BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 27 de agosto de 2011

7o. Simpósio de Comunicação Social Espírita São Paulo, SP

“Comunicação Social Espírita e Sociedade”

PROMOÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO (ADES) SÃO PAULO E CAMPINAS

Local: GEMB – Grupo Espírita Manoel Bento. Rua Alfredo Pujol, 77, São Paulo-SP, próximo ao metrô Santana.

A abertura será no dia 10 de setembro, às 20 h, com a palestra “O papel e a importância dos canais de comunicação na divulgação do Espiritismo para a Sociedade”, com Éder Fávaro e entrada franca!

No dia 11 de setembro, a partir das 8 h, haverá a seguintes exposições: “Modernização da imprensa espírita” – Isabel Vitusso; “O Espiritismo no audiovisual” – Américo Sucena; “O livro como veículo de difusão do espiritismo” – Milton Felipeli; “Programas radiofônicos espíritas: histórico e atualidade” – Éder Fávaro; “No ar, Web Rádio Espírita” – Carlos Garcia; “Kardec e a Comunicação Social Espírita” – Dermeval Carinhana Junior. A participação nas atividades do dia 11, terá vagas limitadas e está condicionada à inscrição prévia e contribuição de R$ 15,00 para cobrir despesas administrativas, incluindo o almoço no local.

O evento conta com apoio do Grupo Espírita Manoel Bento,USE/Distrital/Santana,Radio Boa Nova, Correio Fraterno e Centro Espírita União.

Informações e inscrições pelos telefones (11) 2952-6864 e (19) 3245-0637 ou pelo site www.adecampinas.org.br/simposio2011.

SIMPÓSIOS PAULISTA DE COMUNICAÇÃO ESPÍRITA (1994 – 2011)

Em suas quatro primeiras edições, a história do Simpósio Paulista de Comunicação Social Espírita (SPCSE), confunde-se com a própria história da ADE-SP, a Associação de Divulgadores do Espiritismo de São Paulo. Ainda sob a denominação de AJE-SP, Associação de Jornalistas de São Paulo, essa entidade organizou uma série de eventos voltados à área da Comunicação Social Espírita, como o painéis de debates “A imprensa espírita nos dias de hoje” (1990), “Jornalismo espírita e modernidade” (1991) e “O Centro espírita e a comunicação social” (1992); o 1º VEICOM - Encontro de veículos de comunicação (1991); e o Prêmio AJE-SP de Jornalismo (1992 e 1993). Finalmente, entre os dias 22 e 24 de abril de 1994, foi organizado o 1º SPCSE, que teve como tema “A força da informação espírita”, e contou com a participação de 25 pessoas.

Dois anos depois, em 1996, já com seu novo nome de ADE-SP, a instituição promoveu entre 6 e 8 de setembro o 2º SPCSE, com o tema “Divulgação com resultados”. Na pauta, assuntos pioneiros na área da Comunicação Social: “1ª Pesquisa sobre centros espíritas”, “Uso e aplicações da música no Espiritismo”, “O computador como dispositivo de divulgação (Espiritismo na internet)”, “Desenvolvendo experiências e conquistando espaço no rádio”, “Como desenvolver palestras e alcançar bons resultados”, “Como entender e dar qualidade ao jornal espírita”.

Em 1998, entre os dias 5 e 7 de setembro, foi a vez do tema “Os dois pólos da comunicação social espírita: mediunidade e mídias” fazer parte do 3º SPCSE, realizado no Instituto Espírita de Educação. O 4º SPCSE foi realizado nos dias 7 e 8 de setembro de 2001, com o tema “Espiritismo, comunicação e sociedade”. O destaque dessa edição foi a participação ativa de ADEs de outros estados, quatorze no total, que conferiu ao evento um caráter nacional.

Após o quarto Simpósio, passaram-se seis anos até que um novo evento fosse organizado. Diferentemente, porém, dos anteriores, o Simpósio em sua quinta edição foi idealizado e organizado por uma comissão formada por membros de duas Associações diferentes, a ADE São Paulo e a ADE Campinas, essa última fundada em setembro de 2004. Foi assim que, os dias 6 e 7 de setembro de 2007, no Centro Espírita “Auta de Souza”, na cidade de São Paulo, foi realizado o 5º SPCSE, com o tema “Novos rumos da comunicação no centro espírita”. Ao todo, foram seis exposições, em que comunicadores espíritas de ambas as ADE´s puderam abordar os diferentes aspectos da contribuição da comunicação social espírita no dia-a-dia do centro espírita: “Relacionamento com o público externo”, “Relacionamento com o público interno”, “Livraria espírita e Biblioteca”, “Palestras públicas”, “Reuniões de estudos teóricos” e “Reuniões de estudos práticos”.

A sexta edição do Simpósio representou uma nova fase da parceria existente entre as ADEs São Paulo e Campinas. Pela primeira vez, o evento foi realizado fora da capital Paulista, sendo realizado na cidade de Campinas no dia 6 de setembro de 2009, no Grupo Espírita Casa do Caminho. O tema apresentado foi “Comunicação social espírita e educação”, e contou com os subtemas: “Comunicação: a principal ferramenta da educação”, “Educação: a finalidade nobre da comunicação”, “Uma proposta educacional chamada Espiritismo” e “Um aprendiz chamado espírito humano”. Como destaque, o evento foi transmitido, ao vivo, pelas duas emissoras mantidas pela ADE Campinas, a TV espírita (www.tvespirita.org.br) e Rádio Espírita (www.radioespirita.org.br).

Em 2011, o Simpósio retorna a São Paulo com o tema “Comunicação Social Espírita e Sociedade”. O evento será realizado nos dias 10 e 11 de setembro de 2011, no grupo Espírita “Manoel Bento” e abordará os assuntos: “Modernização da imprensa espírita”, “O Espiritismo na TV e no cinema”, “O livro como veículo de difusão do espiritismo”, “Programas radiofônicos espíritas: histórico e atualidade”, “No ar, Web Rádio Espírita” e, por fim, “Kardec e a Comunicação Social Espírita”. A partir de sua 7º edição, o Simpósio deixa de carregar o título de “Paulista”, passando a ser denominado Simpósio de Comunicação Social Espírita. Mais do que uma simplificação, essa mudança visa reforçar o próprio caráter atual da propagação do Espiritismo que, em tempos de um mundo conectado pelos mais diversos meios de comunicação, dispensa a necessidade de quaisquer rótulos ou fronteiras.

Fonte: Imprensa espírita e registros das ADEs São Paulo e Campinas.

(Informação recebida em email de imprensa@adesaopaulo.org.br)

0 comentários: