BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Promoção para assinantes: À Luz da Oração



CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE CHICO XAVIER





À Luz da Oração

Francisco Cândido Xavier, Espíritos Diversos

Coletânea de Preces Mediúnicas

"Somente pela oração, descobriremos, cada dia, o rumo que nos conduzirá de retorno aos braços amorosos de Deus"

Emmanuel

Neste Natal ofereça aos seus amigos um presente que iluminará suas vidas.

Livro ideal para reflexão, preparação do Evangelho no Lar e demais reuniões espíritas.

(Agora em novo formato, impresso em papel pólen 80gr)



Desconto especial para assinantes
com tarifa postal GRÁTIS!*



Receba no conforto de seu lar – sem despesa de tarifa postal – a reedição comemorativa ao CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE CHICO XAVIER.


------------------------------------------------------------------------------------

Preço promocional: R$ 17,90** (Preço de capa R$ 20,90)

------------------------------------------------------------------------------------

IMPORTANTE: Para efetuar compras na nossa livraria virtual com descontos especiais, é necessário estar cadastrado, faça hoje mesmo o seu cadastro. Qualquer dúvida, entre em contato conosco: oclarim@oclarim.com.br
-------------------------------------------------------------------------------------------------

* Mala Direta Urgente - Registrada - Entrega a domicílio de 2 a 5 dias úteis. Tarifa GRÁTIS.
** Preço válido até 31 de dezembro/2010 para todo o Brasil. Para o Exterior, consulte-nos sobre tarifa postal.

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Ficaremos honrados com sua participação nesta promoção, exclusiva para nossos assinantes.

Fraternalmente,

Aparecido Belvedere
Diretor Editorial

-----------------------------------------------------------------------------------------------------


Ligue 16 3382-1066 ou envie e-mail para oclarim@oclarim.com.br. Fax 16 3382-1647

IMPORTANTE:

* Promoção válida por tempo limitado. Consulte-nos.



14 x 21 cm - 216 páginas ISBN 85-7357-036-9

Planejamento estratégico do centro espírita

Wellington Balbo – Bauru – SP.



Somos frutos do mais fantástico Planejamento Estratégico elaborado pelo Criador. Somos filhos de Deus, o perfeito Administrador do Universo.

O Pai não falha em seus propósitos e por isso estamos consagrados a alcançar o objetivo que Deus planejou para nós: a perfeição relativa.

Percebeu o leitor que comentamos sobre Planejamento Estratégico (PE)?

Mas, saindo do divino e abrindo as portas do humano, vejamos a interessante definição de Planejamento Estratégico do notável Peter Drucker: Planejamento Estratégico é um processo contínuo, sistemático, organizado e capaz de prever o futuro, de maneira a tomar decisões que minimizem riscos.

Interessante que o admirável Peter Drucker em sua obra Introdução a Administração também define o que não é Planejamento Estratégico. Vejamos algumas de suas considerações sobre o tema:

Planejamento estratégico não é uma caixa de mágicas nem um amontoado de técnicas, quantificar não é planejar;

Não é previsão – ele se faz necessário por não se ter a capacidade de prever;
Não opera com decisões futuras. Ele opera com o que há de futuro nas decisões presentes;

Ele não é uma tentativa de eliminar o risco. É fundamental que os riscos assumidos sejam os riscos certos.

Esclarecedor, não é mesmo?

O mais bacana de tudo isso é que o PE não está apenas ligado ao mundo corporativo. Ele pode ser aplicado às demais instituições, tenham ou não fins lucrativos. Em face disso fica fácil entender que o centro espírita pode, também, apoderar-se do PE para traçar as tarefas que vai realizar.

Já comentamos em outros artigos sobre o diagnóstico da casa espírita e a relevância de identificar seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades. Pois bem, agora vamos elaborar o Planejamento Estratégico do centro espírita para que suas atividades tenham maiores chances de sucesso. No entanto, fica obviamente o questionamento:

Como planejar estrategicamente o centro espírita?

Partindo dos conceitos do admirável Peter Drucker de que PE é um ato contínuo e sistemático, vamos aplicá-lo, pois, na casa espírita. Naturalmente é preciso questionar: Qual a atividade que queremos planejar?

Primeiro passo é identificar uma necessidade.

Pois bem: identificamos que há um grande interesse pela população em temas como reencarnação e comunicação dos espíritos, por exemplo. Beleza! Esse produto é nosso. O espiritismo explica de forma cristalina essas duas teses. E melhor: não engana o “consumidor”, mostra o produto verdadeiro, a reencarnação como ela é e também a melhor maneira de exercitar a comunicação entre encarnados e desencarnados.

A partir disso vamos elaborar um Planejamento Estratégico para suprir essa necessidade do público que anseia saber mais sobre o assunto. Obviamente que não teremos o mesmo êxito de esclarecer as pessoas se privarmos as nossas ações de um planejamento estratégico, ou seja, um ato sistemático e contínuo de refletir no que iremos realizar. Por isso é importante indagar:

Onde queremos chegar? Obviamente a resposta a esta pergunta dará as diretrizes. Nesse caso a resposta é: Esclarecer o público. Depois tornamos a indagar: Como, então, fazer isso? Um exemplo nesse tocante é elaborar ações que deixem o centro espírita mais atrativo, convidativo para público não espírita.

Passemos para a narrativa de um fato que jogará luzes no que abordamos.

Na cidade onde resido, Bauru, interior de SP, há um exemplo clássico de ação nesse sentido. Todos os anos no mês de novembro o renomado orador espírita Richard Simonetti realiza em Centro Espírita Amor e Caridade sua palestra “ Quem tem medo da morte”, do livro homônimo. Nem é preciso dizer que o centro nessas ocasiões torna-se um abrigo aconchegante principalmente para os não espíritas. Eles - o público que não se diz espírita – comparece em massa. Os coordenadores da casa identificaram a necessidade do público, planejaram a ação e alcançaram o objetivo de consolar os inúmeros corações aflitos abalados pela partida do ente querido. Eles operaram com os olhos no futuro contando com as ferramentas do presente. Identificaram uma necessidade e planejaram as ações.

Outra atividade desenvolvida no centro espírita que pode ter o Planejamento Estratégico é a formação de expositores espíritas. Compartilharei com vocês mais um case de Bauru. Alguns integrantes da USE Intermunicipal Bauru identificaram ao mesmo tempo o interesse dos colaboradores espíritas pela oratória e a dificuldade que algumas casas enfrentam para ter expositores espíritas. O que fizeram? Organizaram de forma sistemática um processo contínuo com os olhos no futuro objetivando minimizar os riscos de que as casas espíritas tornem-se cemitérios de expositores. Surgiu, portanto, o curso “Falando com Amor”, com o intuito de formar expositores espíritas para suprir essas duas necessidades: interesse pela oratória e dificuldade em encontrar expositores. Hoje o “Falando com Amor” já exporta expositores formados em suas fileiras não apenas para os centros espíritas de Bauru, mas, também, para diversas cidades da região. Utilizaram muito bem o Planejamento Estratégico.

Os organizadores do “Falando com Amor” não quantificaram, não fizeram mágicas tampouco utilizaram um amontoado de técnicas. Eles simplesmente planejaram as suas ações. Identificaram a necessidade, formaram o grupo, desenvolveram o que deveriam abordar e por isso a equipe vem obtendo expressivos resultados.

Mas, ainda assim não podemos esquecer esse questionamento: Existirão riscos de não obtermos sucesso naquilo que viermos a planejar? Óbvio que sim. Todavia planejar equivale a minimizar tanto quanto possível os riscos que vamos correr. Fácil concluir que quando planejamos nossas chances de sucesso crescem consideravelmente.

Para nossos estudos trago outro case. Lembro-me de que determinada casa espírita decidiu implantar o trabalho de evangelização espírita em suas fileiras de atividades. Uma das colaboradoras, sem qualquer traquejo para lidar com os jovens foi “convocada” à importante missão naquela velha história do “Vai que dá”.

Entretanto, não obstante à sua boa vontade faltava-lhe capacidade para coordenar atividades como as de evangelização infantil. Suas habilidades eram bem outras. O resultado certamente você já sabe, não é mesmo? Insucesso e evangelização interrompida. Onde eles erraram? Justamente não realizaram o planejamento estratégico, foram fazendo na base da chamada boa vontade sem qualificar o trabalhador. Boa vontade é importante, todavia é apenas uma face da moeda, a outra face damos o nome de planejamento.

Portanto, para que minimizemos as chances de incorrermos em equívocos nas atividades do centro espírita que tal começarmos a planejar as atividades que vamos desenvolver?

Sempre é tempo de começar, realizar, aprender. Não deixemos, pois, de recorrer as ferramentas que o conhecimento humano proporciona para a obtenção do sucesso nas iniciativas desenvolvidas na casa espírita. Lembremos sempre que o conhecimento, seja da área que for nunca deve ser discriminado, pois é presente de Deus para que alcancemos o objetivo primordial da caminhada: o sucesso, que podemos traduzir em diversas palavras: evolução, progresso, crescimento. Para isso, pois, é preciso planejar!

Palestra com Marcio Corrêa no SEOB São Carlos, SP


(Informação em email do SEOB)

Almoço promovido pela Use Distrital Santana São Paulo


(Informação em email da USE/SP)

TVCEI.COM


TVCEI chega a São Luis, Maranhão
Pela TVN operadora, canal 48.
São Luis é mais nova cidade brasileira a receber o sinal da TV do Conselho Espírita Internacional (TVCEI). A operadora que retransmite o sinal da TV espírita aos seus assinantes é a TVN, no canal 48. Aproveite!
Acesse: www.tvn.com.br ou ligue (98) 2108-7289.

Palestra "Transtornos Psicológicos", com Divaldo Franco
Assista neste domingo, 07/11, no "Coleção TVCEI": A caminhada do ser humano desprezando os valores do Espírito gera consequências implacáveis nos tempos atuais, provocando distúrbios psicológicos em grandes proporções. Mas quais são os fatores desencadeantes de tais acontecimentos? O homem se encontra sem solução? Faça uma análise dessas e outras questões com auxílio do médium Divaldo Pereira Franco.

Neste domingo, 07/11, às 20h. Não perca!
Também disponível em DVD. Para adquirir, clique aqui.

Clube Amigos da TVCEI.
Associe-se ao "Clube Amigos da TVCEI" e receba dois DVDs de brinde durante um ano, com o melhor e mais variado conteúdo audiovisual espírita. Adquira por R$ 300,00 à vista ou 4x R$ 75,00. É como se cada DVD custasse apenas R$ 12,50 com frete incluso. Imperdível!

Autógrafos com José Carlos de Lucca livro “Recados do meu Coração


(Informações em email de Otavio Cunha)

II Simpósio de Filosofia Espírita São Paulo


(Informação em email de Júlia Nezu)

Palestras com arrecadação de alimentos para entidades assistenciais Araçatuba, SP



PALESTRAS



Ø “IGUALDADE: DEFICIENTES VISUAIS FAZENDO O QUE TODOS FAZEM"

08/11/10 - SEGUNDA-FEIRA (18:30-20:00)

Prof. Vagner dos Santos Magalhães (Professor de informática)



“ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA”

11/11/10 - QUINTA-FEIRA (09:00-10:30h)

Profa. Daniela Navarro de Almeida (Nutricionista)



Ø "BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE”

11/11/10 - QUINTA-FEIRA (10:30-11:30h)

Prof. Luis Carlos Nobre de Oliveira – (Educador Físico)



Ø “MOTIVAÇÃO PESSOAL E QUALIDADE DE VIDA”

11/11/10 –QUINTA-FEIRA (20:00-21:30h) - Silvia Valterano





LOCAL:

Anfiteatro do Hospital Veterinário

Faculdade de Odontologia de Araçatuba

Rua Clovis Pestana, 793 – Jardim Dona Amélia



INGRESSO:

Um quilo de alimento não perecível

(prefencialmente óleo, farinha de trigo ou açúcar)

(Informação recebida em email de Clarice Ribeiro)

III Encontro Saúde e Espiritismo Feira de Santana, BA


(Informação em email de Mara Freitas)

Inaugurada Nova Sede do G.E. Kardecista Spartaco Ghilardi Milão, Itália

Domingo dia 7 de novembro, o casal Nadir Rossetti, brasileira e Uccio Gaeta, italiano (foto) inauguraram a nova sede do Grupo Espirita Kardecista Spartaco Ghilardi com a palestra "Spartaco, o Medium e a Missao" transferindo-se assim da cidade de Cologno Monzese, onde o grupo teve a sua primeira sede, para Milano.



Uccio e Nadir, 3 filhos, dois netos, viveram muitos anos no Brasil, periodo no qual Uccio se tornou nacionalmente conhecido como musico, nao somente no ambiente artistico mas também por ambientar musicalmente encontros com a participaçao de Chico Xavier em Sao Paulo. Nadir e Uccio eram frequentadores do Centro Espirita Batuira, fundado por Spartaco Ghilardi, italiano, nascido na cidade de Viareggio em 1914, em plena guerra mundial.



Spartaco, possuidor de dotes mediunicas especiais, foi importante membro do movimento espirita brasileiro, ao lado da esposa, sr.a Zita. Nota a mensagem de Bezerra de Menezes recebida através da mediunidade de Francisco Candido Xavier confirmando a assistência de Batuira para o grupo espirita fundado por Spartaco e, mais tarde, indicando a necessidade de constituir um movimento médico espirita organizado, em continuidade aos encontros realido ao sabados com medicos espiritas.

Nasce assim a AME, Associação Medico Espirita que tem em Marlene Nobre, medico, presidente para o Brasil e Internacional.

Spartaco retornou à Patria Espiritual aos 90 anos, no dia 29 de outubro de 2004.



Cerca de 30 amigos presenciaram a reabertura do Grupo com palestra de Nadir que percorreu a encarnação de Spartaco.



Na foto abaixo, Massimo Oliva esposo de Regina Zanella, Sentieri dello Spirito, entre Uccio Gaeta e Nadir Rossetti


Uccio, conta com uma invejável discografia. Na tarde de domingo a todos alegrou com a sua maestria no teclado.

Seguramente sera um ponto de harmonia para os encontros no Grupo Spartaco.




Na foto, Nadir e algumas colaboradoras da casa, da esquerda: Lourdes, Nadir, Maria, Idalina e Regina





Grupo Espirita Kardecista Spartaco Ghilardi

Reunioes publicas: aos domingos as 17 hs

Via Francesco De Sanctis 71, Milano

email: nadirrossetti1949@libero.it

web: http://www.spartacoghilardi.org



(Informações em email de Regina Zanella)

Peças Teatrais no Anita Briza São Paulo




(Informação em email de Flávia Uhlmann flaviaruh@terra.com.br)

Palestras Ame na Educativa Ribeirão Preto, SP


ENCAMINHO A ESCALA DOS ORADORES E TEMA S DO PROGRAMA DE RÁDIO DA ASSOCIAÇÃO MÉDICO ESPÍRITA DE RIBEIRÃO PRETO, LEMBRAMDO QUE O PROGRAMA PODE SER OUVIDO PELA INTERNET ATRAVÉS DO SITE www.radioeducativafm.com.br.
Um abraço Tácito


(Informação em email de Giovana Campos)

Palestra Espírita com José Roberto Lopes Guararapes, SP



TEMA:

"APRENDENDO A VIVER"

Com sub temas: "em família"

"na vida diária"

"aplicando a doutrina Espírita"



JRL - FOTO - 20 DE ABRIL DE 2009Palestrante: José Roberto Lopes

(Andradina/SP)

Dia: 13/12/2010

Início: 20 horas

Local: Rua Brasil, n. 1035

CENTRO ESPÍRITA JEREMIAS

Guararapes / SP



(Informação em email de Angélica Grassi)

Palestra Espírita com Francisco do Espírito Santo Neto Lins, SP




(Informação em email de Aylton Paiva)

Lançamento do livro “Filhos da Dor” de Vilson Disposti Araçatuba, SP



(Informação em email de Fernanda Rahal Disposti)


Feirão do Livro Espírita 2010 Araras, SP


(Informação em email do IDE, Araras)

Reunião Nacional na FEB prepara rumos Brasília, DF

A Reunião Ordinária do Conselho Federativo Nacional da FEB, ocorreu na sede da FEB, em Brasília, nos dias 5, 6 e 7 de novembro. Na véspera, houve reunião das Entidades Especializadas de Âmbito Nacional, que também participaram da Reunião do CFN.

O evento reuniu dirigentes das Entidades Federativas dos 26 Estados e do Distrito Federal. No CFN são definidos planejamentos e ações para o Movimento Espírita do País. Nesta reunião comemorou-se os 60 anos da "Caravana da Fraternidade" que consolidou este Órgão da FEB, criado com o “Pacto Áureo”. Os dirigentes das Federativas dos Estados dos caravaneiros apresentaram a biografia dos homenageados: Arthur Lins de Vasconcelos (Pr), Ary Casadio e Carlos Jordão da Silva (SP), Francisco Spinelli (RS), Leopoldo Machado (RJ) e Luiz Burgos Filho (Pe). Durante o evento houve apresentação do Relatório das Ações do “Projeto Centenário de Chico Xavier” e do 3º Congresso Espírita Brasileiro, com distribuição do livro Anais do Congresso. Os encaminhamentos e decisões nesta Reunião estão relacionadas com ações integradas das Áreas das Comissões Regionais do CFN; o planejamento destas Reuniões para 2012; estudos propostos sobre a questão dos jovens e sobre a educação como um todo; as definições para as comemorações do Sesquicentenário de "O Livro dos Médiuns" em 2011, e, também de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" ao ensejo do 4o. Congresso Espírita Brasileiro, aprovado para ser realizado no ano de 2014, em Brasília; a prorrogação das comemorações do Centenário de Chico Xavier até dia 2/4/2011; o surgimento de novas forças para a fundamentação jurídica para apoio aos Centros Espíritas.

Durante a Reunião houve visita de José Raul Teixeira, que psicografou algumas mensagens. No último dia, houve visita da equipe de jovens da Federação Espírita do Estado de Goiás, que foi recepcionada com entusiasmo. Ao final, todos entoaram a “Canção da Alegria Cristã”. Divaldo Pereira Franco fez uma exposição ao CFN, no encerramento recebeu mensagem psicofônica de Bezerra, e, após o encerramento da Reunião, proferiu palestra pública em auditório do QG do Exército. Reportagem completa em Reformador, edição de janeiro de 2011.

Informações: cfn@febnet.org.br









Legendas: Abertura com Nestor Masotti; parte do plenário: José Raul Teixeira em visita à reunião; César Perri faz o relato sobre as ações alusivas ao Centenário de Chico Xavier; Rabelo faz relato sobre o 3º. Congresso Espírita Brasileiro; Divaldo Pereira Franco Na reunião do CFN; parte do público na homenagem à Caravana da Fraternidade; César Perri na sessão de homenagem à Caravana da Fraternidade.