BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 7 de março de 2011

Minha última visita a Florinda

Florinda e Osvaldo Magro Filho (Dinho)

Auriflama se despede da queridíssima Florinda de Oliveira Daniezi. Eu a conheci há mais de 20 anos já trabalhando no movimento de Unificação Espírita. Dela, só me vem em mente, hoje, seu lindo sorriso, o bom ânimo e muita vontade de realizar o bem.

Em 3 de novembro de 2010, fomos proferir uma conferência em Auriflama, quando recebi a mensagem de que Florinda poderia nos receber, apesar do estado avançado de sua doença! Ela já se mantinha respirando com suporte de oxigênio para lhe dar conforto. Ao entrarmos em seu quarto, o seu sorriso mais uma vez me contagiou. Foi uma noite maravilhosa. Pedi-lhe para registrar uma pequena entrevista, a que ela concedeu com alegria. Transcrevemos este nosso último bate-papo:

(Osvaldo) - Quantos anos de Espiritismo?

(Florinda) - 40 anos

(Osvaldo) - Sempre em Auriflama?

(Florinda) - Sim, no Centro Espírita Amor, Luz e Verdade.

(Osvaldo) - Quais atividades vocês implantaram?

(Florinda) - Na área social visitamos os lares necessitados e pessoas doentes; servimos sopa todos os sábados; distribuímos roupas; bazar da pechincha e o almoço beneficente. O pessoal continua trabalhando nisto...

(Osvaldo) - Você tem idéia de quantas pessoas vocês ajudaram ao longo da vida?

(Florinda) - Não tenho idéia! É difícil falar. Nós trabalhamos bastante em equipe e, com certeza, muita gente foi ajudada!

(Osvaldo) - Você se julga uma pessoa realizada?

(Florinda) - Eu me julgo realizada nesta área. O pessoal da cidade e a comunidade toda me consideram muito, sabe? Eu sinto que eu precisava fazer mais coisas, mas a provação chegou e agora eu tenho de suportá-la com paciência, como foi dito para mim, e disso eu não me esqueço. Um senhor maravilhoso de Major Prado disse-me: “Você tem que ter três coisas na vida: fé, amor e paciência”. São coisas que a gente aprende, mas na hora da provação precisamos pedir muito a Jesus para ter estas três qualidades. Eu peço todos os dias para que Deus me dê isso: paciência para suportar essa provação! Tanto para mim quanto para as pessoas que a gente conhece! Hoje, agora que estou na cama, eu me lembro muito das pessoas que a gente visitava... Vejo que a visita nossa era rápida. Ao deixarmos o lar do necessitado a gente saía do problema. Agora que estou adoentada vejo como o problema da pessoa enferma é grande, o quanto sofre, e nós falhamos muito na maneira de ajudar. Às vezes, a pessoa precisa de mais coisa! Nós damos o passe, lemos o evangelho, mas precisamos continuar com o trabalho de amor constante. Eu vejo que a gente fez, meus amigos continuam fazendo, mas a gente pode fazer mais. O que eu pude fazer, fiz!

(Osvaldo) - O que você falaria para a gente, os espíritas em geral?

(Florinda) - Eu, graças a Deus, visitei toda a nossa região! O Cesar Perri ajudou-me muito! Você, Miguel Madeira, a Luzia, a turma da USE de Araçatuba ajudou muito nosso Centro Espírita. Nós tivemos assistência da turma todinha. Conheci Dona Rosa e Ricardo em Rio Preto, Divaldinho em Votuporanga, o pessoal de Guzolândia, General Salgado e toda a região. Eu viajei muito, fui a muitas reuniões do Movimento de Unificação. Ao conhecer as outras Casas Espíritas, ver como funcionam, nos impede de ficar naquela pequenez, só ali. Você tem que ver outras coisas para crescer. Caso contrário, acha que aquilo lá está bom e pronto! Mas não está! Temos que fazer mais, sempre mais. O que for de nossas forças físicas e espirituais! Temos que trabalhar pela família física, pela família espiritual e pela nossa comunidade.

Assim, despedimo-nos de Florinda emocionados. Ela deu um lindo depoimento de vida. Temos certeza de que Deus tem planos maravilhosos para esta nossa amiga incansável. Florinda: nós, amigos de Araçatuba, beijamos o seu coração!

0 comentários: