BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 19 de setembro de 2010

Focalizando o Trabalhador Espírita Marcelo Henrique Pereira




Marcelo Henrique Pereira



Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita



O entrevistado Marcelo Henrique Pereira reside na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina. É escritor, orador, e responsável por divulgações do movimento espírita através da ABRADE e ADE-SC. É casado e pai de dois filhos.





Marcelo, por favor, faça-nos a sua apresentação.

Sou Marcelo Henrique Pereira nascido em 1969 no Rio de Janeiro (RJ). Desde tenra idade, transferi-me para Florianópolis (SC), onde reside até hoje. Sou casado com Júlia Cristiane e tenho dois filhos Krishna, de 12 anos e Lucca, de três meses.



Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou advogado, com pós-graduação em administração e auditoria, mestrado em ciência jurídica e curso, atualmente, doutorado em direito, na universidade católica de Santa Fé (República Argentina). Sou perito ambiental e consultor de políticas públicas; auditor-fiscal de controle externo do tribunal de contas de Santa Catarina e, no movimento sindical do funcionalismo público, presido a Federação Nacional dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil. Atuo no ambiente acadêmico, como professor de graduação e pós-graduação na área jurídica. Sou também jornalista e radialista.



Marcelo, você tem livros escritos?

Sim, sou autor de “Túnel de Relacionamentos – Adolescência e Sexualidade”, pela Editora EME, co-autor de “Alteridade: A diferença que soma”, pela Editora Inede/Abrade, e “Comentários ao Estatuto do Idoso”, pela Editora LTr.



Como conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

De formação católica, tornei-me espírita em 1981, após não obter respostas para dúvidas e ou inquietações com o pároco da igreja em que freqüentava. Busquei próximo ao meu domicílio, uma instituição espírita, o Centro Espírita Tereza de Jesus, onde, nas palestras e estudos doutrinário e mediúnicos, pude encontrar as informações que buscava. Fiz minha primeira palestra espírita em 1983, aos treze anos de idade e passei a coordenar grupos de juventude em 1985.



O que acha do Movimento Espírita presentemente?

Importante, sempre, distinguir “movimento” de “doutrina/filosofia” espíritas. Os ensinamentos espiritistas representam um importante caminho para o auto-descobrimento, a melhoria da convivência interpessoal e a busca da felicidade individual e coletiva. Calcado nos ensinos de espíritos luminares no passado, presente e futuro, sob a perspectiva do consenso universal dos ensinos dos espíritos (CUEE), apresentado como baliza metodológica . O movimento é imperfeito, porquanto sujeito a idiossincrasias, visões parciais e o individualismo decorrente da ação de cada trabalhador, dirigente ou expositor. Quanto mais o indivíduo amadurece e se aperfeiçoa, melhor é o conjunto, no caso, o próprio movimento. Devemos encarar as “falhas”, os erros, os problemas como conjunturais, esforçando-nos por superá-los, tal como se deu em relação ao movimento “do passado”. As lutas de muitos companheiros, em épocas anteriores, para a democratização das idéias, a qualificação dos trabalhos, a especialização das atividades e, principalmente, para o respeito às diferenças, que são egressas do modo particular de cada um ver, sentir, viver, desemboca nos dias atuais e o trabalho que empreendermos, hoje, será refletido em melhores condições no futuro. Neste sentido, cabe a pergunta: que “movimento” desejamos entregar aos que virão depois de nós?



Que nos diz do trabalho da ABRADE?

A ABRADE passa por um processo de readequação e reestruturação, natural a todo e qualquer agrupamento humano. As pessoas vêm e vão, guiadas por interesses e motivações e, também, em função do tempo que podem destinar às atividades. Há companheiros nossos que, além do trabalho junto às ADEs e à ABRADE, ainda tem afazeres em outras instituições, nas atividades administrativas, de estudo, exposição doutrinária, etc.. Também possuem compromissos ou vinculações profissionais, família e outras ocupações. Um adágio interessante é aquele: “se você quer uma tarefa bem-feita, destine-a a uma pessoa ocupada; ela saberá gerenciar o tempo”. Felizmente, o trabalho de divulgação é o que mais cresce em todo o Brasil, justamente por causa do desejo de informar aos outros “o que é o Espiritismo” e alcançar contingentes ainda maiores de pessoas que passam a conhecer melhor a Doutrina/Filosofia Espírita. O maior desafio, no entanto, é superar o amadorismo, por meio da profissionalização das atividades. Não queremos dizer, com isso, que somente “profissionais formados”, com diploma, sejam responsáveis pela divulgação. Senão seríamos uma instituição de jornalistas ou publicitários, por exemplo (lembremos que existiu a ABRAJEE, no passado, que congregava os jornalistas/escritores espíritas). Com o nome “divulgadores” o espectro é muito mais amplo, mas não significa um “balaio” onde caibam todos os “curiosos” ou meros “interessados”. Aliás, de “interessado” a “especialista” há um caminho que pode ser percorrido por cada pessoa, no sentido do seu próprio aperfeiçoamento, buscando os meios possíveis para sua formação/especialização. Tomemos como exemplo, as atividades, fóruns, painéis, cursos que são oferecidos por instituições espíritas sobre “comunicação e/ou divulgação”. Há, também, cursos promovidos por instituições educacionais. E há, ainda, o aprendizado “por tarefa”, quando a pessoa procura empreender alguma atividade no campo da divulgação, “fazendo”, isto é, observando ações similares (um jornal, um mural, um programa de rádio, um site – feito por outra instituição e outras pessoas) e procura “imitar”, adaptando-o às realidades locais. Iniciando a tarefa, continua a observar e buscar a superação de falhas e o progresso (natural) do processo. Na prática, busca especializar-se e, não-raro, alcança ótimos resultados.



De que forma os internautas podem participar?

A primeira forma de se inteirar e participar da ABRADE é por meio das listas de comunicação eletrônica que a instituição coordena e disponibiliza na internet (veja mais em http://www.abrade.com.br/site/index.php?pag=cat&show=16). Em algumas regiões do país, também, existem as associações locais – ADEs (municipais ou estaduais) de divulgadores, que podem ser procuradas pelos interessados que desejem participar mais ativamente do contexto organizacional da ABRADE (consulte http://www.abrade.com.br/site/index.php?pag=cat&show=12, para contatar a entidade mais próxima de você). A ABRADE, ainda, tem fomentado o surgimento de novas ADEs ou a formação de parcerias com instituições, para a difusão do conhecimento espiritista.



A Internet tem contribuído para divulgação do Espiritismo?

Sem dúvida alguma. Imagine a multiplicação pelo infinito dos meios de divulgação da doutrina. Contudo, como todas as coisas são “neutras” em sua origem, variando para o positivo/negativo sua utilização, devemos ter em conta que as ferramentas da internet podem ser utilizadas construtivamente ou não, em razão da natureza de quem as idealiza, coordena ou se responsabiliza. Usando um jargão publicitário, “o mercado faz suas leis” e, também no âmbito da divulgação espírita, os “bons produtos” (isto é, as ferramentas oportunas e adequadas, bem-feitas) prevalecem sobre os demais. Por meio da internet, o acesso à informação, além de extremamente mais fácil e rápido, democratiza o acesso, já que o Estado tem proporcionado ações de disponibilização dos recursos tecnológicos em ambientes públicos (escolas, terminais rodoviários e aeroviários e repartições públicas), possibilitando aos que não têm equipamentos/redes em seus domicílios, o manuseio dos mesmos e o alcance das informações de que necessitam.



Como especialista em Direito e Espírita qual o paralelo que faz entre o Direito e o Espiritismo?

Penso que cada profissional deve aproveitar a sua área de atividade/formação para “linkar” o conhecimento espírita com o profissional. Especialmente no cenário jurídico, não vejo como o operador jurídico com formação espírita possa ficar distanciado da Sociedade. O progresso das coletividades como reflexo do avanço individual materializa, na forma da legislação, avanços consideráveis. Neste sentido, o indivíduo que tenha conhecimentos espirituais pode contribuir para o surgimento de melhores cenários. O jurista espírita, assim, deve ser um indivíduo comprometido com a construção de um mundo melhor, aliando teoria e prática, fazendo o melhor que esteja ao seu alcance.



O advogado espírita pode defender uma pessoa criminosa sem ferir os seus princípios doutrinários? Defenderia o cliente dizendo-o inocente mesmo sabendo ser culpado?

Há um princípio jurídico vigente entre os povos civilizados e democráticos que é o da ampla defesa, o que significa que a todo acusado, em qualquer processo, devem ser facultados os meios amplos de sua defesa. Também, em âmbito processual é assegurado o contraditório, ou seja, a cada acusação é necessária a defesa correspondente. Entendo que, na vida como um todo, não há como dissociar o conteúdo/componente espírita. Ou somos espíritas, plenamente e em todas as situações e circunstâncias da vida, ou não somos (remontando às orientações do homem Jesus, “seja o seu falar sim, sim e não, não”). Assim sendo, profissionalmente, o espírita deve utilizar os princípios e balizas egressos da filosofia espiritista para direcionar sua atuação/conduta. Efetivamente, no dito popular, há a costumeira distinção entre culpado/inocente ou errado/certo e, neste particular, entende-se que um criminoso “confesso” não possa ser “defendido”, muito menos por um espírita. Creio que, como advogado, se me fosse concedida a oportunidade de atuar na defesa de um criminoso real, eu procuraria buscar, com minha atuação, o melhor enquadramento jurídico para a situação concreta, inclusive na definição da pena aplicável. Evidentemente, teria que, no contato com o réu, saber a verdade (ou, pelo menos aquilo que o cliente diz como verdade), sopesando seu depoimento com as demais provas admitidas no processo para, primeiro, me convencer da forma de defesa do cliente, de modo profissional e ético.



