BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O tomador de passe

Wellington Balbo – Bauru - SP



Fizesse frio ou calor Batista todas as quartas feiras comparecia as reuniões no centro espírita de seu bairro. Era sempre com muita ansiedade que aguardava o momento solene do passe e não admitia ir ao centro e sair sem “tomá-lo”, mesmo que estivesse gozando de boa saúde física e psíquica. Aprendera há mais de 40 anos com o pai esse benefício e desde então utilizava o recurso semanalmente. Não perdia por nada a abençoada chance de receber as dádivas do além.

Porém, certa vez, por diversos empecilhos Batista partiu da Casa Espírita sem receber o passe. Chateado, não se conformava como pudera sair sem o abençoado recurso. Em casa sentiu-se mal, a roupa empapada de suor demonstrava que algo não ia bem. Pensou: “ Falta do passe!” Só pode ser. Preciso urgentemente de um passe! Chamou a esposa que, atenciosa veio rapidamente em seu socorro. Pediu a ela que providenciasse sua volta ao centro. A esposa, preocupada resolveu não contrariá-lo, afinal conhecia bem Batista e sua teimosia. No entanto, antes que pudessem adentrar o centro espírita Batista desmaiou. A consorte, preocupada com sua saúde achou mais prudente levá-lo ao médico. Após os exames a boa notícia:

Nada grave, apenas queda de pressão e passageiro mal estar. Entretanto, Batista afirmava resoluto que sua saúde descambara por não ter “tomado o passe no centro”.



Indiscutível os maravilhosos efeitos do passe na recuperação psíquica e física das pessoas. É algo insofismável. Jesus curou inúmeros obsedados utilizando sua magnífica técnica do passe, tão bem representada por seu amor ao semelhante. Allan Kardec pesquisou e escreveu muito sobre o assunto, chegando a afirmar na Revista Espírita de Setembro de 1865: "Como a todos é dado apelar aos bons Espíritos, orar e querer o bem, muitas vezes basta impor as mãos sobre a dor para a acalmar; é o que pode fazer qualquer um, se trouxer a fé, o fervor, a vontade e a confiança em Deus". Diversos autores de grande gabarito, tais como Herculano Pires, André Luiz e Emmanuel também se manifestaram a respeito dessa inquestionável força magnética.

Considere, entretanto, que o passe é um remédio e ninguém faz uso de remédios sem necessidade. Quem age a semelhança de Batista pode condicionar-se estabelecendo uma relação de dependência exposta da seguinte maneira: Se vou ao centro espírita devo naturalmente tomar o passe. Não é bem assim. Se estou bem não existe razão para receber o benefício.

O mais importante, algo de que não podemos abrir mão é a força transformadora da filosofia espírita tão bem explicada nas obras da codificação. E a filosofia espírita conheceremos participando de cursos, estudos sobre as obras básicas e complementares, seminários e, também, prestando atenção nas palestras oferecidas pelas Casas Espíritas. Esse o tratamento eficaz e perene, capaz de modificar as posturas equivocadas que são, certamente, as fontes geradoras da inquietação e angustia humana.

Utilizemos o recurso do passe espírita quando precisarmos solucionar as dores do corpo e da alma, todavia será a aplicação da filosofia espírita em nosso roteiro de vida que nos permitirá viver com dignidade, gozando de boa saúde física e psíquica.

Pensemos nisso.

Iv semana espírita do ceem Centro espírita de estudo e meditação. guarulhos, sp


(Informação repassada em email de Vansan)

Curso básico de espiritismo no c.e. luz e fraternidade Araçatuba, SP

Venha conhecer as noções básicas de Espiritismo, participando das aulas do Curso Básico de Espiritismo todas as quintas-feiras.

C.E."Luz e Fraternidade"

Rua; São Vicente-336

Ás 20:oo horas.

Araçatuba.

Estamos esperando você!



(Informação por email de Maria Luzia A. Rosa)

Espíritas homenageiam Adelino de Carvalho TRÊS LAGOAS, MS



O Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, sediado em Três Lagoas, rua Francisco Candido Xavier , esquina com Allan Kardec, na vila Haro, está promovendo já há mais de 14 anos, sempre no mês de Fevereiro, palestras espíritas lembrando a vida do abnegado servidor da doutrina espírita, Adelino de Carvalho.



Neste mês de fevereiro o ciclo de palestras teve inicio na sexta feira (5), com Osvaldo Branquinho, ele é aposentado da Secretaria de segurança Pública /MS, ele fez a abertura com o Centro Espírita lotado e todos ficaram emocionados na sexta feira dia (12) foi a vez da professora e coordenadora da Escola Exitus Iwonild Cunha, na próxima sexta dia (19) o convidado é Afonso Batista de Almeida, aposentado do Poder Judiciário e encerrando todas as atividades . Na ultima sexta feira do mês (26), a convidada é Neylla Thiago Giachetta, coordenadora musical do coral “Vozes da Fraternidade”. Todos os convidados são de Três Lagoas. Diversos temas serão abordados no restante do mês.

Durante as três sexta feiras vindouras haverá sorteio de brindes espíritas como foi realizado na abertura do mês de seu Adelino de Carvalho, o tema principal será sempre a vida do abnegado Homenageado.

Adelino de Carvalho, mentor espiritual do médium Celso de Almeida Afonso, nasceu em Jaboticabal – SP, no dia 8 de Janeiro de 1886. Transferiu-se para a cidade de Uberaba – MG, por volta de 1902, quando iniciou suas atividades mediúnicas, tornando-se valioso instrumento através do qual os espíritos procuram consolar e aliviar as dores das criaturas irmãs. Seu desencarne se deu no dia 25 de fevereiro de 1950, em Uberaba.

Adelino era médium receitista (curador) e seu trabalho dedicado ao bem do próximo, fez com que ficasse conhecido em toda a região. Sua biografia é ilustrada por muitos casos interessantes, como por exemplo, esse que relataremos a seguir: “Certa noite, um fazendeiro muito rico da cidade de Uberaba, chamado Antônio, chegou à casa do sr. Adelino, de madrugada, com a filha desenganada pelos médicos, inclusive de São Paulo. O fazendeiro disse a seu Adelino que a sua filha era a única coisa que tinha, e que naquele momento a entregava a Deus e pedia que o médium a curasse. Adelino foi na cozinha fazer um café para o fazendeiro, quando seu mentor, Bittencourt Sampaio, materializou-se e disse que confiasse, mandando que o médium receitasse durante 15 dias goma arábica com algumas raízes do campo. Adelino ficou preocupado pois o fazendeiro era muito bravo e tinha fama de homem valente na região. Mesmo assim, voltou à sala e deu a receita para a filha do fazendeiro.

Sr. Antônio, após alguns dias, retornou à casa de Adelino, juntamente com a filha, já totalmente restabelecida. O fazendeiro quis dar um presente ao médium, que era muito pobre e trabalhava na agência de Correios e Telégrafos, residindo em casa alugada, num bairro humilde.

Entregou a seu Adelino um cheque, que nos dias de hoje, segundo os antigos uberabenses, chegaria à casa dos R$ 150 mil. O médium, preocupado com o cheque, voltou à cozinha para novamente fazer um café para o fazendeiro. Foi quando seu mentor mais uma vez se materializou e ordenou que o cheque fosse devolvido ao fazendeiro, alegando que se aceitasse dinheiro o trabalho do médium cresceria “igual rabo de cavalo”, ou seja, para baixo. O médium devolveu o cheque para o fazendeiro, justificando: ‘O que de graça Deus me deu, de graça estou doando. Não tenho mérito nenhum’, disse o médium. Sou um instrumento dos espíritos”.

Relembramos aqui mais um episódio da vida desse dedicado tarefeiro na seara mediúnica:

Em meados do ano de 2000, o jornalista Luiz Correa e sua esposa Elzi, em visita a Uberaba, foram convidados pelo médium Celso de Almeida Afonso, para conhecerem a filha do sr.Adelino. Celina de Carvalho, nessa época morava em Uberaba, em residência simples, como era característico da família Carvalho.

Luizinho relembra emocionado que foram carinhosamente recebidos por Celina, que se comoveu muito com a nossa visita acompanhado do médium Celso Almeida.

Numa rápida entrevista ao jornalista, Celina falou das dificuldades que seu pai enfrentou para levar adiante a tarefa de medianeiro dos espíritos.

Os médicos de Uberaba não aceitavam o trabalho do Sr.Adelino, pois, enquanto suas clínicas esvaziavam, a casa do médium ficava cheia. Nessa época tinham como vizinho, um médico famoso e ainda diretor de um Hospital local. Celina disse que vivia apreensiva, receosa de perseguições por parte da polícia. Ao narrar essa parte da vida deles, relembrou um episódio ocorrido justamente nessa época.

“Certa noite, um policial bateu à porta de sua casa, e ela já imaginando que fossem prender seu pai, disse que ele havia saído e não voltaria tão cedo...Ela sabia que o lugar onde estava Sr.Adelino era isolado e ele não poderia ouvir alguém conversando na sala da casa. Mas qual não foi sua surpresa, quando seu pai lá do fundo gritou para que ela convidasse os policiais para entrar que ele já ia atendê-los. Entrou um policial com a filha no colo e disse: - Adelino, vim aqui para você salvar minha filha que está desenganada pelos médicos...Adelino aplicou passes na menina e receitou remédios. Quando eles saíram Adelino disse a Celina que, quando estamos a serviço de Jesus, não devemos temer nada”.

Após alguns dias, o policial retornou para agradecer pela cura completa da filha.

Celina ao finalizar a história, chorou comovida pela lembrança do pai que tanto benefício distribuiu, em nome de Jesus.

Despediram-se, todos emocionados. Depois de alguns dias o jornalista enviou à Celina um quadro contendo a reportagem daquele encontro tão marcante.

Vale destacar a coincidência que no mês de fevereiro 2006, em que o Grupo José Grosso e Maria João de Deus de Três Lagoas homenageava seu Adelino, Celina a única filha existente na terra retornou a pátria espiritual.

Da redação Jornal Correio de Três Lagoas.



Telefones para contato: 67-3521-0808 Cel. 67-9231-1966



(Texto e foto recebidos do Correio de Três Lagoas através do jornalista Luiz Correa)

Seminário reavaliando sentimentos com Agnaldo paviani Cubatão, SP




apresenta o orador espírita

Agnaldo Paviani




Seminário:

Data: 20/fevereiro/2010
Horário: das 14h às 17h (intervalo para lanche)
Local: Grupo de Estudos Espíritas “A Caminho da Luz”
Rua Dr. Fernando Costa nº 1.023/Vila Couto-Cubatão

(Informação por email de Claudete Louzada C. Gonçalves)

CURSO DE FILOSOFIA ESPÍRITA JACAREÍ, SP


(Informações em email de Carlos Monteoliva)

Veja informações sobre reunião da use intermunicipal de Botucatu, sp

Boa noite a todos.

Informamos que já estão disponíveis no site www.useinterbotucatu.com.br os documentos relativos à Reunião Ordinária da USE Intermunicipal Botucatu, que aconteceu em 30/01/2010:

- Ata;

- Calendário de atividades relativo ao Primeiro Semestre de 2010.

As fotos estarão disponibilizadas na próxima semana.

Atenciosamente,



Irma Bolsoni

Secretaria - USE Intermunicipal Botucatu

PALESTRA PARA PAIS E COORDENADORES DE EVANGELIZAÇÃO INFANTIL. COM CLAUDIA WERDINE. LONDRES, INGLATERRA


CLAUDIA WERDINE



O Departamento de Infância e Juventude da British Union of Spiritist Societies, nossa federativa espírita britânica, "BUSS" esta em ampla atividade para este ano de 2010.



Como parte do Programa, a BUSS esta organizando a vinda de Claudia Werdine para Seminário e Palestra dirigida aos pais e coordenadores do ensino moral cristã para o Mês de Maio de 2010. Detalhes no site da BUSS www.buss.org.uk



As aulas do DIJ da BUSS continuam aos sábados no horário das 3 horas no Salão dos Quakers em Wandsworth- 58, Wandsworth High Street.



Se o seu grupo espírita situado em Londres não oferece ainda a EVANGELIZACÃO INFANTIL, venha até a BUSS, pois o DIJ da BUSS é para suprir os grupos que ainda estão se organizando nesta área da moral cristã para crianças. Contacto por e-mail: dij.buss@gmail.com ou busschildrenandyouth@hotmail.co.uk



Grupos que oferecem a Evangelização Infantil em Londres:



THE FRATERNITY SPIRITIST GROUP

Local: The Wharf Rooms, Imperial Road

London, SW6

Reuniões: Domingos, 6pm até 8:30pm



SIR WILLIAM CROOKES SPIRITIST SOCIETY

Local: Claremont Project, 24-27 White Lion Street, London N1 9PD

Estação de Metro próxima: Angel

Reuniões: Sábados 3:15pm até 4:45pm

PALESTRA COM DR. RICARDO DI BERNARDI NO NOVA ERA BLUMENAU, SC



Ricardo Di Bernardi faz palestra no Centro Espírita Nova Era- Blumenau SC fotos no site www.se-novaera.org.br

O evento "UMA NOITE DE PERGUNTAS E RESPOSTAS” será dedicado ao esclarecimento e estudo do Espiritismo, em comemoração aos 10 anos da Nova Era. Acontece no dia 18 de fevereiro, Quinta-feira, às 19h30. Participe!

Conheça Dr. Ricardo Di Bernardi

Natural de Florianópolis SC, o médico homeopata Ricardo Di Bernardi ingressou jovem no movimento espírita, tendo sido presidente da Juventude Espírita de Florianópolis e do MEUC (Movimento Espírita Universitário). Exerceu também diversas funções em âmbito federativo estadual, fundando o ICEF (Instituto de Cultura Espírita de Florianópolis) e a AME SC (assoc. Médico-Espírita de Santa Catarina).

Tem elaborado inúmeros workshops e participado como palestrante em encontros, jornadas e congressos espíritas. Desenvolveu interessante pesquisa sobre fotos Kirlian com estudo da movimentação da aura pelo passe magnético.

Em 1993 lançou seu primeiro livro "Gestação sublime Intercâmbio" tendo alcançado expressivo sucesso tanto no Brasil como em Portugal, onde realizou palestras na Federação Espírita Portuguesa e mais oito cidades lusitanas. É autor também de “Dos Faraós à Física Quântica”, “Gestação: Sublime Intercâmbio”, “Navegando nos Mares da Imprensa”, “Reencarnação - Amor e Sabedoria (Vôo Livre)”, “Reencarnação e Evolução das Espécies”. "Reencarnação em Xeque " . Sua obra mais recente é o romance “Flávia”. Tem efetuado palestras na Inglaterra, e Itália , além de ter publicado dois livros espíritas na Espanha.



VEJA O MAPA DE LOCALIZAÇÃO DO NOVA ERA: http://www.se-novaera.org.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=737



(Informações do site nova era)


NOTICIAS DA MARÍLIA ESPÍRITA

Olá, amigos.

Muita paz.


GRUPO ESPÍRITA JESUS DE NAZARÉ (reiterando). Na quarta-feira 24 de fevereiro, 20 horas, CURSO SOBRE O PASSE, com Donizete Pinheiro.


CENTRO ESPÍRITA LUZ E VERDADE (reiterando) . No sábado 27 de fevereiro, evento com o médium CARLOS BACELLI, de Uberada. À tarde, das 15 às 17:30horas, Baccelli fará seminário sobre o tema: "Mediunidade"; e à noite, 20 horas, palestra alusiva ao centenário de nascimento de Chico Xavier.


COMUNIDADE EURÍPEDES BARSANULFO. No sábado dia 20 de fevereiro, 20 horas, palestra de Maria Izabel Paulo Vique, sobre tema evangélico.


CENTRO ESPÍRITA LUZ, FÉ E CARIDADE. Dia 11 de março, 20 horas, inicio do

Grupo de Estudos Sobre a Família, com o o

bjetivo de refletir sobre a importância da família em nosso desenvolvimento psicossocial e espiritual, tendo por base os livros

"Vereda Familiar" e "

Desafios da Vida Familiar", psicografados pelo médium Raul Teixeira, e outros t

extos complementares. As reuniões serão s

emanais, às 5ªs feiras, das 20:00 às 21:00 horas, sob a coordenação da psicóloga

Marilia Candeloro Cunha (Psicóloga Clinica, especialista em psicoterapia psicanalítica, psicoterapia familiar e de casal). O

Centro Espírita Luz, Fé e Caridade fica na

Rua Gonçalves Dias, 464.



CENTRO ESPÍRITA LUZ, FÉ E CARIDADE (2). E, no dia 16 de março, o Centro também iniciará o ESDE. Veja o cartaz de divulgação:



LANÇAMENTO DE LIVRO.

Na sexta-feira 26 de fevereiro, 20:30 horas, na sede da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, à Avenida das Esmeraldas, 1001, Marília, o dirigente espírita JOÃO CÊGA FILHO, da Associação Espírita Alves de Abreu, fará o lançamento de seu livro de poesias CORTINA LILÁS.


NOTÍCIAS DO BRASIL


EVENTO ESPÍRITA NO PARANÁ. Em março, a Federação Espírita do Paraná, fará realizar a XII Conferência Estadual

Espírita

. Veja o cartaz:



DEFESA DA VIDA. No dia 20 de março, em São Paulo, o movimento espírita participa de evento contra o aborto. Veja o cartaz:





SEMINÁRIO AJE.

A AJE-Associação Jurídico Espírita-SP inicia 2010 com mais um seminário sobre "Conflitos domésticos e a postura espírita", a ser exposto por Mônica Senise Ferreira de Camargo, juíza de direito. Na busca da paz social a harmonia no lar é essencial. Qual deve ser a postura espírita frente às dificuldades de relacionamento? O evento será no dia 20 de março, às 10h, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto. A entrada é franca e sua participação de fundamental importância. Maiores informações: www.ajesaopaulo.com.br - Veja o cartaz de divulgação:




PARA OUTRAS INFORMAÇÕES, acesse: www.mariliaespirita.jor.br


MULTIPLICADOR OFICIAL DA REDE. Encaminhe esta REDE aos seus amigos. Envie para nós o número de pessoas para as quais você retransmite. Precisamos fortalecer esse ideal.

Abraços,


Donizete

(Informações por email de Donizete Pinheiro)

PALESTRA COM ORSON PETER CARRARA NA ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA. ARAÇATUBA, SP