BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 25 de junho de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 94) Márcio Hungria

Marcio Hungria

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

Nesta entrevista vamos ouvir nosso companheiro de ideal espírita Márcio Hungria de Niterói, RJ. Filho de dois conhecidos trabalhadores da seara espírita, Fernando e Yeda Hungria, Márcio desde cedo começou a participar as aulas de moral cristã. Prestou sua colaboração em algumas entidades espíritas do Rio de Janeiro e a partir do ano de 2005 começou a se reunir com grupo de amigos no próprio lar para o estudo espírita. Com o aumento de participantes a idéia de fundar uma casa espirita foi amadurecendo e no ano de 2010 fundaram o Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX), em Piratininga, Niterói, entidade que vem prestando seus relevantes serviços em prol da doutrina e do movimento espírita.

Caro Márcio, você poderia nos fazer sua auto apresentação?

Resido na cidade litorânea de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, desde o nascimento em 20 de dezembro de 1963. Filho mais novo do casal Fernando e Yeda Hungria, tarefeiros dedicados às lides espiritistas em terras fluminenses. Casei-me com Lúcia, companheira abnegada de todas as horas. Não tivemos a oportunidade de receber pelos laços consangüíneos os filhos tão desejados, porém, a Misericórdia Divina uma vez mais se fez presente em nossas vidas e, pelos laços do coração, recebemos o nosso amado Davi, que completará 4 anos em dezembro próximo.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Concluí o curso superior em Administração no Gay-Lussac Instituto de Ensino Superior (GLISEP), em Niterói. Em seguida, cursei Análise de Sistemas na Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro, obtendo a graduação em nível de especialização. Desde então, atuo profissionalmente na área de Tecnologia da Informação (TI) para diversos segmentos de mercado. Em 2003, assumi em destacada empresa do setor de telecomunicações a liderança na área de projetos de TI para automação de vendas corporativas.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Nasci em lar espírita, provavelmente por necessidade e não por merecimento. À época, meus pais laboravam nas atividades da União da Mocidade Espírita de Niterói (UMEN), fundada em 1948 sob o amparo do incansável Dr. Carlos Imbassahy. Aos sábados, pela manhã, minha mãe me conduzia, com meu irmão Fernando Afonso, à escola de evangelização daquela instituição, medida que considero providencial sob todos os aspectos. Na adolescência a freqüência ao grupo espírita diminuiu e na idade adulta afastei-me, absorvido por compromissos profissionais.

E como foi a volta?

Em meados de 2003 iniciei, sem explicação aparente, a leitura de Há dois mil anos, ditado por Emmanuel ao médium Chico Xavier. Situação curiosa e inusitada: meu desejo tardio pela literatura espírita. Foi-me o despertar. Difícil de expressar em palavras a intensidade dos sentimentos que me envolveram a cada página da obra. Eram momentos absolutamente únicos. As emoções se renovavam à medida que a leitura se desenvolvia, para surpresa da minha esposa que eventualmente me surpreendia em lágrimas. As cenas ricamente descritas por Emmanuel sucediam em minha mente com incrível facilidade e grande nitidez. De alguma forma tudo aquilo me parecia familiar e muito próximo. Definitivamente, considero esse livro a minha estrada de Damasco, se assim posso me expressar. A partir de então, a literatura espírita se me tornou repositório constante de esclarecimento e conforto. Destinei, assim, algumas horas semanais à Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ), atual Instituto Espírita Bezerra de Menezes (IEBM), a que sou eterno devedor pelas oportunidades oferecidas de crescimento espiritual.

A que casa espírita está vinculado presentemente e quais os trabalhos que nela desenvolve?

A partir de 2005 passei a dedicar-me aos estudos espíritas e às reuniões de tratamento espiritual, atividades instituídas em local reservado de nossa residência, no bairro de Piratininga, em Niterói. Naquela época nosso grupo não possuía denominação própria e as atividades tinham caráter doméstico, não obstante a seriedade e o interesse coletivo. Alimentado pela necessidade de servir, estudar e vivenciar a mensagem espírita, o pequeno núcleo superou as dificuldades iniciais para estruturar tarefas dessa natureza. Com o acréscimo gradual do número de freqüentadores, desejosos de conhecer a doutrina consoladora, reservamos o terceiro pavimento da residência, com capacidade para cerca de 60 pessoas, exclusivamente à realização de atividades espíritas.

Na sua casa?

Sim, e isso me faz recordar do inicio do século passado, em especial no Brasil, onde valorosos corações abriram seus lares para o estudo do espiritismo no silêncio das noites, à semelhança dos bandeirantes da Terceira Revelação, época em que era absolutamente incompreendido e atacado. Muitos desses núcleos familiares deram origem a instituições ainda existentes, notórias ou anônimas. Trilhamos por caminhos semelhantes, motivados pela realização do ideal cultivado por longo tempo pelos meus pais desde as primeiras viagens à Uberaba, na década de 70, em visita ao saudoso amigo e médium mineiro Chico Xavier. Transcorrido o tempo necessário à solidificação dos objetivos em torno da proposta original – divulgação e compreensão da realidade espiritual – decidimos oficializar as atividades do grupo familiar e, assim, obter identidade própria. Para isso, recebemos a decisiva colaboração dos tarefeiros da nova instituição.

E ai surgiu o Núcleo Espírita Chico Xavier...

Sim. Em 25 de abril de 2010 fundamos o Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX), em Piratininga, onde participo. Para maiores informações sobre o NECX recomendo a visita ao site http://nucleo-chicoxavier.blogspot.com

Poderia nos fazer uma descrição de sua atuação no Núcleo?

Contribuo na área de educação espírita, atividade semanal de estudo sistemático de O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo utilizando recursos áudios-visuais, o que têm estimulado a interação dos participantes. Coopero, também, na reunião mensal de tratamento espiritual, que tem por objetivo oferecer apoio aos companheiros enfermados, através da fluidoterapia e da prece.

Tem divulgado o Espiritismo em outras casas espíritas e pela imprensa?

Frequentemente recebo convites, pela generosidade espírita, para falar em instituições sobre temas variados, o que me tem possibilitado imensa alegria pelo contato com o público amigo, enriquecendo-me, assim, o aprendizado e colhendo experiências. Sempre que solicitado publico artigos na imprensa espírita.

Desenvolve atividades no movimento de unificação espírita?

Compreendo a necessidade e a importância das atividades de unificação do Movimento Espírita, porém atualmente não participo desse processo.

Algo mais a acrescentar?

Na belíssima mensagem de Emmanuel, ditada a Chico Xavier, intitulada "Tudo passará", destacamos o seguinte trecho "... O planeta Terra, semelhante à enorme embarcação, às vezes parece que vai soçobrar diante das turbulências de gigantescas ondas. Mas isso também passará, porque Jesus está no leme dessa Nau, segue com o olhar sereno de quem guarda a certeza de que a agitação faz parte do roteiro evolutivo da humanidade, e que um dia também passará... Ele sabe que a Terra chegará a porto seguro, porque essa é a sua destinação." Entendo que a passagem é muito apropriada ao período atual vivenciado pela humanidade terrena. Na resignada aceitação, tanto das maiores como das menores decepções da vida humana, por mais estranhas ou desconcertantes que sejam, a manifestação dos desígnios superiores atua, sempre, em favor do aprimoramento espiritual.
Ainda mesmo sob o ônus do sacrifício, ante o inesperado que nos fira as esperanças, jamais desistamos da construção do bem que nos cumpre realizar.
O homem, consciente de que o próprio Jesus assumiu a responsabilidade na condução do destino deste planeta, deve exercer o compromisso inadiável e inalienável na promoção de sua renovação moral, condição única para estabelecer a harmonia e a justiça na relação com o semelhante e com a própria natureza.

Suas despedidas aos nossos leitores.

Ismael, quero exaltar o seu relevante trabalho de divulgação do Movimento Espírita, espaço que veio ocupar com esforço – bem sei – e competência. Desejo agradecer-lhe pela gentileza e oportunidade de compartilhar com os amigos internautas um pouco desta despretensiosa história, especialmente após compreender a dimensão libertadora dos postulados espíritas, e por esta valiosa experiência agradeço a Deus. Minha gratidão a Jesus por conceder as energias de que, constantemente, me faltam para trabalhar na seara do bem. Agradeço, notadamente, aos meus familiares pela tolerância incomensurável diante das minhas limitações. Finalmente, aos leitores deste artigo e aos amigos do NECX deixo meu abraço reconhecido.


Yeda Hungria, Francisco Cândido Xavier e Márcio Hungria


Márcio, Lúcia, Davi, Yeda e Fernando

Davi e Lúcia

Davi e Márcio

Davi, Márcio, Oceano Vieira de Melo, Eurípedes Higino dos Reis e Lúcia.


Márcio e Fernando Afonso

Público no salão na palestra inaugural do NECX

Inauguração do NECX. Público na área externa


Inauguração no NECX. Público na área externa.


Márcio proferindo palestra pública

0 comentários: