BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 31 de outubro de 2010

Focalizando o Trabalhador Espírita Mara Sucena


Mara Sucena



Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita


A entrevistada Mara Sucena, nasceu na cidade de Itapevi, SP e reside na cidade de São Paulo. É casada com o escritor e orador Américo Sucena (*), tem três filhas e um neto. Mara se dedica de longa data ao trabalho de divulgação da doutrina espírita que teve início com a evangelização infantil. Atualmente divulga o Projeto Imagem, fazendo palestras que foram elaboradas com base nas obras de André Luiz e Emmanuel. Também coopera com resumos dos livros que serão ilustrados.



Nasci em Itapevi, SP, a caçulinha da família. Aos 5 anos viemos para a cidade de São Paulo. Meus pais, João Marques da Silva e Júlia Marques, sempre foram muito batalhadores e com muito esforço conseguiram que os três filhos se formassem.

Estudei na Fundação de Santo André, fiz o curso de Matemática e comecei a lecionar logo no primeiro ano da faculdade. Foi um período de muita correria e ,para conciliar todas as atividades, cheguei a utilizar cerca de dez transportes coletivos por dia. Atualmente estou aposentada. Tenho três filhas: Renata, Paula e Cláudia, muito queridas, e um netinho muito fofo, o Gabriel, filho da Renata. Meus pais estão desencarnados, mas devo a eles muito respeito e admiração, pois sempre estiveram presentes, e graças principalmente a minha mãe, que se dedicava ao cuidado das minhas filhas, eu pude sempre manter as atividades doutrinária no Centro Espírita. Para tanto, também recebi ajuda da avó do meu marido, D. Dulceana, já desencarnada.



Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Conheci o Espiritismo através de um problema de saúde da minha irmã. Os médicos não detectaram nenhuma enfermidade, mas ela desmaiava e passava mal. Diante dessa situação, alguém sugeriu que ela fosse a um Centro Espírita. Então, eu fui junto com ela e nessa oportunidade, encontrei um grupo que estudava o evangelho sobre um prisma de muita lógica e compreensão. Eu tinha 16 anos, era Católica e aquilo me impressionou muito. Esse grupo era liderado por Gilberto Aiello, conhecido no meio Espírita, já desencarnado, a quem eu tenho muita gratidão e um carinho especial, assim como também à sua esposa D. Geni.

Transcorridos três meses, me tornei Espírita. E passei a participar da Mocidade Espírita “Pátria do Evangelho” e de reuniões de estudos e mediunidade. Posteriormente, conheci o Centro de Preparação Cristã (CPC), onde o Sr. Ari Andriolo era o dirigente. No CPC, além das reuniões noturnas, comecei a auxiliar na Evangelização infantil e foi lá que conheci o Américo, com quem me casei há 36 anos, depois de 6 anos de namoro



A que Casa Espírita está vinculada presentemente?

Associação Espírita Mãos Unidas, da qual participo desde sua fundação em 1980.



Poderia nos sintetizar sua trajetória de trabalho na seara espírita?

Sempre tive bons mestres. Tenho uma alegria muito grande de poder desenvolver algumas atividades, entre elas o trabalho junto à criança e ao jovem, o trabalho mediúnico, a princípio como médium falante e atualmente como esclarecedora. Também faço uso da palavra no apoio da reunião de Evangelhoterapia , assim como na divulgação do Projeto Imagem através de palestras.



Como andam as palestras e quais os temas mais solicitados?

Este ano já fizemos muitas palestras. Os temas solicitados, em sua maioria, são voltados para as obras de André Luiz, psicografadas por Chico Xavier, que fazem parte do Projeto Imagem.



Qual a sua participação no Projeto Imagem?

Na verdade, a minha participação direta se deu com a obra “Voltei”, do irmão Jacob, psicografada por Chico Xavier, uma vez que ficou sob minha responsabilidade a tarefa de resumir e sugerir as cenas. Nas outras, a minha participação é bem restrita, faço apenas algumas sugestões. Atualmente estou trabalhando no resumo da obra Renúncia e nas descrições das cenas.



Alguma novidade em termos do projeto?

Há um empenho muito grande para terminarmos as obras de André Luiz e os romances de Emmanuel, “Renúncia” e “Ave Cristo”. Também estamos cuidando da revisão e ampliação de algumas obras já existentes. Ah! Não posso deixar de falar que nas últimas obras estão acontecendo efeitos especiais. Esses efeitos são pequenos movimentos e transições como por exemplo a materialização de Matilde e a transformação da mulher em loba (um caso de licantropia), que são citadas no livro Libertação e que está sendo refeito com cerca de 50 cenas com vistas ao aproveitamento das diversas instruções do livro em Seminários.


Você tem alguma obra escrita?

Nenhuma. Não sou muito dada às letras, por isso estudei matemática.


Como você tem enxergado o nosso movimento espírita?

Considero que o objetivo maior do Movimento Espírita é a união fraterna. Embora, às vezes, aconteçam alguns posicionamentos as colocações contraditórias aos fundamentos da codificação e Kardec.



Tem te impressionado a avalanche de alternativas de difusão do Espiritismo com novelas, filmes e mídia em geral?

Sim. Acredito até, que existe um planejamento superior para essa abertura, afinal não se pode esconder a candeia embaixo do alqueire, não é?



Você acha que estamos enxergando de forma mais clara a transformação da Terra em mundo de regeneração conforme preconizado pelo Espiritismo?

Acredito que esta clareza ainda está encoberta , mas os sinais já não são tão sutis. O interessante, nisso tudo, é seguir os conselhos do nosso Mestre Jesus: Orai e vigiai.



O que você imagina nesse sentido daqui para frente?

Sinceramente, não sei. Eu achava que o ano 2000 teria algo de diferente, e não aconteceu nada!

Agora prefiro aguardar!

Mas confiante nas palavras de Jesus: ...Que os mansos herdarão a Terra! E também na colocação de S. Luís, na última questão de “O Livro dos Espíritos”, quando nos diz que muitos espíritos bons estarão encarnando auxiliando o progresso e formando uma geração nova.




Algo mais que queira acrescentar?

Para finalizar, gostaria de dizer que foi muito bom responder a essas perguntas, pois revivi alguns momentos muito felizes, tendo tido a oportunidade de perceber quanta gente passa por nós e faz a diferença.

Muita saúde, paz e alegria para todos.











Legenda das fotos: Mara e Américo com o neto Gabriel, filho de Renata; A familia Sucena da esquerda para a direita : Renata (mais velha), Paula (a do meio), Mara e o cachorro Bethoven, Américo e Cláudia (mais nova); Mara, Cláudia, Paula e Renata; Mara, Cláudia, Renata e Paula; Mara desenvolvendo palestras em São Paulo; a cidade Nosso Lar e o aerobus descrito por André Luiz (Projeto Imagem).



(*)Entrevista com Américo Sucena:
http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/08/focalizando-o-trabalhador-espirita_09.html



Site do Projeto Imagem: http://www.projetoimagem.com.br/politica-privacidade.asp



OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

0 comentários: