BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Registro. Aniversário da Seara Meimei Avanhandava, SP

(Texto e fotos recebidos de erondinamoura erondinamoura@uol.com.br)

A Seara Meimei, instituição fundada e administrada pela família do Centro Espírita Francisco de Assis, comemorou seu 33º aniversário, dia 10 de abril pp.
Encaminho fotos e Histórico sintético.
Abraço fraterno.
Eron

HISTÓRICO DA SEARA MEIMEI

Fundada pelo Centro Espírita Francisco de Assis, em 10 de Abril de 1978, com amplo apoio de toda comunidade, recebeu inicialmente a denominação de Creche e Escola Maternal de Avanhandava atendendo as crianças e suas famílias, por quatro anos, em barracões cedidos, com trabalho totalmente voluntário, ao mesmo tempo em que desenvolvia eventos diversos -quermesses, bazares da pechincha, cesta voadora, leilões, feira do pano de prato, etc - para arrecadação de fundos e fazia campanha de arrecadação de materiais de construção para erguer o prédio próprio.

Em 1981, iniciou o atendimento em período integral no prédio próprio, ainda sem acabamento, construído exclusivamente com recursos próprios, no terreno doado (antigo lixão municipal) pela Prefeitura Municipal de Avanhandava.

Em 1982, em parceria com a Prefeitura Municipal, implantava a primeira classe de Educação Infantil Municipal em convênio com o extinto MOBRAL. Este fato evidencia a característica da entidade que, fugindo aos padrões da época, focava principalmente a educação integral das crianças, bem como o atendimento sócioeducativo às suas famílias. Esse diferencial motivou defesa de Tese de Conclusão de Curso – TCC, no Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis.

Como única entidade social, antes mesmo da criação dos fundos sociais municipais, foi, durante muito tempo, o pólo irradiador de todo trabalho social do município, participando regionalmente dos primeiros estudos e implantação do Estatuto dos Direitos da Criança e Adolescentes e da Lei Orgânica da Assistência Social. Coordenou a implantação dos Conselhos Municipais: do Direto da Criança e do Adolescente - COMDICA, Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS.

Seguindo sua vocação natural de pioneirismo, realizou (1978) o primeiro Bazar da Pechincha, as primeiras: feijoada (1980), horta escolar (1985), pizza (2006). Desenvolveu vários cursos de pré-profissionalização para jovens e adultos, implantou (1988), coordenou, emancipou e fundou o Grupo Esperança da Terceira Idade, e, em 2000, implantava a arte da capoeira no currículo da Educação Infantil.

Em razão da ampliação de suas finalidades estatutárias e atuação além dos limites de uma creche, teve sua denominação alterada, em 1994, para Seara Meimei.

Sempre presente na defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, tem reivindicado, constantemente, a ampliação do atendimento municipal em creche. Sua representante foi eleita pela sociedade civil, como Delegada pelo Estado de São Paulo junto à IV Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília, quando defendeu a tese da Universalização da Educação Infantil para crianças de 0 à 6 anos, tese que, vencedora, foi decisiva na transformação do FUNFEF em FUNDEB, expandindo o cofinanciamento federal da Educação Infantil e Creche.

A história de seus 32 anos de atuação registra, em seus arquivos, o trabalho intenso de tantos voluntários, as doações de tantos cidadãos, nas campanhas de arrecadação de materiais para construção e ampliação do prédio, feijoadas durante 11 anos, pizzas durante 8 anos, quermesses, bazares da pechincha, leilões, artesanato de retalhos, oficina de costura, cursos diversos, etc, que tornou inviável listar nomes neste histórico sintético.

Sua manutenção, hoje, provém, além de recursos próprios oriundos de campanhas e doações diversas da comunidade, de parceria com Prefeitura Municipal, Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Assistência Social, das empresas DIANA e EQUIPAV. Na manutenção do Projeto Brincapoeira, além da Prefeitura, alguns empresários do município são parceiros: Supermercado São Cristóvão, Supermercado Bandeirantes, Ajocel Materiais para Construção, Cerâmica Bertocco e Drogaria Unifarma, além dos recursos próprios.

Atualmente, a Seara Meimei atua na área da Educação atendendo 105 crianças com Educação Infantil em Tempo Integral e Complementação Educacional ao Ensino Fundamental (Projeto Brincapoeira) e, área da Assistência Social, atua na Proteção Social Básica, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendendo 40 famílias através do Projeto PertenSer.

Avanhandava, 11/ 08/ 2.010.

AFONSO TIRINTAN

PRESIDENTE

0 comentários: