BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 19 de março de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita José Antonio da Cruz

José Antonio da Cruz

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita


O entrevistado José Antonio da Cruz é um jovem trabalhador espírita residente na cidade de Catanduva, no interior paulista. Vinculado ao Centro Espírita Allan Kardec, ali realiza a maior parte de suas atividades voluntárias. Além de ótimo orador espírita tem tido participação ativa no movimento de mocidades e difundido o Espiritismo através do rádio. Nesta entrevista José Antonio nos conta um pouco de sua vida e do seu trabalho.


Caro José Antonio, poderia nos fazer sua auto-apresentação?

Sou José Antonio da Cruz, tenho 35 anos de idade e nasci no dia 20 de Junho de 1975 na cidade de Catanduva, interior de São Paulo, na qual resido até os dias atuais. Meus pais – maravilhosos - são Paulo da Cruz (in memorian) e Maria Aparecida Baldoino da Cruz. Os frutos desta família foram os três filhos: Eu, ora entrevistado, Paulo José da Cruz e, a nossa caçula, Renata Cristina da Cruz. Sempre tive muita admiração e respeito pela família na qual reencarnei. Amo a todos e dedico especial atenção a minha mãe, sendo esta um espírito abnegado que, mesmo com conhecimentos limitados, sempre procurou nos educar através da regra de ouro: “trate o próximo como gostaria de ser tratado”.


Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Não tenho formação de nível acadêmico na área em que atuo, mas sim cursos de formação específica. Em relação a formação acadêmica, meu desejo é fazer um curso na área da Psicologia, pois o Ser me fascina. Assim, minha formação profissional ocorreu em grande parte na prática e na convivência com profissionais notáveis do setor em que trabalho. Minhas especialidades são: representação comercial, marketing e T.I. (técnico em informática). Como sempre fui muito observador, não tive dificuldades em aprender tais funções.


De que maneira você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Bem, creio que comigo não tenha sido diferente do que acontece com vários irmãos da seara, pois às vezes precisamos sofrer um pouco a fim de que a dor nos conduza aos campos férteis do amor e da libertação. Assim, por volta do ano 2000, mais precisamente no mês de Abril, iniciei meus estudos no Centro Espírita Benedito Zancaner, sendo esta uma casa que levo em meu coração com muito carinho e que dela guardo doces lembranças. Neste ambiente tive a oportunidade de conhecer um espírito generoso que muito me auxiliou norteando os meus primeiros passos e criando alicerces de um estudo seguro com base doutrinária. Essa irmã, conhecida por todos como Terezinha, de alguma forma previa minha trajetória no campo da exposição espírita, pois foi quem me “fez” falar pela primeira vez em público. Neste acontecimento recitei, pela primeira vez, um singelo texto em homenagem ao dia das mães. Jamais esquecerei a sensação que experimentei advindo daqueles olhares atentos. Portanto, faz praticamente 11 anos que já estou na Doutrina Espírita.


A que casa espírita está vinculado e quais os trabalhos que nela desenvolve?

Nossas principais atividades voluntárias se realizam no Centro Espírita Allan Kardec, na cidade de Catanduva-SP. Colaboro nos trabalhos práticos da casa e com grupos de estudos, nos quais sou um modesto dirigente. No momento, ministro estudos de duas obras: Nosso Lar (pelo espírito André Luiz e psicografia de Francisco Cândido Xavier) e o 1° Ano do Curso Básico de Espiritismo (obra da FEESP – Federação Espírita do Estado de São Paulo). No primeiro estudo, que aliamos ao Livro dos Espíritos, procuramos unir a sabedoria de André Luiz com o nosso dia-a-dia e como objetivo específico buscamos trabalhar fundamentos da reforma íntima. Este curso acontece toda segunda-feira das 19:00 às 20:00. O segundo estudo citado acima iniciou-se neste ano e através dele pretendemos conscientizar nossos irmãos sobre os fundamentos da Doutrina Espírita. As aulas desse grupo acontecem toda sexta-feira, das 19:00 as 20:00h.

Além desses trabalhos, também cumpro atividades voluntárias na Associação Beneficente Amigo Germano e no Hospital Psiquiátrico Mahtma Ghandi e participo do grupo de estudos e desenvolvimento do Centro Espírita Oliveira, localizado na cidade de Paraíso/SP.


Poderia nos fazer uma retrospectiva de sua atuação no movimento espírita?

Retrospectiva! Vamos lá... Sempre gostei muito de ler, de pesquisar, de buscar os “por quês?” das coisas e foi justamente na Doutrina Espírita que encontrei grande parte das respostas. Ela veio de encontro aos meus anseios, saciava minha sede, me aquietava. Foi então que, depois de muito estudo e de ter desenvolvido a segurança necessária, comecei a realizar palestras no ano de 2003, às quais venho paulatinamente agregando conhecimentos e fazendo-as melhorar.

Ressalto que sempre admirei a arte da oratória e considero-a de suma importância. Nesta atividade tenho a oportunidade de passar adiante o que aprendo, sendo para mim gratificante “dai de graça, o que de graça recebestes”. Esta é a minha forma de colaborar com os meus irmãos e com a minha própria evolução: falando para o público.

Aprendi neste caminho a observar os locais por onde passei, aprendendo com cada tema e com cada situação, experienciando novas vivências, o que faz com que cada palestra seja uma aula viva para mim. Aulas que se modificam e se moldam à psicosfera própria de cada casa, que envolve seus trabalhadores e freqüentadores de forma harmônica e sutil. Para mim, cada palestra é uma oportunidade única.

Aproveito o espaço e agradeço fraternalmente a todas as casas que nos convida a participar de seus trabalhos.

Sabemos que você esta divulgando o espiritismo através de um programa de rádio.


Qual o veiculo e o conteúdo da programação?

O trabalho desenvolvido com rádios começou com o convite para participar de um programa espírita em uma emissora de rádio da cidade de Tabapuã/SP, conhecida como “Radio União FM”. Esta emissora apresenta todas as terças e sextas-feiras, das 20:00 as 20:30, o Programa Luz do Espiritismo.

No ano de 2010 recebi um convite de uma emissora de rádio, denominada “Radio Comunitária Nova 1 FM”, da cidade de Itajobi/SP, para assumir um programa semanal com duração de sessenta minutos. Este programa ia ao ar aos domingos, das 15:00 às 16:00, focando-se em entrevistas e temas relacionados a visão espírita. Assumimos este compromisso com a intenção de abrir um espaço na emissora para este tipo de programação para que, posteriormente, outros viessem a assumi-lo, sendo este, então, um “projeto piloto”. O programa passou a se chamar “Nova Dimensão”, sendo que o título nos propõe a refletirmos uma nova visão da vida. Mas, como já mencionamos, o programa estava em fase piloto e teve apenas dois meses de duração...

De nossa parte, na medida do possível, continuamos participando de programas que abordam a temática espírita em algumas emissoras, mediante seus convites.


Você tem saído para palestras fora de Catanduva?

Sim, bastante! E isso é muito bom, pois faz com que passemos a viver em um clima de unificação. Me recordo que foi em um destes maravilhosos momentos que tive a oportunidade de conhecê-lo na cidade de Auriflama/SP, durante o IV Conejovens – Confraternização das Mocidades Espíritas do ano de 2010. Enfim, os convites sempre surgem e de minha parte só tenho a agradecer a todos aqueles que nos confiam à tribuna.


Quais os temas para palestras mais solicitados?

Geralmente os temas mais solicitados abordam conteúdos evangélicos. Estes temas lidam diretamente com o emocional e são a porta de acesso ao nosso interior. Eles fortificam o ser humano que está carente de amor sincero, sendo Jesus nossa fonte viva. Reviver e despertar a moral cristã dentro de cada Ser, através de lições práticas que a doutrina nos oferece, são meios de auxiliar na transformação e renovação do ser diante da vida e daqueles que nos rodeiam: o nosso próximo.

No entanto, sempre tive oportunidade de escolher e trabalhar meus temas, salvo em algumas comemorações que o título do evento em questão nos sugere falar sobre um determinado assunto, já anunciado anteriormente pelos dirigentes.

No momento estou me capacitando para abordar temas em torno da dependência química, tanto dentro da visão espírita quanto numa visão física, emocional e psíquica. É um tema atual e que envolve uma ação conjunta de vários setores da sociedade na busca de soluções e caminhos para prevenção.


Como fazer o agendamento?

Geralmente o dirigente ou responsável pela organização das palestras nos liga solicitando nossa presença ou também recebemos convites por e-mail. Independentemente disso, buscamos sempre atender com muito carinho e atenção aos convites e, caso não haja nenhum impedimento para a data solicitada, comparecemos com imensa alegria.

Sempre procuro deixar uma copia atualizada de minha agenda e contatos em meu blog: http://joseantonio-catanduva.blogspot.com/p/agenda.html. Para aqueles que por ventura desejarem nos acompanhar, sejam bem-vindos.


Acha que o movimento espírita vai bem?

Notamos hoje uma busca desenfreada pelo “quem estará de posse da verdade absoluta”. Nesse sentido, muitos acreditam ter decifrado Kardec e se fecham em um círculo vicioso filosófico e científico que atraem simpatizantes. Outros vislumbram a beleza do místico inserindo em seus estudos ramificações espiritualistas das mais diversas, tendo-as muitas vezes como base, desviando, assim, o foco doutrinário. Isso ocasiona o que já estamos vivenciando hoje, ou seja, várias práticas que não se amoldam aos princípios e fundamentos contidos na codificação proposta por Kardec. Porém, este é um assunto muito delicado, pois vejo que a palavra “Espiritismo” tomou nos dias de hoje um aspecto “genérico”. Em outras palavras, o nome espiritismo é usado para denominar praticas ritualísticas, cultos religiosos e expressões como baixo ou alto espiritismo, mesa branca, dentre outros. Tudo tem o seu valor e merece o devido respeito e dedicação de seus adeptos, sendo que o importante é que não confundam espiritualismo com espiritismo.

Em relação a esses dizeres, quero frisar que respeitamos e admiramos todas as crenças que professam e praticam o amor, pois este é um atributo divino que partilhamos em comum.

Quer estudar outras práticas espiritualistas? Estude-as... Mas deixe bem claro que não se trata de espiritismo! Este é um momento oportuno para recordar os ensinamentos de Jesus: “[...] Conhecereis a Verdade e a Verdade Vós Tornará Livres...” João 8: v.32

Costumo dizer que aquele que ler e compreender Kardec, nunca mais deixará de fazer uso do bom senso. Acrescento a isso a máxima e um dos pilares básicos para esta vivência segura da doutrina espírita: “Fora da Caridade não há Salvação” (E.S.E – Cap. XV.) A prática da caridade é o que caracteriza o verdadeiro homem de bem.


Qual a solução?

Se a missão da Doutrina Espírita é a de reviver o cristianismo despertando-o nos corações dos seres humanos com base em uma fé racional, devemos, portanto, começar por nós mesmos, os próprios espíritas, pois só podemos oferecer de verdadeiro aquilo que já possuímos. Mas, como começar...? Através de uma simples ação: praticando!

Estamos longe da perfeição, mas é vivenciando, praticando o amor, o perdão, desenvolvendo a compaixão e todas as qualidades de bem que jaz em potência dentro de nós (onde esta o reino de Deus) que nos elevaremos as condições mais perfeitas.

Meditemos nas linhas do codificador: “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas más tendências” (E.S.E – Cap. XVII. Item 4. Os Bons espíritas).


Algo mais que queira acrescentar?

Gostaria, antes de finalizar esta entrevista, ressaltar o carinho e dedicação que recebo daqueles com os quais tenho a honra de conviver, pois tudo aquilo que alcançamos tem sido fruto de trabalho em conjunto. Sempre há uma equipe que nos apóia, nos incentiva e nos corrige naquilo que se mostra necessário. Através desta união nos tornamos mais fortes e preparados... Aqui expresso os meus leais e sinceros agradecimentos a todos pelas oportunidades de aperfeiçoamento que me oferecem. Agora, em nossas considerações finais, cito aqui ensinamentos de elevada sabedoria que ecoam no tempo e no aguardo da terra fértil onde possam germinar:

“Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”- Mateus, 22: v.34 a 40. – Jesus, nosso guia seguro.

“O verdadeiro espírita jamais deixará de fazer o bem. Lenir corações aflitos; consolar, acalmar desesperos, operar reformas morais, essa a sua missão. E nisso também que encontrará satisfação real.” - Allan Kardec – L.M. - questão 30.

“Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo”- Allan Kardec. E.S.E – cap. VI, item 5.

“Mãos Unidas, Soluções Encontradas”- Meimei.

Meditemos neles.

Abraços do eterno aprendiz, José Antonio.








Legenda: O menino José Antonio com os pais e avós paternos; com o pai Paulo da Cruz; José Antonio aos dois anos; no estúdio apresentando o programa “Nova Dimensão”; Grupo de estudos, Centro Allan Kardec; Visita ao I.A.M de São Bernardo do Campo; Capacitação do projeto “Fè na Prevenção” I.A.M de São Bernardo do Campo; Confraternização, Grupo de estudos Centro Espírita Oliveira de Paraíso-SP; José Antonio, tribuna do IV Conejovens de Auriflama-SP; Mocidade Espírita, Conejovens de Auriflama-SP

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.


0 comentários: