BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 12 de dezembro de 2010

Focalizando o Trabalhador Espírita Aparecido Augusto de Carvalho

Aparecido Augusto de Carvalho

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

O entrevistado Aparecido Augusto de Carvalho é presidente da Use Regional de Ilha Solteira onde desempenha exemplar trabalho de unificação do movimento espírita. Carismático e humilde Cido, como é mais conhecido, goza de muito e merecido prestigio entre todos aqueles que o conhece. Além de sólida carreira profissional e de ser ótimo orador espirita, ainda encontra tempo para participar do afinado conjunto “Roda Viva” que congrega familiares e amigos.


Aparecido faça-nos por favor a sua apresentação.


Nasci em 22 de setembro de 1952, na cidade de Bebedouro, SP. Sou filho de Edson de Carvalho , desencarnado em 2000, e de Hilda Pina de Carvalho, que completará 80 anos em janeiro do próximo ano. Meus irmãos são, o Sergio, Ecólogo e Professor da UNESP, a Eliane, Assistente Social e o Ulisses, Psicólogo, desencarnado em 1998. Tenho 5 filhos, Naiara, Lívia, Natália, Raoni e Lorena, e uma neta, Valentina. Casei-me com Marlene Hernandes, também de Bebedouro, há 29 anos.


Qual a sua formação acadêmica e as atividades profissionais?


Estudei até o Ensino Médio, (Curso Científico) em Bebedouro. Formei-me em Engenharia Elétrica, modalidade Eletrônica, na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), em 1976, concluí o Mestrado em Engenharia Biomédica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1979, o Doutorado em Física Aplicada, no Instituto de Física de São Carlos, da USP, e realizei Pós doutorado em Engenharia Biomédica, na Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA, no período 1993-1994. Em 1979 e 1980 trabalhei em empresas de São Paulo que fabricavam equipamentos médicos. No final de 1980, ingressei como professor no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde atualmente sou Professor Titular. Fui durante os dois últimos anos (2008-2010) assessor do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) no Comitê de Engenharia Elétrica e Biomédica, atualmente integro a Comissão de Avaliação e Contratação (CAC) da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da UNICAMP, e nos próximos dois anos (2011-2012) ocuparei o cargo de Secretário da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica.


Você tem trabalhos publicados?


Sim. Tenho 1 capítulo de livro (em co-autoria), 22 artigos em revistas internacionais, 1 em revista nacional e 71 artigos completos em anais de congressos nacionais e internacionais na área de Engenharia Elétrica e Biomédica. Orientei até o momento 7 alunos de doutorado (sendo 2 em co-orientação), 17 alunos de mestrado e 70 trabalhos de alunos de iniciação científica (acadêmicos de Engenharia Elétrica).


De que forma conheceu a Doutrina Espírita e desde quando a pratica?


Minha mãe era médium de psicofonia e já me levava, quando eu tinha 5 anos, em reuniões mediúnicas, realizadas na casa de D. Benedita, em Bebedouro. Meu avô materno, Augusto Pina, teve problema de obsessão e tornou-se espírita ainda jovem. Desde menino eu gostava muito dos livros e lia com freqüência um velho exemplar de O Evangelho Segundo o Espiritismo, de minha mãe. A família de meu pai era católica. Aos 14 anos, após um convite formulado pelo amigo de escola Álvaro Japur Júnior e do dirigente espírita Alceu Vitório Magro, comecei a freqüentar reuniões da Pré-Mocidade e da Mocidade Espírita de Bebedouro, no Centro Espírita Do Calvário ao Céu. Em São Carlos, no período de 1972 a 1976, durante a graduação em Engenharia Elétrica, freqüentei a Sociedade Espírita Obreiros do Bem e fui secretário da antiga UNIME (União Espírita Municipal de São Carlos). De 1983 a 1985, quando retornei a São Carlos, novamente freqüentei a Sociedade Espírita Obreiros do Bem, participando mais ativamente da Mocidade.


A que Casa Espírita esta vinculado presentemente e quais os trabalhos que nela desenvolve?


Desde 1985, freqüento o Centro Espírita Cairbar Schutel, em Ilha Solteira-SP. Nesta entidade participo atualmente como expositor e passista nas reuniões de palestras e passes, médium esclarecedor e de psicografia na Reunião de Desobsessão, membro do Conselho Deliberativo e ministrando cursos eventuais, principalmente sobre passe e atendimento fraterno.


Poderia nos fazer um retrospecto de suas atuações no Movimento Espírita em geral e no de Unificação?


Minha primeira atuação mais ativa no Movimento Espírita foi como evangelizador na Escola de Evangelização Infantil do C. E. Do Calvário ao Céu de Bebedouro e na Campanha de Fraternidade Auta de Souza desta casa espírita, no período de 1968 a 1970. Em São Carlos atuei na Escola de Evangelização Infantil, na Campanha de Fraternidade Auta de Souza e na Mocidade, o mesmo ocorrendo posteriormente, durante vários anos no C. E. Cairbar Schutel de Ilha Solteira. Mais particularmente no Movimento de Unificação, meu primeiro trabalho foi como secretário da UNIME de São Carlos, a partir de 1972, durante alguns anos. Em Ilha Solteira, comecei a atuar no Movimento de Unificação a partir de 1986, estimulado pelo Sr. Aloísio Francisco da Silv a, que foi o pioneiro da Unificação nesta região. Desde setembro de 1994, estou na Diretoria da USE Regional de Ilha Solteira.


Como caminham as ações no âmbito da Use Regional de Ilha Solteira?


A USE Regional de Ilha Solteira abrange as casas espíritas das cidades de Andradina, Guaraçaí, Murutinga do Sul, Castilho, Itapura, Pereira Barreto, Sud Mennucci e Ilha Solteira. Entidades espíritas de Três Lagoas, cidade de Mato Grosso do Sul, também participam conosco nas atividades promovidas pelo Movimento de Unificação. As principais atividades desenvolvidas são: a) Escala de Palestras da USE (cada casa espírita recebe um expositor da USE a cada 2 meses). Participam 28 casas espíritas e 25 expositores; CONRESPU – Confraternização Regional Espírita de Urubupungá, realizada desde 1988, geralmente no 1º. Semestre; Encontro dos Trabalhadores Espíritas, realizado em outubro; Encontro das Mocidades Espíritas, realizado em agosto; ESPIRARTE – Encontro Espírita de Arte, realizado em novembro; Curso para formação de evangelizadores da infância; Seminários diversos sobre Mediunidade, ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita), Passe, Atendimento Fraterno, etc; Palestras com expositores de outras regiões do estado de São Paulo e do país. Portanto, embora as nossas limitações e haja muito espaço para aperfeiçoar as atividades desenvolvidas, pode-se afirmar que as ações no âmbito da USE Regional de Ilha Solteira caminham razoavelmente bem, graças a Deus, a Jesus e a grande ajuda da espiritualidade amiga.


Sabemos que existe um intercâmbio entre a URE de Três Lagoas e a USE de Ilha Solteira. Desde quando e como tem se mantido essa relação? Que atividades realizam conjuntamente?


Este relacionamento existe pelo menos desde 1986, época em que comecei a participar mais ativamente do movimento de unificação. Três Lagoas situa-se a 70 km de Ilha Solteira e a 45 km de Andradina, o que facilita o intercâmbio. A União Regional Espírita de Três Lagoas (URE), que é muito ativa, participa com a USE Regional de Ilha Solteira desde o planejamento anual de atividades. Atualmente 8 casas espíritas e 6 expositores de Três Lagoas fazem parte da Escala de Palestras da USE. Centros espíritas de Três Lagoas participam e sediam eventos promovidos pela USE Regional de Ilha Solteira, como a CONRESPU, o Encontro dos Trabalhadores Espíritas, o ESPIRARTE. A URE de Três Lagoas sempre convidam os espíritas de nossa região para os vários cursos, seminários e palestras promovidos pela Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, em Três Lagoas.


Quais os últimos eventos realizados e os que estão programados?


Os últimos eventos foram o Encontro dos Trabalhadores Espíritas realizado em outubro em Andradina e o ESPIRARTE, realizado no dia 28 de novembro em Pereira Barreto, encerrando os eventos deste ano de 2010. Deverá ser realizada uma reunião, no início de dezembro, para o planejamento das atividades de 2011.


Qual sua avaliação acerca da expansão do Espiritismo?


É fácil constatar o grande crescimento do interesse da população brasileira pelo Espiritismo. As casas espíritas têm recebido, a cada dia, um número maior de freqüentadores. Verificamos também o incremento do interesse da mídia, porque os temas espíritas trazem muita audiência. Pena que a nossa mídia, com poucas exceções, aborde os assuntos de maneira superficial priorizando o retorno financeiro. Há um número elevado de livros sendo lançados, alguns que pouco ou nada acrescentam, mas alguns excelentes, que vêm trazer contribuição para o Espiritismo.


Você acha que o Movimento Espírita tem acompanhado convenientemente essa performance?


Apesar do grande trabalho que realiza a Federação Espírita Brasileira e as federativas estaduais considero que o movimento espírita não tem acompanhado essa performance, por culpa nossa, os trabalhadores espíritas. Precisamos ler mais, meditar mais e praticar muito mais sobre o contido na mensagem do espírito Erasto, que está no ítem 4, do Capítulo XX de O Evangelho Segundo o Espiritismo, intitulada Missão dos Espíritas, e na mensagem do Espírito da Verdade, que está no ítem seguinte, denominada Os Trabalhadores do Senhor. Precisamos ser mais devotados e abnegados pela causa espírita. Colocá-la como uma das grandes prioridades de nossas vidas. Estimular, nos que estão começando no Espiritismo, a leitura e o estudo das obras básicas da Codificação, os livros psicografados pelo Chico Xavier, principalmente os de Emmanuel e André Luiz, os psicografados pelo Divaldo Pereira Franco e Yvone Pereira. A Doutrina tem uma quantidade enorme de excelentes livros, mas seria importante enfatizar a importância de se ler as obras consagradas da Doutrina.


O que acha estar precisando de alguma correção de rumo?


É importante que haja rodízio nas diretorias das instituições espíritas. Aquelas pessoas que tem uma influência muito forte na casa espírita, seja porque o consideram com muita experiência na prática doutrinária ou porque estudou um pouco mais que os outros, mesmo bem intencionadas, acabam prejudicando o desenvolvimento das instituições. Há casas espíritas nas quais não se toma uma decisão sem o aval de uma determinada pessoa. Isto é muito ruim, porque é muito mais fácil uma pessoa ter uma visão equivocada de certo assunto, que um conjunto de pessoas, que discutem, analisam, antes de tomar uma decisão importante para a instituição. Às vezes, porque uma pessoa fez uma faculdade, estudou um pouco mais, desdenha as opiniões dos demais, impõe a sua, trazendo muitos embaraços e retardando o progresso da casa espírita.


E as atividades artísticas do vosso grupo musical Roda Viva?


Estão indo razoavelmente bem. Fizemos uma apresentação no V ESPIRARTE realizada no último domingo de novembro.


Algo mais que queira acrescentar?


Apenas lembrar a mensagem do Espírito da Verdade, transcrita no Capítulo XX, item 5, de O Evangelho Segundo o Espiritismo: Felizes serão aqueles que disserem aos seus irmãos: “Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, para que o Senhor encontre o trabalho terminado quando chegar.” Pois a esses o Senhor dirá: “Vinde a mim, vós que sois os bons trabalhadores, vós que fizestes calar os vossos melindres e as vossas discórdias, para não deixar a obra inacabada!”



]









LEGENDA: Cido aos dois anos de idade; no Tiro de Guerra, Cido no casamento com a esposa e respectivos pais; com a familia; Cido tendo a cidade de Tiradentes ao fundo, em 2010; Dirigindo o CONRESPU 2010, em Murutinga do Sul; Cido, à direita, com companheiro do C.E. Chico Xavier, em Ilha Solteira; o conjunto Roda Viva participando do ESPIRARTE 2006, em Araçatuba; Cido no CNPQ em 2010.


OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

Bazar Beneficente da TCC- Transitória Casa do Caminho Diadema, SP

BAZAR BENEFICENTE DA TCC

A Transitória Casa do Caminho (TCC) convida todos os amigos e familiares a prestigiarem o seu "BAZAR BENEFICENTE", que é realizado de segundas às sextas feiras, das 10:00 horas às 17:00 horas, no Novo Salão da TCC (localizado na Rua Vicente Ádamo Zara, nº 230, Centro, Diadema, SP, Telefone: (011)4056-2008).

No Bazar Beneficente são vendidos produtos novos e usados de excelente qualidade, a preços módicos, sendo que a arrecadação é revertida para as obras assistenciais da TCC!!!

Ainda, a TCC aceita doações de brinquedos, roupas, calçados e móveis que se encontrem em bom estado! Os interessados poderão procurar a TCC!

“Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; mas, dentre elas, a mais excelente é a caridade” (Paulo, 1ª Epístola aos Coríntios, Cap. XIII, vv. 1 a 7 e 13).

Abraços Fraternos!!! Divulgação LELA/TCC

(Informação recebida em email de Divulgação Luz e Amor divulgacaoluzeamor@terra.com.br)

Pronta a 2ª. Edição do Livro “O Vôo da Garça”

O “O Vôo da Garça” de autoria de JHON HARLEY MADUREIRA MARQUES, escritor de Pedro Leopoldo, MG, cuja primeira edição se esgotou rapidamente, esta agora disponível em sua edição segunda. O livro conta a trajetória do médium Chico Xavier desde seu nascimento em 1910 até sua mudança para Uberaba no ano de 1959. A obra de John Harley é um paciente trabalho de pesquisas junto aos órgãos de imprensa e depoimentos de pessoas que conviveram com Chico Xavier. Abaixo os momentos do lançamento do livro no dia 08 de julho de 2010, quando o autor foi agraciado pela Câmara Municipal de Pedro Leopoldo com a Comenda Chico Xavier (indicação do presidente da Câmara, o Sr. Reginaldo Saraiva). Na mesma noite, o presidente da FEB, Nestor Masotti foi agraciado com o diploma e medalha do centenário. Em razão da impossibilidade de comparecer, Nestor Masotti indicou o presidente da AME de Pedro Leopoldo, Jhon Harley para recebê-la em seu nome. A pessoa indicada para entregar foi o ex-jogador da seleção brasileira, Dirceu Lopes.





JHON HARLEY


JHON HARLEY ENTRE D. CIDÁLIA, IRMÃ DE CHICO XAVIER E SUA MÃE D. ARLETE


COMENDA CHICO XAVIER


JOHN HARKEY E DONA WANDA JOVIANO


PÚBLICO PRESENTE


JHON LADEADO POR NATÉRCIA E O ESPOSO DELA JOSÉ ISSA FILHO


JOHN HARLEY E DIRCEU LOPES


JOHN E A ESPOSA RENATA


JOHN HARLEY E O LIVRO DE SUA AUTORIA

O dueto Vozes Eternas no Oficina de Luz Carapicuíba, SP

(Informação em email de Bruno Rodrigues)

Fundada a AJE- Rio Associação Jurídico Espírita do Estado do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, RJ

FUNDADA AJE RIO
Num clima de muita emoção, ontem, 08/12/11, Dia da Justiça, na sede do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro - CEERJ, foi fundada a Associação Jurídico Espírita do Estado do Rio de Janeiro, AJE-RIO. A primeira diretoria ficou assim constituída: Joaquim Mentor - Presidente - Hélio Ribeiro Loureiro - Vice Presidente de Eventos - Fábio Souza - Vice Presidente de Ensino Jurídico Espírita - Cristina Targino - Secretária - Célio de Azevedo Faria - Tesoureiro. A sede provisória da AJE-RIO é no mesmo endereço do CEERJ, ou seja, Rua dos inválidos, 182 - Centro - Rio de Janeiro - RJ. Por fim, agradecemos o apoio incondicional do CEERJ, nos cedendo suas instalações para as nossas reuniões.

(Informação de Hélio Ribeiro repassada em email por Eugênia Maria)


SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, BRASILIA, DF. FOTO ISMAEL GOBBO

Rádio Espírita Campinas Programação Semanal

Se desejar excluir seu email, por gentileza, escreva para contato@radioespirita.org.br


Rádio Espírita Campinas - Programação Semanal

www.radioespirita.org.br

Sexta-feira

10/12, 20h30

Programa Observatório Espírita

Um panorama da imprensa espírita

Confira os periódicos

"Jornal Comunicação Espírita" e Jornal "Despertador"

Domingo

12/12, 19h

Programa Opinião Espírita

A cultura espírita ao alcance de todos

“Divulgação e Comunicação do Espiritismo: balanço e perspectivas”

Uma análise de como foram e como serão os trabalhos da ADE CAMPINAS

Participam do programa: Ricardo Galdino, Carlos Garcia, Gustavo Montagner e Dermeval Carinhana

Editorial

Uma publicidade em larga escala, feita nos jornais de maior circulação, levaria ao mundo inteiro, até às localidades mais distantes, o conhecimento das ideias espíritas, despertaria o desejo de aprofundá-las e, multiplicando-lhes os adeptos, imporia silêncio aos detratores, que logo teriam de ceder, diante da ascendente opinião geral.

Allan Kardec, Projeto 1868

Chegando ao final de mais um ano, é muito tradicional o desejo de todas as pessoas em fazer um balanço deste período que se finda, além de planejar suas atividades para o ano que se inicia. Da mesma forma, a ADE Campinas, através de sua Web Rádio Espírita, faz uma retrospectiva daquilo que de mais interessante aconteceu durante o ano, além de lançar um olhar sobre os caminhos da Divulgação Espírita para 2011.

.

Tecnologia, parcerias, estudos, palestras, literatura e outros assuntos ligados à Divulgação Espírita serão abordados e nos darão um panorama do trabalho realizado e o que nos espera dentro de um futuro próximo.

Texto: Ricardo Galdino

19h 50

Programa Encontro Marcado

A proposta espírita levada ao ambiente de trabalho

“Maturidade Emocional"

20h

Programa Nos Caminhos do Saber

Uma reflexão sobre os assuntos do cotidiano, na busca do verdadeiro significado da vida

"Mini Cine Tupy"

Participam do programa: Aglaê Silveira, Marisa Allen e Éder Fávaro

Produção e Apresentação:

Área Cultural do Instituto Brasileira de Psicoterapia Autógena

www.caminhandojuntos.org

20h30

Programa Galeria de Idéias

As pessoas e idéias que contribuem para a melhor

“A origem do café”

Conheça a importância social do nosso "cafezinho"

Terça-feira

14/12, 21h

Programa Conheça Kardec

O ambiente espírita à época de Allan Kardec

Artigo

“Um espírito no enterro de seu corpo”

Revista Espírita, dezembro de 1858

Associação de Divulgadores do Espiritismo de Campinas

www.adecampinas.org.br


Apoio Cultural

Livraria Espírita Ponto de Luz

www.seulivroespirita.com.br

(Informação em emails de Rádio Espírita Campinas contato@radioespirita.org.br e Otavio Cunha)

No próximo domingo palestra na ASIC Ferrara, Itália

Associazione Spiritica Il Consolatore – ASIC di Ferrara

Data: domenica 12 Dicembre/2010

Ore: dalle 14:00 alle 16:00 (Osservare l'orario)

Indirizzo: Via Casoni, 6/1 – Casumaro (FE)

Il tema del giorno sarà: “6º Congresso Spiritico Internazionale – Siamo Spiriti Immortali”

Programmazione:

14:00 – Preghiera di apertura con lettura del “Vangelo Secondo lo Spiritismo”

14:15 – Con la parola "Joana Shu e Marcio Recchia"

15:45 – Spazio per dubbi e proposta di temi per lo studio in gruppo

16:00 – Preghiera di chiusura con lettura di un messaggio per la settimana

Potete invitare a chiunque sia interessato, italiani, brasiliani od altra nazionalità.

TUTTI SARANNO BENVENUTI!!!!!

Vi invito anche a partecipare dal grupo di studio, tutti i martedi alle ore 20 , nello stesso indirizzo!

Un ottima e benedetta settimana a tutti quanti!

Eliane e Fabricio

Cellulare: 320 6992168

Email: pizzolatto@hotmail.it

(Informação em email de Cláudia Werdine, Madrid)


Mesa no 6º. Congresso Espírita Mundial, Valência, Espanha. Foto: Armandine e Dominique

Confraternização de Natal no Sir William Crookes Spiritist Society Londres, UK

(Informação recebida em email de Elsa Rossi)

Os tesouros no céu

Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde os ladrões escavam e roubam;

Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam;

Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.

Mateus 6: 19 a 21



Mesquita de Omar ou Domo da Rocha visto do Monte das Oliveiras. No local ficava o templo de Jerusalém. Foto Ismael Gobbo

A oração do Pai Nosso

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

Venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje;

E perdoa-nos as nossas dividas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;

E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal; pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Assim Seja.

Mateus 6: 9 a 13)


PEREGRINOS ORAM JUNTO AO MURO OCIDENTAL, ÚNICA PAREDE QUE RESTOU DO TEMPLO DA ÉPOCA DE HERODES, EM JERUSALEM. FOTO: MARGARIDA LOPES DE ARAUJO. 10/2010

Programa Muitas Vidas na TV Santa Cecilia Santos, SP

Olá Amigos!

Neste sábado dia 11/12, às 11:00 horas, no Programa Muitas Vidas na TV Santa Cecilia,

a entrevistada será Claudete Gonçalves,

com o tema

"Estresse",

Nos esclarecerá do porque as pessoas se estressam,

Deixamos "tudo de lado" quando estamos bem com a vida?

Como fica nossa programação reencarnatória?


É preciso ser feliz?

Tudo isso sábado dia 11 às 11 da manhã pela Santa Cecilia TV: canal 13

da NET e em UHF (antena) canal 52

O Programa Muitas Vidas agora está na internet pelo Santa Cecilia TV.

Acesse : santaceciliatv.com.br

ao abrir a página em que consta WEBTV,é só clicar em "assista ao vivo" e a programação está no ar.

Não perca. Divulgue!!!!

“A maior caridade que praticamos em relação à Doutrina Espírita é a sua divulgação.” (Emmanuel)


(Informação em email de Rose Moliterno)

A Obra de André Luiz na visão dos Espíritos. Os primeiros três livros

GERALDO LEMOS NETO

FOTO POR ISMAEL GOBBO

Geraldo Lemos Neto

Casa de Chico Xavier de Pedro Leopoldo

Editora Vinha de Luz

Francisco Cândido Xavier, não obstante as inúmeras responsabilidades familiares, profissionais, doutrinárias e caritativas, comparecia entre os anos de 1934 e 1952 ao Culto do Evangelho no Grupo Doméstico Arthur Joviano, na sede da Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo, realizado semanalmente pela família do Dr. Rômulo Joviano, sempre às terças-feiras. Nessas ocasiões inesquecíveis um verdadeiro tesouro de bênçãos espirituais vertia dos planos da espiritualidade maior através da mediunidade de Chico Xavier, não somente para confortar os presentes, mas, e principalmente, para legar à posteridade um testemunho inequívoco do próprio trabalho da psicografia que se materializava na Terra sob a forma dos livros que vinham surgindo para o esclarecimento de todos.

Durante aqueles 18 anos de convívio íntimo, o reduto do lar da família Joviano foi o pouso abençoado na face do mundo onde os espíritos superiores, e notadamente Emmanuel e Neio Lúcio, vinham dar notícias da obra espiritual em andamento, opinando e deixando para nós a sua própria visão sobre os vários livros sendo escritos naquela época.

Este tesouro de luz, após a desencarnação de Chico Xavier, foi entregue por Wanda Amorim Joviano aos nossos cuidados para que pudéssemos trazê-lo a lume pela publicação, possibilitando à comunidade espírita cristã tomar ciência das luminosas assertivas de Emmanuel e Neio Lúcio acerca dos livros mediúnicos da lavra de Chico Xavier. Dentro deste escopo muito relevante é a opinião dos dois mensageiros do além sobre a obra que o espírito de André Luiz escrevia.

Assim é que vamos ter conhecimento que em 31/03/43 Emmanuel faz a primeira menção a um novo amigo ( André Luiz ) escrevendo que ele viria trazer-nos pequena série de impressões da vida além túmulo, vendo no empreendimento uma realização muito interessante e proveitosa.

Sobre Nosso Lar escreve Emmanuel, encarecendo o valor da experiência que nos é trazida, e a excelência de semelhante serviço, dizendo que o autor pretendia oferecer todos os detalhes possíveis de sua permanência numa colônia de transição, apenas uma dentre as milhares de colônias dessa natureza, e tão diversas entre si, quanto aos pormenores de organização, quanto são as cidades que rodeiam a face da Terra.

Neio Lúcio já alertava que os melhores trabalhos são os que proporcionam os valores educativos para o espírito imortal que vai vencer a morte e transpor os séculos. Escreveu o benfeitor que as sugestões deste livro são imensas e valem como programas valiosos para todos os departamentos de atividades na Terra. Sem que nós sintamos diante de sua leitura nossa mente se desloca para as esferas mais altas.

Ao término da psicografia de Nosso Lar, Emmanuel comparece em 8/9/43 expressando sua satisfação desejando que André Luiz continue desfazendo certos enganos e colocando a responsabilidade do homem no lugar devido. Reconhece que não é fácil atender aos esforços dessa natureza no serviço de amor às construções espirituais.

Em 8/12/43 é Neio Lúcio quem escreve satisfeito pelo início da grafia de Os Mensageiros, pedindo a Jesus permita a André Luiz a edificação de mais um detalhe da construção espiritual já mentalizada pelos que nos orientam das esferas mais altas, uma vez que o trabalho educativo é muito grande nessas páginas iniciadas com Nosso Lar. Elas preparam de modo mais eficiente, gravam noções mais reais dos esforços dos desencarnados. O espírito de compreensão se fará mais produtivo, mais espontâneo, face a essas revelações curtas, mas singularmente expressivas!

E continua Neio Lúcio :

Sobre Os Mensageiros, as teses são as mais complexas, os assuntos mais palpitantes. É um mundo novo para a responsabilidade individual. Diz ainda que este esforço fora muito estudado pelos planos mais altos antes da organização que se alcançou. São observações de caráter universalista. Para a educação espiritual do indivíduo encarnado Os Mensageiros apresenta ilações muito graves pela exatidão dos conceitos a que chegou André Luiz, aproveitando todas as possibilidades de simplificação ao seu alcance. Concluindo o benfeitor que vivemos uma época de grandes revelações interiores. O livro é serviço valioso pelos detalhes técnicos que oferece, relativamente ao trabalho de intercâmbio e cooperação entre o plano espiritual e o plano da carne.

Emmanuel em 1/11/44 escreve que cada página de André Luiz tem de ser muito estudada para observarmos até que ponto podemos ser úteis nesses adiantamentos da verdade. Daí a necessidade de vagar e maturação de cada raciocínio. Há que obedecer outros que no mais além nos dirigem e que desejam com justiça saber o que estamos fazendo com os ensinamentos que nos dão. Estabelecer a média do que deve ser dito com as possibilidades gerais de todos aqueles aos quais o trabalho se destina, é serviço que se efetua depois de muitos exames, sugestões, retoques do assunto e várias discussões. É um relatório quase da vida dos homens encarnados na esfera dos que se encontram fora dos círculos carnais e vice-versa, e as afirmações requerem muita medida. Somos trabalhadores entre maiores espirituais e crianças do entendimento. É indispensável atender a todos, sem ferir a nenhum. E completa antecipando a chegada de Missionários da Luz : Estamos discutindo a melhor maneira de sua tese relativa à oração.

Em 31/01/45 Emmanuel escreve que Missionários da Luz não está distante do término e completa : Urgem simplificar para não complicar e reduzir o alimento com proveito para que não haja distúrbios na assimilação.

Mais adiante em 11/04/45 escreve Emmanuel : Missionários da Luz é trabalho novo que reputamos de muita importância para despertar consciências adormecidas. Urge arrebatar as concepções gerais ao campo menos digno do menor esforço. Impossível a preponderância de tais ilusões. É por isto que desejamos fazer soar o sino da realidade. Nem céu, nem mundos felizes imediatos, mas “nós mesmos”, com as nossas virtudes e defeitos, edificações e deficiências, bracejando nas águas da luta universal por nos fazermos dignos do Pai que nos deu a vida. Semelhante serviço é roteiro para as consciências mais avisadas, que estejam efetivamente interessadas em espiritualização.

Em 18/04/45 Chico Xavier termina a psicografia de Missionários da Luz e o espírito de Neio Lúcio, expressando a sua satisfação, escreve : Essas páginas são toques de alarme espiritual, despertando corações e consciências. Muitos amigos espirituais prestaram a ele o concurso de que podiam dispor, a fim de que o seu livro fosse terminado e entregue à circulação das idéias renovadoras. Com o tempo, observarão as vivas claridades que jorram dessa fonte. As narrativas de Nosso Lar e os esclarecimentos de Os Mensageiros constituem como que um curso de introdução ao entendimento das atividades do homem além do túmulo, que, em Missionários da Luz foram destacadas com muito critério e observações legítimas. Vocês observarão que extraordinários caminhos se desenham para o pensamento, abrindo-lhe esferas novas de serviço salvador.

Fonte das citações : “Sementeira de Luz” de Chico Xavier pelo espírito de Neio Lúcio e “ Deus Conosco” de Chico Xavier pelo espírito de Emmanuel

www.vinhadeluz.com.br

(Texto recebido em email de Geraldo Lemos Neto e Suzuko Hashizume)

Programação do Ação 2000 – A visão espírita da noticia Rede Boa Nova de Rádio

ASSOCIAÇÃO DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DE SÃO PAULO

SÃO PAULO, 07 DE DEZEMBRO DE 2010

Release

“UM DESEJO A CADA 25 MINUTOS”– Entrevista com Jon Stettner, presidente da Fundação Make-a-Wish (Faça um Desejo) ONG dedicada a realizar sonhos de crianças gravemente doentes, com 30.000 voluntários espalhados por 37 países, incluindo o Brasil. Entrevista de páginas amarelas da revista VEJA de novembro de 2010, de autoria da jornalista Gabriella Sandoval.

O tema acima será analisado e discutido pela equipe do programa AÇÃO 2.000 - A VISÃO ESPÍRITA DA NOTÍCIA. O slogan do programa: “A ADE comenta e analisa o assunto, mas não fecha a questão”. Vale lembrar, que a transmissão é ao vivo, neste sábado, dia 11 de dezembro de 2010 às 8 horas, pela REDE BOA NOVA DE RÁDIO.

Participam do programa como comentaristas, os comunicadores da ADE-SP Mercedes Marin, Tarcízio Bazílio, Leonardo Kurcis e Ivan Franzolin.

Direção: Éder Fávaro.

Sintonize a rádio em AM 1450 (Capital e Grande São Paulo). Em Sorocaba e Região Sudoeste - SP: 1080 - Brasil : Via Parabólica: Leiloação TV (Canal do Boi) e pela internet ao vivo ou gravado no site www.radioboanova.com.br

Os ouvintes podem participar pelo Tel. 0800.9795011 ou pelo e-mail: rede@radioboanova.com.br

Deodora Pachicoski

Assessora de Imprensa da ADE-SP

www.adesaopaulo.org.br e imprensa@adesaopaulo.org.br

(Informação em email de Éder Favaro)

Programações do Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental Goiânia, GO

Convite Sexta Feira Cultural do Batuíra: Coral Vida e Luz

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental realiza no dia 10 de dezembro, sexta-feira, às 20 horas, no anfiteatro da entidade, mais uma apresentação sócio-cultural com entrada franca.

Você é nosso convidado para compartilhar saúde com os usuários do Instituto e com a comunidade.

A entidade estará recebendo o Coral Vida e Luz que conta com um vasto repertório, sendo atualmente regido pela Maestrina Bianca Almeida e coordenado por Iolanda Gomes. Possui 53 integrantes, divididos em 4 naipes, sendo destes, um violinista, um tecladista e um percussionista, além de 2 solistas profissionais.

Em outubro de 2010 o Coral esteve na Espanha, na cidade de Valência, onde se apresentou durante o 6º Congresso Espírita Mundial.

Suas ações sociais procuram atingir todas as pessoas que buscam na música um lenitivo para fortalecer a alma e alegrar-se com a oportunidade de viver.

Marque na sua agenda:

Quando: 10 de dezembro
Local: Anfiteatro do Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental (próximo ao Shopping Flamboyant)
Endereço: Avenida Eurico Viana, Quadra 44, Setor Jardim Goiás - Goiânia/GO
Horário: 20:00 horas

Informações: www.batuira.org.br ou (62) 3281 0655

*-*-*-*-*-*-*-*-*

SOS Batuíra: frutas, suco em pó, alho e café

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de frutas, suco em pó, alho e café para os mais de 60 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou dependência química.

Informações: fone (62) 3281 0655 ou pelo site: www.batuira.org.br

*-*-*-*-*-*-*-*-*

Colabore com a entidade que há vários anos auxilia com a saúde de tantos necessitados.

Agradecemos a sua atenção!

Diga sim a Vida!

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental respeita a sua privacidade e utiliza o e-mail como forma de divulgação das suas atividades, oferecendo uma oportunidade de apresentar seu trabalho para a sociedade e buscando incentivar as pessoas e empresas a colaborarem com uma entidade séria e com mais de 60 anos de serviços prestados aos carentes portadores de transtorno mental e alcoolismo. Caso não queira mais receber nossos informativos, responda este e-mail e informe o assunto: Remover. Muitos pacientes que atendemos, não tem consciência de quanto você pode compartilhar, mas você tem. Visite www.batuira.org.br

(Informações em email do batuira@batuira.org.br)

Trabalhadora do C.E. Humberto de Campos realiza exposição Florações São Luis, MA

A paper designer Rosemary Araujo, trabalhadora do CEHC, estará em cartaz na Galeria Maggiorasca no período de 8/dezembro/2010 a 3/janeiro/2011. A mostra FLORAÇÕES, um misto de flores e orações, é composta de 20 quadros, todos com dimensão de 40x40cm e técnicas variadas da arte com papeis, trazendo diferentes versões para cada uma das dez orações escolhidas e decoradas com flores, numa celebração à prece e ao clima natalino.

Essa é a segunda exposição de Rosemary. A primeira foi realizada no Espaço de Arte do Fórum Astolfo Serra, do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, em setembro passado. A primeira coleção disponibilizada à apreciação pública traz orações como O Pai Nosso, do Amanhecer, Salmos e outras preces de adoração a Deus. “Esse trabalho está em harmonia com o período que estamos vivendo, a chegada do Natal. É uma celebração à vida, à amizade, ao amor”, comenta.

Servidora da Justiça do Trabalho do Maranhão há 19 anos, a piauiense Rosemary Araujo desenvolve seu trabalho atualmente no Centro de Memória e Cultura (Cemoc) e, desde 1997, dedica-se às artes com papel.

A paper designer é autodidata. Ela iniciou suas atividades na área de encadernação, criando peças de papelaria fina personalizadas, cartões de visita, convites e caixas decorativas. Ao longo do tempo, a artista encarou novos desafios, na busca constante de aperfeiçoamento. Hoje, passeia com domínio de manuseio e conhecimento prático pelas técnicas Embossing (permite a criação de diversas formas impressas em relevo no papel), Punch Art (arte decorativa com furadores artesanais de papel), Quilling (decoração com tirinhas estreitas de papel enroladas, formando figuras num design variado) e Scrap Decor (vertente da decoração de álbuns personalizados, adaptada à decoração), em variadas combinações.

O estudo faz parte do processo de amadurecimento artístico de Rosemary. Por meio de pesquisas constantes, experimenta novas possibilidades, conhece novos materiais, que vai combinando e inserindo em suas criações, tornando-as singulares e harmônicas. O estímulo para expor veio do reconhecimento de familiares, amigos, clientes e de outros artistas do papel, admiradores do trabalho de Rosemary.


Técnicas:

EMBOSSING = permite a criação de diversas formas impressas em relevo no papel, utilizando boleadores e moldes de stencil metálicos vazados com desenhos variados, podendo ser adicionadas cores e texturas ao desenho ou deixá-lo ao natural.
PUNCH ART = arte decorativa com furadores artesanais de papel. Há no mercado uma enorme variedade de figuras e tamanhos de furadores, e a combinação entre eles possibilita o desenvolvimento de criativas peças, mesmo para quem não domina a técnica. “Punch” (ou confete) é a figura que se extrai dos furadores.
QUILLING = há registros de que esta técnica tenha surgido por volta do Século XV, quando freiras francesas decoravam objetos religiosos utilizando “filigrees”, ou seja, tirinhas estreitas de papel enroladas, formando figuras num design variado. No Século XVIII, o trabalho em filigrees se tornou popular na Inglaterra, mas o nome "Quilling" só foi adotado quando a técnica se espalhou pelas colônias americanas, sendo esta nomenclatura utilizada porque os rolinhos eram feitos com penas de ganso – os "quills".
SCRAP DECOR = vertente do “scrapbooking” (decoração de álbuns personalizados), adaptada à decoração, sendo utilizada em objetos como quadros, porta-retratos, caixas, dentre outras infinitas possibilidades, combinando variados materiais, mas tendo o papel como matéria-prima.

Contatos:

98.9973.9934

artemagistra@gmail.com

http://artemagistra.blogspot.com

Serviço:
FLORAÇÕES, da paper designer Rosemary Araujo
Local: Galeria Maggiorasca (Av. Litorânea, 11 - Calhau - São Luís-MA)
Em cartaz de 8/dezembro/2010 até 3/janeiro/2011, com visitação das 16h às 23h, diariamente.

Luz e Paz!

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO
Centro Espírita Humberto de Campos-CEHC
Av. Projetada, s/n - São Cristóvão II - São Luís-MA - 65.099-110
Tels.: 98.3236.6468 / 8117.7513 (falar c/Lourdes)
centroespiritahumbertodecampos@gmail.com

(Informação em email do CEHC)

Palestra com Raul Teixeira em Limeira, SP

JOSE RAUL TEXEIRA

DIA: 20/01/11

HORARIO: 19hs30

LOCAL: NOSSO CLUBE

Nesta data estaremos comemorando o 50 anos de fundação da A. E. E. E. Francisco de Paula Victor..

Vamos divulgar pessoal...

Aguardem mais noticias...

Newton

USE Limeira

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)


Foto: José Aparecido dos Santos

Ciclo de Palestras com Dr. Alirio Cerqueira Filho Região dos Lagos e Norte Fluminense

Informações em email de Nelio Luzze)

Feira de Livro Espírita e Outros Salvador BA

Cultura, artesanato e serviços de saúde

no Canal do Imbui

A 1ª Mostra de Livro Infantil (com livros espíritas também) e Feira de Artesanato do Canal do Imbuí, dias 11 e 12 de dezembro, prometem mobilizar a comunidade, incentivar o acesso ao livro e à leitura e estimular a família a refletir sobre a importância da literatura na educação dos filhos, a melhor das alternativas contra a avalanche das mídias, em especial o que circula na web, games e celular.

Realização do Colégio Gregor Mendel, o evento tem o apoio da Prefeitura, Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, Instituto Mauá, editoras SEGLivros e Xaxado, Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Unime Salvador, entre outros.

O parque recreativo do Canal do Imbuí, entregue ao público nesse semestre, está subutilizado e a população cobra iniciativas que tornem o local próprio para o lazer, além do esporte, com atividades artísticas e culturais. Desse desejo é que nasceu o projeto de ocupação da praça.

Segundo os organizadores, a 1ª Mostra de Livro Infantil e Artesanato terá, além da exposição, sorteios e promoções de livros e produtos do artesanato baiano, a apresentação de teatro infantil com crianças de 8 a 13 anos, contadores de histórias e serviços de saúde oferecidos pela Unime Salvador, como teste de glicemia, tipagem sanguínea, avaliação da pressão arterial e aulas de ginástica e jogos. Tem também literatura de cordel, muita pipoca e algodão doce para a gurizada tudo 0800.

O evento começa às 16h e encerra às 21h.

História do Imbuí

O bairro do Imbuí nasceu por volta de 1978, quando foram entregues as onze torres de doze andares, com 528 unidades residenciais do Condomínio Rio das Pedras. Às margens da Avenida Paralela, logo seria batizado de Imbuí, nome herdado da inauguração dos vizinhos Condomínio Parque Residencial Vivendas do Imbuí, com 8 torres, e Moradas do Imbuí, com 4.
Hoje, plenamente urbanizado, o Imbuí ampliou seus limites, absorvendo o Conjunto Guilherme Marback em direção ao tradicional bairro da Boca do Rio, avançando até as Dunas da Bolandeira, enquanto margeia a antiga Avenida Vale do Cascão, atual Avenida Jorge Amado. Rumo a Avenida Pararela, incorporou os Condomínios Amazônia, Vivenda do Futuro e Solar dos Pássaros, mas não parou aí a sua expansão, pois encostou na Reserva Florestal de Pituaçu e finalmente absorveu também o Condomínio Vilas do Imbuí, que fica ao lado do Extra Paralela.

Pode-se dizer sem erro que a comunidade do Imbuí adquiriu um considerável nível de autonomia de comércio, cultura e serviços básicos, estruturado numa arquitetura de imóveis verticais, com mais de sete mil apartamentos e uma população superior a quarenta mil habitantes.
Típico bairro de classe média, não para de crescer. Tem muito mini-shoppings, supermercados, colégios - públicos e privados - e diversas faculdades, assim como agências bancárias. Recentemente ganhou o parque recreativo do Canal do Imbuí, após obras de drenagem, saneamento e urbanização realizadas pela Prefeitura de Salvador. Nos últimos cinco anos, registra intenso crescimento imobiliário, o que requer do poder público uma atenção especial no que diz respeito ao planejamento urbano de Salvador

(Informação em email de Mara Freitas)