sou coordenador desta atividade. Na terça-feira ministro dois cursos doutrinários. Na quarta e quinta, quando estou na cidade, colaboro com o programa de TV e em atividades nas casas espíritas de Guaxupé e região. Porém é raro eu estar na cidade, geralmente viajo para outras regiões com as palestras.



E a trajetória como orador?

Aconteceu naturalmente. Comecei fazendo Evangelização no Asilo, na zona rural e em visitas aos lares. Depois comecei fazer no Centro Espírita André Luiz. Fiz programa de rádio sintonizado em toda região por vinte anos, e daí, começou a chegar os convites para eu me apresentar nas cidades vizinhas e, hoje, já com vinte e oito anos de atividade nesta área, tenho, para a minha alegria, viajado para muitos estados divulgando a nossa doutrina. Tudo que aconteceu e tem acontecido neste campo de trabalho, tanto o Chico quanto o Divaldo já haviam me adiantado e eu confesso que não acreditei na época. Devo muito a expansão desta minha atividade, também, aos nossos queridos amigos Orson Peter Carrara e Jamiro do Santos Filho que acreditaram em meu trabalho e o divulgaram aos seus contatos.



Quais os temas que aborda em suas palestras e os mais solicitados?

Trabalho com vários temas, inclusive temas para seminários e encontros específicos, porém os mais pedidos são:

• Vencendo Dificuldades de Relacionamento (Palestra Ou Seminário)

• Como Bem Aproveitar a Existência

• O Espiritismo e os Tormentos Modernos

• Não Basta Estar Espírita é Preciso Ser

• Positivando a Auto-Estima a Luz Do Espiritismo

• O Lado Luz das Provações da Vida

• Relacionamento Familiar a Luz do Espiritismo

• Desmistificando as Influências Espirituais (Palestra Ou Seminário)

• O Perfil do Trabalhador Espírita para o Terceiro Milênio (Seminário)

• É Possível Ter Filhos Felizes e Amigos (Palestra Ou Seminário)

• É Possível Ser Feliz na Vida Conjugal (Palestra Ou Seminário)

• Sofrer ou não Sofrer é uma opção de cada um

• Saúde, Doença e Cura a Luz do Espiritismo

• Obsessão Infantil – Causas – Prevenção e Cura

• Curso Para Expositores Espíritas - Seminário

• Depressão – Não Entre Nessa

• No Entardecer da Existência ( Para Terceira Idade)

• Nos Bastidores de Uma Reunião Espírita – Ilustrada ( Como É Visto Do Mundo Espiritual Cada Trabalho Da Casa Espírita)


Como tem enxergado o nosso movimento espírita em suas viagens?

Vejo nosso movimento com otimismo. Tenho aprendido muito em minhas viagens. Observo que Jesus já tem muitos amigos verdadeiros na Terra. Muita gente está fazendo trabalhos dignos em prol da nossa doutrina.

Observo também que o movimento está crescendo bastante. Costumo ir uma vez por ano em cada casa que visito e, a cada ano que passa, vejo algumas delas crescerem “assustadoramente”. Isto acontece, evidentemente, onde encontramos lideranças que se dedicam mesmo ao nosso movimento. São grandes motivadores, pessoas carismáticas que envolvem positivamente os outros através de seus exemplos diários.

Casas que atendem bem as pessoas que chegam, que têm bons cursos doutrinários e palestras públicas de qualidade. O perfil das pessoas que estão procurando pela Doutrina mudou muito, já não são só sofredores que buscam as casas espíritas, e os dirigentes que conseguiram enxergar essa mudança estão alcançando grandes resultados no sentido de cativar almas para Jesus.



O que acha que está faltando ou precisa ser melhorado?

Eu sou um daqueles que acham que o mal não merece ser exaltado. Cada um está fazendo no movimento espírita de acordo com o seu entendimento e evolução. Não temos como dar de nós aquilo que ainda não temos. O tempo é a maior benção para o espírito, pois então deixemos para que ele se incumba de resolver aquilo que hoje não conseguimos realizar. Enquanto isto continuemos firmes amando e servindo com Jesus e Kardec.



Algo mais que queira acrescentar?

Que nós saibamos, com sabedoria, aproveitar o máximo a nossa atual existência, pois ela é a mais importante de todas que já tivemos. Afinal, ela será decisiva no sentido de continuarmos ou não reencarnando na nossa querida Terra. Pensemos nisso com carinho.











LEGENDA FOTOS

ISMAEL COM A ESPOSA JOANA, OS DOIS FILHOS E AS NORAS

ISMAEL LADEADO PELOS FILHOS ISMAEL JUNIOR E ANDRÉ LUIS

ANDRÉ LUIS, MARCINHA E O FILHO LUIS ANDRÉ. FILHO,
NORA E NETO DE ISMAEL BATISTA

ISMAEL COM TRABALHADORES DO C.E. NOVA ERA, DE GUAXUPÉ

FALANDO NA SEMANA ESPÍRITA EM BARRETOS, SP

ENTREVISTA NO PROGRAMA A VOZ DO ESPIRITISMO, ARAÇATUBA, SP

PALESTRA EM ARAÇATUBA

COM OUTROS ORADORES EM POÇOS DE CALDAS, MG

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistado.

1 comentários:

Hector Rocha ® disse...

Bom Dia a Todos,
Paz e Bem!

Achei muito interessante a entrevista com o Sr. Ismael, serve como exemplo de vida a ser seguido por nós cristãos que almejam trabalhar com afinco na seara do Senhor!

Estou saindo do catolicismo a pouco, sou formado em História e Teologia, mas sempre existia um por que? na minha vida que eu não sabia responder e muito menos a Igreja me dava as respostas que almejava. Somente no Espiritimo de Allan Kardec, estou tendo respostas a vários questionamentos que a muito buscava respotas e não obtinha!
Pretendo egressar no Mestrado, estou querendo pesquisar sobre a Doutrina Espírita. caro colegas se por ventura souberem de alguma Instituição que aceita esse tema para pesquisa, por favor entre em contato comigo, pois confesso que ainda me encontro meio perdido e não sei como conseguir um orientador ou Instituição par que eu entre em contato.

Atenciosamente,
Hector Rocha
his_to_riador@hotmail.com