BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A influência dos meios de comunicação

ENTREVISTA COM DEUSA SAMU POR ISMAEL GOBBO
PUBLICADA NA FOLHA ESPÍRITA, SÃO PAULO, OUT. 2009


Deusa Samú é psicóloga clínica


Os meios de comunicação, em especial televisão e Internet, fazem parte do dia a dia de crianças, jovens e adultos. As importantes ferramentas não se prestam apenas a lazer e passatempo, mas são instrumentos atuais inseridos no contexto educacional, profissional e de formação moral das pessoas. Como se trata de canais abertos e de fácil acessibilidade, muitas vezes os pais têm certa dificuldade em estabelecer regras para aqueles que vivem sob sua tutela e que têm toda facilidade de acesso a esses meios. Deusa M. Samú, mãe de três filhos, psicóloga clinica hospitalar na capital paulista e autora dos livros Almas no divã e Casos pensados, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro da Associação Médico-Espírita de São Paulo e vinculada a diversas atividades na área de infância e juventude da Instituição Seara Bendita, ela nos ajuda, nesta entrevista, a entender um pouco mais esse universo.

Folha Espírita - Os meios de comunicação têm ajudado positivamente na formação das crianças?

Deusa Samu - Sim, sem dúvida. Nossa cognição se traduz pela capacidade de apreendermos os estímulos do ambiente, retê-los, transformá-los e devolvê-los, de preferência com algum grau de refinação para os vários cenários da vida. Porém, para que façamos isso com maestria, é necessário nos reportarmos à pergunta 208 de O Livro dos Espíritos, na qual o Espírito de Verdade responde que os pais influenciam de maneira decisiva o espírito dos filhos e que devem fazer isso através do exemplo. Nesse sentido, é papel dos pais escolher que tipo de material querem passar para seus filhos.

FE Dentre eles, há algum que mereça mais vigilância por parte dos pais?

Deusa- Não. Porque a vigilância maior está exatamente na escala de valores que se passa todos os dias e em todas as oportunidades para eles. Assim, iremos ajudá-los a desenvolver autonomia e responsabilidade para fazer escolhas e ainda colabor para a evolução deles no campo intelectual e principalmente no campo moral. Faz-se necessário falar abertamente as razões porque queremos ou não determinado produto fazendo parte das nossas vidas. Os adolescentes teimam em questionar e comparar os seus com os pais dos amigos, mas é preciso que deixemos claro que os amamos e que nossa tarefa é encaminhá-los apontando a direção, conforme nos indica O Evangelho Segundo o Espiritismo, capitulo 14, item 9. É importante citarmos os conceitos da nossa Doutrina porque somos espíritas. Do ponto de vista da Psicologia do Desenvolvimento, qualquer compêndio consultado nos orientará dentro desses parâmetros.

FE- É preciso estabelecer limites para programas de televisão, internet e material escrito?

Deusa - Sim. Mas, como disse anteriormente, se esses limites sempre foram estabelecidos, isso fará parte da vida deles como algo natural e escolhidos com convicção de que é o melhor. Se os pais tiverem dificuldades, terão de barganhar e dizer o porquê da barganha. Ou seja, dizer:”Amo você. Se não obedecer, não irá no cinema com seu amigo. É uma troca, e ainda que você me odeie momentaneamente, no futuro, com certeza, entenderá.

FE - Como fazer esse controle quando estão fora de casa?

Deusa - Não quero me tornar repetitiva, porém, se for estabelecido algum contrato/combinado com regras, deverá ser cumprido independentemente da presença dos pais. Se o combinado não se mantém, as punições virão conforme previamente estabelecidas, e sempre deverão ser explicadas para não subestimar a capacidade de entendimento dos filhos, evitando frases do tipo: “É assim porque tem de ser.”

FE- No caso da internet, acha viável fazer bloqueio de sites e estabelecer uma lista em comum acordo com os filhos?

Deusa- Sim, sem dúvida. E sempre explicando as reais razões pelas quais considera inviável qualquer prática nesse campo. Dessa forma. o filho perceberá que tem tempo adequado para tudo.

FE- E quando na mesma casa residam crianças e jovens?

Deusa - Os jovens também fazem parte do “pacote”, afinal, eles serão tratados e incluídos dentro de todas as regras e combinados se não forem maiores de idade e não tiverem autonomia financeira.Aliás, a prática do Evangelho no lar é uma boa oportunidade para relembrarmos aos filhos que somos todos espíritos com tarefas a desempenhar no campo evolutivo. Gosto de indicar a leitura da pergunta 582 de O livro dos Espíritos”, na qual o Espírito de Verdade deixa bem claro que paternidade/maternidade é MISSÃO. Sendo assim, mãos à obra, afinal, se filhos não precisassem de pais, nasceriam em árvores.

DEUSA DURANTE SEMINÁRIO EM ARAÇATUBA. FOTO ISMAEL GOBBO

0 comentários: