BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 30 de abril de 2011

Curso de Esperanto no CCDPE-ECM São Paulo

Prezados amigos,

Iniciaremos o curso de Esperanto no próximo dia 30 de abril, sábado, com início às 13 horas, na sede do CCDPE-ECM que fica na Alameda dos Guaiases, 16 - Planalto Paulista (para quem vem da Av. Indianópolis fica na altura do n° 1435 e quem vem de metrô a estação mais próxima é Praça da Árvore).

Se você não se inscreveu ainda temos vagas para essa turma.

Esperamos por você.

Fraternalmente,

Julia Nezu / Roberto Toledo

Convite e inscrição para o Curso de Esperanto APRilo, em São Paulo, início dia 30 de abril de 2011.

O CENTRO DE CULTURA, DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO ESPIRITISMO - EDUARDO CARVALHO MONTEIRO, PROMOVE:

Curso de Esperanto APRilo

Começa no dia 30 de abril de 2011, às 13 horas, o curso da língua internacional Esperanto, na sede do CCDPE-ECM, à Alameda dos Guaiases, 16, na Capital de São Paulo, com o objetivo de trabalhar a compreensão e pronúncia em nível pleno e conversação em nível intermediário, assim como oferecer conhecimentos de história da língua e desenvolver nele habilidades e competências de multiplicador.

A duração do Curso será de 115 horas, com duração de dois semestres, com uma aula semanal, aos sábados. Haverá aulas teóricas e de conversação, assim como atividades culturais para melhor assimilação do conteúdo.

Justificativa

· O Espiritismo apóia o aprendizado e a divulgação do Esperanto, por ser uma língua que facilita o diálogo entre as nações. Esse apoio se firmou por meio de inúmeras manifestações de orientadores espirituais, através de grandes médiuns como Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco. A Federação Espírita Brasileira publica livros e sua revista: Reformador, na versão em Esperanto; recentemente, o Conselho Espírita Internacional adotou o Esperanto como uma das línguas oficiais nos Congressos Mundiais do Espiritismo.

· Agora o CCDPE-ECM começa a viabilizar o ensino do Esperanto para os espíritas e não espíritas, de forma a materializá-lo na vida cotidiana.

· Com 124 anos de existência, o Esperanto tem o apoio de órgãos internacionais como a UNESCO. Uma rápida consulta à Internet é possível ver como o Esperanto cresce e ganha incomparável capilaridade no mundo.

· Na Hungria, é língua opcional no exame vestibular, desde o ano 2000. A China o adotou como matéria optativa em suas escolas e seu site oficial apresenta uma versão em Esperanto.

· No Brasil, o Projeto de Lei de autoria do Senador Cristóvão Buarque - que inclui o Esperanto como matéria opcional no ensino médio - foi aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados e está na última fase de aprovação.

· O Esperanto está presente, hoje, em quase todos os países. Além disso, é um comprovado facilitador para o aprendizado de outras línguas.

Objetivos

· Habilitar o aluno para a leitura, escrita, compreensão e pronúncia da língua Esperanto em nível pleno, e de conversação em nível intermediário.

· Prover conhecimentos da história do Esperanto, desenvolvendo no aluno suas habilidades e competências de multiplicador.

· Preparar o aluno para exames nacionais e internacionais do Esperanto.

Público Alvo: Ao público em geral, independentemente de sua orientação religiosa.

Disciplinas:

  • Língua Internacional Esperanto;
  • Prática Conversacional;
  • História Social do Esperanto;
  • Difusão Estratégica.

Conteúdo Programático:

Disciplina: Língua Internacional Esperanto

Carga horária: 64 horas

Ensinar fundamentos gramaticais e lexicais do Esperanto, habilitando o aluno para leitura, compreensão e expressão verbal na língua. Oferecer o conteúdo necessário para que o aluno possa continuar seu desenvolvimento depois do curso, inclusive autodidaticamente.

Disciplina: Prática Conversacional

Carga horária: 17h15
Desenvolver a oralidade do aluno em duas etapas, uma em cada semestre: 1. Desenvolvimento da acuidade auditiva para a língua; 2. Desinibição para o uso verbal do Esperanto.

Disciplina: História Sócio-política do Esperanto.

Carga horária: 15h
Formar o esperantista, através do conhecimento da história do Esperanto e sua trajetória na sociedade humana. Desenvolver no aluno o caráter humanista subjacente à proposta do Esperanto, a partir dos fatos marcantes da história da língua internacional, seus grandes vultos, seus feitos, sacrifícios e contribuições à construção de uma cultura de paz.

Disciplina: Difusão Estratégica do Esperanto

Carga horária: 15h

Preparar o divulgador consciente do Esperanto, 1. Quanto à postura, através de análise das idiossincrasias observadas entre os divulgadores da língua, falantes ou não, inseridos no movimento esperantista brasileiro e mundial; 2. Quanto ao entendimento da técnica de publicização, através do conhecimento e análise de como se deu a divulgação da língua internacional desde o princípio, seus acertos e erros, assim como através da discussão de propostas de novas formas de difusão.

Professores:

· Prof. Pedro Jacintho Cavalheiro (Coordenador do Curso)

Presidente da Liga Brasileira de Esperanto BEL (2004 /2007). Membro da Comissão Americana de Esperanto da Associação Universal de Esperanto (2002/2004). Atual Presidente da Comissão de Educação da BEL. Possui vasta experiência no ensino de Esperanto, é membro do Grupo de Pesquisas Capes de Cibernética Pedagógica, voltado para o ensino do Esperanto à distância. Mestre em Arte pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Perito em exames forenses para obras de arte. Ex-coordenador do Patrimônio Artístico do Estado da Casa Civil de São Paulo. Ex-pesquisador da Fundação Prefeito Faria Lima – CEPAM. Atualmente é professor das disciplinas “História e Patrimônio Cultural” e “Realidade Sócio-econômica e política Brasileira” na Universidade UNIBAN.

· Prof. Adonis Marcelo Saliba Silva

Comissário Chefe da Comissão Americana de Esperanto da Associação Universal de Esperanto (2002 / 2004); Presidente da Associação Paulista de Esperanto (2004); atual membro da Comissão de Educação da BEL. É membro do Grupo de Pesquisas Capes de Cibernética Pedagógica, voltado para o ensino à distância do Esperanto. Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas. Doutor em Tecnologia Nuclear pela USP. Atualmente é Tecnologista Senior da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Desenvolve e coordena o programa de Hidrogênio Não-carbogênico. Professor de tecnologia de produção de hidrogênio não-carbogênico no curso de pós-graduação de tecnologia nuclear do IPEN/USP.

· Prof. Luiz Carlos Rusilo

Ex-Primeiro Secretário da BEL, no triênio 2004-2007 e atual membro da Comissão de Educação da BEL. Possui vasta experiência no ensino de Esperanto e é membro do Grupo de Pesquisas Capes de Cibernética Pedagógica, voltado para o ensino à distância do Esperanto.

Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, Direito pela Faculdade de Direito da USP, Especialista em Direito Ambiental pela PUC-SP. Ex-pesquisador do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, Contador e atualmente professor da FEA (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da PUC-SP) e assessor da reitoria da PUC-SP para sustentabilidade e inovação.

Dias e Horários:

1º Semestre - 7 aulas com 5 horas = 35 horas
Abril, dias 30
Maio, dias 7, 14, 21, 28
junho, dias 4, 11, 18, 25

2º Semestre - 16 aulas com 5 horas = 80 horas
Agosto, dias 6, 13, 20, 27
Setembro, dias 3, 10, 17, 24
Outubro, dias 1, 8, 15, 22, 29
Novembro, dias 5, 12, 19, 26
Dezembro, dias 3, 10, 17

Legenda: feriados em vermelho, dias livres em verde.

Inscrições (vagas limitadas): Somente pelo e-mail: contato@ccdpe.org.br

Informações pelo telefone: (11)5072-2211 (ccdpe-ecm) ou 11 - 3926-0500 com Pérola.

Taxa de colaboração mensal de R$30,00 (no 2° sábado do mês), para despesas de manutenção da casa e coffee break's. Obs. o curso, embora de alto nível é gratuito, apenas se solicita a colaboração acima para as despesas de luz, água, limpeza, faxineira, etc e cafés nos intervalos. Os professores doam as suas aulas e vem por conta própria.

Visite o site: www.ccdpe.org.br

Conheça a página do Esperanto no site da FEB: http://www.febnet.org.br/site/estudos.php?SecPad=40&Sec=170

Ficha de Inscrição - copiar e colar se necessitar de mais fichas

Nome da instituição que trabalha ou frequenta:

Endereço e bairro:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Site:

NOME DO PARTICIPANTE:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Função no Centro:

0 comentários: