BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 27 de março de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita Wanyr Caccia

Wanyr Caccia

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

O nosso companheiro de ideal Wanyr Caccia é um cantor que desenvolve o trabalho de divulgação espírita nas chamadas “palestras musicadas”, intercalando entre as musicas que interpreta informações acerca da Doutrina Espírita. Residente na capital paulista, quando lá se encontra freqüenta o NESJ- Núcleo Espírita Segue a Jesus. Tem desenvolvido seu trabalho em centenas de cidades brasileiras espalhadas pelos vários estados.


Wanyr pode nos fazer sua apresentação pessoal?

Sou nascido na capital São Paulo há 53 anos. Tenho a descendência italiana pelo lado materno e portuguesa do paterno. Apenas uma irmã, três anos mais nova e muitos tios, primos mas, somente eu abracei o espiritismo, atraído pela visão reencarnatória e da exclusiva responsabilidade sobre a vida. Duas filhas, de meu primeiro casamento: Thassila, formada em veterinária pela UNESP de Jaboticabal e Thiciene, terminando arquitetura na USP, em São Paulo. Minha atual esposa, Vânia, iniciou-se na Doutrina há mais tempo que eu e é um apoio fundamental à tarefa que venho abraçando há pouco mais de quatro anos.


Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Marketing e publicidade.


Desde quando você é Espírita e como conheceu a Doutrina?

Aconteceu há 24 anos, vindo de família "acirradamente" católica; com os primeiros contatos através da casa Perseverança, na zona leste da capital e, posteriormente, o Núcleo Espírita Segue á Jesus, no bairro da Casa Verde, zona norte, onde nasci. No NESJ – Núcleo Espírita Segue a Jesus, cursei Educação Mediúnica, Aprendizes do Evangelho, colaborei nos trabalhos de passe e participei de grupos de estudo e eventos da casa por dezessete anos.


Faça-nos por favor uma retrospectiva de sua atuação do movimento espirita

O Espiritismo paulistano segue a dinâmica da própria cidade, acolhendo sua miscigenação e contrastes mas, também adotando a influência reservada e, ao mesmo tempo, frenética e isolada que impomos ao nosso cotidiano. Em 17 anos jamais convivi com nenhum companheiro da casa além de nossa rotina; a distância entre os bairros, os horários sempre apertados, a ida diretamente do trabalho para o Centro Espírita torna prioridade o rápido retorno para casa e se preparar para um novo dia. Quando iniciei as palestras, em 2006, convidado pelo amigo Orson Carrara, que até então não conhecia, fui levado pelo interior do estado e passei a ter contato com um "outro Espiritismo". A vida fora das metrópoles ou cidades maiores flui mais tranquila, as pessoas têm mais "tempo" para os relacionamentos e tudo influi na qualidade do que fazem, por consequência, sua participação no Movimento. Passei a chamar a atenção de meus companheiros do "Segue à Jesus" para a necessidade de uma maior interação e narrar as várias experiências que passei a viver no contato com tantos milhares de pessoas. Aprendi a utilizar essas experiências como fonte alimentadora da própria tarefa. Captei dessa fantástica Doutrina a importância da prática do melhor de todos nós para o melhor da vida e pela vida. Entendi que esse é o legado de Jesus e tive de Chico o exemplo de que sem a prática de nada vale o conhecimento. Meu projeto "ÍMAGO" se alicerça nessa visão; levando a Doutrina através das canções que componho, com a dinâmica que ela imprime em nossas vidas sem abrir mão da fidelidade aqui, como em qualquer outro estágio de vida e, da essência de tudo que nos foi passado pelos irmãos do Alto através de Kardec. Evito convites para "atração musical" mesmo no Movimento; componho para momentos de razão e emoção, didática e música, não apenas entretenimento; cada canção em si é um momento de repensar a vida à Luz da Doutrina.


A que casa espirita esta vinculado presentemente e quais as atividades que nela desenvolve?

O Núcleo Espírita Segue a Jesus foi e sempre será meu "berço espírita" mas, hoje me é impossível estar ligado à rotina de uma única casa, porquanto são centenas de palestras onde as jornadas me levam para bem longe e ausência por muitos dias.


Você tem alguma formação musical?

Na realidade eu sou autodidata. A música "veio" comigo e todos os instrumentos que toco assim como a sensibilidade aos arranjos fui aprimorando com o tempo.


Como se iniciou com as palestras musicadas no meio espírita?

Em 2005 produzi 14 canções que já escrevia há algum tempo, com o único objetivo de aliar preceitos espíritas com uma musicalidade mais aprimorada e dinâmica. Queria chegar aos mais jovens com a Doutrina através das canções. Convidei amigos com os quais participava dos festivais de colégio para me ajudar na execução dos arranjos. Com o CD pronto no final daquele ano busquei mecanismos de divulgação, como a Rádio Boa Nova. Enviei o trabalho para dirigentes da USE de Araraquara, que organizavam o reativamento da Feira do Livro Espírita na cidade. Me convidaram a participar e me colocaram em contato com o Orson, que me propôs as "palestras musicadas". Relutei um tempo, me sentindo sem preparo para tanto, além de não ser o objetivo do trabalho musical até então. Recordo-me que em uma das conversas que tivemos e a ele reiterava que não estava preparado me respondeu que, se havia escrito e produzido tudo aquilo eu era o único que não se achava capaz. Falou de meu livre arbítrio e do quanto o Movimento necessitava de um material de divulgação com a dinâmica e fidelidade que eu oferecia. Aceitei participar de alguns compromissos onde ele me dava oportunidade de mostrar o trabalho musical intercalado em suas palestras para analisar a reação das pessoas. Com respostas extremamente positivas, Orson passou a montar alguns roteiros para que eu assumisse a atarefa por inteiro e foram suas dicas preciosas, seu apoio e estímulo que me possibilitaram confiança e aprimoramento. O Allan Kardec de Monte Azul Paulista, região de Bebedouro, foi o primeiro centro que me recebeu para iniciar essa caminhada e onde, em breve, completarei minha milésima palestra em companhia do amigo Orson, como no início.


Quais as cidades que já visitou?

Ismael, enumerá-las todas demandaria paginas e uma relação parcial poderia ser injusta. São quase seiscentas diferentes por diversos estados do Brasil.


Quantos CDs e DVDs você já gravou?

A tarefa consiste em três CDs: Por Amor (2005), Na Luz do Firmamento (2008) e Amar é Viver (2010). Um livro: Descobrindo a Essência da Vida (2007), que nasceu dos contatos com pessoas durante as jornadas, captando histórias de vida resumidas em superação e renovação através da Doutrina. Um DVD: Momento de Refletir (2009).


O produto dos CDs/DVDs tem alguma destinação para a casa espírita?

Não há uma entidade diretamente ligada ao projeto. Tudo é produzido de forma independente e o retorno de um trabalho auxilia na produção de um outro e na manutenção do projeto. É reconhecido o apoio das casas espíritas nas despesas de uma jornada mas, esse auxílio apenas as minimiza; principalmente utilizando automóvel próprio, transportando completo equipamento de áudio para auditórios de até 1000 pessoas, viajando semanas e percorrendo muitos milhares de quilômetros. Embora a constante e carinhosa acolhida, o alto comprometimento material e físico é inegável. Meu apoio a entidades paulistanas ocorre de forma aleatória e pessoal.


Como contatá-lo para palestras?

Pelo e-mail: w.caccia@uol.com.br. Pelo telefone (11) 9638.0216. Meu site: www.cacciaimago.com.br


Algo mais que queira acrescentar?

Apenas agradecer à equipe espiritual que me acompanha e apóia; sem eles seria impossível executar essa tarefa e viver todas as emoções desses quatro anos de palestras musicadas. Frequentemente me perguntam se estarei sozinho na viagem, quando respondo que, encarnado, só, mas a equipe é grande e "se vira" bem! Agradeço, também, a atenção e zelo de tantos amigos, em centenas de casas espíritas que com seu carinho e apoio tornam mais brandas a fadiga das jornadas e a saudade de casa e que, infelizmente, me é impossível manter contato frequente com todos mas, estarão para sempre comigo em um cantinho especial de meu coração e de minhas boas vibrações. Do Movimento Espírita, espero maior atenção de seus dirigentes para com a Mocidade. É preciso ouvir mais suas propostas e apoiar seus projetos; fundamental somar a bagagem dos mais experientes a essa força renovadora de cabeças e corações que os amigos do Alto querem ver abraçando os direcionamentos dessa fantástica Doutrina. Não gostaria mais de ouvir frases como "...quando estiverem prontos eles virão"! O momento é agora e eles são o futuro!








Legenda: Wanyr Caccia com 1 ano de idade; no colo da mãe d. Terezinha; participando de festival aos 13 anos; com a esposa Vânia; a filha Thiciene de 22 anos; a filha Thassila aos 29 anos; no C.E. O Semeador em Alphaville; C.E. Casa do Caminho, em Araçatuba; Centro Espírita “Amor e Caridade”, em Birigui, SP; capas de CD’s e livro.

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.




0 comentários: