BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Siga para Frente

23/01/1946

Meus caros filhos, Deus abençoe a vocês, conferindo-lhes muita saúde e paz espiritual.

Rômulo, tenho estimado todas as suas providências. Não julgue que essa luta não nos interesse. É digna de ser levada a efeito e, mormente, não justificaríamos a sua abstenção. Isso que ocorre, meu filho, é também combate da vida, ao qual você deve e precisa comparecer com as suas forças e elementos disponíveis. É um simples movimento que reivindica direitos e você só merece a nossa aprovação pelo modo pacífico em que se conduz no serviço restaurador da justiça. Siga para a frente e utilize os patrimônios terrestres da consideração social e das relações afetivas, até a consecução do trabalho final. De nosso lado, acompanharemos seus esforços com os nossos. Já que a política tem trazido tantas surpresas (refiro-me ao lado humano da realização) na tarefa, é mais que razoável que você lhe utilize igualmente os recursos. Apenas não desejo que você sinta impressões de derrota inexistente. Onde há adiamento não há solução final. Tenhamos a certeza. E com a serenidade e o otimismo você encontrará sempre os melhores recursos básicos de atingir os fins colimados. Assim, use as suas possibilidades e não se constranja. Estão ainda na escola da humanidade e não permanecem a sós. Desse modo, quero dizer a você de nossa simpatia e de nosso propósito de cooperação, contando, porém, com a sua tranquilidade e resistência. Entre todos os quadros inesperados do caminho terrestre, guarde a certeza de que a luz divina palpita sobre todos os acontecimentos e situações. Esse pensamento dá conforto íntimo e bem-estar.

Acompanhava ainda agora a conversação que mantinham sobre o Espiritismo na Inglaterra e sinto-me feliz com os estudos e observações que levam a efeito. Efetivamente, estamos diante de uma paisagem absolutamente nova no mundo. A ciência efetua edificações de graves consequências e é necessário que o plano espiritual responda com roteiros diferentes, a influenciarem na vida dos povos. Por enquanto, no Brasil, é muito difícil a apreciação meticulosa e seria do movimento evolutivo, repleto de realizações inesperadas e gigantescas, mas, gradativamente, a vida americana penetrará o santuário da ação. Talvez o sofrimento seja chamado colaborar no campo renovado, quem sabe? A maioria dos povos europeus não tem conseguido o que possuem senão à custa de ásperas experiências. Em verdade, o Novo Mundo foi assinalado no princípio por gloriosa destinação de amor, recebendo os degredados e perseguidos de toda a sorte, entretanto... a atualidade surpreende toda a América em grande posição de riqueza e incerteza, de inteligência e instabilidade, de poder político e de fraqueza espiritual, podemos dizer assim. Esperemos o porvir. Ninguém sabe o que os homens responsáveis farão amanhã e devemos desejar-lhes inspiração feliz e boa sorte.

Quanto à questão das provas que Wanda levantou, com a sua mente indagadora, de estudante da verdade e do bem, longo é o processo da Justiça Universal e não podemos apreender-lhe todos os serviços num só golpe de visão. Somente desejo destacar a excelência do Novo Testamento sobre o Velho, para que o “olho por olho” não se sobreponha ao “amemo-nos uns aos outros”. Se o maior criminoso da Terra quisesse meditar na lição do Cristo e afeiçoar-se a ela, de raciocínio e coração, estaria com noventa probabilidades contra dez a favor de sua redenção, mas, em verdade, a mente humana utilizará todos os recursos conhecidos de justificação, aproveitando em último lugar os do amor que ainda não conhece e, nesse critério, há de jogar com a velha sabedoria chinesa quando nos diz que “na viagem de dez léguas, atingida a nossa légua ainda se encontra o viajante na metade do caminho”. É que, justiça por justiça, golpe por golpe, muitos perigos podem surgir de todos os lados. Creia, entretanto, minha neta, que onde há verdadeira compreensão de Cristo há verdadeira presença ele. Não é necessário despachar criminosos à estação reencarnacionista para punir criminosos reencarnados. A Justiça vai atendendo às suas atribuições até que o amor estabeleça o reinado que lhe é próprio. Em suma, façamos quanto esteja em nossas possibilidades para criar o bem e estendê-lo por toda a parte. Só assim poderemos semear. Plantemos os carvalhos dos benefícios eternos. De fato, custam muito a oferecer retribuição, exigem longo tempo de esforço, mas, por isso mesmo, resistem à passagem dos anos, como sentinelas avançadas das mãos que os plantaram ao solo.

Rômulo, continue com as aplicações magnéticas na sede da circulação. Você tem melhorado muito, mas precisamos prosseguir.

E agora, filhos, boa noite a vocês, com os meus votos de muita alegria e paz espiritual. Recebam o abraço muito afetuoso do papai muito amigo de sempre,

A. Joviano

XAVIER, Francisco Cândido; JOVIANO, Wanda Amorim. Sementeira de paz. Ditado pelo espírito de Neio Lúcio. Belo Horizonte: Vinha de Luz, 2010. p. 31-33.

0 comentários: