BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 12 de dezembro de 2010

Focalizando o Trabalhador Espírita Aparecido Augusto de Carvalho

Aparecido Augusto de Carvalho

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

O entrevistado Aparecido Augusto de Carvalho é presidente da Use Regional de Ilha Solteira onde desempenha exemplar trabalho de unificação do movimento espírita. Carismático e humilde Cido, como é mais conhecido, goza de muito e merecido prestigio entre todos aqueles que o conhece. Além de sólida carreira profissional e de ser ótimo orador espirita, ainda encontra tempo para participar do afinado conjunto “Roda Viva” que congrega familiares e amigos.


Aparecido faça-nos por favor a sua apresentação.


Nasci em 22 de setembro de 1952, na cidade de Bebedouro, SP. Sou filho de Edson de Carvalho , desencarnado em 2000, e de Hilda Pina de Carvalho, que completará 80 anos em janeiro do próximo ano. Meus irmãos são, o Sergio, Ecólogo e Professor da UNESP, a Eliane, Assistente Social e o Ulisses, Psicólogo, desencarnado em 1998. Tenho 5 filhos, Naiara, Lívia, Natália, Raoni e Lorena, e uma neta, Valentina. Casei-me com Marlene Hernandes, também de Bebedouro, há 29 anos.


Qual a sua formação acadêmica e as atividades profissionais?


Estudei até o Ensino Médio, (Curso Científico) em Bebedouro. Formei-me em Engenharia Elétrica, modalidade Eletrônica, na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), em 1976, concluí o Mestrado em Engenharia Biomédica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1979, o Doutorado em Física Aplicada, no Instituto de Física de São Carlos, da USP, e realizei Pós doutorado em Engenharia Biomédica, na Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA, no período 1993-1994. Em 1979 e 1980 trabalhei em empresas de São Paulo que fabricavam equipamentos médicos. No final de 1980, ingressei como professor no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde atualmente sou Professor Titular. Fui durante os dois últimos anos (2008-2010) assessor do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) no Comitê de Engenharia Elétrica e Biomédica, atualmente integro a Comissão de Avaliação e Contratação (CAC) da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da UNICAMP, e nos próximos dois anos (2011-2012) ocuparei o cargo de Secretário da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.


Você tem trabalhos publicados?


Sim. Tenho 1 capítulo de livro (em co-autoria), 22 artigos em revistas internacionais, 1 em revista nacional e 71 artigos completos em anais de congressos nacionais e internacionais na área de Engenharia Elétrica e Biomédica. Orientei até o momento 7 alunos de doutorado (sendo 2 em co-orientação), 17 alunos de mestrado e 70 trabalhos de alunos de iniciação científica (acadêmicos de Engenharia Elétrica).


De que forma conheceu a Doutrina Espírita e desde quando a pratica?


Minha mãe era médium de psicofonia e já me levava, quando eu tinha 5 anos, em reuniões mediúnicas, realizadas na casa de D. Benedita, em Bebedouro. Meu avô materno, Augusto Pina, teve problema de obsessão e tornou-se espírita ainda jovem. Desde menino eu gostava muito dos livros e lia com freqüência um velho exemplar de O Evangelho Segundo o Espiritismo, de minha mãe. A família de meu pai era católica. Aos 14 anos, após um convite formulado pelo amigo de escola Álvaro Japur Júnior e do dirigente espírita Alceu Vitório Magro, comecei a freqüentar reuniões da Pré-Mocidade e da Mocidade Espírita de Bebedouro, no Centro Espírita Do Calvário ao Céu. Em São Carlos, no período de 1972 a 1976, durante a graduação em Engenharia Elétrica, freqüentei a Sociedade Espírita Obreiros do Bem e fui secretário da antiga UNIME (União Espírita Municipal de São Carlos). De 1983 a 1985, quando retornei a São Carlos, novamente freqüentei a Sociedade Espírita Obreiros do Bem, participando mais ativamente da Mocidade.


A que Casa Espírita esta vinculado presentemente e quais os trabalhos que nela desenvolve?


Desde 1985, freqüento o Centro Espírita Cairbar Schutel, em Ilha Solteira-SP. Nesta entidade participo atualmente como expositor e passista nas reuniões de palestras e passes, médium esclarecedor e de psicografia na Reunião de Desobsessão, membro do Conselho Deliberativo e ministrando cursos eventuais, principalmente sobre passe e atendimento fraterno.


Poderia nos fazer um retrospecto de suas atuações no Movimento Espírita em geral e no de Unificação?


Minha primeira atuação mais ativa no Movimento Espírita foi como evangelizador na Escola de Evangelização Infantil do C. E. Do Calvário ao Céu de Bebedouro e na Campanha de Fraternidade Auta de Souza desta casa espírita, no período de 1968 a 1970. Em São Carlos atuei na Escola de Evangelização Infantil, na Campanha de Fraternidade Auta de Souza e na Mocidade, o mesmo ocorrendo posteriormente, durante vários anos no C. E. Cairbar Schutel de Ilha Solteira. Mais particularmente no Movimento de Unificação, meu primeiro trabalho foi como secretário da UNIME de São Carlos, a partir de 1972, durante alguns anos. Em Ilha Solteira, comecei a atuar no Movimento de Unificação a partir de 1986, estimulado pelo Sr. Aloísio Francisco da Silv a, que foi o pioneiro da Unificação nesta região. Desde setembro de 1994, estou na Diretoria da USE Regional de Ilha Solteira.


Como caminham as ações no âmbito da Use Regional de Ilha Solteira?


A USE Regional de Ilha Solteira abrange as casas espíritas das cidades de Andradina, Guaraçaí, Murutinga do Sul, Castilho, Itapura, Pereira Barreto, Sud Mennucci e Ilha Solteira. Entidades espíritas de Três Lagoas, cidade de Mato Grosso do Sul, também participam conosco nas atividades promovidas pelo Movimento de Unificação. As principais atividades desenvolvidas são: a) Escala de Palestras da USE (cada casa espírita recebe um expositor da USE a cada 2 meses). Participam 28 casas espíritas e 25 expositores; CONRESPU – Confraternização Regional Espírita de Urubupungá, realizada desde 1988, geralmente no 1º. Semestre; Encontro dos Trabalhadores Espíritas, realizado em outubro; Encontro das Mocidades Espíritas, realizado em agosto; ESPIRARTE – Encontro Espírita de Arte, realizado em novembro; Curso para formação de evangelizadores da infância; Seminários diversos sobre Mediunidade, ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita), Passe, Atendimento Fraterno, etc; Palestras com expositores de outras regiões do estado de São Paulo e do país. Portanto, embora as nossas limitações e haja muito espaço para aperfeiçoar as atividades desenvolvidas, pode-se afirmar que as ações no âmbito da USE Regional de Ilha Solteira caminham razoavelmente bem, graças a Deus, a Jesus e a grande ajuda da espiritualidade amiga.


Sabemos que existe um intercâmbio entre a URE de Três Lagoas e a USE de Ilha Solteira. Desde quando e como tem se mantido essa relação? Que atividades realizam conjuntamente?


Este relacionamento existe pelo menos desde 1986, época em que comecei a participar mais ativamente do movimento de unificação. Três Lagoas situa-se a 70 km de Ilha Solteira e a 45 km de Andradina, o que facilita o intercâmbio. A União Regional Espírita de Três Lagoas (URE), que é muito ativa, participa com a USE Regional de Ilha Solteira desde o planejamento anual de atividades. Atualmente 8 casas espíritas e 6 expositores de Três Lagoas fazem parte da Escala de Palestras da USE. Centros espíritas de Três Lagoas participam e sediam eventos promovidos pela USE Regional de Ilha Solteira, como a CONRESPU, o Encontro dos Trabalhadores Espíritas, o ESPIRARTE. A URE de Três Lagoas sempre convidam os espíritas de nossa região para os vários cursos, seminários e palestras promovidos pela Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas.


Quais os últimos eventos realizados e os que estão programados?


Os últimos eventos foram o Encontro dos Trabalhadores Espíritas realizado em outubro em Andradina e o ESPIRARTE, realizado no dia 28 de novembro em Pereira Barreto, encerrando os eventos deste ano de 2010. Deverá ser realizada uma reunião, no início de dezembro, para o planejamento das atividades de 2011.


Qual sua avaliação acerca da expansão do Espiritismo?


É fácil constatar o grande crescimento do interesse da população brasileira pelo Espiritismo. As casas espíritas têm recebido, a cada dia, um número maior de freqüentadores. Verificamos também o incremento do interesse da mídia, porque os temas espíritas trazem muita audiência. Pena que a nossa mídia, com poucas exceções, aborde os assuntos de maneira superficial priorizando o retorno financeiro. Há um número elevado de livros sendo lançados, alguns que pouco ou nada acrescentam, mas alguns excelentes, que vêm trazer contribuição para o Espiritismo.


Você acha que o Movimento Espírita tem acompanhado convenientemente essa performance?


Apesar do grande trabalho que realiza a Federação Espírita Brasileira e as federativas estaduais considero que o movimento espírita não tem acompanhado essa performance, por culpa nossa, os trabalhadores espíritas. Precisamos ler mais, meditar mais e praticar muito mais sobre o contido na mensagem do espírito Erasto, que está no ítem 4, do Capítulo XX de O Evangelho Segundo o Espiritismo, intitulada Missão dos Espíritas, e na mensagem do Espírito da Verdade, que está no ítem seguinte, denominada Os Trabalhadores do Senhor. Precisamos ser mais devotados e abnegados pela causa espírita. Colocá-la como uma das grandes prioridades de nossas vidas. Estimular, nos que estão começando no Espiritismo, a leitura e o estudo das obras básicas da Codificação, os livros psicografados pelo Chico Xavier, principalmente os de Emmanuel e André Luiz, os psicografados pelo Divaldo Pereira Franco e Yvone Pereira. A Doutrina tem uma quantidade enorme de excelentes livros, mas seria importante enfatizar a importância de se ler as obras consagradas da Doutrina.


O que acha estar precisando de alguma correção de rumo?


É importante que haja rodízio nas diretorias das instituições espíritas. Aquelas pessoas que tem uma influência muito forte na casa espírita, seja porque o consideram com muita experiência na prática doutrinária ou porque estudou um pouco mais que os outros, mesmo bem intencionadas, acabam prejudicando o desenvolvimento das instituições. Há casas espíritas nas quais não se toma uma decisão sem o aval de uma determinada pessoa. Isto é muito ruim, porque é muito mais fácil uma pessoa ter uma visão equivocada de certo assunto, que um conjunto de pessoas, que discutem, analisam, antes de tomar uma decisão importante para a instituição. Às vezes, porque uma pessoa fez uma faculdade, estudou um pouco mais, desdenha as opiniões dos demais, impõe a sua, trazendo muitos embaraços e retardando o progresso da casa espírita.


E as atividades artísticas do vosso grupo musical Roda Viva?


Estão indo razoavelmente bem. Fizemos uma apresentação no V ESPIRARTE realizada no último domingo de novembro.


Algo mais que queira acrescentar?


Apenas lembrar a mensagem do Espírito da Verdade, transcrita no Capítulo XX, item 5, de O Evangelho Segundo o Espiritismo: Felizes serão aqueles que disserem aos seus irmãos: “Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, para que o Senhor encontre o trabalho terminado quando chegar.” Pois a esses o Senhor dirá: “Vinde a mim, vós que sois os bons trabalhadores, vós que fizestes calar os vossos melindres e as vossas discórdias, para não deixar a obra inacabada!”



]









LEGENDA: Cido aos dois anos de idade; no Tiro de Guerra, Cido no casamento com a esposa e respectivos pais; com a familia; Cido tendo a cidade de Tiradentes ao fundo, em 2010; Dirigindo o CONRESPU 2010, em Murutinga do Sul; Cido, à direita, com companheiro do C.E. Chico Xavier, em Ilha Solteira; o conjunto Roda Viva participando do ESPIRARTE 2006, em Araçatuba; Cido no CNPQ em 2010.


OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

0 comentários: