BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 31 de janeiro de 2010

VISITE SITE DE MENSAGENS ESPÍRITAS


(Informação repassada por Vera L. Filgueira, Birigui, SP)

Atividade na Casa Espírita artigo deWellington Balbo

WELLINGTON BALBO



O título deste artigo é o mesmo de uma palestra proferida pelo conferencista baiano Divaldo Pereira Franco. Atividade na Casa Espírita tem por objetivo servir de parâmetro aos dirigentes e colaboradores do Centro Espírita, a fim de que os objetivos da Casa Espírita alcancem o sucesso almejado por dirigentes do mundo visível e invisível.

A benfeitora espiritual Joana de Ângelis, pela mediunidade de Divaldo, propõe uma tríade ao dirigente espírita.

1º Espiritizar

2º Qualificar

3º Humanizar

Espiritizar: parece paradoxal tocar no assunto de espiritizar o Centro Espírita, mas há casas que rotulam-se como Centro Espírita, contudo fogem a Kardec, trabalhando distante das diretrizes ensinadas pelo codificador.

O Centro Espírita tem como foco principal ensinar Espiritismo, todos os assuntos, inclusive os da atualidade, podem e devem ser abordados no Centro Espírita. Entretanto, importante reforçar que, estes assuntos, sejam eles quais forem, devem ser abordados fazendo o link com a Doutrina Espírita.

O Centro Espírita não deve se envolver com terapias alternativas, com todo o respeito que estas merecem. Terapias alternativas devem ser praticadas por quem estudou e pesquisou para praticá-las, em ambientes independentes do Centro Espírita.

Como exemplo citamos o caso de dirigente de um centro que denominava-se espírita que começou a promover em “seu centro”, sessões de cromoterapia. Resultado: os freqüentadores nada entendiam o significado do Espiritismo, confundido-o com a cromoterapia. Enxergavam no Centro Espírita tão somente uma casa de recuperação. Imediatistas, queriam a breve cura para seus males, pouco preocupando-se em estudar as obras de Kardec, que, saliente-se, atingem a causa das mazelas humanas ao ensinar que os males resultam de nossa invigilância para com as leis que regem a vida.

Nada contra a cromoterapia ou qualquer outra terapia alternativa, contudo, que não seja realizada no Centro Espírita para que não se perca o foco do que ensina o Espiritismo. Por isso, como assevera Joana de Ângelis, é de suma importância espiritizar o Centro Espírita.

Qualificar: vivemos a época da qualidade total, o Centro Espírita não pode ficar distante dessa realidade. O colaborador do Centro Espírita, inserido dentro do contexto da instituição deve estar bem preparado para receber os freqüentadores, aperfeiçoando-se constantemente para bem servir. Aliás, a qualificação do trabalhador espírita demonstra solidariedade e respeito ao ser humano. Quanto mais preparado estiver o trabalhador espírita, mais útil será ao semelhante.

Se vou dedicar-me ao atendimento fraterno, irei fazer cursos, trocar experiência com companheiros mais calejados que atuam nessa área, enfim, aperfeiçoar-me para oferecer qualidade às pessoas que procuram o Centro Espírita. Por isso, como ensina Joana de Ângelis, é de vital importância a qualificação do trabalhador espírita.

Humanizar: o Centro Espírita precisa ser uma casa que exala instrução e amor, esclarecimento e conforto. Daí a necessidade de sua humanização, do carinho ao receber os freqüentadores, da tolerância para com as dificuldades alheias, da intensa luta que deve-se imprimir contra o automatismo que muitas vezes caracteriza as relações humanas. Não somos robôs, somos seres humanos, espíritos imortais, com sentimentos, anseios, dificuldades, carências, conquistas...

O olho no olho, o abraço fraterno, a conversa amena fazem parte dessa humanização. Lembro-me de famoso escritor espírita que ao ver a fila grande de pessoas que pediam seu autógrafo passou a acelerar o procedimento das assinaturas. Uma senhora, fã da literatura daquele escritor, ao ver a rapidez com que ele assinava, pediu-lhe: “Senhor, por favor, se não for pedir muito, gostaria que olhasse um pouco em meus olhos”.

O escritor então caiu em si. Compreendeu que estava sendo autômato nas relações com o ser humano. Humildemente decidiu rever seus conceitos, e a partir de então tornou-se mais humano no trato com as pessoas que o procuravam dentro e fora do Centro Espírita.

Por isso, como aconselha Joana de Ângelis, é de grande importância que o servidor espírita humanize sua relação com o semelhante, dentro e fora do Centro Espírita.

Vale a pena pensar e refletir no que propõe a notável orientadora espiritual de Divaldo Franco, porquanto são ensinamentos de grande valia para o dirigente espírita que quer melhorar ainda mais o ambiente e os trabalhos que são oferecidos pela instituição que está temporariamente sob sua coordenação.

Pensemos nisso.

BUSCA DE MONITORES PARA O CURSO DO ESDE UBERABA, MG

Queridos amigos,

Muita paz!

Estamos precisando de monitores para o curso de ESDE em Uberaba. Se você tem um razoável conhecimento das obras de Allan Kardec e da psicografia de Chico Xavier, tem condições de nos ajudar.Somos todos estudantes de Espiritismo, se você puder nos ajudar, será bem-vindo. Aguardarmos seu retorno, juntamente com sua disponibilidade. Abraços,

Jane


Informações para a Editora Esp. Paulo e Estêvão eepe@eepe.com.br

(A informação foi repassada em email de Nilberto)

XXV CURSO PARA EVANGELIZADORES NO IDE ARARAS, SP

ÚLTIMOS DIAS PARA A INSCRIÇÃO


De 13 a 16/fevereiro de 2010 (período do carnaval), será realizado o XXV CURSO PARA EVANGELIZADORES no IDE - Instituto de Difusão Espírita - em Araras-SP

As vagas são limitadas. Curso intensivo - atividades dinâmicas o dia todo.

O curso em si é gratuíto. Hospedagem gratuíta.

Todos os instrutores e colaboradores são voluntário.

Mas a taxa de alimentação e material é de R$ 50,00

Veja detalhes no site: www.pedagogiaespírita.org ou

entre diretamente por aqui: www.pedagogiaespirita.org/curso2010.htm


(Informação por email de Revista Pedagógica)

PROGRAMAÇÃO DO CENTRO ESPÍRITA GRÃO DE MOSTARDA FORTALEZA, CE


(Informação por email de Francisco de Castro Neto)

PALESTRAS COM PLINIO PENTEADO JR. SÃO PAULO, GUARULHOS E GUARUJÁ


(Informação por email de Ademir Mendes)

CRONOGRAMA DE PALESTRAS DO C.E. JESUS É O CAMINHO GUARULHOS, SP

CENTRO Espírita Jesus é o Caminho

Considerado de utilidade pública Lei Municipal nº 1364

CNPJ: 49.091.614/0001-15 – fone: 11-2443-0363

SEDE PRÓPRIA – www.cejesuseocaMinho.org

R. Arminda de Lima, 403, Vila Progresso –

CEP: 07095-010 – Guarulhos – SP

Adeso à U.S.E. Guarulhos



FEVEREIRO 2010

horário das palestras: 20:00


clique na imagem para ampliar

SEFRATE 2010 “OS DESAFIOS DA CONVIVÊNCIA” IGARAÇU DO TIETÊ, SP


(Informação recebida por email de Roosevelt)