BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 83) Lourival Silveira

Lourival Silveira

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita


O entrevistado Lourival Silveira, além de palestrante é criador e moderador dos sites Grupo de Divulgação Esperança com 233 membros (http://grupoesperanca.ning.com) e CEAL (www.ceandreluiz.com.br). Reside na cidade de Presidente Prudente-SP e é vinculado ao Centro Espírita André Luiz onde ocupa o cargo de vice-presidente. Dirige o Grupo de Canto Caminho da Luz de Regente Feijó, como maestro e gaitista.


Lourival, por favor, apresente-se aos nossos leitores.


Sou Lourival Silveira, nascido aos 07/03/1938, portando já completei 73 anos. Sou filho de Alziro Gonçalves da Silveira e de Ordália de Melo Silveira. Nasci em São Pedro do Turvo, interior de São Paulo e tenho 02 irmãos: Dorival e Marisa. Aos 4 anos, minha família mudou-se para Campo Grande, MS, e logo depois para Sidrolândia, MS. Para que eu pudesse estudar meus pais me matricularam em um internato dirigido por padres salesianos para onde fui aos 6 anos de idade e de onde saí apenas aos 15 anos. O internato foi de grande valia para a minha cultura, já que eles primavam pelo ensino acadêmico completo. Tenho formação de nível superior em Biologia e Química, com mestrado em Genética, e, concluí também os cursos de Direito e Pedagogia. Atualmente curso Pós-graduação em Pedagogia Espírita com a Dora Incontri. Casei-me em 07 de fevereiro de 1965, com Nilza Peterlini Silveira e no mesmo ano em 25 de dezembro, nasceu nossa primeira filha, Natália, a qual desencarnou em seguida. Porém, em 1967, nasceu nossa filha Elaine e em 1969, o nosso filho Alziro Neto. Graças ao bom Deus, até hoje, depois de 46 anos, ainda estamos casados e temos 4 lindos netos.

Qual seu trabalho profissional?


No campo profissional, encontro-me aposentado como Professor de Biologia, no entanto, faço serviços para terceiros no computador, possuindo para tanto, um site na internet com esse objetivo (www.textonet.com.br)



De que forma conheceu o Espiritismo?

Após casar-me na Igreja Católica, e depois da perda de minha primeira filha, entrei em um processo de depressão, mas fui salvo por uma alma amiga (D. Trindade Castilho Chanes) que colocou em minhas mãos o Livro dos Espíritos, onde achei todas as respostas para as questões que me fazia. Foi ali que achei o consolo necessário, na hora certa. Conversei com minha esposa e fomos juntos ao Centro Espírita Caminho da Luz de Regente Feijó. Isso em fevereiro de 1966, a partir daí nunca mais parei.


Como se aproximou do Centro Espírita e do Movimento Espírita?

No Centro Espírita Caminho da Luz de Regente Feijó, comecei minhas atividades, e como era professor, interessei-me em trazer os jovens para a Casa Espírita. Foi ali que por sugestão da espiritualidade, fundei a “Mocidade Espírita Dorival Alonso” que até hoje, 45 anos depois, funciona maravilhosamente, possuindo atualmente mais de 80 membros atuantes.

Em 1982, mudei-me para Presidente Prudente, e comecei a frequentar o Centro Espírita André Luiz, do qual fui Presidente por duas vezes e, atualmente sou o Vice-Presidente.

Em Regente Feijó, continuo frequentando e participando do Grupo de Canto Caminho da Luz, do qual sou um dos fundadores e maestro.



Quais outras atividades que desenvolve no meio espírita?

Além de participar do Grupo de Canto em Regente Feijó, no C.E. André Luiz, sou o diretor do Grupo de Estudos André Luiz, no qual estudamos as obras do mesmo, e, também, dirijo o Grupo de Estudos Emmanuel, como monitor de estudos do ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita).

Sou também, o diretor responsável pela Livraria Espírita André Luiz, a qual funciona no centro da cidade, bem próxima do Calçadão da cidade, e é a única no Estado de São Paulo que funciona exclusivamente com o trabalho de voluntários, segundo a opinião do nosso irmão Baleeiro da USE. Ali eu coordeno o controle de estoques, as compras, e o trabalho dos voluntários.


Você atua no Movimento de Unificação vinculado a algum órgão?

Já participei como Secretário da USEI de Presidente Prudente, porém hoje, em função de meus inúmeros afazeres, eu participo apenas como colaborador quando há necessidade. O atual Presidente da USEI é meu ex-aluno (José Gilson Joaquim) e foi o primeiro presidente da Mocidade Espírita Dorival Alonso, fundada por mim.



Quais os livros de sua autoria e do que tratam?


Embora esteja com dois livros em fase de elaboração, ainda não publiquei nenhum, pois creio serem muito técnicos e acredito que não terão boa aceitação.

Os livros levam os seguintes títulos:

“As células tronco sob a ótica do Espiritismo” e, “Espiritismo e Ecologia”


Para quais veículos você escreve artigos?

Até o ano de 2009, eu escrevia e publicava um Jornal espírita intitulado “O Batuíra”, porém, não mais o escrevi em função de meu trabalho que me toma um tempo muito grande, e da falta de colaboração de nossos irmãos que, mesmo solicitando, não consegui sensibilizar para a tarefa.


Como tem sido sua atuação na tribuna espírita?

A tribuna espírita é algo que sempre nos dá um alento muito grande, pois nos oferece a oportunidade de conhecer novos amigos e irmãos, e de participar do movimento espírita. Porém, infelizmente, as minhas viagens mais longas estão limitadas em função de um problema de visão que me impede de dirigir à noite, um glaucoma.

O que acha do Movimento Espírita presentemente?


Eu acho o movimento espírita de uma maneira geral vem num crescendo muito bom. No entanto, acho também que haveria necessidade de se bater mais na tecla da unificação, pois que em nossa cidade e em nível regional, embora exista um bom número de Casas Espíritas, as mesmas trabalham e agem como se fossem as únicas existentes em nossa região.

Há necessidade urgente de uma maior compreensão dessa necessidade de união para que a Doutrina cresça cada dia mais. Daí a minha ideia de criar o “Grupo de Divulgação Esperança” e quero aqui também parabenizar o grupo “Rede Amigo Espírita” que tem feito um trabalho magnífico.

Algo mais que queira acrescentar?


Quero agradecer a oportunidade de participar dessa entrevista e a você, Ismael, pelo belo trabalho de divulgação da Doutrina Espírita. Deixo meu abraço aos amigos da USE Intermunicipal de Bauru e a minha gratidão a Jesus por permitir trabalhar em sua causa.








Legenda: Lourival (sentado) e Dorival (seu irmão, já desencarnado; Lourival aos 25 anos; Lourival e Nilza - ainda namorados; Figura 4 - Lourival e Nilza - Dois anos de casados; Lourival aos 32 anos; Lourival e Nilza e seus netos: Danilo, Mateus, Amanda e Rafael da esquerda para a direita; Lourival em Palestra no Núcleo Frei Albino de P. Prudente; Lourival e Nilza com o Palestrante Plínio Oliveira; Lourival (tocando gaita) e o Grupo de Canto Caminho da Luz; Lourival e Nilza com o Uniforme do Coral.

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.



0 comentários: