BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 14 de novembro de 2010

Para permanecermos em Paz


Adelvair David



O ressentido sempre acha que o outro lhe tirou a paz.
Porém, em verdade, ninguém pode nos tirar a paz, desde que a possuamos.
Faltam-nos recursos, valores que sustentem a nossa paz. Uma vida é mais do que realizações materiais, é também oportunidade de aquisições espirituais, afinal, não somos um corpo apenas, mas um espírito que tem um corpo, caminhando para Deus.
Em muitos de nós, a paz, infelizmente não passa de frágil verniz, uma fina película que não sobrevive à menor contrariedade. Qualquer motivo fútil pode nos trazer grandes dissabores e comprometer o nosso sossego e equilíbrio, durando longos períodos; deixamos de viver para permanecer paralisados em determinado drama, afastados das belezas de cada dia.
Quando contrariados, o vulcão das nossas imperfeições explode rompendo esta delicada proteção que nos encobre, expondo-nos, anunciando a pessoa que somos.
O ideal é adquirirmos recursos próprios, valores melhores, para que não fiquemos na dependência do que vem do outro para permanecermos em paz.
Com a Sua vida e as Suas palavras o mestre Jesus nos apresenta: “eu vos dou a minha paz “(...); sendo Ele a própria virtude encarnada, suas palavras anunciavam o que os seus atos confirmavam.
Renunciar à necessidade de ser aprovado, compreendido, gratificado é seguir aprendendo para ser feliz.
NÃO SE RESSENTIR É DEIXAR ESPAÇO NO CORAÇÃO PARA QUE O AMOR POSSA NASCER EM NÓS, COMO ELE NOS ENSINOU.

Autor: Adelvair David - Mensagem publicada no dia 06-11-10 - no jornal "Folha Noroeste" da cidade de Jales-SP.

Focalizando o Trabalhador Espírita Nuno Emanuel


Nuno Emanuel



Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita





O entrevistado Nuno Emanuel nasceu em Lisboa, capital de Portugal, onde vive. Seu trabalho de divulgador do Movimento Espírita, sobretudo pela Internet, tem sido constante e de muita utilidade. É orador, Evangelizador de crianças e jovens, passista e participante de reuniões mediúnicas. Já esteve no Brasil e mantém contato com companheiros brasileiros, circunstâncias que lhe facilitam a difusão do Espiritismo por terras portuguesas.





Nuno, poderia nos fazer a sua apresentação?

Sou um espírito que pretende conhecer-se para se melhorar. Trabalhador de última hora na seara de Jesus. Nasci em Lisboa, Portugal. Sou filho único de José Manuel e Ema Maria, daí a origem do nome Emanuel (Ema+Manuel). A minha família tem origens humildes em Viseu, no interior centro de Portugal.



Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Mestrado integrado em Medicina Veterinária.



Tem alguma obra publicada?

Não.



Como você conheceu o Espiritismo e desde quanto freqüenta a Casa Espírita?

Pela dor, após algumas depressões. O Sr. Carlos Alberto, trabalhador do centro espírita e amigo do meu Pai sugeriu que fossemos ao centro. Isto ocorreu em Janeiro de 1999.



Poderia nos descrever a sua trajetória pelo Movimento Espírita?

Como disse, tomei contacto com a doutrina em 1999, mas só me integrei nos estudos e trabalhos do centro em 2001, a conselho de Rui Marta, atual presidente da União Espírita da Região de Lisboa. Um encontro nacional de Jovens Espíritas em Viseu em 2001 com Divaldo Franco foi determinante, bem como a integração ao Grupo de Jovens Francisco de Assis do CEPC a conselho de D. Helena. Transição em 2002 para o Grupo de Estudos Camilo também coordenado por Antero Ricardo e Waldenir Cruz. Participação no Grupo Medíunico Luíz Gonzaga por sugestão da D. Idalina. Início de palestras em 2004. Integrante de estudos do Projeto Medicina e Espiritismo no CEPC e na Casa do Caminho. Voluntário em ações de Assistência e promoção social com a Fraternidade Espírita Cristã e Grupo Espírita Batuíra.



A que Casa Espirita está vinculado presentemente e os trabalhos que nela desenvolve?

Centro Espírita Perdão e Caridade em Lisboa (CEPC), desde 1999. Não tenho cargos, tenho encargos: evangelizador do DIJ, palestrante, passista, participante de trabalho mediúnico. Site: http://www.ceperdaoecaridade.pt/



Quais as atividades doutrinárias de sua Instituição Espírita?

Diversos grupos de estudo e cursos: Básico de Espiritismo, Evangelho, Educação da Mediunidade, Obras Básicas da Codificação; Projeto Medicina e Espiritismo (obras de André Luiz e de Manuel Philomeno de Miranda). Palestras, seminários, ações de formação, trabalhos mediúnicos, Jornadas Espíritas de Lisboa em Maio de cada ano. Outras atividades: Atendimento fraterno, passe magnético e água fluidificada, vibrações Espirituais; Trabalho assistencial a famílias carenciadas.



Como está enxergando o movimento espírita em Portugal?

Parafraseando Divaldo Franco na sede da FEP “tem fases de altos e baixos”, há 3 anos estava numa “curva descendente”. O Raul Teixeira em 2009 no centro do país referiu que de forma geral, os dirigentes que discutem mais do que exemplificam não são espíritas, são "espiritados". No nosso país temos vários casos destes. Mas há cada vez mais centros a trabalhar melhor e a estudar mais. Tenho esperança na nova geração.



Tem noção da quantidade de Casas Espíritas no país?

Segundo informações do Presidente da Federação Espírita Portuguesa, Arnaldo Costeira, há 64 Centros Espíritas federados;



cerca de 80 outros estão formados, mas não estão federados.





Em que outros Países da Europa o Espiritismo está sendo divulgado com boa aceitação?

Espanha e Portugal são os Países da Europa com mais espíritas. Graças ao trabalho pioneiro sobretudo de Divaldo Franco e Raul Teixeira. A Associação Médico-Espírita Internacional da equipa da Dra. Marlene Nobre têm tido também um papel importante na divulgação com Jornadas de Medicina e Espiritualidade em França, Inglaterra, Holanda, Suíça, Alemanha, Bélgica, além dos EUA e Canadá (América do Norte).



Existe ainda algum preconceito em relação aos espíritas?

Sim, sobretudo há preconceitos por ignorância porque as pessoas não sabem o que é ou não ouviram sequer falar da Doutrina Espírita. E há também pessoas preconceituosas por má fé.



É fácil se fundar um Centro Espírita em Portugal?

Com relação aos trâmites burocráticos seria interessante perguntar a quem fundou um Centro Espírita ou pretende fazê-lo. Mas posso dizer que depois da revolução de 25 Abril de 1974 tornou-se possível. Há um problema comum a outros locais: abrem-se centros não para melhorar a qualidade do trabalho doutrinário, mas porque houve dissensões de membros de outros centros.



Sabemos e somos testemunha de que você é um dedicado divulgador espirita. Quais os trabalhos que vem desenvolvendo nessa atividade?

Faço apenas a minha obrigação e o pequeno serviço que Emmanuel sugeriu a todos os espíritas na divulgação da doutrina. Colaboro na publicação Roteiro de Luz do CEPC e pontualmente para o Jornal de Espiritismo da Associação de Divulgadores de Espirismo em Portugal e Revista Verdade e Luz da mesma Editora. Sou correspondente português da revista brasileira online “O Consolador”. Gosto de estudar a doutrina, e envio e-mails que acho oportuno partilhar para a lista espírita e de amigos.



Conhece o movimento espirita brasileiro?

No 1º semestre de 2009 estive no Brasil e integrei-me nos trabalhos da UnenLar em Jaboticabal, no estado de São Paulo e no Grupo Fraternidade Irmão Américo em Hortolândia, Campinas, também naquele estado. Em Fevereiro estive na Cidade da Fraternidade em Goiás (ComeMofra), participando de várias atividades. Falo regularmente com irmãos brasileiros e acompanho o movimento via internet, através de Tv e radios espíritas, diversos congressos, seminários e palestras.



Qual a maior dificuldade que enfrenta o espiritismo para crescer em Portugal?

Olhando para dentro do movimento espírita português, só sendo mais unidos é que seremos mais fortes. Os dirigentes e as associações precisamos de estar receptivos aos ensinamentos de Bezerra de Menezes sobre União e Unificação. A divulgação coletiva só se concretizará quando se remar para o mesmo lado. Que tipo de exemplo queremos ser para o exterior, se em alguns de nós prevalecem os atritos pessoais entre casas espíritas em detrimento e prejuízo da Causa Espírita?

E seguirmos Jesus: “Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem.”

Observam-se e constatam-se diversos desvios doutrinários, em centros de dirigentes com responsabilidades acrescidas.

A propósito desta e outras questões, uma amiga espírita diz com humor e seriedade que seria bom que Herculano Pires reencarnasse de novo em Portugal, após a sua vida como Alexandre Herculano…

Dentro de várias casas há falta de estudo das obras de Kardec e complementares.

Fora do movimento há muita ignorância e desconhecimento sobre o que é a doutrina.

A nível geral, o materialismo, o nosso orgulho e egoísmo, a resistência habitual à mudança, influência marcante da Igreja Católica na história portuguesa.



Qual é em sua opinião a importância da evangelização na casa espírita?

Fundamental, uma vacina que não pode ser adiada.



Existe essa preocupação com o trabalho de Evangelização da Infância aí em Portugal?

Há vários anos que este trabalho tem sido incentivado pela Dra. Maria Emília Barros, Diretora do DIJ da FEP e do DIJ Europa, com bons resultados em diversas regiões do país. Mas há muitos dirigentes que ainda desvalorizam a Evangelização e Educação Espírita.



Com relação aos grupos de mocidade, como está o Movimento Espírita Português?

A Maria Emília é a pessoa mais indicada para responder. Anualmente há um Encontro Nacional de Jovens Espíritas com uma adesão interessante de participantes. Nos grupos de jovens, vários desmobilizam quando vão para a Universidade.



Em relação aos jovens de nossas mocidades espíritas, como devem proceder seus evangelizadores para mantê-los interessados no estudo da doutrina e em sua reforma íntima?

Integrar o tríplice aspecto da doutrina, Ciência, Filosofia e Religião na abordagem de temas por eles escolhidos, dando-lhes a conhecer a perspectiva espírita em assuntos da atualidade que os preocupam.

A Doutrina Espírita completou 153 anos em 2010, por isso indagamos: ela permanece atualizada ou precisa ser reformada em algum ponto?

Quem precisa de se atualizar somos nós no estudo na codificação da Doutrina e obras complementares. Dizer que a doutrina dos espíritos superiores da Falange do Espírito de Verdade está desatualizada é o mesmo que dizê-lo acerca de Jesus. A obra de Chico Xavier, por exemplo, está muito à frente do nosso tempo. A Ciência ainda não desmentiu a doutrina num único ponto, para que a seguissemos nesse ponto como Kardec aconselhou…



O Espiritismo do início da codificação, em tua visão é o mesmo, melhorou ou piorou em qualidade, isto é, está sendo mais estudado, mais praticado ou não?

A doutrina é sempre a mesma. O movimento espírita é que depende de nós. Posso falar em Lisboa, onde é notório a união entre os principais centros espíritas, com diversos trabalhos de cooperação. Está a ser melhor estudado. Praticado depende de cada um.



Qual a melhor maneira de divulgarmos com acerto os postulados espíritas?

Como nos advertem os bons espíritos, pelo nosso exemplo como cidadãos. Para bem divulgá-lo é preciso conhecê-lo, sobretudo pelo estudo prioritário das obras de Kardec.


Como você analisa o trabalho legado à humanidade por Allan Kardec?

Só um dia poderemos ter uma idéia da dimensão do trabalho do "bom senso encarnado", como disse Camille Flamarion.



Você poderia nos explicar por quais motivos o espiritismo desperta tão pouco interesse para o estudo e tão grande interesse pelos fenômenos?

Depende da evolução espiritual das pessoas, mas de forma geral somos preguiçosos.

O interesse pelo mediunismo também tem a ver com ser fácil assistir passivamente aos fenômenos.

Bem mais difícil é estudarmo-nos a nós mesmos e nos esforçarmos por domar as nossas más inclinações, como aconselhou Kardec. “Instruir-nos e Amar-nos” como nos recomendou o Espírito de Verdade.



Nuno, estamos vendo diariamente os Meios de Comunicação divulgando notícias como corrupção, crimes, violência, etc. Em sua visão o que está realmente acontecendo com o nosso planeta?

Os meios de comunicação fazem com que esses acontecimentos nos entrem pela casa adentro, situações que aconteceram sempre em maior ou menor grau. Mas nunca houve tantas pessoas a fazer o bem no anonimato. A crise econômica mundial é sobretudo uma crise moral. As grandes crises sempre antecederam as mudanças que são necessárias. Faz parte do processo de transição que atravessamos.

Você acredita que uma regeneração do nosso planeta esteja realmente próxima, como nos Informam os Espíritos Superiores?

É um processo gradual que depende do livre arbítrio individual e coletivo, mas estamos submetidos à lei divina do progresso.

A Terra vai evoluir e merecer estar nela como planeta de regeneração depende de nos querermos regenerar.



O aborto continua sendo o assunto mais discutido aqui no Brasil, como o povo português analisa essa questão?

Em Portugal foi feito um novo referendo há 2 anos que aprovou desta vez a despenalização do aborto, sendo legalizado até às 10 semanas. Além dos casos de estupro, deficiências congênitas e perigo de vida para a mãe. As pessoas caíram nas armadilhas e falácias das estratégias de manipulação de dados, políticos e opinião pública que têm sido adotadas noutros países ditos “desenvolvidos”.



Nuno, o que você diria a quem alimente uma pretensão de fazer um aborto?

Alertá-lo dos grandes riscos que corre em termos físicos, psicológicos e espirituais.



Quais são seus projetos para o futuro?

Melhorar como Ser Humano e como Médico Veterinário. Aprender cada vez mais em diversas áreas tendo como referência os princípios espírita-cristãos.



Nuno há alguma coisa mais que queira acrescentar?

Só agradecer a oportunidade de partilhar este pequeno testemunho e a importância e bênção de conhecer a Doutrina Espírita nesta vida para a minha reabilitação como espírito imortal. Só perseverando no trabalho se consegue algo.



Para encerrar, gostaríamos que deixasse registrada sua mensagem à Família Espírita Brasileira.

Mensagem de Gratidão. A vós devemos em grande parte o contato com o Consolador Prometido por Jesus, com todas as implicações que pode ter na nossa vida. Pelo esforço pessoal na divulgação entre nós, com palestras, seminários e ações de formação para trabalhadores dos centros espíritas.








O pai de Nuno Emanuel, José Manuel; a mãe Ema Maria; Nuno aos 4 anos de idade; com cachorro no Hospital de Medicina Veterinária em Lisboa; Natal em orfanato na cidade de Jaboticabal, SP, 2009; com Divaldo Pereira Franco, em 2006; com Nilson Pereira, em Viseu, Portugal, 2009; com José Raul Teixeira e Divaldo Pereira Franco, VI Congresso Nacional Espiritismo, Lisboa, 2007; numa “casa portuguesa” da Cidade da Fraternidade, Goiás, Comemofra 2009.





OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

Leia o Boletim Eletrônico da Aliança Espírita Varas da Videira Novembro 2010

Leia o Boletim do G.E. Nueva Esperanza e visite o site Gandia, Valência, Espanha

En el Boletín Nueva Esperanza.

www.boletin-nuevaesperanza.blogspot.com





Grupo Espirita "Nueva Esperanza".

Gandia - Valencia (España)

web. www.gnuevaesperanza.divulgacion.org

Registro Visita do colombiano Jorge Berrio ao Equador

jueves 11 de noviembre de 2010
Agradecimiento a Jorge Berrío por su visita al Ecuador



Quienes integramos
El Centro de Estudios Espíritas
"Allan Kardec" de Quito - Ecuador

www.espiritismoquito.blogspot.com



Queremos expresar nuestro profundo agradecimiento al
Sr. Jorge Berrío Bustillos
actual Presidente de la Confederación Espírita Colombiana - CONFECOL.

Quien pese a sus intensas labores de trabajo Espírita que realiza en nuestra hermana República de Colombia se ha dignado favorecernos con su importante visita a la ciudad de Quito - Ecuador, donde realizó una gran tarea de trabajo divulgativo de la Doctrina Espírita, así como de apoyo brindado a nuestro Centro Espírita Allan Kardec de Quito y a cada uno de sus miembros.


A su llegada a Quito el día miercoles 3 de Noviembre donde fue recibido por varios integrantes del Centro de Estudios Espíritas Allan Kardec de Quito



Efectuando labores divulgativas de la Doctrina Espírita en varios de los medios de prensa de mayor difusión en el País.



Compartiendo sus experiencias en el trabajo espírita con varios de los miembros del Centro de Estudios Espíritas Allan Kardec de Quito.



Participando como expositor en las conferencias que el Centro de Estudios Espíritas Allan Kardec de Quito realiza mensualmente para el Público en General



Conferencia que fue realizada el viernes 5 de noviembre de 2010 en el Auditorio Jorge Icaza de la Casa de la Cultura Ecuatoriana de Quito con el tema "Que es el Espíritismo"



Realizando seminarios sobre temas de importancia para los trabajadores espíritas de Quito en la sede del Centro de Estudios Espíritas Allan Kardec de Quito



Participando de nuestras reuniones de estudio doctinario en la sede del Centro de Estudios Espíritas Allan Kardec






Jorge Berrío ha dejado en todos nosotros una huella imborrable del amor, trabajo, y dedicación a la que consecuentemente lleva la sincera práctica de la Doctrina Espírita, cuando no tiene otro movil que el amor al prójimo y el de llevar a los necesitados los consuelos que ella encierra; vivenciando sus enseñanzas y ejemplificando en sí mismo y por sus obras, al verdadero y sincero trabajador Espírita.





(Informação recebida em email de Simoni Goidanich e visita ao site)

VII Encontro Espírita Guatemalteco Guatemala

(Informação em email de Edgar Abella walito_abella@yahoo.com)

Teatro “O Amor Venceu” São Paulo

Ola queridos amigos!

Estou enviando o material, solicitando a ajuda de voces na divulgação do espetáculo O AMOR VENCEU (Lucius- Zibia Gasparetto)

Estamos na campanha do teatro é 10! ( R$ 10,00)

Conto com a colaboração na divulgação!!

Abraços fraternos

Lucienne Cunha

serviço

O AMOR VENCEU- DE ZIBIA GASPARETTO

LOCAL- ESPAÇO CULTURAL RAMA KRIYA

RUA BRIGADEIRO MACHADO,269- BRAS

350 LUGARES/ LANCHONETE/ ESTACIONAMENTO CONVENIADO R$5,00)

SABADOS AS 20H DOMINGO AS 18H (dia 05/12 não havera apresentação)

TEMPORADA ATÉ 12 DE DEZEMBRO

INFORMAÇÕES;11-2081.3622/ 9503.4838


cartazramanet.jpg
www.ramakriya.com.br
Produções Artísticas
(11) 2081-3622



(Informação repassada em email pela USE/SP)



CENAS DA PEÇA



Tarde de Confraternização no G.F.E.Euripedes Barsanulfo Belo Horizonte, SP

O Grupo da Fraternidade Espírita Eurípedes Barsanulfo convida a todos para uma tarde de confraternização no dia 14 de novembro de 2010, no horário de 15 às 18 h.



15h – Recepção.
15h30 – Apresentação Musical.
16h – Tema: Emmanuel Trajetória e obras

17h 30 – Dinâmica

18h – Encerramento.



Grupo Fraternidade Espírita Eurípedes Barsanulfo
Rua Elza Rocha Dias, 86 - Mantiqueira
31660-620 - Belo Horizonte – MG


(Informação da AME-BH repassada por Norberto Fátima norbertoefatima@gmail.com)

Palestra na FEESP focaliza “O Espírita da 3ª. Idade perante a vida e a doutrina” São Paulo


(Informação em email de Camara (federativa@feesp.org.br )

Noticias do Canadá Centros Espíritas de Montreal e Toronto celebram aniversário

Foi com grande alegria que o Centro Espírita Mensageiros de Luz e Paz celebrou seus 20 anos de existência.

Para coroar essa grande alegria, inauguraram sua nova sede localizada na 3877 rue Monselet, Montreal.



A frente desse lindo trabalho nossos companheiros Adelina e Arnaldo Almeida.





Arnaldo e Adelina Almeida com Sandra Mussi




Fotos da inauguracao do CEMLP
O Mensageiro Luz e Paz também recebem nossa querida Isabel Saraiva de Portugal, que chega ao Canadá com agenda cheia!



Isabel estará realizando palestras em três Centros em Montreal nos dias:



* Dia 19 às 19h30 seminário no CEMLP Centros de força e mediunidade.
* Dia 20 às 14h00 Palestra no CEMLP Familia laços de amor e dor.
* Dia 21 às 15h00 Palestra no JAC Felicidade.
* Dia 22 às 19h30 Palestra no CESF Sono e Sonho.
* Dia 23 às 19h00 CEMLP lanche de despedida e apresentação da palestra “Centro Espirita”.



Isabel Saraiva



O Joanna Spiritist Study Group de Toronto também celebrou um aniversario especial, completando 14 anos de existência com muita alegria! Parabéns!


(Informações em email de Sandra Mussi)

Grupo Teatral Terceiro Milênio apresenta “Chico, um rastro de luz” São Paulo


(Informação em email de ADRIANA PEIXOTO ROSA dirosa3@hotmail.com)

Programa Muitas Vidas TV Santa Cecília. Santos, SP

Neste Sábado dia 13/11, as 11:00 Horas, O Programa Muitas Vidas no Santa Cecília TV,



O Entrevistador José da Conceição de Abreu, o Zezinho, falará sobre as Carências ,



de Alimento, de Justiça, de Paciência



e Carência de Luz



e no 2º bloco



falará sobre deixar para a Próxima Encarnação



o que se pode fazer nessa.



Tudo isso no Sábado as 11:00 hs Pela Manhã no Santa Cecília TV: canal 13



e da NET não tem canal UHF (antena) 52



O Programa Muitas Vidas internet agora estabele pelo TV Santa Cecília.



Acesse: www.santaceciliatv.com.br



(Informação em email de jose daconceiçao deabreu zezinhoabreu@gmail.com)

Atividades programadas pela Casa Espírita Bezerra de Menezes Miami, Flórida, Eua

Importante: CARLOS CAMPETTI EN EL BEZERRA DE MENEZES,

DOMINGO NOVIEMBRE 14, 2010 / 7 PM



Kardecian Spiritist Association








6450 NW 77th Ct 2do Piso Miami Fl 33166

Ph: 305.477.4148

email: info@spiritist.com

Web site: www.spiritist.com

a non profit educational and charitable

organization with status 501(c)(3)





Noviembre 11, 2010

NEWS - NOTICIAS-NEWS - NOTICIAS-NEWS - NOTICIAS-NEWS - NOTICIAS-NEWS

BM FOOD PANTRY necesita black beans/frijoles negros para el Domingo 1 PM.

Para este proximo Domingo Noviembre 14, 2010 se espera recibir 80 familias en el BM Food Pantry, algunos por primera vez, otros en su visita mensual. Mas de 1400 familias han sido registradas y han recibido alimentos totalmente gratuitos desde Febrero 2009. Tambien han recibido algun material de lectura edificante, mensaje espirita, muchos han preguntado sobre Que es el Espiritismo?. Los clientes del BM Food Pantry, no solo reciben alimentos, tambien reciben el trato fraterno de los voluntarios espiritas, inclusive en dos ocasiones ha sido necesario brindar Atendimiento Fraterno a hermanos que han llegado sumergidos en la tristeza y desesperanza por no conseguir empleo, por la incertidumbre de no saber hasta cuando podran soportar la situacion, en especial por sus niños. Hemos atendido personas que estan viviendo en sus vehiculos por no poder pagar renta, casos realmente angustiantes a menos que una Fe fuerte y razonada impulse hacia adelante, protegiendo de las sombras de la depresion y la desesperanza. Hoy mas que nunca el Espiritismo se presenta como el Consolador prometido que enjuga lagrimas y levanta a los caidos, alli se presenta la responsabilidad del Espirita, de compartir el tesoro que tiene en sus manos y todo lo bueno que exista en su corazon.

Esta semana necesitamos Dried Black beans-Frijoles negros secos.

Si Ud. desea colaborar con su tiempo o haciendo una donacion de alimentos o dinero puede contactarnos en fp@spiritist.com




CARLOS CAMPETTI EN BEZERRA DE MENEZES - MIAMI DOMINGO NOVIEMBRE 14, 2010, 7 PM

CURSO: Buena Voluntad y Disciplina espirita. Lenguaje español. Entrada Gratis

VISITE LA FERIA INTERNACIONAL DEL LIBRO - GRATIS - Noviembre 19-21, 2010

Como Ud, probablemente ya sabe, nuestro Centro Bezerra de Menezes estara presente en la Feria Internacional del Libro en Downtown Miami, llevando el libro espirita a uno de los eventos literarios de mayor prestigio del mundo. Cada año miles de amantes de la lectura se dan cita en esta feria, y cada año que ha sido posible, el Bezerra de Menezes ha estado presente. La experiencia es fabulosa, enriquecedora y sobre todo es una causa muy noble, la divulgacion del libro espirita. Lo invitamos a registrarse como voluntario, asi obtendra un pase gratis y podra compartir con nosotros esa experiencia que ya muchos en nuestro Centro han disfrutado. Contactenos fair@spiritist.com o vea a Jeanete Essu en nuestra libreria.

CONFERENCIAS ESPIRITAS ONLINE - BEZERRAONLINE

Desde Agosto 2008, BezerraOnline comenzò como un grupo de estudio de filosofia espirita a distancia. Utilizando recursos gratuitos del Yahoo Messenger, superando con mucha paciencia las dificultades tecnicas, logramos durante un año el estudio del libro "Despues de la Muerte" de Leon Denis, participantes localizados en Weston, Orlando, Puerto Rico, Miami, sin acceso a una Casa espirita, por diferentes motivos, compartimos cada Miercoles esa fascinante obra del llamado Apostol del Espiritismo. Finalizado el libro, decidimos cambiar la dinamica del estudio, invitando compañeros que podrian presentar temas de interes a la luz de la Doctrina Espirita. Jorge Francisco Leon - Colombia, Alvaro Velez-Colombia, Glaucio Pessoa - Georgia, Jose Augusto Chagas - Miami, Abraham Turull - Miami (actual coordinador del grupo), han brindado su apoyo constante a esta iniciativa. Para participar de estos estudios virtuales visita nuestra pagina http://www.spiritist.com/bezerraonline.htm donde encontrara instrucciones detalladas para participar y el reglamento.

HEALTH MINISTRY - DIABETES SUPPORT GROUP / GRUPO DE APOYO PARA PERSONAS CON DIABETES

El Bezerra de Menezes- Miami ha establecido con el Baptist Health South Florida-Congregational Health una sociedad para desarrollar grupos de apoyo, campañas de educacion y otras actividades relacionadas al mantenimiento de la salud, de personas dentro y fuera de nuestra comunidad de Fe, en nuestro caso la Casa Espirita.

El proximo Sabado Noviembre 13, 2010, un grupo de voluntarios del Bezerra de Menezes - Miami recibira el entrenamiento que brinda el American Diabetes Association a facilitadores de Grupos de Apoyo para personas con Diabetes. Este entrenamiento de 6 hrs se realizara en las instalaciones del South Miami Hospital. Se espera en el futuro poder ofrecer este servicio en nuestro Centro Bezerra de Menezes a las personas de nuestra comunidad.

WELLNESS FAIR - FERIA DE LA SALUD Abril 2011

El Baptist Health ha ofrecido su apoyo para la realizacion de una Feria de la Salud en las instalaciones del Bezerra de Menezes-Miami, la finalidad es ofrecer a miembros de nuestra comunidad la oportunidad de recibir informacion gratuita sobre diagnostico y tratamiento de enfermedades, tambien se podran realizar pruebas de diabetes, de presion arterial y otros diagnosticos. La vision espirita de las enfermedades y el tratamiento a traves de pases espirituales tambien sera parte de esta Feria de la Salud, donde se podran ofrecer conferencias a los participantes e informacion sobre nuestras actividades.

BEZERRA DE MENEZES - MIAMI APOYA LA DIVULGACION DEL ESPIRITISMO EN LOS ESTADOS UNIDOS, EN INGLES.

Por mas de ocho años el Bezerra de Menezes - Miami ha mantenido una clase de estudios doctrinarios sobre Espiritismo en Ingles. Con mucha perseverancia y comprendiendo que es nuestra obligacion ofrecer una alternativa de estudios espiritas en el lenguaje comun del pais donde desarrollamos nuestras actividades, a la vez que se abren alternativas como el grupo de Jovenes y mas recientemente las palestras en Domingo a las 10 AM, tambien en Ingles. Por todo esto, el Bezerra de Menezes - Miami, se complace en apoyar el 5th U.S: Spiritist Symposium a celebrarse en la ciudad de San Francisco, California, en Mayo 7, 2011


Visite el link para conocer mas del U.S.Spiritist Symposium http://www.spiritistsymposium.org/



AVISO

Estimados miembros, de acuerdo con los estatutos vigentes de nuestra institucion, el proximo Diciembre 2010, se debera realizar elecciones para elegir los miembros de la Directoria Ejecutiva para el periodo 2010/2011. Se invita a todos los "Socios Efectivos" a participar de esta eleccion, con su voto y/o como candidato(a) a uno de estos cargos y/o presentando un grupo de candidatos como plancha. Le agradecemos verificar su status como Socio Efectivo en la lista que se ha colocado en el board principal de nuestro Centro. La fecha limite para presentar candidaturas y planchas sera el Domingo Noviembre 28, 2010 / 12 m.

Candidaturas deben ser presentadas por escrito, con una breve "hoja de vida espirita", dirigida a la Directoria Ejecutiva del Bezerra de Menezes K.S.Assn.

Fraternalmente,

Directoria Ejecutiva








Sunday November 14, 2010 /
10 AM
Talks on Spiritism
Margarita Rodriguez

Meeting in English
followed by Spiritual Passes

Domingo Noviembre 14, 2010/
11:30 AM
Marlene Alencar
Evangelio Segun el Espiritismo

Reunion publica en Español

----------------------------------------

CARLOS CAMPETTI EN
BEZERRA DE MENEZES - MIAMI

DOMINGO NOVIEMBRE 14, 2010, 7 PM


Curso: Buena Voluntad y Disciplina espirita.

Lenguaje: Español




BEZERRA DE MENEZES AT THE MIAMI BOOK FAIR INTERNATIONAL

November 19-21, 2010


VOLUNTEERS NEEDED TO HELP DURING THE FAIR, IF YOU ARE INTERESTED SEND A MESSAGE TO

fair@spiritist.com


Para mas informacion sobre nuestros horarios y actividades visite nuestro web site www.spiritist.com

"Entrevista espírita" a Stephen Hawking



E você, o que acha mais lógico e racional?



stephen-hawking-the-grand-design.jpg albert_einstein.jpg allan_kardec_6.jpg



“Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.” Benjamin Franklin



Em Setembro de 2010 assistimos a mais uma discussão opondo ciência e religião. Como sempre sem qualquer sentido. Para este caso em que as posições se extremaram, muito contribuíram os mídia. Como órgãos de (des)comunicação, provocando polêmicas entre religiosos invigilantes/fanáticos e cépticos materialistas/extremistas.

Em causa o novo livro de Stephen Hawking “O Grande Desígnio”, lançado uma semana antes da visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido. Em declarações pré-venda - numa estratégia a que José Saramago recorria habilmente - o cientista britânico garante que não foi Deus que criou o Universo, contrariando todas as suas teses anteriores. Vários líderes religiosos criticaram o astrofísico britânico.

Stephen Hawking afirma que o Big Bang - a grande explosão que originou o mundo - terá sido uma consequência inevitável das leis da física, o que contradiz a teoria que tinha defendido no passado, no livro “Uma Breve História do Tempo” Em 1998 Hawking sugeria que não existia qualquer incompatibilidade entre a existência de um Deus criador e a compreensão científica do Universo, chegando mesmo a afirmar que se a comunidade científica chegasse a descobrir a teoria completa, tal “seria o triunfo definitivo da razão humana” já que, nesse altura, “seria possível conhecer a mente de Deus”.

Porém, na sua recente obra Hawking critica a idéia de um criador e sugere que "Deus não tem mais lugar nas teorias sobre criação do universo, devido a uma série de avanços no campo da física". Afirma ainda que "por haver uma lei como a gravidade, o universo pode e cria-se a ele mesmo do nada. A criação espontânea é a razão pela qual algo existe ao invés de não existir nada, é a razão pela qual o universo existe, pela qual nós existimos", dizendo que o Big Bang foi simplesmente uma consequência da lei da gravidade.

O famoso astrofísico afirma agora que a ciência moderna não deixa lugar à existência de um Deus criador do Universo. Ele considera que a prova que sustenta o seu argumento é o fato de ter sido observado, em 1992, um planeta que girava em torno de uma estrela distinta do Sol. Hawking alega que essa observação comprova a possibilidade de existirem outros planetas e universos. O que significa, em seu entender, que se a intenção de Deus seria criar o Homem, então os restantes universos seriam redundantes. Esta descoberta seria como um marco contra a crença de Isaac Newton de que o universo não poderia ter surgido do caos.

Após as críticas de vários quadrantes religiosos, Hawking reacendeu a polêmica, numa entrevista à CNN. Questionado sobre qual pensa ser a razão da reação causada pelo seu livro The Grand Design, no qual defende que, “dada a existência da gravidade, o universo pode criar-se a si mesmo do nada”, o físico respondeu que “a ciência está cada vez mais a responder a questões que eram um território da religião”, disse, acrescentando que as explicações científicas são suficientes e que a “teologia é desnecessária”.

Com a luz do Espiritismo, gostaríamos de entrevistar Stephen Hawking para que nos pudesse esclarecer alguns pontos da sua nova teoria. Só os teimosos não mudam, mas analisando as declarações subjacentes ao seu novo livro há várias incoerências. Há quem interprete esta mudança como estando a falar de deus numa outra perspectiva e que esse deus estaria em torno do homem, o que pode originar falhas de comunicação.

Prof. Stephen:

- Sabe porque Voltaire dizia com bases sustentáveis “não acredito no deus que os homens fizeram, mas sim no Deus que fez os homens”?

- Alguma vez ouviu falar de Allan Kardec e o princípio espírita da pluralidade dos mundos habitados, que é uma convicção de qualquer pessoa humilde e de bom senso, e evidenciada pelas comunicações dos Espíritos Superiores? A propósito de Deus, bastava ter lido as 1ªs perguntas do Livro dos Espíritos de 1857.

- A prova que sustenta o seu argumento é o fato de ter sido observado, em 1992, um planeta que girava em torno de uma estrela distinta do Sol. Deixou de acreditar no Criador que defendia em 1998 no seu livro “Uma Breve História do Tempo” e depois em "Deus criou os Inteiros"?

- Não acha demasiado redutor esse deus em que acreditava? E se Deus não criou o universo, que fez ele? Ainda acredita que Deus e Jesus são a mesma entidade?

Um deus antropomórfico, que os homens imaginaram que os fez à sua imagem. É que é o mesmo que Voltaire sensatamente não acreditava! E nós também não cremos nesse criador. Quanto orgulho dos homens em considerarmo-nos os objetivos máximos da criação. E achar que outros planetas existem para nossa contemplação. Realmente há muitos dogmas na religião e na ciência oficial, das quais a humanidade ter-se-á que libertar com urgência.

- Não acha um retrocesso reincidir na hipótese insustentável que as leis da Natureza se criaram por geração espontânea? A doutrina espírita esclarece-nos que podemos encontrar a prova da existência de Deus “num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa.” Como é que concebe haver efeitos inteligentes (leis naturais) sem uma causa inteligente (primária divina)?

Desculpe as minhas limitações na interpretação das suas idéias mas não consigo acompanhar o seu raciocínio, o que é natural vindo dum “gênio” (sem ironias). Aguardamos as “suas respostas” Dr. Stephen, através do seu novo livro que esperemos seja mais elucidativo que as suas declarações. Fique em Paz e com a saúde física possível. Parabéns pelo seu exemplo e testemunho de perseverança mental.

Esta mudança de opinião revela o agnosticismo de Hawking, que naturalmente respeitamos. E o afastamento da linha de pensamento de Albert Einstein. Ficamos com este genial físico alemão quando diz: “Não há oposição entre a ciência e a religião. Apenas há cientistas atrasados, que professam idéias de 1880…”; “ A religião sem a ciência é cega, mas a ciência sem a religião é coxa; “ O acaso é o veículo que Deus usa para passar incógnito”; “o materialismo vai acabar por falta de matéria.”, entre várias citações sobre o tema.

Allan Kardec em 1857 já estava muito à frente do seu tempo tal como está e estará. O cientista francês desencarnou 10 anos antes da reencarnação de Einstein.

E o caro leitor, em que é que acredita? O que acha mais lógico e racional?

Pode consultar as 9 primeiras perguntas de “o Livro dos Espíritos” e terá as respostas para as suas dúvidas.

Destacamos a Questão nº8 - Que se deve pensar da opinião dos que atribuem a formação primária a uma combinação fortuita da matéria, ou, por outra, ao acaso?

R: “Outro absurdo! Que homem de bom senso pode considerar o acaso um ser inteligente? E, demais, que é o acaso? Nada.” (resposta dos Espíritos Superiores)

A harmonia existente no mecanismo do Universo patenteia combinações e desígnios determinados e, por isso mesmo, revela um poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso é insensatez, pois que o acaso é cego e não pode produzir os efeitos que a inteligência produz. Um acaso inteligente já não seria acaso. (comentário de Kardec)

Um dos serviços públicos relevantes que o Espiritismo presta à Humanidade é estabelecer a ponte entre Ciência e Religião, como Filosofia científica esclarecedora e religiosa consoladora que é. Devemos dar o nosso contributo para essa moderação pacífica.



“Fé inabalável é aquela que encara a razão de frente em todas as épocas da humanidade” Allan Kardec



Nuno Emanuel

CEPC – Roteiro de Luz - 2º semestre de 2010



Nuno Emanuel (Lisboa, Portugal)