BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 6 de novembro de 2010

Cidália Xavier

UMA ROSA PARA CHICO XAVIER


Cidália oferta ao irmão uma rosa
do jardim que ele tanto gostava. Foto Ismael Gobbo

No mês passado, completou-se 50 anos da mudança de Francisco Cândido Xavier da cidade de Pedro Leopoldo para Uberaba (1), ambas no grande e acolhedor Estado de Minas Gerais. A Folha Espírita foi a Pedro Leopoldo, cidade onde Chico Xavier nasceu, em 2 de abril de 1910, e na qual daria inicio à gloriosa caminhada que o converteria numa das maiores expressões do Movimento Espírita brasileiro e mundial. Uma das alegrias foi poder ver e ouvir dona Cidália Xavier Carvalho, irmã de Chico, que, com muita emoção, lucidez e alegria incontida, relembrou os dias venturosos do grande missionário na famosa cidade mineira. No jardim florido que Chico tanto gostava, ela se deixou fotografar ao lado da bela rosa que carinhosamente lhe ofertou.


FE. Primeiramente, agradecemos pela oportunidade de nos conceder esta entrevista...

Cidália Xavier Carvalho - “Eu confiei muito no senhor. Às vezes as pessoas me acham estranha por não aparecer, ser meio retraída, não gostar de falar. Embora alguns possam pensar que não ligo para as coisas de Chico, na realidade acredito que tenha sido e sou uma das que mais se preocupam. Fui uma pessoa que estava doente e encontrei um Chico Xavier para me ajudar”.

FE. Como é composta a sua família?

Cidália - “Fui casada com Francisco Teixeira Carvalho, o “Chiquinho”, do qual sou viúva. Tivemos os filhos William, já desencarnado, e Mary Rose, que também é viúva e mora comigo. Do William tenho um neto, que mora na Austrália”.

FE. A senhora se emociona muito ao falar do esposo?

Cidália - “Chiquinho foi um marido maravilhoso. Era muito bom e inteligente. Engraçado que ele era católico, não perdia uma missa e acabou se tornando um bom espírita. O Chico gostava demais do meu marido. Eles trocavam muitas idéias. Quando Chico era convidado para ir à casa de alguém, sempre levava o Chiquinho de companhia”.

FE. E a família Xavier?

Cidália - “Papai, João Cândido Xavier, que se casou com Cidália, minha mãe, já tinha nove filhos do primeiro casamento, com dona Maria João de Deus, entre eles o Chico. Mamãe teve seis filhos: André, o mais velho, depois, Lucília, Neuza, eu, Dóris (Doralice) e João, o caçula. Vivos somos eu e o André, que mora em São Paulo. Mamãe era um sonho. O Chico, que tinha apanhado muito depois da morte da sua mãe, encontrou nela o carinho que precisava. A história é bonita. Ficamos sabendo que, logo depois do casamento com papai, mamãe colocou um banco e enfileirou todas as canequinhas para servir o café e o bolo para cada um dos filhos que recebia com todo amor e carinho. Ela era muito calma, muito meiga. Papai já tinha um temperamento meio nervoso, principalmente em relação ao Chico, porque ele ficava até tarde nos trabalhos de psicografia e de atendimento. Era quando ele falava: “Esse povo não dá sossego pro Chico. Será que não vê que ele precisa dormir para acordar cedo e ir trabalhar?”.

FE. João freqüentava os trabalhos espíritas?

Cidália - “Ele não freqüentava, mas o filhos todos iam ao centro espírita. José, que dos homens era o mais velho e muito alegre, foi o braço direito de Chico Xavier. Quando ele desencarnou o Chico ficou numa tristeza enorme porque sempre trabalharam juntos”.

FE. Como era o Chico no dia-a-dia?

Cidália - “Ele era maravilhoso, brincalhão, trabalhador, lindo. Não era vaidoso, mas sempre gostava de andar bem arrumado. Tinha um paletó xadrez que amava! Nunca me esqueço que à noite, quando a gente se preparava para dormir, ele marcava um horário para ser chamado de manhã porque tinha de ir para o serviço. E assim a gente fazia. Se era para chamar às 7 horas, a gente o chamava pontualmente. Ai ele dava uma acordadinha e falava para nós: “Me dá mais cinco minutinhos? ”. Passados os cinco minutos a gente o acordava de novo e ai não tinha jeito. “Já passáramos cinco minutos, então vou levantar”, dizia”.

FE. Chico assumiu muitos encargos com a morte de dona Cidália, sua mãe?

Cidália - “O Chico foi, ao mesmo tempo, irmão, pai e mãe. Com a morte de mamãe (2) ele assumiu muitas responsabilidades e, embora moço, soube distribuir atenção e zelar por todos nós. Lembro-me que eu trabalhava com minha irmã Neuza na fábrica até meia noite, e ele ficava nos esperando enquanto fazia as suas psicografias. Quando a gente chegava, ele parava de psicografar e nos perguntava como tinha sido o dia de trabalho, se tudo tinha corrido bem, queria saber das novidades, das pessoas. Às vezes, a gente falava que fulano estava gostando de cicrana, que outro estava namorando beltrana. Ele ficava contente e dizia: “É verdade?. Que coisa boa!”. No meu caso, lembro-me que ele dava os conselhos: “Olha, Dália, você precisa encontrar um moço bom, mais velho que você, que seja responsável e que lhe faça feliz”. Ao conhecer o Chiquinho, que era chefe na fábrica, fui falar com ele e disse: “Acho que estou gostando do Chiquinho, ele parece ser muito bom, mas estou achando-o meio idoso, mais velho que eu.” E Chico respondeu: “Ah, esse vai ser muito bom para você!”. E realmente foi.”

FE. Do que o Chico mais gostava?

Cidália - “As pessoas as vezes pensam que o Chico era tão diferente dos outros... Ele era uma pessoa normal. Chico gostava de cinema, de televisão, de teatro e muito de música. Achava interessante o povo sair para as ruas cantando em serenatas”.

FE. Na música, o que ele apreciava?

Cidália - “Ele gostava demais de musicas clássicas. O Geraldo Leão, nosso grande amigo aqui de Pedro Leopoldo, fez muitas fitas para ele. Uma do Waldo de Los Rios, o Chico gostou demais. Era muito linda, ele tinha mesmo razão. Mas o Chico gostava dos cantores também. Amava ouvir Roberto Carlos, Vanusa e muitos outros. Quando Elis Regina morreu, ele ficou arrasado. Uma música que o marcou muito foi Hi-Lilli Hi-Lo (3). Eu tenho tantas coisas dele que em um dia, dois dias... não dá pra contar...”

FE O Chico continua recebendo muitas homenagens...

Cidália - “Fizeram um memorial na região do Açude através da Câmara e da Prefeitura quando era prefeito o sr. Ademir Gonçalves (4). Mas o povo quebrou tudo. Deus permita que as homenagens alegrem o Chico. Ele era uma pessoa muito simples e humilde. A gente precisa se fazer uma pergunta quando vai fazer alguma coisa para ele: será que o Chico ficará contente? Será que isso o deixa alegre?. Temos de fazer as coisas pensando em dar alegrias para ele”

FE Neste ano, em abril, teremos aqui, em Pedro Leopoldo, novo Encontro dos Amigos de Chico Xavier.

Cidália - “Deus permita que isso aconteça. Temos o interesse do Geraldinho (5) que é uma pessoa muito especial. Ele é o nosso sucesso. Apesar de não ter tido muito contato com ele, digo que é uma pessoa maravilhosa. O Chico dedicava a ele a maior consideração. Se a minha saúde estiver boa, irei ao encontro para retribuir aos amigos as alegrias que proporcionam ao Chico”.

FE. Uma mensagem para os Espíritas.
Cidália “Quem sou eu para dar mensagem aos espíritas... Diria apenas que fico muito feliz por amarem o Chico da forma como amam, dentro dos princípios da Doutrina Espírita”.



(1) 5/1/1959
(2) 19/4/1931
(3) Cenas do filme e música Hi-Lilli Hi-lo na internet:

http://www.lastfm.com.br/music/Gal+Costa/_/Canta+Brasil

http://www.65anosdecinema.pro.br/Lili_Cenas.htm
(4) Livro de bronze com a poesia “Alma Gêmea” (Informação de Sr. Geraldo Leão)
(5) Geraldo Lemos Neto

Ismael Gobbo
igobi@uol.com.br

Entrevista publicada na Folha Espírita, São Paulo, Fevereiro, 2009


Casa onde Chico residiu até o ano de 1959 em Pedro Leopoldo
Hoje abriga a Fundação Cultural Chico Xavier


D. Cidália (D) com a filha Mary Rose



Chico Xavier e seu irmão André Luiz desencarnado em 11/2009
Foto: Acervo do Arquivo Geraldo Leão


Focalizando o Trabalhador Espírita Leopoldo Zanardi


Leopoldo Zanardi



Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita



O entrevistado Leopoldo Zanardi nasceu na cidade de Tabatinga, SP e hoje vive na cidade de Bauru. Espirita de berço sempre trabalhou na divulgação do Espiritismo desde os tempos da Mocidade. Tem participação ativa no CEAC-Centro Espirita “Amor e Caridade”, um dos maiores centros espíritas do Brasil e na medida das possibilidades presta sua valiosa ajuda ao movimento de unificação através da USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, na Intermunicipal e na Regional de Bauru.





Leopoldo pode nos fazer sua apresentação pessoal?

Sou Leopoldo Zanardi, nascido em 12 de fevereiro de 1941, em Tabatinga-SP, filho de família espírita. Meus pais, Luiz Zanardi e Leonilda Marins Zanardi, juntamente com meus avós e tios paternos, já atuavam ativamente no movimento espírita na região de Araraquara-SP. Somos sete irmãos, todos espíritas, pela ordem, Lirdes, Amair, Mercedes, Leopoldo, Lúcia, Gilberto e Luiz Alberto. Sou casado com Maria José Tavares Labão Zanardi, também de família espírita, e temos quatro filhos casados, Sônia Valéria, César Augusto, Paulo Roberto e Flávio Henrique. Eu e Maria José somos felizes em conviver com oito netos maravilhosos.



Qual sua formação acadêmica e profissional?

Sou licenciado em História, Estudos Sociais e Pedagogia (com habilitação em Administração Escolar), e atualmente aposentado.



Desde quando você é espírita e como conheceu a doutrina?

Como disse acima, sou espírita de nascimento.



Descreva-nos sua trajetória pelo movimento espírita

Não tive a oportunidade de frequentar as aulas de Espiritismo para crianças por falta dessa atividade em Ibitinga-SP, onde passei minha infância. Quando minha família mudou-se para Bauru-SP, comecei a frequentar a Mocidade Espírita de Bauru (MEB), onde desenvolvi várias atividades assistenciais e doutrinarias. Participei da diretoria dessa entidade, sendo presidente no ano de 1962, e participei ativamente de concentrações de jovens espíritas (COMENOESP, COMBESP, COMJESP, Auta de Souza, etc.). Quando me mudei para Tupã-SP, em 1966, ministrei aulas à Pré-mocidade, orientei a Juventude Espírita de Tupã (JET) e atuei ativamente na União Espírita Allan Kardec, exercendo vários cargos, inclusive de presidente. Fundamos, nessa cidade, o 2º. Clube do Livro Espírita do Brasil e também estive ligado ao Conselho Regional Espírita.



Quais os fatos e as pessoas que mais o marcaram durante esses anos?

Foram as concentrações de jovens espíritas e oradores, como Altivo Ferreira, Newton Boechat, Divaldo Pereira Franco, Jacob Holzmann Netto, José Raul Teixeira, Elisabeth Stegall e Richard Simonetti. Não posso me esquecer de jovens valorosos que conheci nesse período: Adhemar Previdello, Therezinha Oliveira, Antônio César Perri de Carvalho, José Antônio Luiz Balieiro, Felipe Salomão, Milton Ferreira, Nestor José Masotti, Abel Glaser, Ivan Dutra, Maria Cecília Alves, Aylton Paiva e tantos outros.



Você tem alguma obra escrita?

Em 1982 escrevi um livreto sobre o surgimento do “Parnaso de Além-Túmulo”, obra mediúnica de Chico Xavier, quando comemoramos o seu cinquentenário.



A que casa espírita você está vinculado presentemente e que atividades nela desenvolve?

Desde 1982, quando retornei a Bauru, estou ligado ao Centro Espírita Amor e Caridade (CEAC), onde exerço várias atividades: diretor da entidade, responsável pela Livraria Espírita e pelo Clube do Livro Espírita, coordenador do jornal “Momento Espírita”, dirijo reuniões públicas e grupo mediúnico.



Fale-nos sobre sua atuação no Movimento de Unificação e o trabalho como divulgador.

Como o CEAC é uma entidade com muitas atividades no campo social e doutrinário, não me sobra tempo para exercer com eficiência outros cargos no movimento de Unificação, mas dentro do possível colaboro com a USE Intermunicipal Bauru.



Como está enxergando o Movimento Espírita da atualidade e sua visão de futuro para esse movimento?

Vejo com otimismo o crescimento do movimento espírita na atualidade, principalmente neste ano de 2010, quando comemoramos o centenário de nascimento de Chico Xavier, concomitantemente ao lançamento de filmes espíritas, despertando um interesse invulgar nas pessoas. Devo ressaltar o empenho das entidades espíritas estaduais, da Federação Espírita Brasileira (FEB) e do Conselho Espírita Internacional (CEI) na divulgação doutrinária e da unificação do movimento. Verifico a necessidade das Casas Espíritas de se atualizarem para esse crescimento a fim de que os interessados no espiritismo encontrem propostas mais concretas sobre o movimento.



No que concerne à bibliografia espírita, mediúnica ou não, acha você que as produções são de boa qualidade?

A minha preocupação é a mesma de outras pessoas de bom senso que vêem com cautela a publicação de livros denominados espíritas sem qualquer cuidado de conteúdo doutrinário.



O que fazer?

A exemplo de Chico Xavier, que no início de seu mediunato solicitou a Manuel Quintão, da FEB, uma avaliação das poesias que vinha recebendo, no sentido de esclarecê-lo da autenticidade das autorias, médiuns e escritores em geral devem enviar suas produções literárias aos estudiosos para uma apreciação.



Algo mais que queira acrescentar?

Acho importantíssimo que todos nós trabalhemos unidos pela mesma causa, seguindo os preceitos do codificador, que tenhamos a moderação em tudo, sem alimentar polêmicas e discussões estéreis, visando a difusão do Espiritismo com ética e sabedoria, hoje e sempre. Julgo extremamente necessário que as casas espíritas dêem prioridade a educação espírita para crianças e jovens porque eles serão os líderes do movimento espírita.



Leopoldo Zanardi, primeiro à esquerda, com o pai Luiz e os irmãos


Leopoldo Zanardi com a esposa e os netos








Legenda das fotos: Leopoldo Zanardi, segundo à esquerda na primeira fila, no 1º. ano do Grupo Escolar em Ibitinga, SP; Leopoldo na ficha de inscrição ao exame de admissão ao ginásio; Leopoldo, quarto à esquerda, em Marília, SP, em uma concentração de mocidades em 1957; Leopoldo, primeiro à direita, na escadaria da Fafil em 1965; Leopoldo Zanardi na biblioteca de sua casa; Zanardi com espíritas do Rio de Janeiro em visita ao Hopistal Benedita Fernandes, em Araçatuba, em 24/07/1974 (a senhora da foto é Cordélia, sobrinha de Benedita Fernandes); em palestra no C.E. Amor e Caridade, em Bauru.


OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

Show em prol do Grupo Espírita Trabalho, Amor e Luz Santos, SP


CONVITES A VENDAS NOS LOCAIS DE VENDAS :

* G.E.T.A.L. -Grupo Espírita Trabalho, Amor e Luz - Rua Alexandre Martins, nº 223 (terças - das 15 hs as 17hs e das 19:30 as 22hs / quintas-feiras - das 14:30 hs até as 17hs)
* Casa de massas Guadiana Av. Pedro Lessa, nº1271 com Aguinaldo/Luciene tel. (13)3227-2004
* Roberto (13)3021-5281

(Informação em email de Rose Moliterno)

Almoço Tijolinho do CEOE Rio de Janeiro, RJ


(Informação em emails de Rosenilda Figueiredo e Elizeth Corona)

Programa de Atividades da Associação Parisiense de Estudos Espíritas Paris, França

NOVEMBRO 2010

(Informação em email de apes.asso@gmail.com; em nome de;
Association Parisienne d'Etudes Spirites mail@apes.asso.fr)



Seminário A Recepção na Casa Espírita Belo Horizonte, MG


(Informação em email de fatima@amebh.com.br repassada pela USE/SP)

Seminário “Os Desequilíbrios” na I.E. Oficina de Luz Carapicuíba, SP

SEMINÁRIO

com Wlademir Lisso (*)





"OS DESEQUÍLIBRIOS"



Algumas abordagens deste Seminário:



VISÃO CIENTÍFICA E DOUTRINÁRIA.

OBSESSÃO E DESOBSESSÃO

MEDIUNIDADE

PREVENÇÃO

TERAPIA ESPIRITA E AS TERAPIAS TRADICIONAIS

OS TRABALHAHOS DE DESOBSESSÃO (Finalidade / Doutrinação / Passes)

COMO DESENVOLVER A CAPACIDADE DE ELIMINAR ASSOCIAÇÕES MENTAIS NEGATIVAS

CAUSAS DOS DESEQUILIBRIOS

COMO EVITAR



*** INSCRIÇÕES LIMITADAS ***





DATA E HORÁRIO

28 DE NOVEMBRO

DOMINGO

15h00 - 18h00





LOCAL:

INSTITUIÇÃO ESPIRITA OFICINA DE LUZ

Rua Praia Grande, 411

Ariston

Carapicuiba - SP

(mapa em anexo)

oficinadeluz@uniaoespirita.org,br





(*) Wlademir Lisso é advogado na área internacional e sócio de uma empresa de advocacia, com escritórios em vários países.

Está ligado ao Espiritismo desde 1968. Pela Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP) desenvolveu várias atividades como Diretor do Departamento de Assistência Espiritual. Em seus trabalhos dá ênfase aos problemas sociais e aspectos científicos da Doutrina, face às novas descobertas da Ciência, promovendo cursos e palestras com este objetivo.



(Informações em email de guamalher@gmail.com e Regina Bachega)

Palestra com Dr. Carmelindo Maliska- AME Carioca Rio de Janeiro, RJ

Rio de Janeiro, novembro de 2010.

Caros (as) Amigos(as),

A AME CARIOCA (Associação Médico-Espírita Carioca), tem o prazer de convidá-lo (a) para a palestra “Como a Medicina vê as manifestações mediúnicas", expositor: Dr. Carmelindo Maliska, médico e presidente da AME Niterói, a realizar-se no MAP - Movimento de Amor ao Próximo, (Estrada do Pau Ferro, 325 – Freguesia, Jacarepaguá - RJ), telefones (21) 3392.5600 e 3392-5700, Rio de Janeiro – RJ, no dia 8 de novembro, segunda segunda-feira do mês às 19h30min.



Aproveitamos a oportunidade para informar, que o mesmo tema será explanado, na Associação Espírita Obreiros do Bem, instituição mantenedora do Hospital Espírita Pedro de Alcântara, situado à Rua Santa Alexandrina, 667/695 – Rio Comprido – Tel.: (21) 2273-3366, a realizar-se na quarta 4ªf. do mês corrente, no dia 24/11, às 20hs.

Muita paz, AME CARIOCA



(Informação recebida em email de Giovana Campos)

Atenção: Vamos Votar pela Vida dos fetos anencéfalos Enquete muito importante promovida pelo Senado Federal

Veja a pergunta e os resultados na tarde desta quinta feira.



-----------------



Você é a favor ou contra o projeto (PLS 227, de 2004) que permite o aborto de fetos anencéfalos?

· A favor - 30,79%

· Contra - 69,21%

Voltar
Resultados Anteriores

Total de Votos: 1377

Para votar acesse: http://www.senado.gov.br/noticias/principal.aspx



Você encontrará a enquete no lado direito da tela.



(Com colaboração de csespirita@grupos.com.br ; em nome de; divulgace@grupos.com.br nazarenofeitosa@yahoo.com.br e visita ao site)

Fibromialgia: patologia rígida da consciência

Giovana Campos



Enfermidade que acomete homens e mulheres, de diversas idades, a fibromialgia, dor crônica difusa, pode ter suas implicações espirituais, conforme afirma José Henrique Rubim de Carvalho, clínico geral e atual presidente da Associação Médico-Espírita (AME) de Nova Friburgo. Ele tratou do tema na última edição do Mednesp, o Congresso Nacional da Associação Médico-Espírita do Brasil, ocorrido em 2009, em Porto Alegre (RS).





Folha Espírita – O que é a fibromialgia?

José Henrique Rubim de Carvalho – A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica sem quadro inflamatório, não comprometendo as articulações e não causando deformidades. É um reumatismo por envolver músculos, tendões e ligamentos. Ela se caracteriza por dores no corpo, fadiga e alterações no sono. As dores podem ir de um leve incômodo até uma condição incapacitante, na forma de ardência, pontada, rigidez e câimbra, por três meses pelo menos em 11 pontos de 18 pontos dolorosos padronizados.

Não existem exames complementares, como de laboratório, de imagens e neurofisiológico, que confirmem o diagnóstico. Calcula-se que atinja 3% das mulheres e 0,5% dos homens adultos.

Manifestações não relacionadas à dor muscular são observadas na fibromialgia em mais de 50% dos casos. São as comorbidades como: síndrome de fadiga crônica, síndrome do intestino irritável, enxaqueca, síndrome das pernas inquietas, fenômeno de Raynaud, depressão, ansiedade, síndrome da apneia do sono e bexiga irritável, por exemplo.

Acredita-se que os fibromiálgicos perdem a capacidade de regular a sensibilidade dolorosa. O controle da dor é feito pela serotonina, que se encontra diminuída nesses pacientes.

Desta forma, muitos dos impulsos que chegam e saem do cérebro são identificados erroneamente como dor. É como sentir dor onde verdadeiramente não existe a dor. Em verdade, a dor é da alma que se comprometeu moralmente, nesta e em existências passadas.



FE – Essa enfermidade pode aparecer em qualquer faixa etária?

Carvalho – A fibromialgia manifesta-se em qualquer idade, mas, sobretudo, entre os 40 e os 60 anos, talvez em decorrência da diminuição dos hormônios femininos na menopausa. Em torno de 25% dos casos referem apresentar esses sintomas desde a infância. Foi descrita a tendência de a fibromialgia ocorrer em mulheres de uma mesma família.

De acordo com o reumatologista Daniel Feldman, um levantamento israelense aponta que 6,5% das crianças e adolescentes em idade escolar apresentam sintomas de fibromialgia. Existem estudos, porém, que indicam que a fibromialgia juvenil pode se manifestar antes dessa faixa etária. Pesquisa publicada em 1995, na revista científica norte-americana Arthritis Rheumatology, indica que a doença afeta 1,3% das crianças em idade pré-escolar. Pesquisa realizada pela reumatologista Suely Roizenblatt, da Unifesp, mostra que 71% das mães das crianças diagnosticadas com fibromialgia juvenil também tinham a síndrome.



FE – O que pode desencadear a fibromialgia, do ponto de vista clínico?

Carvalho – A falta de condicionamento físico, ou seja, sedentarismo, é apontado como o principal fator de risco. “Pouquíssimos atletas desenvolvem fibromialgia”, diz Jamil Natour, reumatologista da Unifesp. Outros fatores relevantes são: mudanças hormonais na menopausa, estresse e traumas emocionais. Doenças infecciosas e a hereditariedade são também importantes no desencadeamento da enfermidade.



FE – A fibromialgia tem cura? Há algum método que possa melhorar o quadro clínico?

Carvalho – A remissão completa da fibromialgia é difícil, mas não impossível. O tratamento é obrigatoriamente multidisciplinar, abrangendo os aspectos orgânicos, psicológicos, sociais e espirituais. A atividade física, feita em ritmo moderado e com longa duração, eleva a capacidade respiratória (aeróbica), aumenta a musculatura e a força. O exercício de baixo impacto reequilibra o sono, eleva a serotonina, produz endorfinas e somatostatina que melhora o trofismo muscular. Essas medidas resolvem 50% a 60% dos casos. O tratamento alopático engloba diversas drogas, como o antidepressivo tricíclico, em doses baixas. A Homeopatia, a Terapia Floral de Bach e a Acupuntura também apresentam bons resultados, mas os tratamentos psicológicos e espirituais se impõem pela necessidade da transformação moral urgente. Sabemos que o caráter básico dos fibromiálgicos é o perfeccionismo e sua rigidez consciencial característica, transbordando para o corpo todos os conteúdos presentes e pretéritos, que necessitam ser trabalhados.



FE – Como compreender essa doença do ponto de vista espiritual?

Carvalho – A fibromialgia é considerada por muitos como uma depressão mascarada, e, como sabemos, uma enfermidade que não apresenta nenhuma lesão, nenhum quadro inflamatório e nenhuma comprovação laboratorial e radiológica. O caráter perfeccionista de seus portadores leva-nos a inferir os erros cometidos em existências passadas e comprovados por inúmeras regressões de memória desses pacientes.

Um caso bem interessante, de um paciente que foi submetido à regressão de memória, evidenciou uma existência papal, que autorizou a carnificina da “Noite de São Bartolomeu”. Esse papa era extremamente rígido, perfeccionista e com sintomas somáticos compatíveis com a fibromialgia. No final de sua desperdiçada existência, onerado de culpas, pronuncia esta frase reveladora: “Só me resta a dor.” Essa frase-decisão transferiu-se para a atual existência sob a forma de fibromialgia, personalidade perfeccionista e culpada. É a reencarnação para depurar os condenados endividados com os Estatutos Superiores.



FE – Atitudes e pensamentos podem ter algum efeito para a melhora física dos pacientes que sofrem desse mal?

Carvalho – É exatamente esta a proposta: transformação moral, implementada na metodologia da Terapia Regressiva de Memória e na Terapia Floral de Bach, além de outras. Paiva, num trabalho em 2004, mostra-nos que a dor entra para a chamada “zona de conforto”, onde, por mais que o estado seja ruim, existe um benefício secundário que mantém o indivíduo no estado de dor. Está claro que o espírito que escolhe a dor como forma de autopunição não quer se expor a erros, como os já perpetrados em outras existências e na atual, além do que uma personalidade perfeccionista e rígida jamais pode errar. Portanto, é preferível manter-se na tal “zona de conforto”. O trabalho profícuo, então, é a integração com as sombras, para lidar com os opostos e sua diluição através das mudanças de pensamentos, sentimentos, vontade e, consequentemente, as atitudes.



FE – A não aceitação da mediunidade pode ter influência nesses casos?

Carvalho – A fibromialgia é uma patologia medianímica, por ser uma síndrome ectoplasmática, cujo substrato sofre a atuação dos espíritos obsessores, que se afinam com os caracteres morais dos obsidiados. A mediunidade se presta ao trabalho do autoconhecimento, da autoaceitação e notoriamente da transformação moral. Se não houver a compreensão nítida da complexidade holística dessa e de outras patologias, fica extremamente árido o campo de cura ou de abrandamento da sintomatologia presente nas enfermidades.




Entrevista publicada na Folha Espírita, São Paulo, outubro/2010



ASSINE A FOLHA ESPÍRITA

www.folhaespirita.com.br

Leia o Jornal Mensageiro Estrela

5º. Encontro Espírita de alerta contra o suicídio São Paulo

Participe do 5o. Encontro Espírita de Alerta Contra o Suicídio, que a Comunidade Espírita e a Lunares - Associação de Atividades Culturais e Educacionais realizarão. Divulgar o que sabemos pode salvar muitas vidas

Data - 14/novembro/10 - domingo

Local - Parque do Ibirapuera - SP - Capital - Entrada pelo Portão 07

Horário - A partir das 10:30h

Presença de vários artistas, com música lírica, popular e diversas atrações

(Informação em email de Eduardo Rodrigues eduardo@dvtecnologia.com.br)

Palestra com Juselma Maria Coelho na Discipulos de Jesus São Paulo

FRATERNIDADE DOS DISCÍPULOS DE JESUS

Fraternidade de Servidores de Jesus



Convida a todos para o PALESTRA:




“O LIVRO DOS ESPÍRITOS
E A VIDA EM FAMÍLIA!”



21/11/2010

domingo, das 10h às 12h


com JUSELMA MARIA COELHO


Parte superior do formulário

Aguardamos você, seus familiares e amigos!

Av. Valdemar Ferreira, 162 - Butantã – SP

(11) 3031-1213

JUSELMA MARISA COELHO
Biografia

Juselma Maria Coelho, nascida na cidade mineira de Conselheiro Pena, ainda criança transferiu-se para Belo Horizonte.

Sua formação acadêmica teve uma seqüência segura, diplomando-se em Pedagogia/Administração Escolar, tendo atuado como:

· Diretora de três escolas de 1º grau

· Diretora do Departamento de Administração Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, abrangendo as áreas de Recursos Humanos, Patrimônio, Administração e Aspectos Legais

· Secretária Municipal Adjunta de Educação de Belo Horizonte

· Presidente do Núcleo Infantil Arco Íris, Belo Horizonte - MG

Há cerca de 30 anos, tornou-se espírita começando sua trajetória na Associação Espírita Célia Xavier onde, até hoje dirige reunião pública.

Convocada pelo médium João Nunes Maia para atuar na Casa Espírita por ele fundada "Sociedade Espírita Maria Nunes" ocupou por vários períodos os cargos de diretoria, permanecendo até os dias atuais, empenhando-se na divulgação da Doutrina Espírita, através das inúmeras atividades desenvolvidas na Sociedade.

Foi fundadora, junto com vários companheiros de ideal, da Editora Espírita Fonte Viva em 1983.

Participa ativamente da criação e reforma de várias Casas Espíritas em todo Brasil.
Funções Atuais

· Presidente da Sociedade Espírita Maria Nunes - Belo Horizonte

· Presidente da Editora Espírita Fonte Viva - Belo Horizonte

· Presidente do Grupo Espírita Artur Bernardes - Santa Luzia – MG

· Presidente da Sociedade de Integração Cultural Francisco de Assis - Belo Horizonte

· Coordenadora Geral da Produção da Pomada Vovô Pedro

· Presidente do Núcleo Infantil arco-íris - NINAI (Creche Comunitária)

· Vice-Presidente da Associação Mineira de Amparo e Reintegração Social - AMARES (apoio ao hanseniano)

· Assessoria às casas espíritas no aspecto administrativo e legal

· Participa de Congressos, como expositora e palestrante entre os quais: Portugal e Espanha, em 1997 e 2002

· Participação na Mostra Espírita de Recife – PE

· Realiza Seminários, Debates e Encontros em vários Estados do Brasil



(Informação em email de Regina Bachega)




Ciclo de Palestras Sobre Dificuldades de Aprendizagem pela ABRAPE São Paulo


(Informação recebida em email da ABRAPE e USE/SP)

Paula Zamp e André Trigueiro no Nosso Lar São Paulo



Dia 6 de novembro será uma tarde diferente e especial, venha participar!



O evento começa às 13 horas com música e confraternização com deliciosos doces e salgados, e para você que gosta de livros, haverá diversos títulos com desconto.



A cantora Paula Zamp fará a parte artística às 15h30.



Às 16 horas começa a palestra de André Trigueiro sobre o importante tema de grande e atual interesse: Valorização da Vida: Espiritismo e Prevenção do Suicídio.



ENTRADA FRANCA


Local:
Instituição Beneficente Nosso Lar
Praça Florence Nightingale, 79 (final da Rua Mesquita. Próximo à estação de Metrô - Vila Mariana)

Mais informações:
(11) 2066-1680

(Informação em email de Marilia de Castro)

Roteiro de palestras musicadas com Aparecida Talhari Novembro 2010


dia 6/11/10 em Sto Antônio do Aracanguá

dia 10/11/10 na Cruzada espírita na cidade de Olímpia

dia 11/11/10 Centro Esp. CEDER de S. José do Rio Preto

dia 12/11/10 Centro Esp. Maria de Nazaré em Jacy



(Informações em email de Aparecida Talhari)




Aliança Espírita Varas da Videira agradece doação de alimentos Araçatuba, SP

Texto Ismael Gobbo. Fotos Cidinha Michelin

A Aliança Espírita Varas da Videira, pela sua diretoria, agradece o recebimento de doação de alimentos da COOPBANC-Cooperativa dos Bancários de Araçatuba, arrecadados durante a Segunda Caminhada Cooperativa Saudável COOPBANC realizada no último dia 24 de outubro, O evento contou com quase mil participantes que alegremente caminharam por 3,5 quilômetros das ruas centrais de Araçatuba. Cada inscrito contribuiu com 2 kilos de alimentos. No total foram arrecadadas duas toneladas de gêneros alimentícios diversos que foram divididos para para quatro entidades assistenciais da cidade. Os alimentos destinados à Aliança serão destinados às famílias carentes atendidas no seu departamento Casa da Caridade, localizado no bairro Umuarama. À COOPBANC os parabéns pela iniciativa que contou com extremada organização envolvendo diretores, funcionários, voluntários e fornecedores.






Legendas

Representantes da COOPBANC e das quatro entidades beneficiadas pela doação

A Caminhada passando ao lado do Varas da Videira, à esquerda

Quase chegando ao final

A chegada no Colégio Salesiano onde foram sorteados os diversos brindes aos participantes

Começou nesta quinta-feira 4/11 a Feira do Livro Espírita em Santa Terezinha de Itaipu, PR



Estimados amigos:



Começa hoje, quinta-feira 04/11, a VII Feira do Livro Espírita (FLE), em Sta. Terezinha de Itaipu (STI), cujo cartaz anexamos a seguir.



A VII FLE é realizada em comemoração aos 25 ANOS DE FUNDAÇÃO do nosso CEAK - Centro Espírita Allan Kardec, de STI, única Instituição espírita em terras itaipuenses (a 25 km de Foz do Iguaçu), filiada à FEP (Federação Espírita do Paraná) desde 10/12/1985.



Obras de Allan Kardec, Divaldo Franco, Chico Xavier, Raul Teixeira, Yvonne Pereira, DVD do filme "Chico Xavier", CDs do programa Momento Espírita, livros infanto-juvenis, DVDs e CDs de palestras de conferencistas nacionais e internacionais, livro Nosso Lar, além de centenas de obras espíritas, que serão disponibilizadas a preços módicos.



Convidamos a todos a prestigiar e a divulgar nossa FLE em STI, que acontece a partir de hoje e vai até o domingo 7 de novembro, das 10h às 22h. Confira abaixo os dados gerais:





STA. TEREZINHA DE ITAIPU (STI)-PR:



Dias: de 04/11 (quinta-feira) a 07/11 (domingo);

Horário: das 10h às 22h;

Local: Rua Padre Bernardo, 1863 (Próximo à Rua 1º de Maio - Centro de STI);

Realização: CEAK (Centro Espírita Allan Kardec) - 25 ANOS DE FUNDAÇÃO (1985-2010);

Apoio: 13ª URE/FEP.





Sejam todos muito bem-vindos e obrigado pela sua presença e divulgação!



Enrique Eliseo Baldovino



(Informações em email de Enrique Baldovino)

Divaldo Pereira Franco e Raul Teixeira no Distrito Federal

Os dedicados confrades Raul Teixeira e Divaldo Franco estarão, um vez mais, no DF, apresentando estudos de elevada moral e certo proveito. Assim, divulgo as datas e locais abaixo para que todos possam agendar-se para o fraternal encontro:

RAUL TEIXEIRA:
05/11: Palestra, às 20h, no Ginásio de Esportes Serejinho, em Taguatinga-DF.
06/11: Palestra, às 20h, na Comunhão Espírita de Brasília, Brasília-DF.

DIVALDO FRANCO:
06/11: Palestra, às 20h, no Rotary Club do Gama/DF.
07/11: Palestra, às 16h, no Auditório Pedro Calmon (SMU).

Eventos abertos ao público. Entrada Franca.



(Informação do Boletim via email da FEDF)


Divaldo e Raul no Congresso Espírita Mundial de Valência (Fotos: Armandine e Dominique)

Eles estão vivos

Ainda quando não reconheças, de pronto, semelhante verdade, eles te vêem e te escutam!

Quanto possível, seguem-te os passos compartilhando-te problemas e aflições!

Compadece-te dos que te precederam na Grande Renovação!

Aqueles que viste partir de mãos desfalecentes nas tuas, doando-te os derradeiros pensamentos terrestres, através dos olhos fitos nos teus, não estão mortos.

Entraram em novas dimensões de existência,mas prosseguem de coração vinculado ao teu coração.

Assinalam-te o afeto e agradecem-te a lembrança,no entanto,quase sempre se escoram em tua fé,buscando em ti a força precisa para a restauração espiritual que demandam.

Muitos deles,ainda inadaptados à vida diferente que são compelidos a facear, pedem serenidade em tua coragem e apoio em teu amor.

Outros, muitos,jazem mergulhados na bruma da saudade, detidos na sede de reencontro,ante as requisições continuadas dos teus pensamentos de angústia.

Outros muitos seguem-te ainda ...

Aqueles que se despediram de ti,depois de longa existência,abençoando-te a vida;

os que amaste,indicando-lhes o caminho para as esferas superiores;

os que levantaste para a luz da esperança e aqueles outros que socorreste um dia,com o ósculo da amizade e da beneficência ...

Todos te agradecem,estendendo-te os braços no sentido de te auxiliar a transpor as estradas que ainda te cabem percorrer.

Auxilia aos entes queridos na Espiritualidade,a fim de que te possam auxiliar!

Se lhes recorda a presença e o carinho,preenche o vazio que te impuseram à alma,abraçando o trabalho que terão deixado por fazer.

Sê a voz que lhes reconforte os seres amados ainda na Terra,a força que lhes execute o serviço de paz e amor que não terminaram,a luz para aqueles que lhes lastimam a ausência em recantos de sombra,ou o amparo em favor daqueles que desejariam continuar te sustentando no mundo!

Compadece-te dos entes queridos que te antecederam na Grande Libertação!

Chora, porque a dor é fonte de energias renovadoras por dentro do coração,mas chora trabalhando e servindo,auxiliando e amando sempre!

E deixa que os corações amados,hoje no Mais Além,te enxuguem as lágrimas,inspirando-te ação e renovação,porque,no futuro,te-lo-ás a todos positivamente contigo nas alegrias do Novo Despertar.



Espírito: EMMANUEL



Médium: Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier)

Livro: “CAMINHO DE VOLTA”, - Edição GEEM



ALLAN KARDEC E CHICO XAVIER

OBREIROS DO CONSOLADOR



Produção e Distribuição:

GRUPO ESPÍRITA DA PRECE

Rua José Zukerman,n.º 292 – Bairro: América

Aracaju – Sergipe – Brasil

Reuniões Doutrinárias: segunda e quarta às 19h30



(Texto recebido em email de Hibrahim de Matos Mauad hibrahim@infonet.com.br)

A Volta de Jesus


Ary Brasil Marques



Uma amiga muito querida perguntou-me sobre a minha opinião sobre a volta de Jesus.

Penso que Jesus não voltará à Terra como um ser encarnado. Acredito que só volta quem foi embora, e Jesus está sempre entre nós.

Jesus é o diretor espiritual de nosso planeta; é um espírito de alta hierarquia, e jamais nos abandonou.

A Terra é um planeta onde reencarnam espíritos ainda atrasados como nós, em processo de aprendizagem.

Jesus nos ensinou que há muitas moradas na casa do Pai. Quando olhamos para o céu em noite estrelada, vislumbramos um panorama maravilhoso. Milhares de pontos luminosos nos mostram uma infinidade de mundos diversos, e a própria lógica nos leva a crer ser impossível que exista vida apenas no minúsculo pontinho do Universo chamado Terra. O próprio Mestre nos disse que o seu reino não é deste mundo.

Creio que o espírito imortal passa por várias estações diferentes, e que a verdadeira vida está no plano espiritual.

Jesus veio à Terra para cumprir com a vontade de Deus. Em missão especial, nos mostrou o caminho, a verdade e a vida, e penso que não há necessidade de espíritos de elevada hierarquia como Jesus tenham que reencarnar aqui.

Por outro lado, o fato de Jesus nos dizer que quando duas ou mais pessoas se reunirem em seu nome ele ai estaria, prova que nosso mestre não foi embora e está sempre presente entre nós.

Ele nos prometeu inclusive que não nos deixaria órfãos, e que nos enviaria o Paráclito, o Consolador, que nos faria lembrar os seus ensinamentos e nos traria outros conhecimentos à medida que formos evoluindo.

Para mim, a vida não se restringe à Terra, mas ao Universo, e Jesus é o nosso guia e não precisa encarnar novamente para nos mostrar sua presença.

Ele está conosco, sempre, ontem, hoje e amanhã.

SBC, 30/10/2010.

Pintura em parede na Casa da Caridade, Araçatuba, SP, pela artista Maria Teresa Braga

AACD pede doações no Teleton para construir nova unidade



A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que neste ano completa 60 anos e é referência no atendimento e reabilitação do deficiente físico, espera arrecadar R$ 20 milhões em doações na maratona televisiva transmitida ao vivo nesta sexta e sábado pelo SBT e que tem confirmada a participação de mais de 70 artistas







A partir das 22h30 desta sexta-feira, a entidade realizará a 13ª edição do Teleton, maratona televisiva que tem o objetivo de mobilizar a sociedade em favor da causa central da instituição, a reabilitação física e social dos deficientes físicos. O programa, ao longo de suas 26 horas, terá como meta alcançar R$ 20 milhões, que serão destinados à manutenção das nove unidades e à construção de um novo Centro de Reabilitação em 2011, cuja localização será revelada apenas no final do programa.



A abertura do programa será comandada pelo apresentador Silvio Santos, contará com a participação da madrinha do projeto Hebe Camargo e da cantora Claudia Leitte. Além deles, mais de 70 artistas se revezarão no palco até o término no início da madrugada do dia 7. Victor e Léo, Daniel, Eliana, Ivete Sangalo, Bruno e Marrone, Wanessa, César Menotti e Fabiano, Banda Cine, Celso Portiolli e Grupo Revelação são alguns dos nomes confirmados.



A cada edição, o Teleton amplia a rede de pessoas físicas e jurídicas envolvidas com a causa, que permitem à AACD alcançar suas metas financeiras e incluir o assunto da deficiência física no dia a dia dos brasileiros. “As doações são fundamentais para promover o crescimento da instituição e, dessa maneira, transformar a realidade dos pacientes atendidos pela AACD em todo Brasil”, revela Eduardo de Almeida Carneiro, presidente voluntário da entidade.



Somente em 2009, a AACD realizou 1.347.777 atendimentos, considerando-se cirurgias, consultas e terapias oferecidas. “Foram 5.760 atendimentos diários e 6.239 cirurgias que contribuíram para a melhoria na qualidade de vida dos pacientes”, acrescenta o presidente voluntário.



0500, 0800 e site



As doações podem ser feitas via 0500, 0800 e pela internet.



No portal www.teleton.org.br, desenvolvido para facilitar a participação do público, os internautas podem colaborar com qualquer valor a partir de R$ 5. Quem acessar os sites da AACD ou do SBT será direcionado ao site oficial do Teleton, onde é possível efetuar as doações.



Pelo telefone, são duas opções:



1. Atendimento eletrônico no 0500 para doações até R$ 20, debitadas na conta telefônica do doador, em três linhas diferentes:



0500 12345 05, para doar R$ 5



0500 12345 10, para doar R$ 10



0500 12345 20, para doar R$ 20



2. Atendimento no call center para as doações acima de R$ 30, realizadas pelo 0800 775 2010. Serão 900 atendentes que coletarão os dados para efetivar as doações via cartão de crédito, débito automático ou boleto bancário. As doações a partir de R$ 60 serão retribuídas com um mascote da AACD – Tonzinho ou Nina –, de acordo com a escolha do doador. Qualquer doação acima de R$ 100 permite ao doador receber o casal de bonecos no endereço informado ao atendente.





Como doar:



0500 12345 05 – para doar R$ 5



0500 12345 10 – para doar R$ 10



0500 12345 20 – para doar R$ 20



0800 775 2010 – para doações de R$ 30 ou mais



www.teleton.org.br – doação de qualquer valor acima de R$ 5





Serviço



Teleton: início a partir das 22h30min da sexta-feira, dia 5, e término no início da madrugada do dia 7.



Sobre a AACD



A AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) completou 60 anos de atividades, como uma instituição privada, filantrópica, sem fins lucrativos que tem como missão "Promover a prevenção, habilitação e reabilitação de portadores de deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social". Realiza mais de 5.760 atendimentos por dia em suas 9 unidades distribuídas pelo Brasil. Unidades: AACD Ibirapuera (SP), AACD Mooca (SP), AACD Osasco (SP), AACD Recife (PE), AACD Uberlândia (MG), AACD Porto Alegre (RS), AACD Nova Iguaçu (RJ), ARCD São José do Rio Preto (SP) e ARCD Joinville (SC), estas duas últimas como unidades filiadas. Atualmente estão em construção três novas unidades, uma em Poços de Caldas (MG) com os recursos do Teleton e duas na capital paulista (Zona Norte e Zona Sul), em parceria com Prefeitura e Governo do Estado de SP.



CDI Comunicação Corporativa – AACD



Cláudia Santos (11) 3817-7925 – claudia@cdicom.com.br

Guilherme Sierra (11) 3817-7920 – guilherme@cdicom.com.br

Rafaela Mercês (11) 3817-7974 – rafaela@cdicom.com.br

Filipe Xavier (11) 3817-7927 – filipe@cdicom.com.br



(Informação em email de Claudia Santos)

Seara do Mestre Almoço da Familia São Paulo



Neste fim de semana haverá um evento imperdível em Interlagos....



Não, não estamos falando da F1, e sim do nosso delicioso Almoço da Família do Seara do Mestre.



Self service de variadas e deliciosas massas para toda a família.



Compareça e traga os amigos!!!



Dia 07/11/2010 - Domingo

Das 12 às 15hs.

Local: Centro Espírita Seara do Mestre

R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 (Próximo ao CEU Vila Rubi

Preços:

R$ 20,00

R$ 12,00 (crianças de 07 a 12 anos)

R$ 25,00 (viagem)

Maiores informações na Secretaria ou através desse e-mail.(searadomestre@gmail.com)



(Informação em email do Seara do Mestre)


Fejoada Beneficente em prol da A.E. Mensageiros de Luz São Paulo


(Informação em email de Manolo Quesada e Nilberto)

Estréia do Filme As Cartas Psicografadas por Chico Xavier


Filme “As Cartas Psicografadas por Chico Xavier”

Estréia em 05 Novembro 2010


Em novembro estréia nos cinemas o nosso filme “As Cartas psicografadas por Chico Xavier”.

Sendo um filme de arte, teremos pouco espaço na mídia.

Por favor, ajudem a divulgá-lo!

informações:

www.crisisprodutivas.com/ascartaspsicografadasporchicoxavier

As cartas psicografadas por Chico Xavier é um filme de conversas e silêncio. Mães e pais que perderam filhos, procuraram Chico, receberam cartas. Sentimentos, lembranças, imagens da falta de alguém. A procura por alento para a dor sem nome. As palavras chegam em papel manuscrito. As cartas são lidas. Sobreviver a isso, viver ainda assim. As cartas são os elos entre mães e filhos, entre Chico e essas mães e seus filhos, entre o público e o filme.

(Informação em email de Suzi Barboni)

Visite o sempre atualizado site A Voz do Espiritismo www.avozdoespiritismo.com.br


ORGANIZADO POR NELSON CUSTÓDIO DA SILVA

Campanha de Arrecadação de Natal para Hansenianos mineiros São Paulo

Amigos, segue abaixo campanha de arrecadação de Natal para os irmãos Hansenianos, que meu pai Alvaro de Paula e os amigos Waldemar Brochini e Rubens Mantovai, do Núcleo Espírita Almas Irmãs, ajudavam a Caravana da Fraternidade desde 1977.

Com o desencarne de meu pai em novembro de 2000, em 2001 demos continuidade ao trabalho de apoio à Caravana, onde arrecadamos no Bairro do Sumaré/SP qualquer um dos alimentos ou objetos abaixo listados e encaminhamos para serem embalados na

SOCIEDADE ESPÍRITA CARAVANA DA FRATERNIDADE JÉSUS CONÇALVES

e assim seguirem viagem para o Sudoeste de Minas



Contamos com vocês

Fraternalmente,

Alvaro Antonio de Paula e Maria Pessôa de Paula

* se necessário poderemos ir buscar diretamente nos locais de doação mediante agendamento pelos emails aadepaula@uol.com.br ou terezinhav@ajato.com.br


SOCIEDADE ESPÍRITA CARAVANA DA FRATERNIDADE JÉSUS CONÇALVES

AV. General Ataliba Leonel,467 – Santana – São Paulo

Reconhecida de Utilidade Pública Estadual – Lei 4969 de 23/12/85 – CCM 8.528.003-8 – CNPJ 51.964.278/001-10



CAMPANHA DE NATAL DOS HANSENIANOS CARENTES DO SUDOESTE DE MINAS



1 Lata de Óleo

1 Kg de Arroz

1 Kg de Feijão

1 Kg de Açúcar

1 Kg de Macarrão

1 Caixa de 200grs. Chá Mate

1 Kg de Farinha de Mandioca

1 Pacote de Fubá

1 Pacote de Sal

1 Lata de Massa de Tomate

1 Pacote de Bolacha ou doce

1 Brinquedo

Roupas de Adultos e Crianças

Livros novos ou usados



Organizador: Sr. Antonio – Presidente da Sociedade Espírita Caravana da Fraternidade Jésus Gonçalves

Fones: 4343-7835 / 4178-5806

Apoio: Núcleo Espírita Almas Irmãs - Alvaro Antonio de Paula e Maria Pessoa de Paula- Fones:(11) 3864-3874 –(11) 9165-3623

ESTAREMOS ARRECADANDO ATÉ O DIA 5 DEZEMBRO DE 2010

(Recebido em email de Rose Moliterno)

Pintura Mediúnica com Valdelice Salum São Paulo

CONVIDE OS FAMILIARES E AMIGOS





TARDE DE PINTURA MEDIÚNICA



FRATERNIDADE TERCEIRO MILÊNIO

Rua dos Jornalistas, 101 - Jabaquara (estação terminal metrô Jabaquara)
Fone: 5012-5837 - 8767-8726

06/Novembro-Sábado16 horas



Médium convidada: Valdelice Salum





CONVITES à DISPOSIÇÃO.



HAVERÁ SORTEIO DE QUADRO GRATUITO PARA OS PRESENTES.



(Informação em email de josy.ss.almeida@gmail.com e Regina Bachega)

Palestra com Orson Peter Carrara na S.EE 3 de Outubro São Paulo


(Informação em email de aadepaula@uol.com.br, Regina Bachega e Rose Moliterno)

Feira do Livro Espírita de Carapicuíba, SP




1




Bruno,

Feira do Livro Espírita em Carapicuíba 2010


Nos dias 06, 13, 20 e 27 de novembro, acontecerá mais uma edição da Feira do Livro Espírita em Carapicuíba/SP.

O objetivo do evento, como nos outros anos, é a divulgação da Doutrina e a troca de experiências entre seus colaboradores, dirigentes e simpatizantes do espiritismo na região oeste.

Evento organizado pela USE - Carapicuíba e Confeesp, este ano passa a fazer parte do calendário oficial de eventos de Carapicuíba e conta com o apoio da Prefeitura e das Casas Espíritas da região. Em todos os sábados do mês de novembro, a população contará com uma grande variedade de títulos, entre romances e livros de estudos, além de apresentações teatrais, musicais, recreação para crianças e sorteios de entradas para o filme “NOSSO LAR”.

“É essa energia em grupo que fortalece e impulsiona para que o trabalho cresça e a doutrina se propague!” declara o Sr. João Marcos Marcolino, Presidente USE Intermunicipal Carapicuiba /CONFEESP Oeste IV


A Feira começa neste sábado, no Calçadão Central de Carapicuíba, mais informações através do e-mail jmmarcolino@gmail.com ou pelo Tel. (11) 8420-1805



(Informação em emails de Bruno Rodrigues e João Marcos)

"Chico Xavier" rouba espaço de minisséries na Globo

Entrega de prêmios do 20o. Concurso de Poesia com Temática Espírita São Paulo

Festa da poesia será em novembro

No dia 24 de novembro (quarta –feira), às 19 horas, a Arte Poética Castro Alves entregará os prêmios aos contemplados do 20º. Concurso de Poesia com Temática Espírita, em solenidade que será realizada no Grupo da Paz, Rua Pereira Caldas, 120, Aclimação na capital paulista. A apresentação do evento será de José Damião, Alexandre Anselmo, Élcio Luiz e Guiomar Santana, todos da Rádio Boa Nova (1.450 AM); e de Nelson Dejane, o Cantor dos Poetas e do jornalista Altamirando Carneiro.

(Informação em email de damiao - FEAL damiao@feal.com.br repassado por Regina Bachega)

Palestras com Ismael Batista da Silva Novembro 2010



DIA: 16-11



LAR ESP. CAMINHO DA FAMÍLIA UNIDA

Rua Oliveira Melo N. 708

Ipiranga

Horário: 19.30

TEMA: POSITIVANDO A AUTO ESTIMA A LUZ DO ESPIRITISMO



DIA: 17-11



INSTITUIÇÃO BENEFICENTE A LUZ DIVINA

Rua Horácio Lafer N. 720

Itaim Bibi

Horário: 20.00

TEMA: DEPRESSÃO NÃO ENTRA NESSA



DIA: 18-11



CENTRO ESPÍRITA LÍRIO BRANCO

Rua Joaquim Nabuco N. 525

São Bernardo do Campo

Horário: 20.00

TEMA: O LADO LUZ DAS PROVAÇÕES DA VIDA



DIA: 19-11



NÚCLEO ESPÍRITA REDENÇÃO

Rua Minerva N. 102/108

Perdizes

Horário: 20.00

TEMA: DEPRESSÃO NÃO ENTRE NESSA



DIA: 20-11



CENTRO ESP. JESUS É O CAMINHO

Rua Arminda de Lima N. 403

Guarulhos

Horário: 20.00

TEMA: NÃO BASTA ESTAR ESPÍRITA É PRECISO SER



DIA: 21-11



CENTRO ESPÍRITA BENÇÃO DE PAZ

Rua Lutécia N. 679

Vila Carrão

Horário: 11.00

TEMA: O ESPIRITISMO E OS TORMENTOS MODERNOS



E

GRUPO ESPÍRITA REVIVER

Rua Eng Leônidas Ferreira N. 326

Vila Ema

Horário: 16.30

TEMA: POR QUE E COMO BEM APROVEITAR A EXISTÊNCIA?



Favor divulgar!!!!



(Informações em email de Regina Bachega)


Inaugurado o novo salão de reuniões do C.E.Irmã Angélica Araçatuba, SP

Texto e fotos Ismael Gobbo



Com palestra pelo orador Jamiro dos Santos Filho, desenvolvendo o tema “Tente outra vez” foi inaugurado na noite desta quarta-feira 03/11/2010, o novo salão de reuniões públicas do C.E. Irmã Angélica de Araçatuba. Na abertura o presidente da casa Gregório Carlos Rodrigues, que é também o presidente da Use Intermunicipal de Araçatuba, agradeceu a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que o belo salão fosse concluído em curto espaço de tempo.



Gregório Carlos Rodrigues Jamiro dos Santos Filho