A que Casa Espírita está vinculado presentemente e as atividades que nela desenvolve?

Em termos de instituições espíritas, atuo no âmbito da comunicação social espírita, como assessor administrativo (gestor) da ABRADE e presidente da associação dos divulgadores do espiritismo de Santa Catarina (ADE-SC). Coordeno, como Editor-Chefe, desde 1987, a Revista Espírita HARMONIA, o periódico mais antigo em circulação em terras catarinenses. Presido, também, o Conselho de Gestão (órgão colegiado com sete membros), responsável pela administração do centro cultural espírita Herculano Pires, na cidade de São José (SC).






Legenda: Marcelo; Marcelo com a esposa Júlia Cristiane; acolitando Lucca, o caçula; Marcelo.

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

Sábado. Programa Muitas Vidas TV Santa Cecília. Santos, SP

Olá Amigos!



Neste sábado dia 18/09, às 11:00 horas, no Programa Muitas Vidas na TV Santa Cecilia,



o entrevistado será Claudete Gonçalves, com o tema "Conseqüência do Não",



Como reagir diante de um "Não"?, Qual a visão diante de um não.



Tudo isso sábado dia 18 às 11 da manhã pela Santa Cecilia TV: canal 13



da NET e em UHF (antena) canal 52



O Programa Muitas Vidas agora está na internet pelo Santa Cecilia TV.



Acesse : santaceciliatv.com.br



ao abrir a página em que consta WEBTV,é só clicar em "assista ao vivo"



e a programação está no ar.



(Informação em email de jose daconceiçao deabreu zezinhoabreu@gmail.com)

Leia o Boletim Informativo da AME-SP

Acesse aqui: http://www.amesaopaulo.org.br/boletim.asp

Curso Introdutório da AME-SP São Paulo




A sétima aula do Curso Introdutório da AME-SP Será ministrada pelo médico especialista em medicina Chinesa e Comportamental Dr. Leandro Romani que falará sobre:

Saúde Integral e Integração Corpo Mente e Espírito

- da Alma ao Corpo Físico: o papel das emoções no processo saúde-doença

- Contribuições da Medicina e da Doutrina Espírita

- Construção de uma abordagem terapêutica médico-espírita



A palestra acontecerá no dia 18(sábado) de setembro, às 19h30, na Seara Bendita Instituição Espírita (Rua Demóstenes, 834, Campo Belo, São Paulo-SP)



Confira abaixo o calendário das aulas:



20.02: A Missão do Médico-Espírita

- A construção da Saúde Integral

- O papel do médico-espírita na sociedade atual

- Os princípios da Associação Médico-Espírita



13.03: Pensamento e Vontade – Atributos do Ser Espiritual

- Criação Mental e as Formas-Pensamento

- Como utilizar essas ferramentas para o progresso espiritual?

- Bases da edificação da Saúde Integral e Cura do Espírito



17.04: Reencarnação - essencial para a compreensão da Saúde Integral

- Evidências Científicas da Reencarnação

- Contribuições da Física Quântica para a compreensão da Reencarnação

- Planejamento Reencarnatório – impactos na saúde e doença



16.05: Perispírito: de Kardec às pesquisas científicas atuais

- Introdução ao estudo dos corpos energéticos e centros de Força

- Propriedades do Perispírito e suas aplicações

- Evidências Experimentais e Pesquisas Científicas Atuais



12.06: Perispírito: mediador do Processo de Cura do Espírito

- O processo de adoecimento e terapias bioenergéticas

- Perispírito – papel no Processo Saúde e Doença

- Genética Perispiritual e Planejamento Reencarnatório



14.08: Mediunidade, Obsessão e Transtornos Psíquicos

-Diferenças entre Mediunidade e Transtornos Psíquicos

- Preconceitos, Medos e Excessos na abordagem na Casa Espírita

- Como abordar esse tema dentro da Casa Espírita? E no consultório?





18.09: Saúde Integral e Integração Corpo Mente e Espírito

- da Alma ao Corpo Físico: o papel das emoções no processo saúde-doença

- Contribuições da Medicina e da Doutrina Espírita

- Construção de uma abordagem terapêutica médico-espírita



16.10: Dilemas Éticos do Início da Vida

(Aborto, Células Tronco, Reprodução Assistida)

- Fisiologia da Reencarnação

- O que fazer em dilemas éticos no início da vida? Como Orientar?
- AME a Vida desde o início



07.11: Dilemas Éticos do Final da Vida

(Eutanásia x Distanásia x Ortotanásia x Cuidados Paliativos)

- Fisiologia da Desencarnação

- O que fazer em dilemas éticos no final da vida? Como Orientar?

- Abordagem da Espiritualidade em paciente na fase final da existência









PRINCIPAIS DÚVIDAS sobre o Curso Introdutório:



O que é o Curso Introdutório da AME-SP?

É o conjunto de nove palestras mensais gratuitas (realizadas por membros da AME-SP na Seara Bendita Instituição Espírita) sobre os Fundamentos do Paradigma Médico-Espírita.



Quem pode participar?

Qualquer pessoa que tenha interesse pelos temas abordados. Cada uma das palestras pode ser assistida isoladamente por quem se interessar. No entanto, o conjunto de todas as nove palestras é o que constitui o Curso Introdutório da AME-SP.



A que se destina?

A participação em 75% do Curso Introdutório da AME-SP será um dos pré-requisitos para aqueles que desejarem participar de um dos grupos de estudo da AME-SP.



É preciso efetuar inscrição?

Caso deseje realizar o Curso Introdutório completo é preciso que, na semana anterior a cada palestra, envie apenas o seu nome completo para o e-mail secretaria@amesaopaulo.org.br E que assine a lista de presença que será passada durante a palestra. Não é preciso realizar a inscrição caso o seu interesse seja pelas palestras individualmente.



Quando e onde o Curso Introdutório será realizado?

Todas as nove palestras do Curso Introdutório da AME-SP serão realizadas este ano, um sábado por mês, na Seara Bendita Instituição Espírita (conferir datas no calendário de palestras)



Ao chegar ao local da palestra, é necessário apresentar-me como participante do Curso Introdutório?

Não. É preciso apenas que assine a lista de presença que será passada durante a palestra para que sua participação fique registrada.



Ao encaminhar meu nome por e-mail antecipadamente terei meu lugar garantido?

Ao encaminhar seu nome por e-mail não há reserva de lugares, já que não há inscrições – apenas registro de presença. Portanto, pedimos a gentileza de chegarem ao local no horário marcado, pois a AME-SP e a Seara Bendita não poderão reservar lugares.



Em caso de dúvida, com quem devo entrar em contato?

Com a secretaria da AME-SP, de segunda a sexta-feira, das 09hàs17h, pelo email secretaria@amesaopaulo.org.br ou pelo telefone (11) 2574-8696.



(Informação em email da AME-SP)

Workshop com Wanderley Oliveira Rio de Janeiro


(Informação recebida em email de eventosespiritas@grupos.com.br;
em nome de; Alexandra awtorres@hotmail.com)

Seminário com Ismael Batista da Silva no G.E. Auta de Souza São Paulo

DIA: 18/09 - SÁBADO - SÃO PAULO

GRUPO ESPÍRITA AUTA DE SOUZA - Horário: 15.00 às 18.00

Rua Força Pública N. 268 --Carandirú

SEMINÁRIO: O PERFIL DO TRABALHADOR ESPÍRITA PARA O TERCEIRO MILÊNIO

Peça Teatral : Célia Lucius, Santa Marina Recife, PE




Peça Teatral : Célia Lucius- Santa Marina

Grupo de Teatro Anália Franco – Fraternidade Peixotinho

Local : Teatro Barreto Júnior – Recife - PE

Dias : 24 de setembro 2010

Horário: 20 h

Entrada: INTEIRA : R$20,00 e MEIA R$ 10,00 ( Promoção meia entrada para todos)

F: 81 - 33423971

www.fraternidadepeixotinho.org.br

CÉLIA LUCIUS/SANTA MARINA

Célia Lucius, Santa Marina é o título de um livro escrito pelo médico, escritor e orador espírita, Flávio Mussa Tavares, em que o autor apresenta o resultado de laboriosa pesquisa iniciada pelo Professor Clóvis Tavares, seu pai, que teve longa militância espírita no Brasil. Na verdade, o livro do Dr. Flávio complementa e conclui uma pesquisa que seu genitor empreendeu quando esteve reunindo o material de um de seus livros, A Mediunidade dos Santos. Compulsando a hagiografia nas bibliotecas do Vaticano e do Líbano, o Professor Clóvis descobriu relatos sobre a vida de uma Santa Marina, muito venerada pelos cristãos maronitas do Líbano e correspondente região geográfica. Segundo revelavam os documentos consultados, Santa Marina teria ocultado sua condição feminina sob a vestes de um monge que teria vivido num convento da Bitínia, província romana localizada ao norte da Ásia Menor.

Esse foi o ponto de contato que fez o autor de Mediunidade dos Santos ligar a vida de Santa Marina à personagem Célia Lucius, protagonista do romance de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, 50 Anos Depois. A par dessa coincidência, muitas outras foram detectadas, a partir do próprio nome adotado pela personagem Célia Lucius no convento onde se internou nos últimos anos de sua vida – Irmão Marinho. Além das semelhanças encontradas entre as duas biografias, a documental e a narrada no romance mediúnico, uma informação do Espírito Emmanuel, no prefácio do citado romance, fortalece a idéia de que são a mesma pessoa: “É a história de um sublime coração feminino que se divinizou no sacrifício e na abnegação, confiando em Jesus, nas lágrimas de sua noite de dor e de trabalho, de reparação e de esperança. A Igreja Romana lhe guarda, até hoje, as generosas tradições, nos seus arquivos envelhecidos, se bem que as datas e as denominações, as descrições e apontamentos se encontrem confusos e obscuros, pelo dedo viciado dos narradores humanos”.

Trata-se, pois, de precioso documento, que comprova, entre outras coisas, algo muito importante para a divulgação do Espiritismo, que é a historicidade dos romances ditados pelo Espírito Emmanuel, através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier. São romances históricos em que o caráter documental prevalece sobre o conteúdo ficcional. São, pois, narrativas da história do cristianismo, fiéis ao labor missionário dos cristãos primitivos, massacrados pelo braço opressor do poder romano durante três séculos.

Melhor história não poderia existir para movimentar o Núcleo de Teatro Anália Franco, da Fraternidade Peixotinho, que reúne os jovens e os trabalhadores de nossa casa espírita. Revelando a vida de Célia Lucius e todos os episódios históricos ao longo de sua notável trajetória, a peça teatral que vai ser exibida à platéia pernambucana constitui primorosa oportunidade de louvar e engrandecer o amplo testemunho cristão dessa figura hoje venerada como santa.

A difusão do Evangelho em sua feição genuína é uma das tarefas do Espiritismo, haja vista que Jesus é, segundo a visão dos espíritos reveladores, o modelo e o guia para a humanidade. Dessa forma, o testemunho de fé e dedicação dos cristãos dos primeiros séculos é algo que deve ser sempre destacado nos ambientes onde se difunde e pratica a Doutrina Espírita. É, pois, com muita emoção que encaramos a encenação teatral que traz de volta a figura amorável de Célia Lucius. Os que vierem a assistir ao espetáculo serão surpreendidos por um trabalho que, a despeito do amadorismo do elenco, apresentará destaques primorosos, como o guarda-roupa de época e outros aspectos que evidenciarão o dedicado esforço das equipes de produção, divulgação e apresentação da peça.

Humberto Vasconcelos

(Informação recebida em email de eventosespiritas@grupos.com.br; em nome de; Alexandra awtorres@hotmail.com)

Palestra com lançamento do livro “Morte” Mineiros do Tietê, SP



REPUBLICAMOS PORQUE NO EMAIL ANTERIOR
A CIDADE DO EVENTO ESTÁ INCORRETA

(Informação em email da USE/Jaú)

ABRAPE Curso psicoterapia breve de base Psicanalítica Sorocaba, SP


(Informação em email da ABRAPE)

Encontro da Juventude Espírita 2010 Catanduva, SP


(Informação em email de José Aparecido dos Santos)

Leia o Boletim Informativo do CEBM Rio de Janeiro, RJ


Acesse aqui: http://www.bezerramenezes.org.br/

Primeiro Simpósio Espírita Canadense Montreal, Canadá


Sandra Mussi

Presidente

Conselho Espirita Canadense

Canadian Spiritist Council/Conseil Spirite Canadien smussi@canadianspiritistcouncil.com





(Informação em email de Sandra Mussi)

Aprendendo com a dor

Ary Brasil Marques



O planeta Terra é uma grande escola. Aqui aprendemos, aos poucos e devagar, a ser a pessoa perfeita para o que fomos criados.

No curso dessa aprendizagem, a mais completa disciplina de nosso tempo aqui é a dor.

Todos os seres matriculados nessa escola, um dia se defrontam com essa disciplina, e ela vem para nos trazer a grande oportunidade de nos fazer crescer, de vencer as nossas limitações e de nos passar para uma etapa melhor.

A dor nos ensina muitas coisas. Ela nos mostra a nossa pequenez e a nossa grandeza. Considerando que o nosso planeta é apenas e tão somente um ponto no espaço infinito, vemos que tudo o que nos acontece é insignificante diante da vida, que é apenas uma etapa passageira e rápida para cada um de nós. Aprendemos com a dor a humildade, o respeito e o amor para com nosso Pai Celestial, que a todos criou com o grandioso destino de alcançarmos a perfeição e a plenitude.

Não podemos nos esquecer de que somos seres imortais, filhos diletos do Criador da Vida, somos luz, somos divinos, e com toda a certeza atravessaremos incólumes todas as tempestades e venceremos todos os momentos infelizes.

A dor é ainda maior quando o sofrimento atinge nossos entes queridos, pois ver uma pessoa amada passar por aflições dói muito mais do que se nós próprios sofrêssemos.

A certeza de um futuro radioso para todos nos dá forças para suportar os momentos difíceis, e o conhecimento de que tudo passa e as marcas da dor são alavancas de progresso, de crescimento do espírito imortal, na grande caminhada rumo à perfeição.

Através dessa disciplina tão necessária à vida humana, nos aproximamos de um grande hospital de São Paulo, o Hospital A.C.Camargo, o hospital do câncer. Ali verificamos que existem centenas de casos de pessoas, muitas delas sem recursos financeiros, sem apoio de amigos ou de familiares, enfrentando momentos de desespero e de dor.

Precisamos aprender a agradecer ao Pai por tudo o que nos dá, e principalmente pela oportunidade de, através da dor, nos aproximar ainda mais de Deus, que nos mostra a toda hora o seu imenso amor e que espera a nossa vitória contra o homem velho que habita em nós e a chegada do homem novo, espiritualizado, cheio de amor para com a humanidade inteira.

Que a dor nos conceda a grata missão de levar esse amor aos nossos semelhantes, nos tornando melhores e ajudando-nos na construção de um mundo novo, cheio de paz, de saúde e de alegrias reais.

SBC, 15/09/2010.

Seminário com João Cabral “Desencarnação e Felicidade” Aracajú, SE


(Informação em email de Norberto Fátima norbertoefatima@gmail.com)

2ª. Festa literária de Jacareí Jacareí, SP


(Informação em email de Carlos Monteoliva)

Aniversário de 40 anos da Casa do Caminho São Paulo

CENTRO ESPÍRITA CASA DO CAMINHO

Rua Itapeva 131 - Bela Vista

São Paulo/SP



Comemoração no dia 17 de outubro, domingo, às 16h30. Palestra de uma hora com o expositor INGO VIDAL, que desenvolverá o tema: “Conceito de Salvação” (item 153 do livro Palavras de Vida Eterna). A festa contará ainda com a participação do Coral

Vozes da Alegria, entre outras atividades.

Venham compartilhar essa alegria conosco!

A Diretoria.



(Informação em email de Eliana Thomé)

Programação Semanal da Rádio Espírita Campinas Campinas, SP

Acompanhe a estréia do programa

“Conheça Kardec”


Rádio Espírita Campinas - Programação Semanal

www.radioespirita.org.br




Sexta-feira

17/09, 20h30


Programa Observatório Espírita

Um panorama da imprensa espírita


Especial

“Entrevista com Marcelo Henrique Pereira”

Editor da Revista Espírita Harmonia



Domingo

18/09, 19h



Programa Opinião Espírita

A cultura espírita ao alcance de todos


“Dez anos do projeto Genoma: a Ciência fracassou?”



Baseado na matéria “A Genética fracassou?"

Revista “Superinteressante”, setembro de 2010



Participam do programa: Sandro Cosso, Isabela Lino e Carlos Garcia


Editorial


Por que ficamos doentes, nascemos com cabelos lisos ou crespos, sentimos mais ou menos dor do que os amigos, enfim, por que funcionamos como funcionamos? Nos anos 2000, cientistas, investidores e laboratórios farmacêuticos apostaram que a resposta a essas e outras questões viriam rapidamente a partir do mapeamento e seqüenciamento do genoma humano, permitindo ao homem escrever o “manual de instruções de uma pessoa”.

Isso possibilitaria, entre outros, a produção de medicamentos personalizados para combaterem os fatores que colocam o corpo em perigo. Contudo, o tempo passou e os cientistas perceberam que mapear e seqüenciar o genoma não seria o fim, mas apenas o começo.

Aad Tibben, professor da faculdade de psicologia da Universidade de Lieden (Holanda) afirmou que “os testes genéticos permitem que a pessoa tenha mais controle sobre seu futuro”.

A Doutrina Espírita nos ensina que o ser encarnado em um mundo de provas e expiações (como a Terra) possui o corpo e as condições necessários para o seu progresso espiritual, incluindo enfermidades. Nesse contexto, como é possível “controlar o futuro” do nosso corpo? E com qual finalidade? Qual o significado de viver “mais e melhor”? Convidamos você para refletir sobre essas questões nessa edição de Opinião Espírita.



Texto: Isabela Lino e Sandro Cosso


19h 50



Programa Encontro Marcado

A proposta espírita levada ao ambiente de trabalho.


20h

Programa Caminhando Juntos

Uma reflexão sobre os assuntos do cotidiano, na busca do verdadeiro significado da vida.



Produção e Apresentação:

Área Cultural do Instituto Brasileira de Psicoterapia Autógena


www.caminhandojuntos.org

20h30


Programa Galeria de Idéias

As pessoas e idéias que contribuem para a melhora sociedade



“As histórias de Monteiro Lobato”

Uma viagem pelo mundo infantil do autor de “Reinações de Narizinho”




Terça-feira

21/09, 21h


Programa Conheça Kardec

O ambiente espírita à época de Allan Kardec




“A publicação da Revista Espírita”

Paris, janeiro de 1858

Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas

www.adecampinas.org.br

(Informação recebida via email)

Reunião Lítero Musical Doutrinária Uberaba, MG


(Informação em email de Luiz Carlos Souza)

Aniversário do Centro Espírita Rutas deLuz e Lar infantil Rutas de Luz Bogotá, Colômbia


(Informação em email de Norberto Fátima norbertoefatima@gmail.com)

Mostra Espírita 2010 homenageia Chico Xavier Recife, PE



Aproxima-se a Mostra Espírita 2010 que acontece nesse próximo final de semana, com abertura na sexta 17, às 18h e segue até o domingo 19/09, até às 19h.

A Federação Espírita Pernambucana informa que ainda há ingressos à venda e convida a todos para que participem desse evento que este ano homenageia o Centenário de nascimento de nosso amado Chico Xavier.

Serão momentos inesquecíveis de congraçamento entre os espíritas e irmãos de outras denominações religiosas que assistem a Mostra Espírita com isenção e vêem nela uma oportunidade de aprendizado e de maior conhecimento da Doutrina Consoladora de Nosso Mestre Jesus Cristo.

A programação da Mostra Espírita deste ano de 2010 está composta de palestras com expositores convidados de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Brasília, além de momentos culturais onde a arte espírita se fará representar por meio de peças de teatro, apresentações musicais, entrevistas e depoimentos de companheiros que conviveram com nosso querido Chico.

Expositores convidados:
Pernambuco – Frederico Menezes, Sérgio Ramos, Angela Menezes e Spencer Júnior.

Rio Grande do Norte – Sandra Borba.

Minas Gerais – Marival Veloso, Juselma Coelho, Wagner Paixão e Neusa Aparecida de Jesus.

Brasília/DF – Antonio César Perri.

Os ingressos encontram-se à venda na Livraria da FEP, nos seguintes horários de atendimento:
Segundas, quartas e domingos, à tarde – das 13h30 às 18h.
Terças, quartas e sextas, das 13h30 às 21h.
Sábados, pela manhã – das 08 às 12h.

Veja a programação acessando: http://federacaoespiritape.org/mostra-espirita-2010-homenageia-chico-xavier/

Programação de atividades na Casa Espírita Bezerra de Menezes Miami, Flórida, EUA



Kardecian Spiritist Association


6450 NW 77th Ct 2do Piso Miami Fl 33166

Ph: 305.477.4148

email: info@spiritist.com

Web site: www.spiritist.com

a non profit educational and charitable

organization with status 501(c)(3)



Viernes Septiembre 17, 2010
8 PM
"Letters to God"


PG, 110 Mins, English

Trailer

Free Movie, popcorn and Soda-Tea-Coffee





Sunday September 19, 2010 /
10 AM
Talks on Spiritism
Luiz Lima

Meeting in English
followed by Spiritual Passes

Domingo Septiembre 12,2010/
11:30 AM
Evangelio Segun el Espiritismo
Jose Augusto Chagas
Reunion publica



Friday October, 1, 2010 / 8 PM
Mediumnistic Painting at Bezerra de Menezes
Medium Valdelice Salum

6450 NW 77th Ct Miami Fl


Saturday October 2, 2010 /7:30 PM
Fundraising Event
Italian Dinner
$15 Adults, $10 Children under 12 y/o


To benefit the activities of the Bezerra de Menezes Kardecian Spiritist Center in Miami

Location: 13401 SW 83 Ave.
Pinecrest-Miami 33156



Para mas informacion sobre nuestros horarios y actividades visite nuestro web site www.spiritist.com



DOMINGO/SUNDAY Septiembre 19, 2010



9 AM Atendimiento Fraterno / Fraternal Counseling



9:30 AM Caravana del Amor



10 AM Public Meeting: Gospel as explained by Spiritism: Luiz Lima(45 mins/English)



10 AM Spiritist Sunday School (ages 4 and up)



10:45 AM BioEnergy / Spiritual Passes



11:30 AM Domingo Septiembre 19, 2010 Reunion Publica: Jose Augusto Chagas - (45 mins/Espanol)



11:30 AM Evangelizacion Infantil y Juvenil (desde 4 años)



12:30 PM Passes Bioenergia



1 PM Almuerzo



2 PM Food Pantry: Se necesitan Voluntarios desde 1:30 PM hasta 4 PM - Volunteer Help Wanted!



Actividades Online: Para participar envie un mensaje a bezerraOnline@yahoo.com

-Conferencias Online Miercoles 9 PM en Yahoo Messenger con Voz.



Asistencia Espiritual:

- Atendimiento Fraterno Miercoles 6:30 PM / Domingos 9 AM

- Fluidoterapia - Miercoles 7:30 PM

- Asistencia Espiritual "Passes" (Bioenergia)- Domingo 10:45 AM, 12:30 PM - Martes 9:30 PM



Asistencia Social:



- Food Pantry www.spiritist.com/fp

- Caravana del Amor Calendario 2010



Estudios Doctrinarios:

- Grupo de estudio en Ingles Lunes 8 PM

- Introduccion al Espiritismo Martes 8 PM

- Estudio Sistematizado (ESDE) Martes 8 PM

- Estudio Sistematizado del Evangelio Martes 8 PM

- Estudio Libro Boa Nova Martes 8:30 PM

Mediumnidad:

- Reunion de Estudio, Desarrollo y Practica Mediumnica



Otras Actividades:

- Evangelizacion Infanto-Juvenil http://www.spiritist.com/sssindex.htm

- Libreria y Biblioteca Espirita,

- Bazar

- Desayunos gratis (Domingos)

- Yahoo Group - Foro de Discusion Espirita



PINTURA MEDIUMNICA EN

BEZERRA DE MENEZES - MIAMI

Viernes Octubre 1, 2010 / 8 PM

Medium Valdelice Salum




Ver Video




BEZERRA DE MENEZES FOOD PANTRY
REPORT - SEPTIEMBRE 2010 - CLICK HERE




Si no desea recibir informacion sobre eventos espiritas envie mensaje a unsubscribe@spiritist.com
To stop receiving these emails please reply to unsubscribe@spiritist.com


Leiam o jornal Caminheiros da Luz Osvaldo Cruz, SP

Registro: Prosseguiu a festa de 60 anos do C.E. Francisco de Assis Avanhandava, SP

Informações e fotos recebidos de Erondina Moura



Continuando a programação do 60º aniversário do Centro Espírita Francisco de Assis, tivemos na noite desta quarta-feira 15/9, a palestra com o orador Francisco Ortolan, de Fernandópolis,SP, desenvolvendo o tema “A Familia Terrena e a Família Espiritual”. A casa esteve lotada inclusive contando com companheiros visitantes de Promissão e Penápolis.
Na próxima quarta, apresentação da peça "Relembrando Chico Xavier" com o grupo de teatro da Aliança Espírita "Varas da Videira" de Araçatuba.


(Informações em email de Erondina Moura)


Mara Sucena fala no Maria Benta ”Há dois mil anos” São Paulo



SÁBADO DE SOL GRUPO VOCAL



O Grupo Vocal Sábado de Sol surgiu em 1996, com as crianças que participavam da evangelização na Seara Bendita. Como alternativa para que elas quisessem e gostassem de cantar músicas que trouxessem boas mensagens, enquanto aguardavam seus pais das Assistências e Cursos, Alberto Samú fez algumas paródias de hits que eles ouviam na época. Entre eles estava a música “Sábado de Sol”, dos Mamonas Assassinas, que deu nome ao Grupo.

A idéia vingou e o Grupo foi crescendo; avançando as portas da Seara para um trabalho músico-social, que conta com a participação de crianças, jovens e adultos.

A música para o Sábado de Sol é mais do que arte e diversão; é um caminho de Luz para fazer-se cumprir sua MISSÃO que é: levar a alegria e a fé, através do exemplo e da música, não só a casas espíritas, como também a hospitais, asilos, orfanatos...

Hoje, sob a coordenação de Thiago Corrêa e não mais ligado à Seara Bendita, o Sábado de Sol, reuni-se semanalmente em encontros fraternos no Centro Espírita Irmãos da Nova Era, no bairro de Santo Amaro - SP, acompanhados por “amigos de luz” que dão apoio e sustentação à continuidade do trabalho, na certeza do caminho do Bem e do Cristo.



Regente: Thiago Corrêa

(Informações recebidas de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC aliancaepc@yahoo.com.br)

XII Encontro de Família do Amor e Caridade Cabo Frio, RJ



(Informação em email de Regina Bachega)

3º. Festival da Primavera na FEESP São Paulo




(Informação em emails de Regina Bachega e Luciana Santos)