BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 19 de dezembro de 2010

Focalizando o Trabalhador Espírita Antonio Leal

Antonio Leal

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

O entrevistado Antonio Leal é um português da cidade de Aveiro que presentemente reside em Londres. É casado com a brasileira Lea Nascimento, de Belém, Pará, e tem dois filhos, Laura e Tiago. Iniciou-se no Espiritismo em Portugal e, em Londres, é trabalhador espírita vinculado ao Solidarity Spiritist Group, tendo participado em funções na British Union of Spiritist Societies - B.U.S.S. Nesta entrevista ele nos fala de sua vida pessoal e espírita como, também, do belo trabalho da Operation Christmas Child”, organizado pelos Samaritan’s Purse International, onde caixas de sapatos são transformadas em presentes de Natal para crianças em situação de risco. Um trabalho bonito e exemplar que pode servir de inspiração para todos nós.

Ismael Gobbo - Antonio poderia nos fazer sua apresentação pessoal?

Antonio Leal - Meu nome é Antonio Leal, nasci em Aveiro cidade do litoral de Portugal no ano de 1966. Em Aveiro residem meus pais e maior parte da minha familia e aí estão minhas raízes. Aos 24 anos passei a residir em Londres, na Inglaterra, onde conheci minha esposa Lea Nascimento, de Belém, Pará, e tivemos nossos dois filhos, que são Laura com 10 e Tiago com 7 anos.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou formado em gestão de turismo internacional no London Institute, o qual passou agora a University of the Arts London. Profissionalmente atuo na área de recursos humanos numa das maiores redes de supermercados da Inglaterra onde sou diretor de pessoal em uma das unidades.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é espírita?

Iniciei-me em Aveiro, Portugal onde com vinte e dois anos de idade tive um primeiro contato com a paranormalidade e espiritualismo. Depois de anos de afastamento devido às inúmeras dúvidas que a falta de informação e estudos deixaram, vim a conhecer o Espiritismo em Londres, na Inglaterra, há cerca de 15 anos. Desde então uma nova trajetória abriu-se na minha vida.

A que Casa Espírita você está vinculado presentemente e qual os trabalhos que nela desenvolve?

Sou membro fundador do Solidarity Spiritist Group. Presentemente trabalho com a coordenação de estudos, sou expositor e participo do atendimento fraterno. No passado integrei o trabalho prático mediúnico, fiz parte da administração onde fui vice-diretor do Solidarity e também dirigi iniciativas na área de ajuda social e caridade.

Você poderia nos fazer uma retrospectiva de sua atuação no Movimento Espírita?

Como referi anteriormente, sou membro trabalhador do Solidarity Spiritist Group. Tenho contribuído para o trabalho de outros grupos com palestras, no passado integrei a comissão executiva da nossa federação (British Union of Spiritist Societies - B.U.S.S.) no cargo de tesoureiro e como conselheiro. Também tenho contribuído na produção de áudio-visuais e power points para congressos e na área de caridade.

Dias atrás divulgamos a bela campanha de Natal desenvolvida pelos Samaritanos junto a BUSS e Grupos que atraiu a atenção de muitas pessoas. Poderia nos explicar essa campanha?

A ”Operation Christmas Child” é organizado pelos Samaritan’s Purse International. Contam-se mais de sessenta e cinco milhões de crianças em muitos países que receberam ajuda através deste projeto, o qual é o maior do seu gênero. A proposta é de fazer um presente de Natal para uma criança, utilizando uma caixa de sapatos vazia. O presente pode ser para menino ou menina e existem três grupos etários, dos 2-4, dos 5-9 e dos 10-14 anos. Estando o presente pronto, pode ser entregue em muitos pontos de entrega no país inteiro, desde escolas, lojas, igrejas, etc.

Quem participa dela? São só espíritas?

Não, mas sim o público em geral. Aqui no Reino Unido são inúmeras escolas, igrejas, associações, empresas entre outros que participam. Na verdade os espíritas são uma pequena percentagem em relação ao todo.

Desde quando ela vem sendo realizada?

A O.C.C. começou em 1990, quando saiu do Reino Unido um caminhão com destino à Romênia com três mil caixas de sapatos transformadas em presentes de Natal para crianças em situação de risco. Nós os espíritas vimos contribuindo já há alguns anos. Desde 2006, a B.U.S.S. começou a coordenar este trabalho e registrando os resultados entre os espíritas no Reino Unido.

Quais os resultados da campanha deste ano?

Este ano conseguimos fazer 541 caixinhas, o que mais uma vez demonstra um franco crescimento. Importa aqui mencionar que é sempre um bom resultado para nós quando conseguimos atrair mais espíritas e o público em geral para a caridade. No ano passado foram feitas um milhão e duzentas mil caixas no Reino Unido.

Quem doa e quem produz esses Kits de Natal?

Durante os três meses desta campanha fazemos inúmeros apelos para caixas já produzidas como presentes, doações em materiais e dinheiro. Recebemos doações de empresas privadas, de pessoas que fizeram as suas angariações de fundos entre familiares e amigos, dos freqüentadores dos grupos espíritas e do público que conseguimos atingir. Organizamos quatro mutirões ou oficinas para montar as caixas o que é um trabalho laborioso, mas gratificante, pois não só praticamos a caridade como confraternizamos com os confrades de vários centros espíritas.

De que é composto o presente?

Os presentes normalmente são compostos com brinquedos, material escolar, sabonete, escova e creme dental, balinhas, luvas, cachecol, chapéu e dependendo do gênero e idade outras coisa podem ser acrescentadas. Os Samaritanos implementaram um critério rigoroso na lista de itens que aceitam e como podemos já constatar nos centros de entrega e despacho, um verdadeiro trabalho de vistoria é feito a cada caixa para garantir que objetos que não constem da lista de aceite passe adiante.

Quem irá receber esses presentes de Natal?

Do Reino Unido saem para a Europa de Leste, Ásia Central e alguns países na África. A entrega é feita pelos próprios Samaritanos em parcerias com escolas, orfanatos, igrejas, dentre outros.

Havendo alguma entidade interessada os Samaritanos poderiam fornecer orientações de como realizar o trabalho?

De certo que sim. Aqui no Reino Unido os Samaritanos desenvolveram um poderoso e eficiente web site para dar a oportunidade ao público de se informar e envolver-se com este trabalho. Neste web site estão disponibilizados recursos gratuitos para fazer-se campanha própria e doações. Na Europa Ocidental, Estados Unidos e Canadá temos informações de que este trabalho tem grande projeção. Não posso aqui confirmar se no Brasil esta campanha existe.

Algo mais que queira acrescentar?

Sim. Convidar o leitor a envolver-se com a caridade e principalmente ajudar crianças em situação de risco. Esta é a melhor forma de construirmos um mundo melhor. Sabemos que são muitos os desafios que a humanidade atravessa, mas lembremo-nos de amar os desfavorecidos e mostrar que os valorizamos. E, por fim, da mesma forma que eu me interessei pela O.C.C., muitos somos os que podem coordenar e envolver outros à nossa volta para o trabalho humanitário e do Amor.













LEGENDA: O Casal Antonio Leal e Lea; Antonio e Lea na cidade de Fátima, Portugal; Antonio e Lea com os filhos em passeio por Londres; Antonio com a esposa Lea em Trier, Alemanha; o casal Leal com os filhos no Vaticano; Laura e Tiago, filhos de Antonio Leal e Lea, passeando por Londres; Convite do OCC 2010; equipe OCC de 2007; OCC 2009 no final dos trabalhos; OCC 2010, equipe preparando as caixas; OCC 2010 colocando os presentes nas caixas; OCC 2010 equipe trabalhando; Elsa Rossi, no centro, com outras duas trabalhadoras; a animada equipe de trabalho fazendo as montagens dos kits; Antonio Leal no depósito; a conclusão das 541 caixas de presentes do OCC 2010; no depósito de entrega e despacho do OCC.

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.


0 comentários: