BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 22 de janeiro de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita Pedro de Almeida Lobo

Pedro de Almeida Lobo

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita


O entrevistado Pedro de Almeida Lobo, mais conhecido por Lobo, é um trabalhador espírita residente na cidade de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul. Ótimo orador, tem feito palestras por grande parte do território brasileiro. Formado em Odontologia, Direito e também em Musica, Lobo dirige o excelente coral espírita “A Voz do Cruzado Pantaneiro” que já gravou CDs e vem se apresentando nos eventos espíritas.


Lobo, pode nos fazer sua apresentação?

Sou Pedro de Almeida Lobo, nascido no dia 27 de fevereiro de 1941, na cidade de Poconé
MT, filho de Salvador Correia de Almeida Lobo e Laudelina Manoela da Silva. Casado com
Balbina Melquíades Lobo, possuimos três filhos, Antônio Roney Antônio Roney Lobo,
Adriana Rita Lobo e Arley Regina Lobo e três netas, Mariana Santos Lobo, Nuala Lobo
Cambará e Mariah

Lobo Souza.

Qual sua formação acadêmica ?

Fiz os cursos superiores de Odontologia, com especialização em Cirurgia e Radiologia oral; Música, com especialidade em harmonia instrumental e Direito.

Como conheceu o Espiritismo e há quanto tempo?

Em 1961, em Cáceres –MT, conheci o Centro Espírita Mateus. Era uma quarta-feira. A palestra foi feita pelo sargento Arquiduque. O tema era Reencarnação. Sua didática, técnica e conteúdo foram esclarecedores. Apesar de ser muito jovem, aquelas palavras me tocaram fundo. Passei a meditar sobre elas. Subtenente Lobo meu futuro sogro fazia parte da diretoria do centro. Aproveitei para me aproximar dele através de perguntas sobre Espiritismo. Ele passou a me explicar e aconselhou-me a ler as Obras Básicas de Allan Kardec. Comecei lendo O Livro dos Espíritos. Na sequência A Gênese, O Céu e o Inferno, O Livro dos Médiuns, e por último O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tornei- me espírita e nunca mais parei de estudar, pesquisar e analisar essas e outras obras espíritas de autores sérios e consagrados.

De que forma tem atuado no Movimento Espírita?

Inicialmente fiz parte dos Conselhos Administrativo e Consultivo da Federação Espírita de Mato Grosso do Sul. Atualmente sou Representante da Cruzada dos Militares Espíritas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Conselheiro da Fundação Chico Xavier. Tenho proferido palestras e seminários em vários Estados da Federação, com exceção da Região Norte. Edito um jornal mensal, O Cruzadinho Pantaneiro, e escrevo para outros, espíritas ou não.

Quais os temas mais requisitados?

São obviamente no tocante à Filosofia Espírita através da Doutrina Espírita para a prática do Espiritismo, com conhecimento de causa, no Centro Espírita. Os relacionados à família têm grande relevância. Neste particular, além de palestras, os seminários são muito solicitados subdivididos em outro subtemas.

A que casa espírita está vinculado presentemente e quais atividades nela desenvolve?

Nas condições de Representante da Cruzada dos Militares Espíritas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (CME-MT/MS) sou responsável, nesses Estados, pelos estudos, divulgação e prática do Espiritismo, nos Grupos de Estudos Doutrinários (GED), que são coordenados pelos Delegados, nos quartéis da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

Fora do quartel administro e coordeno:

- Grupo de Canto – A Voz do Cruzado Pantaneiro, com três CD gravados que estão à disposição através do e mail: lobocmemtms@terra.com.br cuja renda é revertida para a construção do educandário espírita “Lar de Ruy Kremer, em andamento.

- Jornal – O Cruzadinho Pantaneiro

- Equipe de palestrante

- Construção do Educandário Espírita Lar de Ruy Kremer

- Grupo Espírita Amor e Paz onde são realizadas atividades como:

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita e da Mediunidade

Atendimento fraterno – espiritual

Prática mediúnica (educação mediúnica e desobsessão)

Evangelização infantil, juvenil e adulto

Assistência com promoção social

E o Movimento Espírita em Mato Grosso do Sul como vai?

Não me sinto à altura de julgar nada e ninguém, todavia é por dever e justiça ressaltar a atuação e objetividade das Entidades Espíritas em Mato Grosso do Sul, tais como:

- Federação Espírita de Mato Grosso do Sul - FEMS

- Associação dos Divulgadores do Espiritismo em Mato Grosso do Sul - ADEMS

- Instituto de Cultura Espírita de Mato Grosso do Sul – ICEMS

- Associação Médica Espírita em Mato grosso do Sul – AMEMS

- Cruzada dos Militares Espíritas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Com relação ao Movimento Espírita está acontecendo nos quartéis sob a circunscrição da CME-MT/MS um fenômeno esplendoroso. Trata-se dos Cultos Ecumênicos realizados formalmente, nos quartéis, por ocasiões festivas ou comemorativas. Participam desses amoráveis atos o Catolicismo, Protestantismo e Espiritismo, numa comunhão cristã cujo epicentro é “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” conforme preconizou Jesus, o Cristo. Não se observa discriminação ou rejeição ao Espiritismo, no meio militar. Pelo contrário. A mídia tem colaborado através de jornais, novelas, filmes e outros meios de comunicação, para acender a luz do conhecimento sobre a veneranda Doutrina. Observa-se nessas reuniões o interesse dos militares de todos os postos ou graduação, independentemente da filosofia religiosa que cada um professe, a vontade e interesse em conhecer de fato e direito os postulados doutrinários espíritas. Pode-se afirmar sem perigo de errar que o ecumenismo na região pantaneira é uma realidade sem volta.

Continua atuando na parte artística com o Grupo de Canto?

O Grupo de canto A Voz do Cruzado Pantaneiro tem como missão:

- Minimizar dores e sofrimentos

- Harmonizar corações

- Divulgar o Cristianismo, à luz da Doutrina Espírita, em forma de canção

- Proporcionar alegrias

- Levar esperança de que amanhã será sempre um dia melhor.

Para tanto instituiu a palestra musicada que caiu no gosto de dirigentes de casa espírita, de outras filosofias religiosas e muito mais do público em geral. Com essa modalidade de divulgação doutrinária, o grupo atua toda semana em Campo Grande e mensalmente em outras cidades ou Estados.

Nas suas palestras costuma contar alguns episódios vivenciados no exército de fundo moral e espirita. Qual acha mais interessante para nos contar aqui?

Fica muito difícil, quase impossível, para quem viveu por mais de 38 anos na caserna, sendo promovido de soldado a tenente coronel, fazendo palestra nas Unidades, não ter nada para contar. Entretanto, dado a exiguidade do tempo e economia de espaço, torna-se impraticável relatar fatos porque além de contá-los em detalhe, há necessidade de mostrar as fontes e/ou provar a veracidade porque, mormente envolvem casos, estórias ou histórias contadas por terceiros.

Lobo, como o Espiritismo é visto no meio militar?

História é Ciência dos fatos. Perante fatos provados falecem os argumentos. Vamos aos fatos comprovados sobre o Cristianismo Redivivo no Brasil.

Consta nos anais da história do “Coração do mundo, Pátria do Evangelho” que o Espiritismo foi trazido para o Brasil pelos militares, inicialmente pelos integrantes da Marinha. Durante a Codificação, por Allan Kardec, o Exército Brasileiro seguia o modelo francês. Era natural que os militares fizessem cursos na França onde tomavam conhecimento dos estudos e das publicações do professor Rivail.

É oportuno lembrar-se de que foi o Dr Travassos, militar do Exército, quem primeiro traduziu as primeiras Obras Espíritas para o Português, com exceção de A Gênese. Depois disso, é de bom alvitre recordar-se de que o tenente Travassos e o tenente Bezerra de Menezes eram do Exército Brasileiro e grandes amigos. O então Dr Bezerra de Menezes tornou-se espírita após ter lido O Livro dos Espíritos que lhe foi presenteado por esse companheiro de caserna de outrora.

Ainda é salutar salientar que o Dr Bezerra de Menezes foi o fundador do embrião da Federação Espírita Brasileira cujo primeiro presidente foi o Major engenheiro Francisco Raimundo Ewerton Quadros. Depois desses, vamos encontrar o General Duque Estrada, o Tenente Coronel Antônio Vianna de Carvalho, o Tenente Aristotelino Alves Praeiro e o sargento da milícia baiana José Olímpio Teles de Menezes quem fundou o primeiro centro e o primeiro jornal espírita no Brasil. Além desses baluartes, muitos outros militares fizeram, e alguns ainda fazem anonimamente das suas vidas verdadeiros sacerdócios em prol da divulgação e prática do Espiritismo. Naquele tempo era muito difícil porque os desavisados consideravam as atividades espiritistas diabólicas. A polícia reprimia e perseguia e até prendia os praticantes. Todavia, quando praticado por militares de alta patente a coisa mudava de figura. Nos dias de hoje não podemos olvidar a figura do grande divulgador da Doutrina Espírita, o Coronel da Reserva César Soares dos Reis, um dos maiores destaques do nosso movimento espirita.

Tem alguma obra escrita?

Tenho. Serão publicadas oportunamente. Neste ano, por exemplo, estou engajado na composição, arranjo e ensaio das canções do próximo CD que será gravado e lançado no ano que vem.

Títulos dos livros que já estão prontos para serem editados

- “Doenças psicossomáticas e espirituais. Prevenção, tratamento e cura à luz da Doutrina Espírita”. Em cada doença é contada pitoresca estória.

- “Cristianismo em desfile de Cafarnaun ao Pantanal”. Começa com o Cristo seguido daquele Centurião de Cafarnaun e termina com o tenente Praeiro

- “Coleção de soneto espírita”

Algo mais que queira acrescentar?

Quero sim. Por sinal muito importante. Eu sou palmeirense.

Quero ainda em meu nome, da Cruzada dos Militares Espíritas - MT/MS, e de todas as entidades orgânicas dela, agradecer – lhe pelo carinho, respeito e consideração dispensados a mim e aos modestos trabalhos que o Cristo, Comandante Supremo de Exército da paz me concedeu a honra de realizar assessorado pelos amigos encarnados e desencarnados. Muita paz.











LEGENDA: Lobo com a esposa Balbina; a familia Lobo; Reunião do Grupo de Estudo Doutrinário (GED) NO Hospital Geral de Campo Grande; Estudo Espirita no Quartel; palestra pública; palestra musicada; atividades de Evangelização no Grupo Espirita Amor e Paz e distribuição de Cestas Básicas na Cruzada dos Militares Espíritas.

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.


0 comentários: