BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ao ensejo da inauguração

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br

Uma das atividades mais antigas do Centro Espírita Amor e Caridade, em Bauru, é o Albergue Noturno. Desde 1951, quando começou a funcionar, passaram por suas dependências, perto de oitocentos mil migrantes, o dobro da população bauruense, sempre com o empenho de oferecer banho, alimentação, pouso e encaminhamento, um verdadeiro hotel dos pobres, serviços inteiramente gratuitos.

Há alguns anos o Jornal O Globo, entrevistando migrantes no Rio, perguntou qual o melhor albergue pelo qual tinham passado. Resposta: o de Bauru.

Esse destaque é o resultado de uma humanização do serviço, graças à presença de voluntários que atendem aos migrantes, em equipes que se revezam na semana, uma para cada dia.

Estão ali para servir, buscando dar ao migrante atenção e calor humano, que geralmente faltam aos que exercitam atividade profissional nesse setor.

Figuras de destaque da sociedade bauruense, juízes, promotores, vereadores, empresários, professores, bancários, ali prestaram serviços como plantonistas.

Numa cerimônia em que o CEAC recebeu menção honrosa concedida pela Câmara Municipal de Bauru pelos 90 anos de serviços prestados à comunidade, o vereador José Roberto Segalla revelou que aprendeu muito no campo da solidariedade humana, quando trabalhou como plantonista no albergue.

Melhor que isso, percebemos todos que não há alegria maior do que a que sentimos quando nos dispomos a servir.

É assim que nos habilitamos a viver como filhos de Deus, cumprindo Seus sagrados desígnios.

No universo de migrantes atendidos, muitos literalmente mudaram de vida, com as orientações e ajuda recebidos. Há até os que superaram a ideia do suicídio, a partir de uma conversa, um estímulo, uma orientação dos plantonistas.

Por outro lado, ouvimos, frequentemente, dos voluntários que fazem o atendimento, depoimentos assim:

– Eu vivia atormentado, achando que meus problemas eram demasiadamente complexos, que o peso de minha cruz era muito grande. Mudei radicalmente quando comecei a trabalhar no albergue. Agora sei o que é sofrimento, convivendo com irmãos tão carentes. Compreendo agora que nossa felicidade depende da felicidade que estendamos ao próximo.

Trabalhos desse tipo envolvem sacrifício de nossos interesses e lazeres. Exigem, também, o firme empenho para vencer a indiferença que caracteriza o homem comum.

No entanto, sabem aqueles que o fazem quão gratificantes são essas atividades.

O corpo cansa, mas o espírito levita. O suor do Bem é o maná da alma. Quando internalizamos essa convicção ocorre uma mudança radical em nossa vida. Já não nos sentimos tranquilos e felizes se não nos vinculamos ao empenho do Bem. Fazer algo pelo próximo passa a ser o nosso alento, a nossa vida.

Não é novidade. Antigo ditado revela: Quem não vive para servir não serve para viver.

Dia 1º de julho, sexta feira, prezado leitor, o CEAC estará inaugurando as novas instalações do Albergue, mais amplas e modernas, à Rua Inconfidência, 7-18, proximidades da Estação Rodoviária.

Ao ensejo, fica aqui nossa gratidão a todos os que colaboraram para que esse velho anseio fosse concretizado e nossa homenagem aos plantonistas que fazem do Albergue Noturno uma abençoada seara de trabalho e solidariedade cristã, bem de acordo com as recomendações de Jesus, destacando que o caminho das mais sagradas realizações do espírito humano é o empenho de servir.

Novas Instalações do Albergue Noturno do CEAC, Bauru, SP

cortesia do Jornal da Cidade / Crédito: Aceituno Jr.


Externamos os nossos mais efusivos cumprimentos aos companheiros do CEAC pela grandiosa, meritória e exemplar obra de atendimento ao viajor sem lar que transitando pela bela cidade de Bauru é atendido com amor e carinho pela sua plêiade de funcionários e voluntários. Pela linda e moderna fachada dá para imaginar o ambiente acolhedor reinante por trás das paredes. Muito emocionante. Parabéns a todos. Ismael Gobbo.



Centro Espírita Amor e Caridade, Bauru, SP. Foto Ismael Gobbo

0 comentários: