BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Agenda Bilíngüe da Lorenz



(Informação em email da Editora Lorenz editora_lorenz@uol.com.br)

Uma questão de responsabilidade mediúnica



ARTIGO PUBLICO NA RIE

Revista Internacional de Espiritismo

Matão, SP, outubro-2010





Conhecimento do Espiritismo é o antídoto para as pseudorevelações



Anderson Santiago

a.santiagos@hotmail.com



“De maneira sistemática e contínua, vêm-se tornando comuns algumas pseudorrevelações alarmantes, substituindo as figuras mitológicas de Satanás, do Diabo, do Inferno, do Purgatório, por Dragões, Organizações Demoníacas, regiões punitivas atemorizantes, em detrimento do amor e da misericórdia de Deus que vigem em toda parte”. (Vianna de Carvalho [1])

Não é de hoje que o nosso movimento espírita se vê envolvido por pseudorrevelações de espíritos sistemáticos, presunçosos, escrevinhadores mesmo que, à conta de um palavrório técnico, com termos bem escolhidos e apoiados em palavras como Amor e Caridade, vêm se dedicando, de forma insistente, a tornar suas informações e opiniões pessoais em lei.

Contam, ainda, com a ajuda de médiuns imprevidentes, muitos deles verdadeiros desconhecedores, ao que parece, dos mais básicos conhecimentos sobre os escolhos resultantes da comunicação entre os dois mundos e, que, fascinados, sabe-se lá por que motivos, fazem-se intérpretes e porta-vozes destas mistificações grosseiras, que tanto mal fazem ao Espiritismo e ao movimento espírita brasileiro e, porque não, mundial.

O Espírito Vianna de Carvalho, no trecho citado acima, faz referência direta a personagens que, de forma contínua, somos ‘forçados’ a ver publicados em livros, divulgados em artigos de seus simpatizantes e – que ironia! – até presentes em eventos espíritas de grande porte, alguns tentando abordar [ou deformar] a Ciência Espírita. Que tristeza!

Ele ainda afirma que a Doutrina Espírita, “fundamentada em fatos, estudada pela razão e lógica, não admite em suas formulações esclarecedoras quaisquer tipos de superstições, que lhe tisnariam a limpidez dos conteúdos relevantes, muito menos ameaças que a imponham pelo temor, como é habitual em outros segmentos religiosos” [1].

Até porque “certamente existem personificações do Mal além das fronteiras físicas, que se comprazem em afligir as criaturas descuidadas, assim como lugares de purificação depois das fronteiras de cinza do corpo somático, todos, no entanto, transitórios, como ensaios para a aprendizagem do Bem e sua fixação nos painéis da mente e do comportamento” [1].

Vianna ainda esclarece, no mesmo artigo, que “da mesma forma como não se deve enganar os candidatos ao estudo espírita, a respeito das regiões celestes que os aguardam, desbordando em fantasias infantis, não é correto derrapar em ameaças em torno de fetiches, magias e soluções miraculosas para os problemas humanos” [...] [1].

Reflexões bastante oportunas, não? Até porque “a simples mudança mental já proporciona ao indivíduo a conquista do equilíbrio perdido, facultando-lhe a adoção de comportamentos saudáveis que se encontram exarados em O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, verdadeiro tratado de eficiente psicoterapia ao alcance de todos que se interessam pela conquista da saúde integral e da alegria de viver” [1].

É por isso que José Herculano Pires, eminente escritor, jornalista e professor espírita, em texto introdutório, inserido em A Gênese, adverte que “não é através de pretensas revelações mediúnicas de Espíritos e médiuns invigilantes e vaidosos, nem de videntes convencidos de suposta investidura missionária, [...] que se fará o progresso do Espiritismo. Por isso, os espíritas dotados de humildade suficiente para reconhecer a sua incompetência espiritual e intelectual para tanto, servem melhor à doutrina e a preservam das deturpações dos invigilantes” [2].

Semelhante conselho é dado por Kardec, quando adverte que nunca será demais a prudência, quando se tratar da publicação de semelhantes escritos, pois as utopias e excentricidades que são abundantes nestes, chocam o bom senso, provocando uma impressão muito desagradável, nas pessoas que se iniciam, dando uma falsa ideia do Espiritismo e de suas consequências, sem contar que dá armas aos adversários do Espiritismo, para ridicularizá-lo.

Há, entre estas publicações, as que, sem serem más e sem provirem de um processo obsessivo, podem – e o são – ser consideradas como imprudentes, intempestivas e inábeis.

Em consequência disso, Herculano Pires afirma que é “muito comum este fato, que vem ocorrendo com espantosa intensidade no Brasil, em virtude da propagação da prática espírita sem o desenvolvimento paralelo do conhecimento doutrinário. Por toda parte aparecem publicações inoportunas, desviando a atenção do público dos problemas fundamentais do Espiritismo, excitando a imaginação e o orgulho de médiuns incultos que, ainda em desenvolvimento, se deixam empolgar pela vaidade pessoal, dando atenção aos elogios de companheiros menos avisados e sendo envolvidos por espíritos pseudossábios, sistemáticos, imaginosos. Todo cuidado é pouco neste terreno” [3] (Grifo nosso).

Vale ressaltar que esses Espíritos evitam os maus conselhos, por saberem que seriam ignorados, de maneira que os mistificadores os defendem sempre, afirmando: “pode ver que eles não dizem nada de mau”. Mas a moral é apenas um acessório, que só serve para iludir e conseguir ser aceito, pois o que mais desejam é dominar e impor as suas ideias, por mais absurdas que pareçam.

José Herculano Pires

Cabe observar, ainda, que desde a década de 50, temos inúmeros alertas de diversos escritores espíritas, encarnados e desencarnados, sobre esse fato e parece-me que o espírita brasileiro, ao invés de aceitar a existência desse problema e se apressar em corrigi-lo, prefere acreditar em um falso protecionismo espiritual, onde eles nos protegeriam de tudo, até de ter o trabalho de analisar os textos vindos do além; sem contar que cabe a nós, e não a eles, os espíritos, conforme nos ensinam, passar toda e qualquer informação dos espíritos pelo crivo da razão e da lógica mais severa, no exercício da vivência espírita do dia a dia.

Até porque, “jamais a mediunidade séria estará a serviço dos espíritos zombeteiros, levianos, críticos contumazes de tudo e de todos que não anuem com as suas informações vulgares, devendo tornar-se instrumento de conforto moral e de instrução grave, trabalhando a construção de homens e de mulheres sérios que se fascinem com o Espiritismo e tornem as suas existências úteis e enobrecidas”.

E o antídoto para essa onda de pseudorrevelações é o conhecimento real, lúcido e profundo do Espiritismo. Além da conscientização de que, para que uma informação seja aceita e deixe de ser considerada mera opinião pessoal e se torne hipótese, ou mesmo um princípio, ela necessita ser legitimada pela universalidade do ensino, através de um verdadeiro consenso entre as informações dos Espíritos, por médiuns desconhecidos entre si, de forma espontânea ou mesmo provocada, através das esquecidas e ignoradas evocações, em grupos sérios, solidamente formados, e por médiuns seriamente conscientes de seus papéis como intérpretes, e não autores das informações dos Espíritos, conforme estabeleceu o Codificador.

“Desse modo [encerra Vianna], utilizando-se da caridade como guia, da oração como instrumento de iluminação e do conhecimento como recurso de libertação, os adeptos sinceros do Espiritismo não se devem deixar influenciar pelo moderno terrorismo de natureza mediúnica, encarregado de amedrontar, quando o objetivo máximo da Doutrina é libertar os seus adeptos, a fim de os tornar felizes”.

Oportunas as palavras desse Espírito, tendo em vista que vêm acrescentar mais peso às vozes de meros espíritas encarnados, simples mortais que tentam exercitar a atitude crítica, em nosso movimento, submetendo ao cadinho da razão e da lógica todas as observações sobre os Espíritos e as suas comunicações.

Encerramos, com uma mensagem do Espírito Erasto: “lembrai-vos, ainda, de que, quando uma verdade deve ser revelada à Humanidade, ela é comunicada, por assim dizer, instantaneamente, a todos os grupos sérios que possuem médiuns sérios, e não a este ou àquele, com exclusão dos outros” [4].

Ótimas reflexões e bons estudos!



Bibliografia:

[1] Carvalho, Vianna de. Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, no dia 7 de dezembro de 2009, durante o período de realização do XVII Congresso Espírita Nacional, em Calpe, Espanha e publicado em Reformador, edição de março de 2010, p. 9 -11.

[2] Kardec, Allan. A Gênese. LAKE, 2003, p. XIII.

[3] ______________. O Livro dos Médiuns. LAKE, 2004, cap. XXIII, item 247, nota de rodapé, P. 222.

[4] ______________. O Evangelho segundo o Espiritismo. LAKE, 2006, cap. XXI, p. 265.



O CLARIM

www.oclarim.com.br

Registro. Seminário Projeto Manoel Philomeno de Miranda. Terapias de Socorro aos desencarnados. Caxias do Sul, RS



Evento realizado em Caxias do Sul no dia 24 de outubro de 2010



Texto de João Neves

Fotos de Jorge Moehlecke



Este seminário tem por objetivos proporcionar ao trabalhador espírita uma visão de profundidade sobre os processos terapêuticos utilizados nas reuniões mediúnicas dos Centros Espíritas, mostrar como estes processos funcionam na prática e determinar como devem se conduzir seus participantes para que o êxito seja alcançado.



O seminário se iniciou com uma atividade integrativa na qual se destacou a excelência do amor como o fundamento maior de todo o trabalho de aconselhamento aos Espíritos com dificuldades – a doutrinação. Dois membros da platéia, chamados a colaborar, desenvolveram lúcidos comentários que enriqueceram a abordagem de Nilo Calazans, o focalizador do Projeto encarregado de conduzir aquele momento de lídima fraternidade.





Veio o primeiro módulo, no qual, através de falas curtas e oportunas, os expositores do Projeto, José Ferraz, Nilo Calazans e João Neves, depois de colocarem o objetivo específico da doutrinação, evidenciaram as posturas e formas de abordagem, corretas e incorretas, a serem adotadas nos diálogos com esses irmãos em dificuldades.



Nesse módulo, destacou-se ainda a importância de se tratar o desencarnado em sofrimento como alguém que merece todo o respeito da equipe mediúnica, que ali viverá o espírito da compaixão, sem se permitir laivos de superioridade, arrogância ou desapreço como se a Vida estivesse trazendo de volta uma pessoa muito cara.



Não faltaram recomendações para que os terapeutas espirituais também prestassem atenção aos médiuns amparando-lhes as dificuldades nas comunicações mais desgastantes e difíceis de conduzidas.



No segundo módulo, os expositores trabalharam a aplicabilidade das terapias que complementam a palavra e a oração, subdivididas em energéticas – englobando o choque anímico e os passes – e sugestivas, sob a forma de hipnose e regressão de memória.



Coube a José Ferraz explicar o choque anímico, que ele conceituou como toda contribuição energética do médium em transe. Afirmou ainda que esta terapia é o pano de fundo sobre o qual todas as demais se apóiam, para, em seguida, explicar o seu funcionamento, com base em exemplos tirados das obras de Manoel Philomeno de Miranda, Espírito, pela mediunidade formosa de Divaldo Franco. José referiu-se às reações provocadas por esta terapia no comportamento emocional dos Espíritos e os resultados positivos delas decorrentes.



A outra terapia energética tratada, o passe, mereceu abordagem adequada de João Neves, que situou a importância de sua aplicação pelo Doutrinador, no momento adequado e com a técnica correta, como recurso de recomposição emocional em favor do Espírito Comunicante ou do médium em transe. João destacou as situações em que esta terapia pode e deve ser aplicada nas reuniões mediúnicas antes, durante e após as comunicações.



Foi a vez de Nilo iniciar o estudo das terapias sugestivas, tratando um dos seus aspectos mais importantes, a hipnose, com ênfase principalmente na sonoterapia, largamente empregada pelos Espíritos e pelos doutrinadores encarnados nas Reuniões Mediúnicas. José Ferraz finalizou este estudo e o módulo com a terapia de regressão de memória espiritual, definindo-a como recurso desalienador por excelência, mas de aplicação mais difícil e por isso mesmo mais seguramente conduzida pelos bons Espíritos em reuniões mediúnicas no Mundo Espiritual.



No período da tarde foram respondidas as perguntas, em número considerável, a maior parte bem focada no tema e bastante interessante.



E ainda durante a tarde, fechando o seminário, uma oficina com três exercícios diferenciados, que contaram com a participação de dez pessoas dentre as que estavam no público, atuantes na arte de dialogar com os Espíritos, que se juntaram à equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda. ]



Durante os exercícios todos tiveram a oportunidade de observar, na prática, três aspectos da doutrinação: uma conduta equivocada, uma atuação de bom nível, porém incompleta, e um atendimento totalmente exitoso. O público viveu momentos de grande aprendizagem, em clima de enlevo espiritual.



Concluindo o evento com os comentários dos organizadores, estimulantes e tocados de gratidão, que antecederam a prece ao Senhor das Vidas pelas dádivas daquele dia e os momentos formosos de congraçamento entre todos.








Jantas Beneficente no Maria Dolores Jales, SP


NÃO VAMOS ESQUECER

será o nosso
JANTAR TROPICAL - no Grupo Espírita Beneficente Maria Dolores
neste sábado, 30 DE OUTUBRO as 20horas
Endereço: Rua 19, nº 768, Bairro São Judas Tadeu, Jales-SP.
Ingressos com os trabalhadores da casa ou pelo fone: 17- 9174.1591 (Cássia)



(Informação em email de Adelvair David)


Palestra Musicada com Wanyr Caccia São Paulo


(Informação em email de Otavio Cunha)

Programa Ação 2000 da ADE-SP Rede Boa Nova

ASSOCIAÇÃO DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DE SÃO PAULO

SÃO PAULO, 25 DE OUTUBRO DE 2010

Release



“UM DESEMBARGADOR CHAMADO TOTÓ”– Na agenda apertada de Antonio Carlos Malheiros, sempre há tempo para tirar a toga e usar a simplicidade para alegrar crianças internadas no Emílio Ribas. Matéria do jornal O Estado de São Paulo, de 17 de outubro de 2010 de autoria de Vítor Hugo Brandalise.

O tema acima será analisado e discutido pela equipe do programa AÇÃO 2.000 - A VISÃO ESPÍRITA DA NOTÍCIA. O slogan do programa: “A ADE comenta e analisa o assunto, mas não fecha a questão”. Vale lembrar, que a transmissão é ao vivo, neste sábado, dia 30 de outubro de 2010 às 8 horas, pela REDE BOA NOVA DE RÁDIO.

Participam do programa como comentaristas, os comunicadores da ADE-SP Carlos Scaramuzza, Dermeval Carinhana Jr., Carlos Garcia e Milton Felipeli.

Direção: Éder Fávaro.



Sintonize a rádio em AM 1450 (Capital e Grande São Paulo). Em Sorocaba e Região Sudoeste - SP: 1080 - Brasil : Via Parabólica: Leiloação TV (Canal do Boi) e pela internet no site www.radioboanova.com.br

Os ouvintes podem participar pelo Tel. 0800.9795011 ou pelo e-mail: rede@radioboanova.com.br

Deodora Pachicoski

Assessora de Imprensa da ADE-SP

www.adesaopaulo.org.br imprensa@adesaopaulo.org.br

(Informação recebida em email de eventosespiritas@grupos.com.br; em nome de; edfavaro@uol.com.br)





Palestras com Agnaldo Paviani Novembro 2010


DIA: 4 QUINTA-FEIRA

Horário: 21.00



ASSOCIAÇÃO BENEF. BENÇÃO DE PAZ

Rua Lutécia N. 679

Vila Carrão



DIA: 5 SEXTA-FEIRA

Horário: 20.00



ASSISTENCIA FRATERNAL FRANCISCO DE ASSIS

Rua Carolina Soares N. 50

Casa Verde



DIA: 6 SÁBADO

Horário: 9.00 às 12.00



FRATERNIDADE IRMÃ MARIA

Rua Solar dos Pinheiros N. 388

Vila Industrial

SEMINÁRIO: RELACIONAMENTO NA CASA ESPÍRITA



E



CENTRO ESPÍRITA DISCÍPULOS DO EVANGELHO

Rua Francisco Foot N. 1

GUARULHOS

Horário: 20.00



DIA: 7 DOMINGO

Horário: 9.00 às 12.00



GRUPO AS. SEM FRONTEIRAS

PARTICIPAÇÃO:

LAR KARD. LUZ HARMONIA CHICO XAVIER

Rua Frei Durão N. 579

Ipiranga

SEMINÁRIO: O CENTRO ESPÍRITA E AS NOVAS METODOLOGIAS



E

GRUPO ESP. JOÃO RAMALHO

Rua Carlos Mieli N. 154

Vila Olga

SÃO BERNARDO DO CAMPO

Horário: 19.00



FAVOR DIVULGAR!!!!!



(Informação em email de Regina Bachega)


III Encontro Estadual de Departamentos. Homenagem aos 100 anos de Chico Xavier Porto Alegre, RS


(Informação em email de decomsept@gmail.com)

Palestra no C.E. Francisco de Assis Avanhandava, SP

Fomos convidados e tivemos o prazer de estar no C.E. Francisco de Assis, em Avanhandava, SP, na noite desta quarta-feira, 27/10/2010, desenvolvendo o tema “Kardec, o homem e a obra”, relembrando o codificador da Doutrina Espírita. Allan Kardec, que nasceu em Lyon, França, no dia 3 de outubro de 1804. A todos o nosso muito obrigado pela oportunidade. Ismael Gobbo


Legenda Fotos

Ismael com a presidente Erondina Moura Tirintan


Grupo de Trabalhadores



Show “Sons da Primavera” com Plínio Oliveira Auriflama, SP



Plinio Oliveira. Foto Ismael Gobbo





Show “SONS DA PRIMAVERA” com PLÍNIO OLIVEIRA

Dia: 29/10 (sexta)
Local: CENTRO DE EVENTOS PHYSICUS
Horário: 19h30min.

Entrada: 1kg de alimento não perecível
ROD. FELICIANO SALLES CUNHA, KM 566 – AURIFLAMA/SP)
fica a 500 metros do trevo de Auriflama



(Informações de José Aparecido dos Santos)

Informações da Casa Espírita Bezerra de Menezes Miami, Flórida, EUA



Kardecian Spiritist Association



6450 NW 77th Ct 2do Piso Miami Fl 33166

Ph: 305.477.4148

email: info@spiritist.com

Web site: www.spiritist.com

a non profit educational and charitable

organization with status 501(c)(3)





Octubre 26, 2010



Amigos, foi a titulação mais expressiva que Jesus destacou do vocabulário para definir os companheiros.

" Isso naturalmente ocorreu, porque nenhum de nós consegue algo realizar sem amigos que nos comunguem os pensamentos

e nos auxiliem a concretizar os próprios anseios.

Pensando na riqueza espiritual da amizade é que Meimei, a irmã que se faz mensageira da Vida Superior, escreveu em que se

lhe extravasa o coração.

Instada a fazê-lo, através de irmãos diversos, ela reuniu formosa coleção de seus próprios apontamentos para que venhamos

a saber o que ela conheceu dos Emissários do Cristo, no sentido de testemunhar-te, a gentileza da Espiritualidade Maior,

empenhada a responder-te, quanto possível, as indagações.

Já que não podes comprar doses de coragem, ou comprimidos de paciência, nem adquirir frascos de esperança ou injeções

de fé nas instituições do mundo, eis que te oferecemos ao coração as páginas de amizade deste livro, em que Meimei distribui

generosamente aos mais belos conhecimentos da vida em frases despretensiosas e simples, com os nossos votos ao Senhor

para que sejamos todos - nós - os espíritos encarnados e desencarnados ainda vinculados à Terra - sempre mais amigos uns

dos outros para que, todos juntos, possamos prosseguir na construção do caminho de união e paz, solidariedade e amor que

nos religará, de todo, ao Pai Celestial.





(De “Amizade”, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Meimei)





Friday October 29, 2010 / 8 PM

Conference with Adenaur Novaes




Sunday October 31, 2010 /
10 AM
Talks on Spiritism
Luiz Lima

Meeting in English
followed by Spiritual Passes

Domingo Octubre 31,2010/
11:30 AM
Luis Salazar
Evangelio Segun el Espiritismo

Reunion publica






BEZERRA DE MENEZES AT THE MIAMI BOOK FAIR INTERNATIONAL

November 19-21, 2010




VOLUNTEERS NEEDED TO HELP DURING THE FAIR, IF YOU ARE INTERESTED SEND A MESSAGE TO

fair@spiritist.com

Lançamento de livro sobre Obsessão de Ironildo Boselli Itapira, SP



LANÇAMENTO DO LIVRO DO CONFRADE IRONILDO, COM PALESTRA, NO DIA 17 DE NOVEMBRO DE 2010, ÀS 19H 30MIN, NO CENTRO ESPÍRITA LUIZ GONZAGA, AQUI NA CIDADE DE ITAPIRA, NA RUA PRESIDENTE KENNEDY, Nº 47-B.SANTO ANTONIO.

(Informação em email de Otavio Cunha)

Convite - Almoço Beneficente 31 de Outubro São Paulo

NÚCLEO ESPÍRITA ALMAS IRMÃS

Rua Paulo do Vale Jr, 175

V. Bancária – Freguesia do Ò – Tel. 3931-3490



Macarronada, frango e salada

Refrigerante grátis (1 copo)



Adultos: R$ 10,00

Crianças: R$ 5,00 (6 a 12 anos)



Data: Domingo – 31-10-2010

A partir das 12 horas



Venha e traga sua família

Colabore com a Assistência Social e com a reforma da casa.



A Direção



(Informação em email de Alvaro aadepaula@uol.com.br)






Palestra Espírita com Rosangela Pires Mogi das Cruzes, SP


(Informação em email de Marcio Santos mar2008santos@yahoo.com.br )

Sebastião Miguel de Lima no Programa “Simples Expressão”




COMUNICAMOS E CONVIDAMOS A TODOS PARA ACOMPANHAR ( E DIVULGAR AOS AMIGOS) O PROGRAMA "SIMPLES EXPRESSÃO" VIA WEBTV - WWW.TVMUNDI.COM.BR OU WWW.TVCEI.COM AO VIVO, DIA 04 DE NOVEMBRO DE 2011 (QUINTA-FEIRA) ÀS 15:30 H - QUE TERÁ COMO CONVIDADO O ESCRITOR E PALESTRANTE ESPÍRITA DO ABC, O CONFRADE E AMIGO SR. SEBASTIÃO MIGUEL DE LIMA.

VOCÊ PODE PARTICIPAR COM PERGUNTAS ATRAVÉS DE TELEFONE OU POR E-MAIL.



AGRADECIDOS POR SUA COOPERAÇÃO NA DIVULGAÇÃO .

--

"Há verdadeiramente, duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber ; em crer que se sabe está a ignorância."



Aliança Espírita de Propaganda e Caridade - Jornal "A ALIANÇA"



(Informação em email de aepropagandaecaridade@gmail.com)


Registro. Roteiro de palestras por Suely Caldas Schubert pelo Rio Grande do Sul

Texto e fotos recebidos de Jorge Moehlecke jorgejhm@terra.com.br



Abaixo informações e fotos dos eventos em PORTO ALEGRE E TORRES



Sueli Caldas Schubert, médium, escritora e conferencista renomada, esteve em atividade doutrinária no Rio Grande do Sul, no mês de outubro de 2010.

Nesta oportunidade visitou, expondo a Doutrina Espírita, os municípios de Alvorada, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Tapes, Porto Alegre e Torres.





Porto Alegre/RS

Na capital gaúcha, Suely Caldas Schubert apresentou o seminário, desdobrado em duas partes, Mediunidade: Compromisso moral e espiritual; e Chico Xavier: Mediunidade com Jesus e Kardec. O evento foi realizado no auditório do Instituto Espírita Amigo Germano, na Rua Santana, 1225, sob o patrocínio da Federação Espírita do Rio Grande do Sul.

Pela manhã a temática versou sobre os aspectos da mediunidade, do compromisso, da moral e espiritual. Segundo a conferencista o tema é bastante vasto e conta com uma grande quantidade de informações trazidas por Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco e Yvone do Amaral Pereira, entre outros.

Relativo aos aspectos da mediunidade, Suely apresentou vários conceitos com base em Jesus (Mateus 10:1); em o Evangelho Segundo o Espiritismo (Cap. 26, item 10 e Cap. 28, item 9); em Celeiro de Bênçãos de Joanna de Ângelis/Divaldo Franco (Cap. 6); em Missionários da Luz, André Luiz/Chico Xavier (Cap. 9); entre outros.

Com relação ao compromisso espiritual, Suely apoiou-se nas informações de Joanna de Ângelis encontradas no prefácio do livro Vivência Mediúnica. Expôs as dificuldades na prática mediúnica com base em O Consolador, questão 410; em Correnteza de Luz, Cap. 10 e 16 (Camilo/José Raul Teixeira); entre outras fontes. Relativo ao aspecto moral teve sua abordagem apoiada em Manoel Philomeno de Miranda no livro Reencontro com a Vida, Cap. 8.

De volta, na parte da tarde, Suely desenvolveu o tema Chico Xavier: Mediunidade com Jesus e Kardec. Analisou a mediunidade ímpar de Chico Xavier, embasando-a em Jesus (Mateus 10:8); a questão da disciplina; as particularidades dessa mediunidade; e inclusive os acontecimentos ocorridos no dia em que Chico Xavier foi pela primeira vez em um Centro Espírita.

Suely analisou as características da mediunidade de Chico Xavier, tais sejam: Vidência, dupla vista; audição; psicofonia; psicografia mecânica; receituário; cura; psicometria/xenoglossia; efeitos físicos/materializações; mediunidade com Jesus e Kardec; bem como os testemunhos deste médium excepcional.

A incansável e dedicada conferencista encerrou sua atividade proferindo o poema Oração, de José Silvério Horta, publicado em Parnáso de Além-Túmulo, psicografia de Chico Xavier. A emoção tomou conta de todos que, após a leitura, embevecidos, aplaudiram a nobre mineira Suely Caldas Schubert.



Torres/RS

Em 13 de outubro, na bela cidade de Torres/RS, no litoral norte do Rio Grande do Sul, Suely Caldas Schubert apresentou o Seminário Atendimento Fraterno no Centro Espírita. O evento foi realizado na Sociedade Espírita Caminho da Luz, situada na rua Joaquim Hoffmeister, 29, bairro Getúlio Vargas.

O Atendimento Fraterno é uma das mais importantes atividades de um Centro Espírita, pois oferece alento, esperança, consolação, conforto espiritual, encorajamento aos caídos, afirmou a conferencista.

A Recepção; o atendimento fraterno pelo diálogo; quem vem pedir ajuda; quanto ao atendente; etapas do atendimento; e atendimento pelo passe, foram muito bem focalizados, sendo objeto de importantes e lúcidos esclarecimentos entremeados por exemplos, não faltando os conceitos de cada particularidade acima elencadas.

Sobre as etapas do atendimento, Suely deu destaque ao início da entrevista, as questões do atendimento ao obsidiado e as normas gerais para o atendimento fraterno. Apresentou sugestões práticas para o atendimento, o que elevou o nível de atenção e interesse de todos. Suely entremeou exemplos em sua explanação e teceu comentários sobre cada transtorno que podem levar um ser humano a procurar o Atendimento Fraterno no Centro Espírita.

Finalizou o seminário apresentando uma página do Espírito Eros, por Divaldo Franco, cujo título é Esperança. Muito aplaudida, Suely continuou concedendo autógrafos e dialogando com todos que a procuraram.



Na manhã do dia 14 de outubro, Suely retornou à Sociedade Espírita Caminho da Luz, para uma atividade com os trabalhadores espíritas. O tema foi a mediunidade. Suely abordou o conceito, as relações entre encarnados e desencarnados e a importância em se divulgar a Doutrina Espírita através da sua vivência. O embasamento foi em Allan Kardec, Emmanuel, Chico Xavier, o Projeto Manoel Philomeno de Miranda, entre outros. Inúmeras perguntas, previamente organizadas pelos trabalhadores espíritas, foram respondidas por Suely. Foram muito judiciosas. É oportuno destacar que, desta forma, Suely teve condições de aprofundar tópicos importantes sobre médiuns e mediunidade.



À noite, na Sociedade Espírita Caminho da Luz, Suely Caldas Schubert apresentou o tema O Tempo do Perdão. Nos momentos que antecederam a conferência foi apresentado um pequeno número musical sobre o Salmo 23, a guisa preparação do ambiente.

Com seu brilhantismo habitual, Suely Caldas Schubert filosofou sobre se nossos erros insultam ou ofendem a Deus; o sentir-se vítima inocente; a exigência de justiça; a questão do orgulho; os mecanismos de defesa; e o perdão que humilha.

Apresentou de forma muito didática as diversas etapas e os passos para o perdão, tais sejam: Aceitação; abandonando ressentimentos; assumindo responsabilidades; despertando a compaixão e a indulgência; aliviando o coração; o perdão acontece.

Esgotado o tema, Suely disse que a dor é um processo educativo e não punitivo, conforme ensina Joanna de Ângelis. Ressaltou frases da oração Pai Nosso e o ensino do Mestre Nazareno registrado em Mateus 18:21.

Amar é não ter que perdoar. O amor é a maior fonte de perdão. Perdoar é bom para a saúde. Com essas sentenças Suely Caldas Schubert encerrou sua conferência sendo muito aplaudida. Os dirigentes espíritas de Torres/RS, que a receberam com uma hospitalidade impar, agradeceram-lhe o magnífico trabalho apresentado.



NOTA: NOS EMAILS DOS DIAS 25/10 E 26/10 ENVIAMOS INFORMAÇÕES E FOTOS DAS OUTRAS CIDADES VISITADAS









Legendas

Porto Alegre

Porto Alegre

Porto Alegre

Torres

Torres

Torres

Torres





Seminário “A Importância do Livro Espírita” Carapicuíba, SP


(Informação em email de Bruno Rodrigues)

Programação de palestras com Manolo Quesada São Paulo e Região

MANOLO QUESADA

AGENDA NOVEMBRO 2010

(11) 5611-4554 / 8284-3337

www.manoloquesada.blogspot.com



01 (segunda-feira) - 20h00
Núcleo Espírita Fé, Esperança e Caridade
Rua Salvador Gaeta, 671- Vila Augusta
Guarulhos - SP
Errar é Humano... Perdoar Também!

08 (segunda-feira) - 20h00
Centro Espírita Kardecista Paulo de Tarso
Rua Fúlvio Morgante, 701 - Santa Inês
São Paulo - SP
Errar é Humano... Perdoar Também!

10 (quarta-feira) 20h00
Frateceb - Frat. Esp. Cristã E Barsanulfo
Avenida Getulio Vargas, 239 - Vila S Luzia
Taboão da Serra - SP
O Amor Está No Ar



11 (quinta-feira) - 20h00
Centro Espírita Irmã Angela
Rua do Grito, 165 - Ipiranga
São Paulo - SP
O Amor Está No Ar



18 (quinta-feira) - 20h00
Grupo Assistencial Sem Fronteira
Rua Frei Durão, 579 - Ipiranga
São Paulo - SP
As Potências da Alma

24 (quarta-feira) - 20h00
Lar Espírita Caminho da Verdade
Rua Eugenia de Carvalho, 130 – V Matilde
São Paulo - SP
Errar é Humano... Perdoar Também

25 (quinta-feira) - 20h00
Núcleo Espírita Aldeia de Luz
Avenida dos Patos, 155
Aldeia da Serra - SP
Ter ou Ser... Fique Com os Dois



(Informação em email de Manolo Quesada)

Palestra com Dra. Eleonora Peixinho Salvador, BA

CONVITE PARA REUNIÃO CULTURAL



TEMA DO MÊS



SAÚDE E O SENTIDO DA VIDA E DA MORTE

PALESTRANTE



Dra Eleonora Peixinho

Médica, Conferencista Espírita – Vice-Presidente da Ame-Bahia

SENSIBILIZAÇÃO

Dr. Fernando Santos


§ DATA: 27de Outubro de 2010 – Quarta-feira


§ LOCAL: Associação Bahiana de Medicina - ABM

Rua Baependi, 162 – Ondina.


§ HORÁRIO: Das 20:00 às 21:00

§ Dúvidas: Tel: 8797 0891 – Regina e 8761 3023 - Alexandre


Bibliografia Recomendada



1 – HENNEZEL, Marie de. A morte íntima. Aqueles que vão morrer nos ensinam a viver. Aparecida: Idéias & Letras, 2004.

2 - KÜBLER, R. E. A morte: um amanhecer. São Paulo: Pensamento, 1998.

3 - ______. A roda da vida. Rio de Janeiro: GMT, 1998.

4 - ______. AIDS: O Desafio Final. São Paulo: Best Seller, 1998.

5 - ______. Sobre a morte e o morrer. São Paulo: Martins Fontes, 1981.

6 - ______.Morte: Estágio final da evolução. Rio de Janeiro: Record, 1996



ENTRADA FRANCA

© Sua presença é motivo de alegria e estímulo aos nossos compromissos!



(Informação em email de Giovana Campos)

Semana Espírita de Santo André, SP



Como nos anos anteriores, a USE Municipal de Santo André, preparou com todo o carinho para você, a SEMANA ESPÍRITA DE SANTO ANDRÉ, (hoje de número 59) com conferências de alto nível e temas abrangentes.

O evento acontecerá De 24 a 31 de outubro 2010 e o Local: Parque Regional Prefeito Celso Daniel

Av. D.Pedro II, 940 – Bairro Jardim / Santo André.

Tema Central: O HOMEM DE BEM NO SÉCULO XXI

Dia 24 – Domingo – 15 hs.

Abertura com a infância / O futuro Presente



Dia 25 - Segunda-feira – 20:00 hs.

Orador: Dr. Eliseu da Mota Jr. /

Tema: O Homem de Bem no Século XXI

Parte Artística: Cantora: Paula Zamp / FEESP



Dia 26 –3ª Feira – 20 hs

Orador – Dr. José Carlos de Luca / SP

Tema: Educação dos Sentimentos e

Desenvolvimento das Virtudes.

Parte Artística: Cantor: Ecio Buck



Dia 27 – 4ª Feira – 20 horas

Orador: Orson Peter Carrara – Matão / SP

Tema: Porque Adoecemos?

Parte Artística: Coral Meimei / SBC - SP



Dia 28 – 5ª Feira – 20 hs

Orador – Dr. João Lourenço Chinaglia Navajas.

Tema: Dependência Química e Família.

Parte Artística: Coral Obreiros da Caridade /Santo André - SP



Dia 29 – 6ª Feira – 20 hs

Orador – Dra. Ercilia Pereira Zilli / SP

Tema: Equilíbrio Paz e Consciência Construindo o Cidadão do Século 21.

Parte Artística: Coral União Espírita Em Busca da Paz / Santo André - SP



Dia 30 – Sábado – 20:00 horas

Orador: André Luiz Ruiz – Campinas /SP

Tema: O Espiritismo e os desafios do Homem Moderno

Parte Artística: Coral Cantares / Diadema - SP



Dia 31 – Domingo –1600 horas

Orador: – Dr. Ricardo G. de Bernard / Florianópolis / SC

Tema: Gestação; Reencarnação e Aborto.

Parte Artística: Tenor Allan Vilches



INFORMAÇÕES: 4451 2773 – 4971 6392 – 2ª; 4ª e 6ª das 14 às 17 horas.



4451 7136 – das 18 às 20 horas. E mail use_stoandre@ig.com.br



INGRESSO: 1 KG. DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL



(Informação em email de Divulgação Luz e Amor divulgacaoluzeamor@terra.com.br)

Informações sobre o IV Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra Belo Horizonte, MG

Caros amigos,



Estamos confirmando que no próximo ano de 2011 teremos a realização do IV Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra, marcado para a cidade de Belo Horizonte sob a nossa coordenação juntamente com o pessoal de Pedro Leopoldo.

Conseguimos confirmar o Salão Topázio do MinasCentro, com capacidade de abrigar 1.700 pessoas em cadeiras fixas, com possibilidade de ampliação com cadeiras avulsas. O auditório é equipado com a mais moderna tecnologia de som e iluminação, oferecendo-nos um amplo suporte para as atividades correlatas.

A data da realização do evento é o final de semana de 10 e 11 de Setembro de 2011, após o feriado de 7 de Setembro. Programem-se !

Esta mensagem tem o objetivo de convidá-los a participar, lembrando que não haverá necessidade de inscrição e, como de costume, não serão cobradas quaisquer taxas de inscrição.

Vamos estudar juntos os incomparáveis exemplos de vida de Chico Xavier e a riqueza de sua obra mediúnica como paradigma para o mundo de regeneração.



Abraços reconhecidos de sempre,

Geraldinho Lemos,



Grupo Espírita Scheilla

Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo

Aliança Municipal Espírita de Pedro Leopoldo



PS : Oportunamente enviaremos cartazes e convites com todos os patrocinadores do evento

e o programa completo de palestras e atividades artísticas.



(Informações em email de Geraldo Lemos Neto e Mara Freitas)

Lançamento de CD do Coral Vozes do Caminho São Paulo


(Informação em email da eventos@use-osasco.com.br repassado pela USE/SP)

Vídeo do programa Transição com Ercilia Zilli Sobre Depressão

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICÓLOGOS ESPÍRITAS



Queridos amigos,



Segue o link do programa Transição, apresentado em 24.10.2010, com entrevista de Ercilia Zilli, sobre Depressão.



http://www.programatransicao.tv.br/



Fraternalmente,



Aline Venâncio

Psicóloga Clínica CRP 06/93358

Assistente de Diretoria

(11) 3898.2139 e 3081.1464



(Informação em email de roseli alves de souza roselialves12@uol.com.br)

Wagner de Assis e Rosanne Mulholland conversam sobre “Nosso Lar” no Marília Gabriela Entrevista



O 'Marília Gabriela Entrevista' deste domingo (24), às 22h, traz o diretor Wagner de Assis e a atriz Rosanne Mulholland.



Veja trecho da entrevista: http://gnt.globo.com/mariliagabrielaentrevista/Noticias/Wagner-de-Assis-e-Rosanne-Mulholland-conversam-sobre--Nosso-Lar--no--Marilia-Gabriela-Entrevista-.shtml

(Informação em email de Nuno Emanuel)

Mini Seminário “Depressão, uma abordagem Espírita” no Frateceb São Paulo



Mini-Seminário Depressão, uma abordagem Espírita, a ser realizado no Núcleo Espírita Nova Era, Rua Domingos de Meira, 135 - Bairro Campo Limpo - SP, dia 06 de Novembro/2010 das 15:00 às 17:30h. A entrada é franca, mas pedimos aos interessados a gentileza de entrar em contato com Anna Maria - fone: 5844-8744, pois para um bom aproveitamento as vagas serão limitadas.



(Informação em email de frateceb@terra.com.br)




Semana Espírita da F.E. A CAMINHO DA LUZ São Paulo



(Informação em email de Regina Bachega)

1ª. Feira do Livro Espírita de São Bernardo do Campo, SP


(Informações em email de Regina Bachega)

Lançamento de Livros pelo CEI em Constanza

Após o 6o. Congresso Espírita Mundial e a Reunião do CEI, ocorridos em Valencia (Espanha), o secretário geral do CEI e presidente da FEB Nestor João Masotti, cumpriu compromissos na cidade de Winterthur (Suíça), onde se encontra a EDICEI Suisse, e nas proximidades, em Constanza (Sul da Alemanha) para participar de lançamento das últimas obras traduzidas ao alemão e editadas pelo CEI: "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e "Missionários da Luz" (FCX/André Luiz).

No dia 16 de outubro, pela manhã, houve em Constanza (Alemanha) um curso de orientação para as atividades de Assistência Espiritual nos Centros Espíritas, coordenado por Maria Euny H. Masotti, com a presença de diversos representantes de associações, grupos e centros espíritas da Alemanha, Áustria, Suíça e visitantes do Brasil e Estados Unidos, destacando-se a presença de Maria Gekeler, presidente da DSV - União Espírita Alemã, das vice-presidentes da UCESS - União de Centros Espíritas na Suíça, Walda Stückelberger e Dilma Hambrock, de Vânia Zechner representando o GEEAK de Voralberg (Áustria), de Marcelo Netto e Andréa Marshal de Miami (Flórida, EUA). O lançamento de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, traduzido por Henie Seifert para alemão, ocorreu no período da tarde, sendo que Gorete Newton e Oliver Sprenger foram os apresentadores. No início, houve prece proferida por Eric Sprenger (revisor da citada tradução). Logo após, o secretário geral do CEI fez a abertura do evento destacando a importância do lançamento desta obra em alemão, bem como os esforços do CEI, para se ampliar traduções, para que o Espiritismo possa chegar a todos os povos. Houve tradução concomitante ao alemão por Lucy Fajardo Feuerstein, tradutora do livro “Missionários da Luz”. Em seguida, houve apresentação do barítono brasileiro Maurício Virgens, acompanhado pelo pianista Flavio Benedito, e, uma homenagem – feita por Tereza Matos (de Düsseldorf) e Eric Sprenger (de Bonn) - a Henie Seifert que antes do seu regresso à patria espiritual doou para o CEI a tradução por ela feita, ao alemão, de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Encerrando o evento, houve palestra por José Raul Teixeira, tendo sido traduzido por Edith Burkhard.

Cerca de 50 convidados visitaram o Museu Jan Hus que foi guiada pela própria diretora do Museu a Dra. Libuse Rösch, tcheca especialista da vida e obra de Jan Hus, que foi traduzida por Lucy Fajardo Feuerstein.








Legenda

Constanza. Palestra por Nestor Masotti

Palestra por José Raul Teixeira

Constanza. Apresentação Musical

Constanza. Visita ao museu Jan Hus