BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 3 de outubro de 2010

Focalizando o Trabalhador Espírita Jamiro dos Santos Filho


Jamiro dos Santos Filho em palestra



Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita



O entrevistado Jamiro dos Santos Filho nasceu e reside na cidade de Araguari, MG. Fundou no ano de 1986 o Centro Espírita Nosso Lar onde também funciona o Colégio Dom Bosco. É escritor e orador espírita que escreveu 11 livros e tem percorrido inúmeras cidades por todo território brasileiro.





Jamiro poderia nos fazer sua apresentação?

Sou filho de Jamiro dos Santos e Angélica Fernandes dos Santos, hoje ambos habitando no Mundo Espiritual. Nasci em Anápolis-GO e quando eu estava com 2 anos meus pais se mudaram para Araguari-MG, onde cresci e moro até hoje. Tenho um irmão e três irmãs. Meu irmão Joaquim, juntamente com minha irmã Paula são meus braços e coração em nossa Casa Espírita e também no Colégio, pois com minhas freqüentes ausências são eles os responsáveis nas decisões necessárias e no prosseguimento das atividades doutrinárias e educacionais. Sou casado com a Luci e temos duas filhas, Marcela e Patrícia. No ano passado me tornei vovô do Nilo e Cainã, que são gêmeos e filhos da Marcela. Ser vovô foi um maravilhoso presente que Jesus enviou ao meu coração. A esposa Luci atua ativamente tanto na Casa Espírita quanto no Colégio e de vez em quando viaja comigo em algumas palestras.



Qual sua formação acadêmica e atividade profissional?

Não tenho formação acadêmica e digo infelizmente, pois hoje vejo o quanto me faz falta, principalmente nas atividades da Escola. Não consegui completar o Ensino Fundamental, e isso devo a mim mesmo e me arrependo muito. Quanto a minha atividade profissional, atuei até o ano de 2002 no comércio, e a partir de 2003 fui representante comercial, atividade que desempenhei até 2007. A partir de 2007 comecei a dedicar o tempo integral ao Colégio e hoje minha vida é totalmente direcionada aos cuidados da Casa Espírita, do Colégio, aos livros e das palestras que realizo por todo o Brasil.



Como conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Foi em 1982. Minha mãe era espírita, no entanto eu tive uma educação religiosa católica por causa de meu pai que até então era católico. Certa vez, minha mãe presenteou-me com um exemplar de “O Livro dos Espíritos” e eu o coloquei na estante sem dar muita importância. Ali aquele livro ficou por mais ou menos 3 anos, até que em 1982, no mês de março, numa noite inesquecível, eu peguei aquele livro e comecei a ler. A cada resposta que eu lia meu coração saltava com a beleza das respostas e a coerência jamais encontrada em outro lugar. Eu estava encantado e mostrava para minha esposa Luci, e assim foi até a madrugada. Quando apaguei a luz do quarto, ainda permaneci acordado por longo tempo sem saber explicar o que havia acontecido dentro de mim, pois em verdade eu havia encontrado o que tanto procurava. Eu era um católico dedicado, no entanto não entendia muitas coisas que naquela noite eu havia encontrado naquele livro fantástico que havia ficado ali por tanto tempo. Então, nos dias que se seguiram eu estava deslumbrado e continuei a leitura que a cada página mais me conquistava o coração. Assim, na segunda-feira da semana seguinte, eu já estava dentro de uma Casa Espírita, aliás, era o Centro onde minha mãe freqüentava. Ao ver eu ali, mamãe sentiu um misto de alegria e surpresa, e desde então trabalhamos juntos até que ela voltou ao Mundo Espiritual, isso em 2001.



Poderia nos descrever sua trajetória pelo Movimento Espírita?

Eu sempre procurei participar do Movimento Espírita de nossa região, o Triangulo Mineiro. Participei ativamente dos Encontros Regionais e sempre fazia palestras em outras Casas de nossa cidade e em cidades vizinhas. A partir de 2004, com o sucesso do livro “Os últimos seis dias de Jesus”, comecei a fazer palestras também no estado de São Paulo. Depois me tornei amigo do Orson Peter Carrara e ele começou a organizar palestras por todo o Estado, e assim a cada ano a agenda ficava mais repleta de convites. Até hoje já visitei 9 estados e felizmente os convites jamais faltam. Não saberia dizer quantas cidades já visitei e quantas Casas tive a alegria de conhecer e assim aprender também.



Tem livros escritos?

Sim, já escrevi 11 livros, e neste mês estou lançando o mais novo, de auto-ajuda, cujo título é “Tente Outra Vez”. Estive na Bienal do Livro em São Paulo participando desse evento maravilhoso, e para mim isso é um presente que recebo de Jesus, sem merecer.



Os seus livros são escritos sob alguma influência mediúnica?

Não sou psicógrafo, no entanto não há como negar a participação dos Amigos Espirituais que bondosamente me amparam na singela tarefa. Escrevo com muita dificuldade, pois como eu disse não tenho cultura, não tenho formação acadêmica e isso dificulta tudo. Reconheço a simplicidade de meus livros e sei também que muito do que escrevo não é meu, porque é uma mistura de histórias conhecidas, contos diversos, frases de autores renomados e ainda a participação dos Amigos Espirituais. Se meus singelos livros ajudaram uma só pessoa já me sentirei realizado. Portanto, Ismael, digo com sinceridade que se os Amigos Espirituais não me ajudarem, nada conseguirei realizar.



A que Casa Espírita está vinculado presentemente e quais as atividades que nela desenvolve?

Juntamente com minha esposa, com meus pais e irmãos e mais algumas pessoas, fundamos o Centro Espírita Nosso Lar, em 1986. Ainda hoje estamos na direção dessa abençoada Casa que no inicio do ano completará 25 anos de atividades. A Casa é simples e suas atividades são iguais às de outras Entidades Espíritas. Temos 5 grupos mediúnicos que se reúnem no mesmo dia e horário, em salas diferentes. Dois dias de reuniões públicas, sendo na terça-feira estudos e na quinta-feira o Evangelho e passes, como também tratamento espiritual. Há ainda grupos de estudos do ESDE, como também Evangelização Infantil e Mocidade. Temos as atividades assistenciais como a sopa fraterna no sábado, distribuição de pães e roupas. No inverno distribuímos cobertores aos mais carentes, comemoramos o dia das crianças com doces e brinquedos, e ainda fazemos distribuição de brinquedos e cesta de natal no final do ano. Há o trabalho das senhoras com pinturas e bordados, e com a venda do que fazem adquirimos enxovais para as gestantes carentes. Contamos com um consultório odontológico onde atendemos em média 120 pessoas por mês gratuitamente, e os quatro Dentistas são voluntários que doam de seus corações o alivio àqueles que sofrem a dor de dente.



E a trajetória como orador?

Desde a fundação de nossa Casa eu falo do Evangelho nas reuniões públicas. Também nos dias de estudo era o responsável e aos poucos fomos formando companheiros para compartilhar comigo essas atividades. Mas, foi depois de 2004 que essa singela tarefa de falar ao público se expandiu para além do Triangulo Mineiro, e felizmente, hoje recebo convite de vários estados. Penso que falar é oportunidade bendita que Jesus me concede, e mesmo sem merecer tal honra, Ele me permite essa maravilhosa atividade. Sei o quanto minhas palavras são simples, no entanto o faço com amor e humildade.



Quais os temas que aborda em suas palestras e os mais solicitados?

Ismael, minha forma de falar é muito simples, e em minhas palestras procuro enaltecer a beleza da vida, o entusiasmo como fator de superação das dificuldades, a tolerância para com os erros nossos e do próximo e a fé incondicional em Nosso Senhor. Posso dizer que os temas são sempre evangélicos e de valorização da vida. E penso ser indispensável a presença de Jesus em nossas vidas, por isso Ele está presente em meus temas também.



Como tem enxergado o nosso movimento espírita em suas viagens?

Confesso que é maravilhoso observar a dedicação e o amor à Causa em todo lugar.
Nosso Movimento Espírita é realizado com os recursos do Amor a Jesus, pois não dispomos de renda em nossas Casas. Por isso observo o quanto de eventos são realizados para que o grupo disponha da moeda para atender as atividades assistências aos mais carentes e também manter a Casa. Já presenciei Grupos que pagam aluguel, impostos, luz, água e ainda promovem eventos a fim de socorrer aos que sofrem a prova da fome ou do frio. Isso é maravilhoso, e felizmente constato que a caridade está presente em nosso Movimento, sempre com Jesus.



O que acha que está faltando ou precisa ser melhorado?

É normal encontrarmos falhas em nossas atividades. Vejo isso com naturalidade, pois ainda estamos muito distantes da perfeita compreensão da mensagem de Nosso Senhor e de sua aplicação na vida. Temos falhas, acontecem tropeços e enganos, no entanto prefiro olhar a dedicação de cada um, muito embora nossas dificuldades íntimas. É claro que em todo setor existe algo que necessita ser melhorado, mas isso irá acontecer aos poucos, com a nossa própria evolução e compreensão do que é realmente a vida.



Algo mais que queira acrescentar?

Ismael, desejo acrescentar que ninguém faz nada sozinho. Em nossas atividades, aqui em Araguari, em nosso Grupo conto com minha família que se dedica com tanto amor à nossa Casa e também ao Colégio Dom Bosco. A minha ausência constante só é possível graças aos meus irmãos Joaquim e Paula, à esposa Luci, à minha filha Patrícia, meu genro Saint Clair, aos meus cunhados Wander e Divina, minha sobrinha Tais, e todo o Grupo Nosso Lar que segue atuante em nossas singelas tarefas. Quero agradecer também a todos que bondosamente organizam minhas palestras em várias regiões do Brasil, como também aos dirigentes das Casas que me recebem com tanto carinho. Agradeço aos leitores de meus livros que me apóiam, escrevem, divulgam e me abraçam em cada cidade que visito. Sou consciente do quanto minha tarefa é singela, no entanto a procuro realizar com todo meu amor. Espero continuar merecendo o carinho de todos e que possamos, cada qual, com suas possibilidades, contribuir com Nosso Senhor para que o mundo se torne melhor. Minha gratidão à você meu amigo e a todos.














LEGENDA FOTOS

D. Angélica e os filhos Joaquim e Jamiro

O começo do C.E. Nosso Lar

O gabinete odontológico

Colégio Dom Bosco e C.E. Nosso Lar

Professoras do Colégio

Família de Jamiro: Joaquim, Jamiro, Wander e Saint
Clair. Embaixo - Tais, Divina, Luci, Paula e Patricia


Jamiro entrevistado por Nelson Custório. Araçatuba, SP

Jamiro, a esposa Luci e as filhas Patricia e Marcela

Jamiro com a esposa e as duas filhas

A Sopa Fraterna no C.E. Nosso Lar


OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

0 comentários: