BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 20 de novembro de 2010

Congresso Espírita Mundial Registro

PUBLICADO NA FOLHA ESPIRITA NOVEMBRO/2010



Espanha sedia evento mundial e discute imortalidade



Ismael Gobbo

Valencia, na Espanha, sediou, de 10 a 12 de outubro, o 6º Congresso Espírita Mundial, reunindo 1.807 inscritos, de 35 países - Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Finlândia, Guatemala, Holanda, Honduras, Hungria, Itália, Japão, Luxemburgo, México, Noruega, Panamá, Paraguai, Peru, Polônia, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça e Uruguai. Promovido pelo Conselho Espírita Internacional (CEI) e organizado pela Federação Espírita Espanhola (FEE), o evento ocorreu no recinto da Feira de Valencia.

Na manhã do dia de abertura ocorreram várias apresentações musicais eruditas, com a participação de artísticas locais e do brasileiro Enrique Baldovino, este executando peças de Mozart, comparando os estilos deste nas condições de espírito encarnado e desencarnado. O presidente da FEE, Salvador Martin, deu as boas-vindas aos congressistas, o que também ocorreu por parte do secretário geral do CEI, o brasileiro Nestor Masotti. A conferência inaugural do congresso ficou nas mãos de Divaldo Pereira Franco, que discorreu sobre o tema central do evento, “Somos Espíritos Imortais”. A mesa foi composta pela Comissão Executiva do CEI que, além de Salvador e de Nestor, é integrada por Antonio Cesar Perri de Carvalho, Charles Kempf (França), Edwin Bravo (Guatemala); Elsa Rossi (Reino Unido); Fábio Villarraga (Colômbia); Jean Paul Évrard (Bélgica) e Olof Bergman (Suécia).

Paralelamente às atividades doutrinárias, funcionou no local do evento a 1ª Feira do Livro Espírita da Espanha, com a EDICEI lançando mais de uma dezena de livros, em vários idiomas, e uma exposição relembrando os pioneiros do movimento espírita espanhol. Ainda no primeiro dia deram palestras o francês Charles Kempf, que abordou o tema “Que é Deus?”; o espanhol Juan Miguel Fernandez, de Madrid, falando sobre “Comprovações da existência e da imortalidade do espírito”; a pesquisadora americana Carol Bowman, que abordou o tema sobre pesquisas de reencarnação em crianças, sendo, na oportunidade, lançado pela EDICEI, o livro de sua autoria Las Vidas Pasadas de los Niños, e o orador colombiano Jorge Berrio, tratando do tema “A construção da paz à luz da imortalidade”. Fechando com chave de ouro, o primeiro dia do congresso foi projetado o filme Nosso Lar, com falas em português e legendado em espanhol.

No dia 11 os oradores foram o brasileiro Sérgio Felipe de Oliveira, que desenvolveu o tema “Médiuns e Mediunidade”; o espanhol Alfredo Tabuena, tratando de “A Lei de Causa e Efeito Segundo o Espiritismo”; Fabio Villarraga, da Colômbia, versando sobre “Espiritismo, fonte de esclarecimento e consolo espiritual”; a dirigente do Panamá Maria de La Gracia Ender, desenvolvendo o tema “A Caridade na Visão Espírita”; Vanessa Anseloni, dirigente dos EUA, falando sobre “Allan Kardec- Fundamentos da Filosofia Espírita”; e Jean Paul Évrard, da Bélgica, abordando “As Leis Morais”. A parte final do segundo dia do evento foi destinada a homenagear Chico Xavier em seu centenário de nascimento. A brasileira Marlene Nobre, presidente das associações médico-espíritas do Brasil e Internacional, discorreu sobre “Contribuições de sua obra psicográfica. Exemplo de vida” e Antonio Cesar Perri de Carvalho com “Contribuições de sua obra psicográfica. Impacto da obra no mundo”. Houve uma apresentação artística de Ana Ariel e trailer do filme “E a Vida Continua...”, seguindo-se alguns comentários pelos diretores Paulo Figueiredo e Oceano Vieira de Melo. Este novo filme tem o apoio da FEB e será lançado em 2011.

No dia 12, o brasileiro Carlos Campetti (colaborador da FEB), discorreu sobre “Educação do Espírito” e Edwin Bravo abordou “Natureza e Espiritismo”. O encerramento se deu com conferencia pelo brasileiro José Raul Teixeira, tratando de “Uma Nova Era para a Humanidade”.

O evento foi transmitido ao vivo pela TVCEI. Ao final, houve manifestações de agradecimento do secetário geral do CEI, Nestor João Masotti, do presidente da Federação Espírita Espanhola, Salvador Martin, e de Joaquín Huete, como coordenador da comissão executiva do congresso. Na prece final, Divaldo Pereira Franco transmitiu mensagem psicofônica do espírito José Fernandez Colavida.

Dias 12 e 13 houve ainda, nas dependências do Hotel Vora Fira, reunião ordinária do Conselho Espírita Internacional.



“Evento é um marco no movimento”



Antonio César Perri de Carvalho avaliou que o evento, que contou com a participação da maioria espanhóis, ocorreu em um clima tranquilo e agradável, com momentos marcantes, como a apresentação do filme Nosso Lar, que emocionou o público, e o trailer do filme E a Vida Continua.... “Também foi importante a apresentação de pesquisas sobre reencarnação pela americana Carol Bowman e palestras diversificadas sobre o tema central "Somos Espíritos Imortais", incluindo a homenagem pelo Centenário de Chico Xavier. Outro fato de destaque foi a realização da 1a. Feira do Livro Espírita da Espanha e o lançamentos de dezenas de livros traduzidos e editados pela EDICEI. Este evento do Conselho Espírita Internacional é um marco para a nova etapa do Espiritismo na Espanha e para o movimento espírita no mundo", classificou.

Marlene Nobre afirma que um congresso espírita é sempre importante pelos benefícios que proporciona nos dois planos da vida, sobretudo, em se tratando de evento mundial. “Confrades de vários países do mundo estiveram reunidos com o objetivo comum de trocar experiências e vibrações de amizade, relembrar exemplos e lições do cristianismo redivivo, dentro de um clima de confraternização, que é peculiar aos encontros da espiritualidade superior. Neste 6º Congresso, tivemos a somatória do que a cultura espírita conseguiu produzir até o momento. E o que se pode constatar é que, apesar dos grandes esforços de divulgação, o Espiritismo ainda é um fenômeno religioso predominantemente dos países de fala portuguesa e hispânica. Temos, portanto, grandes desafios pela frente. Oxalá, todos os trabalhadores de boa vontade da seara espírita estejam dispostos a servir com amor e humildade”, declara Marlene.

A dirigente espanhola Isabel Porras Gonzáles também comemorou o resultado do evento. “Foi extraordinário poder ouvir e ver tantos conferencistas, com excelentes trabalhos. Agora só cabe esperar os resultados da divulgação para espíritas e não espíritas. Que este congresso seja um acordar de consciência para todos, pois a hora de trabalhar já se iniciou faz tempo”, finaliza.










Legendas

Evento foi um marco para a nova etapa do Espiritismo na Espanha e o movimento no mundo

Divaldo fez a primeira conferência


Perri “Foram momentos marcantes”

Marlene Nobre: “Sabemos que temos grandes desafios pela frente”


Joaquin Huete, coordenador da Comissão Executiva do congresso



Conferência do brasileiro José Raul Teixeira encerrou o evento


Feira do Livro disponibilizou obras traduzidas para vários idiomas



ASSINE A FOLHA ESPÍRITA

www.folhaespirita.com.br


0 comentários: