BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 4 de setembro de 2010

Leia o Jornal “O Arauto” da Use Intermunicipal de Piracicaba, SP


Para ler o jornal acesse aqui: http://www.usepiracicaba.com.br/Conteudo/Paginas/VisInternas.aspx?ch_top=45

Palestra com Osvaldo Magro Filho no C.E. Amor e Luz Ilha Solteira, SP

REGISTRO COM FOTOS





No último dia 27 de agosto de 2010, o expositor Osvaldo Magro Filho proferiu palestra no Centro Espírita Amor e Luz a convite da trabalhadora espírita Leila Pascoali na cidade de Ilha Solteira.

O tema abordado foi em torno das comemorações dos 100 de Chico Xavier, onde várias de suas frases, compiladas por biógrafos do médium mineiro, foram expostas dentro de contextos dos tópicos a seguir:

1. Centro Espírita: “Espírito de competição – eis o que precisa terminar entre os companheiros de Doutrina Espírita.”; “No Centro Espírita onde exista muita briga, está faltando trabalho...”; “Em qualquer situação, precisamos ter calma...”.

2. Mediunidade: “Deus me livre da solidão de um gabinete, onde apenas os espíritos me fizessem companhia!...”; “Sou feliz na minha condição de médium.”; “Mediunidade não é condição de santidade.”.

3. Dificuldades do cotidiano: “Nunca passei um dia sem luta...”; “Nunca pude me dar o luxo de ficar choramingando”; “Não me lembro de um só dia que tivesse atravessado sem problemas...”; “A paciência desarticula os mecanismos do mal...”; “Nem sempre os espíritos que nos protegem conseguem se antecipar aos perigos a que, pelo nosso livre arbítrio, nos expomos.”; “Somos nós mesmos que solicitamos as provas por que iremos passar na Terra, em decorrência dos nossos erros cometidos em uma encarnação anterior.”; “Ninguém nos tenta. Nos somos tentados por nós mesmos...”; “Lágrima não substitui o suor, em mim nunca substituiu... Quando acabo de chorar, estou na mesma situação.”; “Como vamos ter paciência com as grandes coisas se não temos com as pequeninas?”

4. Humildade: “As minhas imperfeições são tantas!”; “Dinheiro, eu só quero o necessário para sobreviver, casa, eu não tenho o que fazer com mais de uma... Então eu procuro me interessar pelos meus gatos e meus cachorros...”; “A gente tem mania de dramatizar a dor!”; “Sei o que devo ser e ainda não sou...”; “Todo aplauso externo é ilusório”; “Eu não posso cair, porque nunca me levantei...”

5. Perdão: “Feliz daquele, que na hora de dar o troco, perde a vontade!”; “Quem persegue, não sai do lugar.”; “A virtude mais difícil de ser posta em prática é a do perdão... Quem aprende perdoar tem caminha livre pela frente.”

6. Comunicação: “A verdade que fere é pior do que a mentira que consola...”; “Eu nem sempre posso falar o que penso...”; “Quem não tem razão no que me critica, não merece resposta, quem tem, está falando a verdade, e contra a verdade ninguém nada pode.”; “A verdade que esmaga está destituída de amor.”; “Eu fugiria de quem só tivesse verdades para me dizer...”; “Quando você não tiver uma palavra que auxilie, procure não abrir a boca...”.

7. Sabedoria de Chico Xavier: “De tudo, precisamos saber extrair o melhor.”; “Necessitamos de saber decifrar a mensagem que a Vida está nos enviando em código.”; “...nossas atitudes inspiram atitudes, seja no bem quanto no mal.”; “Para servir a Deus, ninguém necessita sair do seu próprio lugar ou reivindicar condições diferentes daquelas que possui.”; “As pessoas que tem vindo, com maior freqüência, até mim, queixando-se da vida, são pessoas que nunca moraram em barracos, nunca passaram fome ou nunca estiveram doentes, sem que tivessem dinheiro para comprar remédio...”; “Nunca houve tempo na humanidade em que soubéssemos tanto educar as crianças... dos vizinhos!”; “A depressão pede o remédio do trabalho... Quem sobre de depressão deve fugir da cama, do sofá... Faça qualquer coisa. Vamos nos aceitar como somos e prosseguir com muita fé em Deus.”; “Sem a idéia da reencarnação, sinceramente, com todo o respeito às demais religiões, eu não vejo uma explicação sensata...”; “Quem faz o bem, queira ou não, será recompensado...”.

A seguir, o expositor abordou a influência da mensagem espírita sobre as artes, e o bom momento para divulgação da doutrina que vem sendo impulsionado pelo filmes Chico Xavier e Nosso Lar e pela novela da Globo Escrito nas Estrelas.

Por fim, comentou a psicofonia do Dr Bezerra de Menezes através de Divaldo Pereira Franco, no 3º Congresso Espírita Brasileiro, em abril de 2010, que confirmou as mudanças físicas e espirituais pela qual nosso planeta vem atravessando em direção ao mundo de regeneração.




Público do Centro Espírita Amor e Luz de Ilha Solteira – SP

e-mail: contato@ortognatica.com.br ou Dinho@foa.unesp.br






Sra Leila Pascoali ao lado Osvaldo Magro Filho,

momentos antes da Palestra.




Osvaldo Magro Filho durante apresentação do tema

Ciclo de Palestras Mensais da AME-SP São Paulo




DR. GIANCALO LUCCHETTI

FOTO ISMAEL GOBBO




* As reuniões acontecem na sede da associação, que fica localizada na Rua Pedro Severino Jr, 323,

1º andar, Jabaquara (próximo ao metrô Conceição)

* Não é necessário fazer inscrições antecipadas ou pagar qualquer taxa.

* O público-alvo dessas reuniões são médicos, profissionais da área da saúde, acadêmicos e demais pessoas interessadas no estudo das correlações entre Saúde e Espiritualidade

Mais informações:

secretaria@amesaopaulo.org.br

(11) 2574-8696

(Informações recebidas em email da secretaria da AME/SP)

Tributo a Bezerra de Menezes no N.E. Segue a Jesus São Paulo

Texto e fotos recebidos de Esmeralda T. Citriniti



NO ÚLTIMO DOMINGO, 29 DE AGÔSTO, DATA EM QUE COMEMORAMOS O NASCIMENTO DE
BEZERRA DE MENEZES, REALIZAMOS EM NOSSA CASA, NÚCLEO ESPÍRITA SEGUE A JESUS,SÃO PAULO, O TRADICIONAL "CHÁ DOS DISCÍPULO DE JESUS", OCASIÃO EM QUE ANUALMENTE NOS REUNIMOS PARA HOMENAGEAR BEZERRA DE MENEZES E NOS CONFRATERNIZARMOS .
EM MEIO A LINDOS NUMEROS MUSICAIS, RECORDAMOS FATOS DA VIDA DO HOMENAGEADO, BEM COMO RECORDAMOS MENSAGENS QUE NOS CONVIDAM A ZELARMOS PELA NOSSA UNIFICAÇÃO, PARA MELHOR DIVULGARMOS A DOUTRINA ESPÍRITA. SEGUEM ALGUMAS FOTOS DO ENCONTRO.









19º. Almoço Fraterno organizado pelas Casas Espíritas Natal, RN


(Informação em email de Norberto e Fátima)
(Informação em email de Norberto e Fátima)

Boletim da FEIG Belo Horizonte




Visite o site http://www.feig.org.br/

FEIG - Informativo Nº 17


Queridos irmãos e irmãs, que a paz de Jesus esteja sempre com vocês!

É com muita alegria que a Fraternidade Espírita Irmão Glacus comemora 34 anos! Participe de nossas atividades e comemorações, dentre elas o Jantar Dançante, a realizar-se no dia 18/09! Confira mais informações em nosso site.

Nesta semana, trazemos a você, leitor, estudos sobre o ectoplasma e sobre a depressão na visão espírita. Leia a 8ª parte do estudo sobre a obra Nosso Lar, lembrando que neste mês estréia em rede nacional o filme adaptado desta sublime obra de Chico Xavier. Estamos todos convidados a prestigiar mais essa produção espírita!

Aproveite também para saber um pouco das atividades que ocorreram no mês de agosto em nossa Casa, como o curso de gestantes e a inauguração do laboratório de informática do CEI, que beneficiará a muitas crianças.

Acesse www.feig.org.br
Dê sua opinião! Participe!

(Boletim recebido em email da FEIG)

Palestra de Macedo no Aniversário do C.E. Francisco de Assis Avanhandava, SP



Informações com fotos recebidos de Erondina Moura



O orador Luiz Augusto Macedo, de Guararapes, SP, proferiu nesta quarta-feira, 1/9/2010, a palestra que deu inicio às festividades comemorativas dos 60 anos de existência do C.E. Francisco de Assis, na cidade de Avanhandava, SP.

A programação continuará como segue:



08/09 Quarta-feira: Exibição do filme: Chico Xavier



15/09 Quarta-feira:Francisco Ortolan, de Fernandópolis

Tema: A Família Terrena e a Família Espiritual



22/09 Quarta-feira:Departamento de Mocidade do Grupo Espírita

Varas da Videira, de Araçatuba

Peça Teatral: Relembrando Chico Xavier



25/09 Sábado: O escritor e expositor espírita Jamiro dos Santos

Filho, de Araguari - Minas Gerais.

Tema: Tente Outra vez.

Lançamento do livro de mesmo nome : TENTE OUTRA VEZ



29/09 Quarta- feira: Dr. Celso Vital, de Birigui.

Tema: A Lei de Deus e a Lei dos Homens.



Sempre às 20:00 horas

Rua Tibiriçá, 522 – centro – Avanhandava – sp .




8º Conec. Semana e Congresso de Espiritismo do Circuito das Águas Serra Negra, SP


TEMA CENTRAL:


AS DIMENSÕES DE CHICO XAVIER: A MEDIUNIDADE, A CARIDADE, O ESPÍRITA E O CIDADÃO DO MUNDO


08 a 13 de outubro de 2010 e

15, 16 e 17 de outubro de 2010

Centro de Convenções do Circuito das Águas

Serra Negra – SP


palestras realizadas nas casas espíritas da U.S.E. Intermunicipal – Circuito das Águas nos dias 08 a 13 de outubro de 2010 por

SIDNEY FRANCES FERNANDES



dia 08/10/2010 (sexta - feira) – 20h00

Reencarnação - nascer de novo é preciso.

Sociedade de Estudos Espíritas “Paulo e Estêvão”

Rua Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1.175

Monte Sião – MG



dia 09/10/2010 (sábado) – 20h00

Reencarnação - nascer de novo é preciso.

Lar Espírita “Bezerra de Menezes”

Av. Monte Sião, 709

Águas de Lindóia – SP



dia 10/10/2010 (domingo) – 10h00

Reencarnação - nascer de novo é preciso.

Centro Espírita “Luz no Caminho”

Rua De Cara, 228 - Jardim dos Ipês

Jaguariúna - SP



dia 11/10/2010 - (segunda-feira) – 20h00

Um homem chamado amor

Fraternidade Espírita “Amor e Luz”

Rua Rio do Peixe, 120 casa A

Lindóia -SP



dia 12/10/2010 - (terça-feira) – 20h00

Reencarnação - nascer de novo é preciso.

Centro Espírita Caminhos de Luz

Rua Jorge Mari, 76 Jd São Pedro

Pedreira - SP



dia 13/10/2010 - (quarta-feira) – 20h00

Um homem chamado amor

Local: Casa do Caminho

Rua: Francisco José da Costa nº 259, Jardim Copacabana

Pinhalzinho – SP



Centro de Convenções Circuito da Águas

Rua Nª Sª do Rosário, s/n – Serra Negra –SP

dia 15/10/2010 – sexta-feira

19h00 - recepção

19h30 – apresentação musical com PAULA ZAMP





20h00 –palestra com ALKINDAR DE OLIVEIRA

Tema: Aprendendo com Chico Xavier e Kardec



dia 16/10/2010 - sábado –

08h00 - recepção

08h30 – apresentação musical violino e teclado com Cabral



09h00 - EMMANUEL CRISTIANO

Tema: Chico Xavier: Um homem do futuro



12h00 - intervalo para almoço



14h00 - MAURÍCIO DE BARROS

Tema: Chico Xavier: um Homem de Valores




dia 17/10/2010 – domingo

08h00 – recepção

08h30 – apresentação do Coral Sol Maior

09h00 – IVANDO XAVIER COUTINHO

Tema: A Mediunidade em nossas vidas


12h00 – intervalo para almoço


14h00 – peça de teatro

“O ESPÍRITA DESENCARNADO”

Grupo de teatro TEAMES – de Alfenas - MG



15h00 - PLINIO DE OLIVEIRA

Tema: A sinfonia do amor


MAIS INFORMAÇÕES NO SITE WWW.USECIRCUITODASAGUAS.COM.BR


participe e ajude-nos a divulgar


(Informação em emails de Ézio Amaral e Otávio Cunha)

Palestras Musicadas com Wanyr Caccia Poços de Caldas, MG


Wanyr Caccia

Em POÇOS DE CALDAS – MG

Dias 04 e 05 de setembro de 2010.



04 de setembro de 2010

(sábado) 20h

Centro Espírita União Fraternal

Rua Paraíba, 295 – Centro



05 de setembro de 2010

(domingo)

10h

Grupo Espírita das Samaritanas

Rua dos Inconfidentes, 180 - Centro

(Informação repassada via email por Otávio Cunha)

Palestra com Eliana dos Santos no G.E. Manoel Bento São Paulo

Dia 9 de setembro, ás 20h

Palestra com Eliana dos Santos sobre o tema Chico Xavier e o Amor Cristão e apresentação do coral da AMIC de Campinas

Grupo Espírita Manoel Bento

Rua Alfredo Pujol, 77-

Santana-São Paulo


(Informações em email de Erika Silveira)


FOTOS DE ELIANA E DO GRACIOSO CORAL


14ª. Feira do Livro Espírita Conchal, SP


(Informação em email de Otávio Cunha)

Seminário na Sociedade Espírita Luz do Redentor Laranjal Paulista, SP


(Informação recebida em email de Centro Espírita Batuíra contato@batuiranet.com.br)

Palestra com Ismael Batista da Silva no G.E.E. “A Caminho da Luz” Cubatão, SP

O Grupo de Estudos Espíritas “A Caminho da Luz”/Cubatão em seu 29º aniversário apresenta



Ismael Batista

“Não basta estar espírita. É preciso ser”



Dia: 19 de setembro de 2.010 – domingo

Início: às 15h - recepção dos convidados

Local: Rua Dr. Fernando Costa nº 1.023/Vila Couto-Cubatão (perto da Sabesp)





Esperamos você, seus familiares e amigos!



* Neste dia teremos também nosso tradicional lanche fraterno, exposição e venda de livros e atividade especial da Mocidade Espírita Izabel Louzada de Campos.



(Informação recebida em email de Norberto e Fátima)




Boletim Eletrônico da FEB Brasilia, DF



Nosso Lar – Estreia 3 de setembro!

O aguardado filme Nosso Lar finalmente estreia no dia 3 de setembro. Espíritas, simpatizantes e interessados na obra psicografada por Chico Xavier são chamados a comparecer no maior número possível na primeira semana (de 3 a 7 de setembro) quando é mensurada a quantidade de público.

Quanto maior for a presença nos cinema, maior será a divulgação! Convidem amigos, familiares para assistirem a esta emocionante obra da literatura espírita, agora nas telas dos cinemas. Mais informações: www.nossolarofilme.com.br









Encontro para implantar nova atividade

A Federação Espírita Brasileira realizou em sua sede, em Brasília, um “Encontro Fraterno”, durante todo o dia 29 de agosto. Com o lema “Unir, Organizar, Ajudar para Servir”, teve como objetivo dar início à implantação do Departamento de Atendimento Espiritual na sede da FEB.

Esta atividade já vem sendo trabalhada nas Comissões Regionais do Conselho Federativo Nacional da FEB e conta como base o livro Orientação ao Centro Espírita (FEB). A nova atividade é coordenada por Maria Euni Herrera Masotti. Informações: www.febnet.org.br, diretoria@febnet.org.br, cfn@febnet.org.br












O Novo Testamento

O Novo Testamento será o tema do seminário promovido pela Federação Espírita de Goiás, no dia 11 de setembro, e que contará com exposição do escritor Haroldo Dutra Dias, tradutor do livro, de mesmo nome, que inspirou o evento. O Seminário que ocorrerá das 14h às 18h, será seguido de autógrafos do próprio tradutor.

Editado pelo Conselho Espírita Internacional, a obra tem como objetivo levar o leitor ao cenário no qual Jesus viveu, agiu e ensinou. Informações sobre o livro no site: www.edicei.com e sobre a palestra no endereço: www.feego.org.br


Cultura espírita e Chico Xavier

Como parte das comemorações ao centenário de nascimento de Chico Xavier, a Federação Espírita do Amapá realizará, entre os dias 4 e 17 de setembro, a 2ª Semana de Cultura Espírita, no Teatro das Bacabeiras.

O tema será o Centenário de Chico Xavier e contará com palestras de Marlene Nobre, Antonio Cesar Perri de Carvalho, Haroldo Dutra, Jorge Elarrat e José Raul Teixeira, bem como apresentações artísticas e workshops sobre Chico Xavier. Informações: www.feamapa.com.br









Fraternidade em análise

A prática da fraternidade no Centro Espírita será abordada por trabalhadores dos Centros Espíritas que tenham conhecimento da Doutrina Espírita ou trabalhar nas atividades do Atendimento Espiritual no curso promovido pela Federação Espírita do Estado de Mato Grosso.

Com início no dia 8 de setembro, o curso que terá aulas sempre às quartas-feiras das 19h45 às 21h, contará com abordagens da fundamentação das atividades de Recepção Fraterna; Visita Fraterna e Implantação do Evangelho no Lar. As aulas, a serem realizadas na própria Federativa, contarão com o coordenador de Assuntos da Família da FEEMT, Alírio de Cerqueira como facilitador.

Informações: www.feemt.org.br




CFN promove seminários sobre Unificação

Prosseguem os Seminários para Preparação de Multiplicadores para Implementação do Orientação aos Órgãos de Unificação, promovidos pelo Conselho Federativo Nacional da FEB. Nos dias 4 e 5 de setembro, ocorre em João Pessoa, reunindo as Entidades Federativas Estaduais de Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco; nos dias 11 e 12 de setembro, em Belém, reunindo as Entidades Federativas Estaduais do Amapá e do Pará.

Nesses eventos é lançado o livro citado e edição da FEB de A Caravana da Fraternidade, de Leopoldo Machado, comemorando-se os 60 anos da “Caravana”. Os eventos são coordenados pela Secretaria-Geral do CFN.

Informações: cfn@febnet.org.br





Atendimento Fraterno na Casa Espírita

Doutrina, os papéis, o foco, as práticas serão os assuntos abordados dentro do tema “Atendimento Fraterno na Casa Espírita” ao longo do seminário que será promovido pela Federação Espírita do Distrito Federal, no dia 5 de setembro. Aberto a todas as casas espíritas do DF, dirigentes, coordenadores, trabalhadores são convidados a discutir e aperfeiçoar a Área de Atendimento Espiritual onde trabalham. O encontro será na Sede da FEDF, na 408 sul, das 8h30 às 17h. Informações: (61) 3344-8237 e www.fedf.org.br

**



Mediunidade, Saúde e Espiritualidade



O XI Simpósio sobre Mediunidade, Saúde e Espiritualidade a ser realizado nos dias 11 e 12 de setembro, em Aracaju, contará com a presença da equipe da Federação Espírita Brasileira, representada por Marta Antunes e Sandra Ventura. Com promoção da Federação Espírita do Estado de Sergipe, terá entrada gratuita. Informações: www.fees.org.br



**

IV Encontro dos jovens seareiros

Jovens de 22 a 28 anos são chamados a participar do IV Encontro dos Jovens Seareiros, uma promoção da Federação Espírita Amazonense que ocorrerá nos dias 4, 5 e 7 de setembro. Com início às 14h30, encerrará as atividades, que ocorrerão na própria sede da Federação, às 18h. Mais informações pelo e-mail dij.fea@gmail.com

**

Biblioteca de Obras Raras

O site da FEB possui uma ferramenta voltada para os estudiosos do Espiritismo. Trata-se da seção de pesquisa da Biblioteca de Obras Raras, mantida pela Federação Espírita Brasileira. Como o nome já diz, inclui as raridades do Espiritismo. Possui, inclusive, publicações em vários idiomas, como português, espanhol, francês, inglês, esperanto e japonês.

São aproximadamente 20.000 itens, em vários tipos de materiais, tais como: livros, folhetos, periódicos, artigos, fotografias, contabilizando em torno de 6.000 documentos para acesso imediato. Acesse o site da FEB: www.febnet.org.br e descubra o link: pesquisas!




Beijinho Beija-Flor

Autor: Adeilson Sales

Beijinho Beija-Flor é o nome de um beija-flor diferente. Além de beijar flores, ele também gosta de beijar todos os animaizinhos da floresta. Num belo dia, Beijinho é obrigado a enfrentar a temida águia Aguiomar.

Leia esta história e se encante com os beijos do maior beijoqueiro da floresta.

Acesse e confira essas e outras obras: www.feblivraria.com.br



Filme Nosso Lar. Veja os horários das sessões em Araçatuba, SP


(Informações em email de Sirlei Nogueira)

Livro Drogas e Espiritualidade





Olá meu Amigo e Amiga

Conto com você na divulgação do meu livro Drogas e Espiritualidade, ele esta a venda nos endereços:

www.clubedeautores.com.br e www.agbook.com.br

Este livro tem tudo o que você precisa saber sobre Drogas, suas consequências espirituais, como lidar com elas e diversas dicas de como as famílias devem lidar com o problema.

Mesmo que você não compre, me ajude a divulgar mandando este e-mail aos seus contatos, fazendo isso já fez muito por mim. Meu lema é: Quem Salva Uma Vida, SALVA O MUNDO.

Aproveite e visite o site: www.palestras.diversas.com.br

Muita Paz

Nelson Mendes



(Informação recebida em email de Aliança Espírita de Propaganda e Caridade aepropagandaecaridade@gmail.com)

Homenagens para a trabalhadora espírita Florinda de Oliveira Daineze Auriflama, SP



Texto e fotos recebidos de José Aparecido dos Santos

Na noite de 14/08/2010, amigos, familiares e a sociedade de Auriflama prestaram uma homenagem a Florinda de Oliveira Daineze através de uma festa surpresa pela data de seus 67 anos completados no dia 18/08. Além do bolo e guloseimas teve apresentações de dança, musica e depoimentos. Florinda é uma servidora de Jesus e da Doutrina Espírita em nossa cidade e região, e deixou uma profunda mensagem de agradecimento. (confira no vídeo)

O reconhecimento de todos pelo seu trabalho de mais de 40 anos pelo Espiritismo, através de seu exemplo, dedicação, renúncia, caridade e amor ao próximo.

Ela que luta contra um câncer de pulmão, debilitada e sentindo dores não se queixou e não deixou faltar o sorriso franco e demonstrar a alegria de estar com os amigos e familiares, que é o patrimônio maior. Florinda de Oliveira Daineze já foi presidente da USE Intermunicipal de Auriflama, também foi presidente do Centro Espírita Amor, Luz e Verdade e atualmente é presidente do Centro Espírita Caminheiros do Bem, o mais antigo da cidade que completa 65 anos em outubro próximo.



Abaixo texto em tributo a Florinda oferecido por Luiz Guimarães (professor Tio Luiz) e publicado no jornal “A Folha de Auriflama”



TRIBUTO


É uma das pessoas mais conhecidas em Auriflama. Escrever poucas palavras sobre ela é muito difícil, mas, farei o possível. Criou família com o seu marido, que já mudou de plano existencial. Integra família conhecida de todos: duas irmãs e três irmãos, se não me engano. Os seus pais já não estão mais entre nós. Trabalhou durante muito tempo como merendeira em escolas de nossa cidade. Assumiu o Espiritismo na década de 60, militando até hoje no movimento espírita auriflamense. Eu a considero a maior líder espírita de nossa cidade e uma das mais importantes personalidades espíritas da região. Não me lembro de tê-la visto dirigindo um carro do ano ou último tipo, mas nunca faltou aos seus compromissos doutrinários e sociais, dirigindo um Fusca, um Gol de modelo mais antigo, utilizando-se de ônibus ou até mesmo de uma carona amiga. Viajou e viaja muito. Também não posso afirmar que seja uma exímia condutora de veículos automotores, mas acho que nunca bateu o carro, pelo menos, de maneira grave. Nunca a vi com os nervos à "flor"da pele; talvez a tenha flagrado com alguma irritação passageira, dessas bem comuns. Como ocorre aos humanos, já atravessou vários tipos de tempestades, já trilhou caminhos pedregosos e já escalou montes e montanhas das mais diversas alturas. Teve também muitas alegrias, é claro!

Fez e faz um trabalho social em nossa cidade, dos mais auspiciosos. Acudiu e orientou muitas pessoas e famílias. Assistiu a muitos doentes, espiritual e materialmente.

Entra numa mansão abastada ou numa mísera cabana com a mesma desenvoltura e carinho. Sempre atendeu a todos com a maior presteza e solidariedade.

Hoje está passando por um problema de saúde, mas está em franca recuperação. Daí estar um tanto afastada de seu hercúleo trabalho. Na verdade, apenas reduziu suas atividades.

É alegre e sorridente. Alguns quilogramas a mais nunca lhe tiraram a agilidade e a admirável disposição.

Fui visitá-la, um dia destes, acompanhado de minha esposa. Afinal, somos amigos de longa data. Levar um alento, um consolo, uma palavra amiga, era minha intenção! Eu é que saí consolado!

Dizer que é minha melhor amiga é pouco. Dizer que é minha irmã também não é muito! Preocupa-se comigo, às vezes, como se fosse uma mãe. Como sou filho adotivo, estou sossegado no quesito mãe: teria, neste caso, pelo menos, três!

No meu acanhado entendimento da vida, vou tentar definir esta magnífica criatura: ela é iluminada!

Ah! Na presente encarnação é conhecida como Florinda...



Luiz Carlos Guimarães





Assistam os vídeos da Homenagem nos links abaixo


Homenagem à Florinda Daineze, uma servidora de Jesus e da Doutrina Espírita 1/2

Homenagem à Florinda Daineze, uma servidora de Jesus e da Doutrina Espírita 2/2



Abraços,

José Aparecido






FLORINDA, QUE É IRMÃ DO CONHECIDO ORADOR ALKINDAR DE OLIVEIRA É TUDO O QUE FOI DITO E MUITO MAIS: ELA É UMA MULHER-ESPÍRITA-EXEMPLO.

ABRAÇOS, FLORINDA, COM OS PARABÉNS DE TODOS NÓS. ISMAEL GOBBO

Richard Simonetti lamenta em carta à revista Veja tom de deboche na reportagem sobre o filme Nosso Lar

RICHARD SIMONETTI



Carta para a revista VEJA – 01 09 2010



Senhor redator.



Como espírita, assinante dessa revista há muitos anos, lamento o tom de deboche que caracterizou sua reportagem sobre o filme Nosso Lar, o que, diga-se de passagem, também está presente em matérias sobre outras religiões. Nesse aspecto, VEJA é uma revista coerentemente debochada. Não respeita a crença de nenhum leitor.

Pior são os erros de apreciação sobre a Doutrina Espírita, revelando ignorância do repórter, uma falha perigosa, porquanto coloca em dúvida outras matérias e informações. Como saber se os responsáveis estavam preparados para escrevê-las, evitando fantasias e especulações?

Para sua apreciação, senhor redator, algumas “escorregadelas” do repórter:



a) Grafa entre aspas o verbo desencarnar. Só teria sentido se ainda não houvesse sido dicionarizado. Por outro lado, noventa por cento dos brasileiros são espiritualistas, isto é, acreditam na existência e sobrevivência do Espírito. Este ser imortal desencarna, jamais morre. A minoria materialista, que acredita que tudo termina no túmulo, certamente terá surpresas quando “morrer”.



b) Fala em cordilheira de ectoplasma onde se situaria Nosso Lar. De onde tirou isso? Ectoplasma é um fluido exteriorizado pelos médiuns para trabalhos de materialização. Os físicos, esses visionários cujas “fantasias” acabam confirmadas pela Ciência, falam hoje que há universos paralelos, que se interpenetram, semelhantes ao nosso. A partir daí não é difícil imaginar o mundo espiritual descrito por André Luiz como parte de um universo paralelo com seres e coisas semelhantes à Terra, feitos de matéria num outro estado de vibração, não um mundo “ectoplasmático”, mas de quinta-essência material. Nada de se admirar, portanto, que em cidades desse mundo existam pessoas com “uma rotina parecida com a dos vivos: comem, bebem, trabalham e moram em casas modestas ou melhorzinhas”. Espirituoso esse “melhorzinhas”. Imagina o repórter que o Espírito é uma fumaça sem forma, sem consistência, habitando um nada?



c) Situa o aeróbus, um transporte coletivo que voa, como algo improvável. Menos mal que não tenha escrito impossível. De qualquer forma, ignora, certamente, que pesquisadores estão aperfeiçoando veículos dessa natureza, em alguns países, como solução para os problemas de trânsito e que no universo paralelo, o mundo espiritual, de matéria quinta-essenciada, é muito mais fácil resolver problemas relacionados com a gravidade. Ou, imagina que tudo flutua por lá?



d) Diz jocosamente que “o visual da colônia dos espíritos de luz comprova: o brasileiro pode até se livrar do inferno, mas não escapa nem morto da arquitetura de Oscar Niemeyer. A cidade fantasmática de Nosso Lar é a cara de Brasília…” Não se deu ao trabalho de comparar datas e não percebeu que, mais apropriadamente, Brasília copiou Nosso Lar, visto que a cidade espiritual foi descrita por André Luiz em 1943, enquanto a construção de Brasília foi planejada e ocorreu no governo de Juscelino Kubistchek, de 1956 a 1961, inaugurada em 1960.



Quanto ao mais, seria recomendável aos repórteres de VEJA o benefício de um estudo acurado e sem prejulgamento do livro que deu origem ao filme, psicografado por esse atestado vivo de integridade e amor à verdade, que foi o médium Chico Xavier, para compreenderem qual é o objetivo dessa magistral obra, como resume o Espírito Emmanuel, no prefácio:



André Luiz vem contar a você, leitor amigo, que a maior surpresa da morte carnal é a de nos colocar face a face com a própria consciência, onde edificamos o céu, estacionamos no purgatório ou nos precipitamos no abismo infernal; vem lembrar que a Terra é oficina sagrada, e que ninguém a menosprezará, sem conhecer o preço do terrível engano a que submeteu o próprio coração.





Palestra com o embriologista Romário de Araújo Melo Socorro, SP


Romário em solenidade na Câmara Municipal de Piracicaba

http://www.camarapiracicaba.sp.gov.br/camara07/index1.asp?id=5568







Socorro (SP), setembro de 2010.

Prezados (as) amigos (as),

Temos a honra de convidá-los (as) para a Palestra a ser ministrada em Socorro pelo médico embriologista da Unicamp e Orador Espírita Dr. Romário de Araújo Melo, a realizar-se:

Data: 11/09/10 (sábado)

Horário: 16h: 30min.

Local: Grupo de Estudos Espíritas Nosso Lar

Endereço: R: Antônio Leopoldino, 245 – centro.

Cidade: Socorro – SP.

Ressaltando mais uma vez a importância deste encontro, da mensagem trazida por Romário, e por mais esta oportunidade de confraternização entre todos nós, muito nos gratifica contar com sua presença neste evento.

Fraternalmente,
GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITA NOSSO LAR



(Informação em email de Otávio Cunha)










Noite das Tortas Beneficente no F.E. Frei Germano Belo Horizonte, MG


(Informação em email de Norberto e Fátima)

Lançamento do Livro “Aconteceu em Paris” Florianópolis, SC


Seminário sobre Mediunidade no C.E. Antônio Barbosa Chaves Belo Horizonte, MG


(Informação em email de Norberto e Fátima)

Palestra com Jamiro dos Santos Filho Campo Limpo Paulista, SP



(Informação em email de Regina Bachega)

Evento Beneficente do CEOE Rio de Janeiro


(Informação em email de Mara Freitas)

7ª Mesa Redonda na C.E. Maria Benta São Paulo, SP

Texto e fotos recebidos de Walter Panisi



No dia 30 de agosto de 2010, na Congregação Espírita Maria Benta, ocorreu a 7ª Mesa Redonda, mais uma vez o brilhante evento contou com a participação de Julia Nezu, Nair de Moraes e de Nelson Salvador Frignani, todos valorosos colaboradores da Doutrina Kardecista. Foram respondidos inúmeros questionametos sobre vários temas espirituais, o que sem dúvida alavancou o conhecimento do todos os ouvintes. A parte artística ficou, mais uma vez, ficou por conta no nosso amigo Itamar Santiago.






1º Grande Encontro de Blocos da USE Regional SP São Paulo

18 de setembro de 2010, das 9 às 17 horas

EE Erasmo Braga (R. Maria Eugênia, 190 – perto do metrô Tatuapé)





Participe da grande troca de experiências nas áreas de Assistência e Promoção Social, Comunicação, Infância, Livro, Mocidade e Orientação Doutrinária. As Casas Espíritas que compõem a USE Regional São Paulo (capital paulista, Cotia, Guarulhos, Mogi e Osasco) dividirão seus conhecimentos, apresentando projetos de sucesso que poderão ser adaptados para a sua Casa Espírita.



Além disso, teremos debate sobre “Sustentabilidade Financeira na Casa Espírita” e “Mediunidade”; teatro, balé com deficientes visuais, um orquestra de 60 pessoas; alimentação (café e almoço oferecido para todos os que se inscreverem previamente para o evento).



Confira a programação completa, abaixo, e participe conosco inscrevendo-se pelo e-mail sidbat@uol.com.br, até 10 de setembro de 2010.



Sua presença nos dará grande alegria!

USE Regional SP



Programação

08:00 – 08:45 h: Café

08:50 – 09:00 h: Abertura

09:00 – 09:30 h: Teatro

09:35 – 11:00 h: Cases de Sucesso (o público irá até as salas)

11:00 – 12:00 h: Apresentação do tema: Sustentabilidade financeira da Casa Espírita

12:00 – 13:15 h: Almoço

13:30 – 14:00 h: Balé – Deficientes Visuais

14:00 – 15:00 h: Cases de Sucesso (o público irá até as salas)

15:00 – 16:00 h: Apresentação do tema: Mediunidade

16:00 – 16:50 h: Orquestra

16:50 – 17:00 h: Encerramento



(Recebido em email da USE Regional de São Paulo)

Palestra com Aldeniz Leite no C.E. Bezerra de Menezes São Paulo

Caros amigos,

Queremos convidá-los para a palestra "O BRASIL SOB A LUZ DO MESTRE" que faremos em nossa Casa - CENTRO ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES - situada à Rua Omachá, 182 - Penha, no dia 07 de setembro - terça-feira às 20h.

Trata-se de uma sinopse do livro "BRASIL: CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO" pelo Espírito Humberto de Campos, psicografia de Francisco Cândido Xavier, com a finalidade de refletirmos sobre a importância deste território abençoado em difundir e exercitar o conteúdo existente no Evangelho de Jesus.

A programação espiritual destinada à nossa pátria é tão comovedora que vale a pena rever tópicos marcantes da inspiração espiritual para a sua descoberta; a formação do Brasil -Colônia; o Brasil-Império; as lutas pela independência; os Espíritos responsáveis por tantas conquistas que fazem do Brasil a "PÁTRIA DO EVANGELHO", um instrumento do formoso apelo de Jesus "amai-vos uns aos outros como Eu vos amei".

Contamos com a presença de todos. Convidem parentes e amigos.

Um abraço fraternal,

Aldeniz Leite.


(Informação repassada pela USE/SP e Otávio Cunha)

César Perri na abertura das festividades do 27º aniversário do C.E. Casa do Caminho. Araçatuba, SP

Registro com fotos por Ismael Gobbo



Foi na noite desta quarta-feira, 1/9/2010, que o orador Antonio César Perri de Carvalho, de Brasília, DF, fez a palestra de abertura. César tratou da Vida e da Obra de Chico Xavier, ressaltando as festividades do Centenário de Nascimento do médium mineiro, pelo Brasil e pelo mundo. César traçou um excelente roteiro da trajetória de Chico entremeando na resenha vários episódios envolvendo o movimento espírita de Araçatuba, que Chico Xavier conhecia muito bem, e sobretudo por conta da amizade com César e sua família. A abertura da bela solenidade se deu com o Coral Harmonia, de Birigui, SP. A prece de abertura foi proferida pelo presidente da casa Marco Antonio de Souza e apresentação do orador por Kátia Calciolari. Ao final César autografou o livro Depoimentos sobre Chico Xavier, organizado por ele e por Oceano Vieira de Melo.











Legenda Fotos



CORAL HARMONIA REGIDO POR ELIANA OKADA

PÚBLICO COM CÉSAR À FRENTE

MARCO ANTONIO FEZ A PRECE DE ABERTURA

KÁTIA NA APRESENTAÇÃO

CÉSAR EM SUA FALA

O EXCELENTE PÚBLICO

AUTOGRAFANDO