BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 13 de novembro de 2010

O ícone da liberdade

Wellington Balbo



Exuberante escritor, filósofo, novelista, poeta. O francês Voltaire (1694-1778), foi o personagem mais relevante do renascimento francês, suas idéias foram de grande importância para a revolução francesa de 1789. Mais que isso, seu pensamento livre de preconceitos e alicerçado na liberdade de expressão, influenciou decisivamente grandes figuras da humanidade, tais como: Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, James Madison...

Inteligente, perspicaz, sagaz, sua irreverência o colocou várias vezes na prisão.

Certa vez, se indispôs com jovem aristocrata, o cavaleiro de Rohan, sua eloqüência deu-lhe a vitória no embate verbal, contudo, o cavaleiro sentindo-se menosprezado, mandou dar-lhe uma surra, e prendeu-o novamente na Bastilha.

Sua produção literária ultrapassa as 30.000 páginas, versátil, escreveu contos, novelas, cartas, peças de teatro e livros de filosofia e história.

Seus ideais de liberdade e tolerância religiosa mostram a faceta nobre e digna de sua alma.

Para Voltaire, o ser humano tinha o direito de se expressar e mostrar a todos sua visão da vida, sem sofrer retaliações e constrangimentos por pensar de forma oposta.Era ele um genuíno democrata!

Atribui-se ao célebre filósofo a seguinte frase:

“Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o ultimo instante seu direito de dizê-la”.

E foi na França de Voltaire, que o cântico de liberdade ecoou através das vozes esclarecedoras dos Espíritos.

O também democrata Allan Kardec, compilou sem preconceitos aquelas teorias novas, belas, sublimes, e que abririam oportunidades de instrução para todos os educandos do planeta Terra.

A liberdade com respeito que tanto pregava Voltaire transbordava agora nas páginas de “O Livro dos Espíritos” .Na questão de nº 827, Kardec questiona os mentores que o assistem:

P - 827 A obrigação de respeitar os direitos dos outros tira do homem o direito de ser senhor de si?

R – De jeito nenhum, porque esse é um direito que a natureza lhe concede.

Notável, a liberdade desde que não ultrapasse os limites do bom senso e traga prejuízo a outrem, é direito sagrado do ser humano.

Temos o inalienável direito de comandar as nossas vidas, de escolher nossos destinos!

Temos o inalienável direito de discordar e o inalienável dever de mesmo discordando respeitar!

Porém, mesmo em pleno século XXI, muitos não se dão conta disso e tentam constranger, humilhar, impor...

Ah, como seria útil se cônjuges ciumentos, pais autoritários, e amigos intransigentes se familiarizassem com as idéias de Voltaire.

Em lamentável esquecimento das individualidades, alguns agem como se fossem donos do semelhante exclamando frases do tipo:

Não faça isso! Não faça aquilo! Não diga isso! Não me contrarie! Faça como eu faço! Pense como eu penso!

Hoje, não recorre-se a prisão como se fazia à época de Voltaire, no entanto, agarra-se a violência em suas mais tristes formas:

A violência física que se exprime através da agressão.

A violência verbal que se materializa na leviandade da fofoca.

A violência psicológica que se faz através da imposição de teorias e doutrinas que incutem o medo e impedem o livre pensar.

A violência econômica que se traduz em exploração de pessoas que trabalham em regime de semi escravidão em troca de ínfimos recursos.

Todas essas facetas tolhem a liberdade de expressão, de sentimento e de pensamento do ser humano.

Lembro-me de amigo que tinha enormes dificuldades de exteriorizar seus sentimentos, vivia travado, com medo até mesmo de se apaixonar por alguém, tudo porque quando criança fora por várias vezes admoestado pelo pai por chorar em público ou dar demonstrações públicas de afeto.

Faltou ao pai respeitar os sentimentos do filho dando-lhe liberdade de expressão. Ora, o que fazia o garoto de errado para que o pai lhe chamasse à atenção?

Ah o respeito, este anda lado a lado com a liberdade.

Inexiste liberdade sem respeito!

O respeito jamais se fará através da violência, e a humanidade não se libertará do julgo da ignorância enquanto houver fortes oprimindo fracos, inteligentes desdenhando obtusos, ricos discriminando pobres...

E a ignorância é um dos grandes cárceres da humanidade.

Voltaire era preso e jogado na Bastilha, todavia, o filósofo estava solto, com o pensamento livre para criar, produzir; um de seus poemas mais aplaudidos – Henriade, foi produzido justamente à época em que estava preso.

Encarcerados estavam todos aqueles que lhe prendiam, pobres coitados, eram prisioneiros da ignorância.

Só há o mal onde ignora-se o bem, só há o ódio onde ignora-se o amor, só há trevas onde ignora-se a luz.

E a luz, se faz cada vez mais esplendorosa onde há liberdade as formas de pensar, as individualidades, as limitações,aos desejos...

E por falar em desejos, será que respeitamos os desejos, as aptidões e damos liberdade àqueles que caminham conosco no cenário do mundo?

Será que não tolhemos sua liberdade de expressão?

È imperioso que não algememos nossos afetos do coração, por mais que amemos e os queiramos bem, é salutar que darmos a eles a liberdade de se comportarem de acordo com seu estágio evolutivo.

Em realidade, somos companheiros de viagem, espíritos viajores do universo que aprendem nessa intensa troca de experiências.

Manipular, podar, tolher, devem ficar apenas nos livros de história, servindo de parâmetro para que vejamos como éramos e como estamos hoje.

Pensemos nisso!



Bibliografia:

HART, Michael H. as cem maiores personalidades da história. 5.ed.Trad.Antonio Canavarro Pereira. Rio de Janeiro, Difel, 2002. 417-422 p.

KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. 50.ed. Trad. Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro, Federação Espírita Brasileira, 1980.

383 p.

Encontro de Juventude Espírita em Dourados, MS

Queridos Amigos e Amigas,



Será realizado em Dourados, na sede do Centro Espírita Jesus de Nazaré, no dia 28 de novembro um Encontro Regional de Juventude Espírita.



O Tema do Encontro é "VIDA EM FAMÍLIA: Desatando Nós, Construindo Laços".



Neste Encontro contaremos com a presença do nosso confrade Claudemir Desto, do movimento Espírita Federativo do Estado do Paraná, que virá para dinamizar o Encontro.



Assim, solicitamos o apoio de todos na divulgação deste evento junto aos Jovens Espíritas da nossa região e se possível recomendar aos jovens a leitura de textos de obras espíritas que tratam a respeito de família, para melhor aproveitamento do Encontro.



Brevemente estaremos enviando mais informações a respeito do assunto.



Fraternalmente,



Jovina Nevoleti Correia

Coordenadora da URE/Dourados



Informação em email da URE Nova Andradina)

Palestras com Dr. Severino Celestino Araçatuba, Birigui,



(Informação em email de José Aparecido dos Santos)

Planejamento Familiar e Conflitos Conjugais Dourados, MS



(Informações em email de Pedro de Almeida Lobo)

Palestras da TV Fraternidade

Downloads de palestras



http://www.tvfraternidade.com.br/downloads.php





(Colaboração Nuno Emanuel)

Palestras aos domingos na FEESP São Paulo


(Informação em email de Elaine Menato)

2 º Encontro de Assistência Social e ao 1º. Encontro de Doutrina- Use Distrital Lapa São Paulo

Convidamos aos amigos a comparecer ao 2 º ENCONTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL e ao 1º ENCONTRO DE

DOUTRINA, patrocinado pela USE Distrital Lapa, objetivando refexões sobre o papel atual e futuro do serviço social na casa

espírita.

Domingo - dia 21 de novembro - horário 8,30 às 12 horas

Local - Organização Beneficente Karitas

Rua Cajaiba, 1000 (travessa da av Pompéia, altura do número 1400)

Inscrições através do email uselapa@uselapa.com.br

www.uselapa.com.br

(Informação em email de Álvaro Antonio)

Curso de Voluntários do Hospital João Evangelista - parceria com AME-SP São Paulo



A Associação Médico-Espírita de São Paulo (AME-SP) divulga a realização do I Curso de Capacitação para Voluntários Espíritas do Hospital João Evangelista (HOJE).

A AME-SP participa com seu apoio na estruturação do curso e com alguns dos palestrantes para a realização do mesmo: Dr. Alejandro Vera, Dra. Carolina Bassi, Dr. Giancarlo Lucchetti e T.O. Camila Braghetta

(Informação recebida em email da Secretaria da AME/SP)

Leia o jornal “O Arauto” da USE Piracicaba



Leia o jornal acessando aqui:
http://www.usepiracicaba.com.br/Conteudo/Paginas/VisInternas.aspx?ch_top=45


(Colaboração Otávio Cunha)


IX Femeu- Festival de Música Espírita de Uberaba, MG


(Informação em emails de Jornal Espírita, Regina Bachega, USE/SP, Jhon Harley Marques)

Palestra no NUSE- Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade São Paulo

O NUSE promove a última palestra de 2010 no dia 17 de novembro, quarta-feira, das 18h30min às 20h00min, no Anfiteatro Jandira Mansur, Rua Botucatu 862, UNIFESP com o Dr. Giancarlo Lucchetti, Coordenador do departamento de pesquisa da AME-SP. Lembramos que este não é um evento realizado pela AME-SP

(Informação em email da AME-SP)





Dr. Giancarlo Luchetti. foto Ismael Gobbo

Espiritismo nas Ruas divulga a doutrina fora das Casas Espíritas São Paulo

(Recebido em email de Martha Rios Guimarães marthinharg@yahoo.com.br )





Visando ampliar o alcance da mensagem espírita, o Centro Espírita Gabriel Ferreira, membro da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, implantou o projeto “Espiritismo nas Ruas” que parte da importância de democratizar o acesso à leitura de obras espíritas, tendo em vista que a mensagem do Espiritismo pode ser necessária a pessoas que, por motivos diversos, entre eles o preconceito e a falta de conhecimento, não têm coragem ou vontade de ir a uma instituição espírita. Desta forma, em outubro último lançou nas ruas paulistanas 60 clássicos do Espiritismo (livros de Allan Kardec, Léon Denis, André Luiz, Emmanuel, Hermínio Miranda, etc), de variados gêneros literários e destinado ao público de todas as idades.



Outro ponto importante a ser destacado é que, muitas vezes, a Espiritualidade Maior busca formas variadas para auxiliar pessoas necessitadas e que não participam de nenhum grupo religioso. Assim, esses livros, deixados em pontos estratégicos (e dependendo do número de envolvidos na ação) e extensos de nossa cidade (ou estado), poderão ser excelentes ferramentas para esclarecimento e auxílio a muitas pessoas.



O projeto é uma inspiração do BookCrossing, conceito surgido nos Estados Unidos e que, num sentido lato, pode ser definido como a prática de deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, o leiam, o voltem a libertar e assim sucessivamente. O objetivo dos membros do BookCrossing é transformar o mundo inteiro numa Biblioteca. Para que isso se torne realidade, não se importam de libertar os seus livros em locais públicos (cafés, transportes públicos, pontos de ônibus, bancos de jardim e outros sítios que a imaginação ditar) para que o maior número de pessoas os possam ler, em vez de os manterem parados nas suas estantes. Desta forma, o acesso à cultura e especificamente à leitura torna-se verdadeiramente universal.



Tendo como meta transformar São Paulo em uma grande Biblioteca Espírita, libertando (usando um termo do BookCrossing) – principalmente - os grandes clássicos da literatura espírita em locais públicos estratégicos, uma vez registrados em nosso controle. A ideia é que, depois de lidos por aqueles que os acharam, os livros sejam libertados novamente, dando continuidade a uma corrente de livros libertos.



Cada livro é identificado com uma ficha que explica a iniciativa e convida os leitores a conhecerem a base doutrinária e, depois da leitura, soltem a obra em outro local público. Também são convidados a contatar a instituição (por e-mail ou carta), relatando sua experiência de leitura.



Mais detalhes sobre o projeto podem ser obtidos pelo telefone (11) 9765.1881 e os que desejarem ajudar, podem enviar livros espíritas para CE Gabriel Ferreira (Rua Kaneda, 474 - 02132-030 - São Paulo/SP - At.: Espiritismo nas Ruas).



Programa Transição neste domingo com Divaldo Pereira Franco REDE TV




Caros Amigos,

No próximo Domingo 14/11/2010, no Programa Transição, o entrevistado será Divaldo Pereira Franco, com o Tema “Felicidade”.

O Programa Transição será apresentado por, Antonio Coelho Filho pela REDE TV na Capital e Grande São Paulo às 15:15 horas.



Cobertura das emissoras da Rede TV
Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Bahia e Pernambuco.
Todas as Parabólicas, TV a Cabo e SKY.
Outras localidades com horário diferenciado:
Santos: 10:30 horas - Campinas: 10:30 horas - Grande Goiânia: 15:00 horas
Grande ABC (SP): 10:30 horas, pela ECO TV Canal 96 da Vivax e Canal 9 da NET.



Comunidade do Programa Transição no Orkut, participe:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=101443984





Programa Transição - A Visão Espírita para um Novo Tempo
www.programatransicao.tv.br

“A maior caridade que praticamos em relação à Doutrina Espírita é a sua divulgação.” (Emmanuel)



(Informação em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC aliancaepc@yahoo.com.br)

Chico Xavier lidera Concurso “O Maior Brasileiro de Sempre”

VOTE



Promovido pelo dramaturgo, jornalista e escritor Aguinaldo Silva

Para votar acesse: http://www.aguinaldosilvadigital.com.br/2010/?page_id=27



Até as 22 horas desta quinta-feira o placar apontava

o seguinte resultado para os dez primeiros colocados:

· CHICO XAVIER (42%, 1.003 Votos)

· ELIS REGINA (19%, 463 Votos)

· FERNADO HENRIQUE CARDOSO (5%, 131 Votos)

· CHICO BUARQUE DE HOLANDA (4%, 105 Votos)

· LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (4%, 102 Votos)

· AYRTON SENNA (3%, 72 Votos)

· IRMÃ DULCE (2%, 43 Votos)

· CHICO MENDES (1%, 34 Votos)

· ADEMAR FERREIRA DA SILVA (1%, 34 Votos)

· SILVIO SANTOS (1%, 31 Votos)

(Colaborações em emails de Sandra Fiore e Orson Peter Carrara)

Incentivo literário para novos autores São Paulo


Orson Peter Carrara





Uma iniciativa brilhante, comemorativa e incentivadora para novos autores. Reunindo poesias , contos, crônicas e ensaios, a obra Despertar de um Sonho, com mais de 15 autores, é edição comemorativa dos 60 anos da conhecida Sociedade de Estudos Espíritas 3 de Outubro, da capital paulista. Fundada em 3 de outubro de 1950 por Anita Briza, a instituição localiza-se na rua Clélia, 669, na Àgua Branca, em São Paulo, com intensa atividade doutrinária e assistencial e pode ser conhecida pelo portal www.3deoutubro.org.br

A obra é resultado do Concurso Literário “3 de outubro” 2009/2010, que constou da programação do aniversário da casa, premiando jovens autores. Com textos muito lúcidos de Neyde Schneider, sua atual presidente (Apresentação), Moyses Rodrigues Vieira (Prefácio) e Luis Eduardo de Souza (Introdução), a obra é muito rica em informações doutrinárias. Aliás, desejamos ressaltar ao leitor que não deixe de ler essas três indicações que fazemos no presente parágrafo, pela sua importância histórico-doutrinária no contexto da obra. Fui premiado com um exemplar da obra e não posso deixar de divulgá-la, pois que se constitui mesmo em importante documento com que a instituição privilegia a cultura espírita nacional. Os novos autores foram muito felizes nos textos que fazem a obra. Li a obra na viagem de ônibus, retornando de palestra na própria instituição e o desejo imediato foi mesmo de comentar seu conteúdo. É impossível destacar esse ou aquele capítulo, pois a obra é valiosa no seu todo. Cometeria injustiças se comentasse um e deixasse outro sem comentar...

Mas não posso deixar de transcrever pequenos trechos dos apresentadores da obra.

Diz Neide em sua Apresentação:

“(...) Tenho certeza de que você irá se deliciar com alguns dos poemas e muitas das histórias inseridas aqui. Os ensaios também lhe darão uma oportunidade de meditar sobre as Leis da Vida e, provavelmente, de alargar horizontes aprendendo algo novo. (...)”;

Afirma Eduardo, na Introdução:

“(...) Falar que algum dos autores dos textos incluídos nesta coletânea poderá se tornar um grande escritor espírita seria muito prematuro. Porém, todos eles estão recebendo uma oportunidade de ouro neste livro, que é a de se expressar, de colocar no papel suas idéias e transmiti-las a centenas de pessoas, sem estar submetido ao crivo do mercado que avalia somente se algo é comercial ou não. (...) Com esse livro, a 3 de outubro faz uma enorme contribuição para formação de novos autores espíritas, que poderão trazer a todos o conhecimento sobre o Espiritismo, auxiliando na divulgação (...). (...) tenho certeza de que terá enorme surpresa ao ver a variedade de gêneros literários e como cada texto revela um estilo único, mostrando um pouco do seu autor (...)”.

Realmente, meus amigos, a obra é mesmo diferenciada. Um belo trabalho coletivo, refletindo o trabalho da própria instituição, comprometida com o ideal espírita.

Que bom! Isso nos alegra o coração, motiva-nos intensamente. Sugiro ao leitor visitar o site acima citado, conhecer a obra, entusiasmar-se com seus textos e divulgá-la para outras pessoas para que mais se amplie a divulgação do belo trabalho. Contatos com a 3 de Outubro também pelo e-mail livraria@3deoutubro.org.br ou pelos fones 11 3672-9892.