BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 27 de novembro de 2010

Focalizando o Trabalhador Espírita Roosevelt Andolphato Tiago

Roosevelt Andolphato Tiago

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

O entrevistado Roosevelt Andolphato Tiago nasceu em Jaú e reside na cidade de Barra Bonita. No movimento espírita realiza palestras e seminários por vários estados e tem quatro livros escritos. Ótimo orador Roosevelt tem como característica marcante sempre enaltecer a figura do codificador da Doutrina Espírita Allan Kardec, no qual tem baseado seu trabalho.

Roosevelt pode nos fazer sua apresentação pessoal?

Sou natural da cidade de Jaú, estado de São Paulo. Desde cedo vim para Barra Bonita, também neste estado, inicialmente para estudar Tecnologia Mecânica. Sou casado, pai de 3 filhos e prossigo residindo em Barra Bonita. Realizo palestras espíritas há vinte e cinco anos e palestras empresariais juntamente com minha companheira Jovaní Andrade há oito anos, com quem tenho dois livros em trabalho conjunto.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Comecei a realizar palestras antes de conhecer o espiritismo, aos 15 anos de idade, vindo a ter contato com a doutrina somente três anos depois. Foi na busca de respostas para as dificuldades vividas desde cedo que encontrei base segura na Doutrina Espírita, onde, encantado pelo bom senso kardequiano, o adotei como base para palestras, livros e demais trabalhos.

A que casa espírita está vinculado presentemente e as tarefas que nela desenvolve?

Sou presidente fundador da ACEAK – Associação Cultural Espírita Allan Kardec, com sede na cidade de Barra Bonita, que realiza todas as atividades comuns a uma casa espírita, tendo como base e prioridade, a educação espírita infantil, contando hoje com cinqüenta e sete crianças que recebem orientação espírita, ética e moral. Tarefa esta que é realizada com uma equipe de trabalhadores norteados pelo mesmo foco, voltado para as crianças que em sua maioria são de origem simples e portadoras de várias carências.

Faça-nos, por favor, uma síntese de sua atuação no Movimento Espírita.

Minhas atuações em palestras espíritas, atingem sete estados brasileiros, chegando a realizar mais de duzentas palestras por ano. Através de seminários de capacitação espíritas, tenho formado inúmeros grupos de trabalhos mediúnicos, médiuns aplicadores de passes, grupos de estudos e demais trabalhos relacionados à manutenção de trabalhadores e manutenção de casas espíritas.

Todas as atividades que desenvolvo, possuem como base a absoluta fidelidade aos preceitos apontados por Allan Kardec, bandeira que caracteriza meu trabalho sendo a única referencia que desejo ter. Ainda com relação aos trabalhos desenvolvidos dentro do movimento espírita, possuo cinco obras escritas, todas editadas pela Solidum Editora, onde também acumulo a função de editor.

Quais os livros de sua autoria e os assuntos neles tratados?

Meus livros, por ordem de edição estão: ACENDENDO LUZES, uma obra que apresenta assuntos variados do cotidiano comum entre outros polêmicos, dentro de uma ótica espírita, trabalho resultante de estudos contínuos sempre em concordância a Kardec.

A BUSCA, obra baseadas em valores espíritas, mas sem terminologia espírita, pois se destina a trabalhos desenvolvidos em empresas e organizações de vários setores, com a finalidade de promover motivação e desenvolvimento profissional. Obra escrita em conjunto com Jô Andrade que também realiza trabalhos em empresas.

REFLEXÕES PARA LIVRES PENSADORES é a terceira obra, em um trabalho ilustrado, para leitura rápida e que favoreça e conduza o leitor a reflexões sobre questões que envolvem a criatura humana. Todas as reflexões estão em concordância aos preceitos de Kardec em leitura clara e de fácil entendimento.

COMUNICAÇÃO, A ARTE DE FALAR E VIVER MELHOR, obra que visa à formação de novos oradores e comunicadores espíritas, aplicado em centros através de seminários que possuem o mesmo título do livro. Base técnica de auto ajuda aos que querem transmitir as mensagens dos espíritos com êxito, sem prejuízo da grandeza que lhe é natural.

SE NÃO HOUVER VENTO... REME!, última obra editada, ainda em fase de lançamento e divulgação por várias casas espíritas, cuja finalidade é despertar o homem para as potencialidades naturais do espírito, classificadas como: inteligência, vontade e pensamento. Baseada na observação de comportamentos humanos que exemplificam o que orientam os espíritos. Um trabalho que promove uma auto motivação e o desenvolvimento do senso de responsabilidade sobre nossa vida.

E a trajetória como orador? Quais os temas mais requisitados?

Como orador o caminho é crescente, pois a cada apresentação, novos contatos são estabelecidos e novas regiões abertas para início de trabalhos de palestras e seminários. Atualmente nossa variação de temas possui cerca de trinta opções, a maioria deles voltados à análise do comportamento humano. Cada livro possui um trabalho em forma de apresentação única ou curso mais extenso, para as variadas necessidades das casas espíritas.

Onde podem ser encontradas outras referencias de seus trabalhos?

Especialmente em meu Blog: www.rooseveltat.blogspot.com

Os livros: www.solidumeditora.com.br

E trabalhos profissionais: www.solidumconsultoria.com.br

Como analisa o Movimento Espírita na atualidade?

Dentro de minha ótica de avaliação, o movimento espírita sobre parâmetros gerais, vive um período especial, seja pela grande aceitação de cada vez mais pessoas, seja pela adesão dos preceitos básicos da doutrina pelos meios de comunicação. Contudo, vejo que o maior desafio que a doutrina espírita enfrenta em seus centros de estudos e palestras, é a de se manter fiel aos apontamentos de Allan kardec. Esta grande disseminação em curto tempo, ao mesmo tempo em que traz novos freqüentadores, possibilita que modismos e novidades destituídas de base sólida, tentem penetrar o movimento com excessos de novidades. Geralmente, estas novidades trazem posturas desnecessárias, afinal, para que coisas novas se as apresentadas por kardec ainda estão distantes de nosso entendimento integral?

Vejo uma época de grande crescimento para nosso movimento, até por que ninguém pode frear a marcha do progresso e a doutrina dos espíritos é atual e está pronta para responder todas as indagações da alma humana. Lembremos que um grande crescimento, imprimirá em todos os espíritas uma grande responsabilidade, que deve ser expressa através de nossa conduta e precisão de estudos.

Qual sua visão de futuro acerca da expansão da Doutrina Espírita pelo mundo?

Foi no Brasil que a doutrina dos espíritos encontrou terra fértil para seu desenvolvimento e crescimento, entretanto, ela é de valor universal e certamente se estenderá a todos os países na proporção em que seus habitantes estiverem despertos para as necessidades de se estudar e praticar as posturas relativas à vida maior.

Por pertencer à humanidade, a doutrina que fincou raízes profundas em terras brasileiras, levará seus galhos longos a todas as nações, onde evidentemente, seus frutos poderão ser encontrados por todos os que os tiverem procurando.

O segredo do crescimento da doutrina espírita, está no bom senso de Kardec, que conquista os homens sensatos pela razão e atende as necessidades dos que buscam entender o complexo mecanismo da vida.

Roosevelt, algo mais que queira acrescentar?

Como resultado dos meus anos de dedicação a divulgação espírita, creio com larga aposta de precisão, que a Doutrina Espírita ainda é uma grande desconhecida para todos nós, mesmos espíritas. Nossas buscas, muitas vezes movidas por ideais pequenos e imediatistas, não nos permite ver sua finalidade gigantesca. Allan Kardec orienta de que “o espiritismo bem compreendido, mostra a vida de tão alto, que o sentimento de personalidade se perde”, entretanto, temos que entender que encontrar a doutrina em seu maior aspecto, exige dedicação e muito estudo. Com certeza ela representa na vida de uns, modismo, para outros, encantamento passageiro e para os que possuem a consciência desperta é caminho seguro de elevação moral e de capacitação para a vida. O Espiritismo é resposta para todas as indagações da criatura humana.







Legenda das fotos: Palestra para funcionários da empresa Ajinomoto; Palestra com a esposa Jô, em São Manoel; Roosevelt, à direita, com o presidente da Use Intermunicipal de Araçatuba, Gregório Carlos Rodrigues; palestra no C.E. Casa do Caminho, em Araçatuba; palestra em Santo Antonio do Aracanguá; no Chico Xavier em Jales; em Monte Alto

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.


0 comentários: